11 dicas de como prospectar clientes para corretora de seguros

Como prospectar clientes para corretora de seguros

O que você vai ver neste artigo

Quem consegue identificar além das necessidades básicas do segurado sai na frente. Mas como prospectar clientes para corretora de seguros e garantir sucesso nas vendas? Como colocar em prática estratégias de como atrair mais clientes?

É fato: um dos principais papéis do corretor de seguros é saber identificar as reais necessidades do segurado. Como exatamente? Existem métodos ou conhecimentos específicos capazes de ajudar na aproximação com os clientes?

Hoje daremos algumas dicas para identificar essas necessidades.

Por que é fundamental saber como prospectar clientes para corretora de seguros?

11 dicas de como prospectar clientes para corretora de seguros

Para entender melhor as reais necessidades do seu cliente, é importante ter atenção às demandas mais urgentes apresentadas por ele. Quais motivos o levaram a buscar a contratação? Quais dúvidas vieram à tona antes e depois da assinatura da apólice? Qual o nível de tranquilidade ele busca por meio do seguro?

O corretor precisa saber, portanto, como é o dia a dia do seu cliente. Para saber como prospectar clientes. Por outro lado, há aqueles casos onde o segurado não sabe explicar exatamente quais são seus problemas. Nesse sentido, é preciso desenvolver meios para identificá-los. E, a partir disso, resolvê-los.

Deseja se destacar? Então, conheça tão bem o motivo da contratação quanto o seu cliente. Assim, tenha uma visão global de todos os riscos. E das respectivas soluções que podem ser implementadas na vida ou negócio do cliente. Em adição, se necessário, faça uma visita presencial para entender melhor como pode ajudar.

Além de dominar técnicas de venda de seguros, os corretores precisam estar atentos às tendências do mercado segurador. Dessa forma, podem oferecer as melhores soluções aos clientes. E, consequentemente, entender como prospectar clientes.

A informação e o conhecimento se apresentam como componentes imprescindíveis. Como resultado, mantenha-se atualizado e capacitado com estudo contínuo. Para ajudar você na missão de entender as necessidades e assim oferecer as melhores soluções para o seu cliente, preparamos algumas dicas.

11 dicas de como prospectar clientes para corretora de seguros

Mapeamos algumas técnicas que podem te ajudar em como prospectar clientes para corretora de seguros. Pense no processo como se fosse uma jornada em que você precisa cuidar do seu cliente. Em todas as etapas: pré-venda, durante a negociação e após a assinatura do contrato. 

Sistema para corretora de seguros: como gerenciar sua carteira de clientes?

A captação de clientes para a corretora de seguros pode ocorrer de diversas formas. Sobretudo porque uma carteira de corretor de seguros é muito diversificada. No entanto, existem alguns truques para gerar proximidade com seu cliente e facilitar seu processo de venda.

Invista em soluções personalizadas e atraia mais clientes

A sua estratégia de como prospectar clientes faz parte de um processo de vendas. E a personalização desse processo faz toda a diferença. O cliente gosta de ser valorizado. De se sentir único e privilegiado. 

Por isso, customizar os atendimentos, dedicando atenção especial ao momento, faz o cliente se sentir exclusivo. As próximas dicas são orientações. Para contribuir com a personalização do seu contato com o cliente. 

Considere produto versus necessidade do segurado

O que vem antes: o produto ou a necessidade? Um estudo acadêmico, publicado pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), concluiu que as empresas trabalham para suprir demandas que já existem entre os clientes. Desse modo, os esforços devem focar em satisfazer o desejo latente.

No entanto, em determinados casos, as organizações projetam e desenvolvem produtos sem ter feedback dos clientes. Conforme a pesquisa, não havia demanda para o item. Mas os esforços de marketing acabam gerando a necessidade ou o desejo de consumo. 

Em qualquer situação, é fundamental passar confiança e demonstrar conhecimento sobre o produto que será apresentado. Logo, a missão do corretor é apontar os benefícios agregados ao produto. Ainda que sejam intangíveis em um primeiro momento. É o que chamamos de custo-benefício. E é essencial para o seu planejamento de como prospectar clientes.

Quer entregar o melhor produto para seu cliente e aumentar as vendas da sua corretora de seguros? É essencial ter pleno conhecimento do produto para sanar todas as dúvidas que possam surgir. 

A importância de manter uma comunicação clara com o cliente

Por isso, a capacitação é uma grande aliada dos corretores. Busque por canais de divulgação específicos. Ou compartilhe notícias e cursos especializados na área.

Para oferecer a melhor solução aos clientes e fidelizá-los, siga os passos:

  1. Explique as características e opções que mais se aplicam a um determinado cliente com clareza e objetividade.
  2. Compreenda as diferentes categorias de seguros disponíveis para seu público-alvo.
  3. Explique os benefícios de cada tipo de cobertura.
  4. Selecione a combinação certa entre seguros. Considerando o melhor preço possível para seus clientes.
  5. Trate reclamações e obstáculos com rapidez e eficiência.
  6. Recomende uma cobertura adicional. Caso o cliente não tenha adquirido todas as opções necessárias no seguro contratado.
 

Conheça as dores de cada cliente

Para vender mais, é fundamental saber exatamente quem são seus clientes. Assim, pode oferecer produtos e serviços que atendem plenamente às necessidades do seu público-alvo.

O primeiro passo para entender como prospectar clientes para corretora de seguros é analisar como os clientes da carteira atual foram atraídos. A segunda etapa é estar disposto a, realmente, avaliar todos os processos. E, assim, também enxergar os principais problemas. E admitir se houver uma falha na retenção dos clientes.

Apenas dessa forma será possível mapear as problemáticas e criar um plano de ação funcional para o mercado que você atua hoje em dia.

Como vender mais seguros: amplie sua atuação no mercado

Além disso, é preciso conhecer o que tem sido oferecido no mercado. Se for necessário, exponha isso ao cliente. Enxergar mais do que o cliente traz é essencial. Pense, também, em analisar a estrutura familiar e a rotina. E oferecer serviços que, realmente, agreguem à vida do cliente.

Lembre-se de que o papel de um corretor é proteger seu cliente. Para isso, nada melhor do que oferecer uma diversidade de produtos e serviços.

Para isso, é essencial escutar. Após identificar seu público-alvo, a melhor forma de ser assertivo é ouvindo dores, necessidades e desejos. Dessa forma, você pode desenvolver as melhores soluções.

Com esses dados em mãos, invista em ações, personalizações e diferenciais. Isso te ajuda a destacar o seu negócio. Atraindo os olhos do mercado, é mais fácil entender como prospectar clientes para corretora de seguros.

Comunicação é a chave: construa o marketing para a corretora de seguros

Uma comunicação atrativa é fundamental. E ainda mais eficaz com um discurso persuasivo e encantador para construir um marketing para a corretora de seguros. É preciso ser empático e consistente para inspirar confiança. Como consequência, ampliar a captação de clientes para a corretora.

Como captar clientes para corretora de seguros com marketing digital

Afinal, seguro ainda é um produto que gera dúvidas. Por isso, você, corretor, é essencial. É alguém que domina o assunto. E que, igualmente, transparece credibilidade.

Lembre-se: você é sua marca. Você é a cara do seu negócio. É a principal forma de captação de novos clientes. E, inclusive, a principal ferramenta para encantar ainda mais quem já está em casa.

Promover uma comunicação transparente, objetiva e persuasiva é a chave para alavancar suas vendas. Confira algumas dicas para criar uma comunicação de sucesso para sua corretora de seguros. E, claro, melhorar sua estratégia de como prospectar clientes:

  1. Construa credibilidade sendo transparente;
  2. Transmita segurança e confiança;
  3. Crie uma proposta de valor forte;
  4. Seja claro e objetivo;
  5. Opte por pronomes e frases pessoais;
  6. Escolha frases curtas;
  7. Aposte em recursos visuais marcantes;
  8. Escreva para o cliente, atinja a dor e ofereça a solução;
  9. Inclua todos os pontos-chave em sua carta de vendas;
  10. Enxergue a comunicação como sua melhor forma de chegar ao cliente. E convencê-lo sobre a importância de estar seguro.
 

Fortaleça a presença digital da corretora

Atualmente, é impossível não estar conectado à internet. Então, por que não usar essa condição a favor dos seus negócios? Especialmente na hora de pensar em como prospectar clientes para corretora de seguros.

Primeiro, invista em uma página bem elaborada nas redes sociais. Nesse sentido, um site responsivo faz a diferença. Ele deve ser otimizado para ficar na mira dos mecanismos de buscas.

Claro que é essencial ter um conteúdo de qualidade. Com base em pesquisas sobre o seu mercado de atuação. Crie materiais que sejam relevantes para o seu público. Use a criatividade para criar textos de propagandas para a corretora de seguros. É uma das melhores formas de potenciais clientes chegarem até sua corretora.

Outro ponto importante é o atendimento por meio eletrônico. Que deve ser rápido e efetivo. Assim, você consegue fidelizar o público. Ainda pode tirar todas as dúvidas e prestar todo o suporte. Do início ao fim da jornada do cliente.

Ah! Não se esqueça de incluir um formulário para contato. Dessa forma você consegue captar potenciais clientes e até mesmo fazer cotações online.

Eventos podem ajudar na prospecção de clientes

Pense em aumentar sua rede de contatos, fazer parcerias e estar presente. Seja visto! Realizar e participar de eventos e palestras é uma boa forma de divulgar a sua corretora. 

Com a popularização das redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo), isso ficou ainda mais fácil. Abra uma live ou um webinar, convide seus seguidores e foque em um tema relevante. Assim, desperte o interesse de possíveis novos clientes.

Nos eventos reazizados pela própria corretora, é interessante disponibilizar uma lista para que os participantes possam deixar seus dados para contato.

Para aumentar a visibilidade e rede de contatos da corretora, também vale participar de eventos relacionados ao setor. Mesmo que apenas como ouvinte. Da mesma forma, é possível fazer novos contatos e divulgar seu negócio.

Invista no marketing digital para a corretora de seguros

Ficar atento às tendências do mercado é extremamente importante. Principalmente se você quer desenvolver sua estratégia de como prospectar clientes para corretora de seguros. Pode parecer óbvio, mas, na correria do dia a dia, muitas vezes passa batido.

As técnicas de marketing digital ajudam a antecipar as necessidades dos seus clientes. e a oferecer soluções inovadoras e tecnológicas. Produza materiais que geram engajamento do público e consigam educar o mercado. 

Seguro cibernético: por que é essencial para as empresas?

Tenha um termômetro para analisar se as novidades fazem sentido para o seu modelo de negócio e seu público. Não é preciso implementar todas as inovações que surgirem, certo? Contudo, é essencial conhecê-las para não ser pego de surpresa. Se eventualmente um cliente ou potencial parceiro tocar no assunto.

O conhecimento gera credibilidade. Investir em marketing digital transmite a imagem de uma corretora antenada, inovadora e sempre pronta para ajudar.

Para captar mais clientes, fidelize os já existentes

A propaganda boca a boca ainda é uma das formas mais eficazes de atrair novos clientes. Isso também serve para corretoras de seguros. Então, que tal oferecer ao cliente um atendimento de excelência, a fim de fidelizá-lo? Isso faz com que ele indique os seus serviços a amigos e familiares.

Além disso, ter uma rede de empresas parceiras pode ajudar, e muito, a angariar novos clientes. São exemplos as revendedoras de veículos e imobiliárias. Que podem entregar o seu cartão de visitas ou panfleto a cada cliente que fechar uma compra com eles.

Outra ideia é fazer parte de uma rede de corretoras independentes, como a Rede Lojacorr. Oferecemos acesso a uma gama maior de corretoras e tipos de seguros. Dessa forma, ajudamos você a não perder nenhum negócio. Além de ampliar sua carteira.

Atente-se a todos os potenciais clientes

Sabe aquele cliente que pediu cotação de seguros em ocasiões anteriores, mas não fechou negócio? Ele pode fazer a diferença nas suas práticas de como prospectar clientes. Tenha uma lista sempre atualizada com esses contatos.

Aproveite para manter pontos de contato com potenciais clientes durante o ano todo. Sempre se coloque à disposição e esteja aberto para sanar dúvidas.

A Rede Lojacorr oferece ferramentas para manter esse material organizado. Assim como criar um histórico das cotações realizadas anualmente.

Destaque o custo-benefício do produto ou serviço

Você sabe que o custo é muito importante para o cliente. É a parte que ele analisa, somente, o preço do produto. Contudo, isso nem sempre é o fator determinante na negociação. Por isso, é essencial ressaltar os benefícios e diferenciais que são oferecidos. E que agregam valor ao serviço.

Lembre-se de listar os benefícios e como facilitarão o dia a dia do seu cliente. Você precisa evidenciar todas as conveniências que o segurado terá com você.

Ofereça descontos ou prêmios para clientes que trouxerem amigos ou conhecidos para a sua corretora de seguros. Faça bom uso de casos de sucesso da sua corretora. Isso possibilita que os seus clientes fidelizados recomendem você para os outros. Essa é uma ótima forma de atrair novas pessoas.

Aproveite o pós-venda para captar clientes 

Corretores são o ponto de apoio e contato do segurado, concorda? Portanto, devem explicar com propriedade a abrangência de uma cobertura. Bem como o seguro mais adequado para determinada situação, o custo-benefício mais vantajoso para cada contexto e assim por diante.

Em uma boa estratégia de como prospectar clientes, é preciso traduzir a burocracia para a pessoa que contrata o seguro. Facilitando a compreensão. Quando ocorre algum sinistro, por exemplo, devemos mostrar para o segurado, com clareza, quais serão os procedimentos seguintes.

 Após a contratação, não deixe o cliente desamparado. A referenciação é um dos melhores caminhos para fidelizar a sua base. E atrair novos compradores. 

Como prospectar clientes: Bônus- Estude outros conteúdos no blog da Rede Lojacorr

Compreender as reais necessidades do segurado pode ser um desafio e tanto, né? Ainda assim, invista em muita preparação e busca de conhecimento. Desse modo, é perfeitamente possível atendê-las. E ajudar os clientes da melhor forma.

O blog da Rede Lojacorr está cheio de informações para contribuir com o seu plano de como prospectar clientes.

Veja um exemplo. Temos um passo a passo para entender as necessidades do seu cliente.

  1. Identifique os motivos que o levaram a buscar um seguro. 
  2. Pergunte de sua rotina e objetivos que deseja alcançar com o serviço.
  3. Tenha conhecimento de mercado e do produto. 
  4. Passe confiança para o seu cliente. 
  5. Crie uma campanha de marketing eficaz para saber o que se está tentando alcançar. 
 

Seguindo essas dicas, você conseguirá conquistar ainda mais clientes e fidelizá-los.

Quer mais dicas para sua corretora? 

Para saber outras formas de como prospectar clientes para a corretora de seguros, a Rede Lojacorr preparou um guia exclusivo e gratuito. Ele traz técnicas para ampliar a captação de clientes e fidelizar a carteira da corretora de seguros.

Quero o guia exclusivo e gratuito

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