Como vender seguro de responsabilidade civil

Como vender seguro de responsabilidade civil: tudo que você precisa saber

O que você vai ver neste artigo

Se você chegou até este conteúdo de como vender seguro de responsabilidade civil é porque você já percebeu que a procura por este produto vem crescendo ao longo dos últimos anos. E não é para menos. 

O seguro de responsabilidade civil, também conhecido como RC, é uma proteção aos danos causados a terceiros. E sua contratação cresceu mais de 30% entre 2020 e 2021, de acordo com matéria publicada em abril deste ano pelo site do Valor Econômico. 

Contudo, ainda em setembro de 2021, a Forbes publicou um artigo sobre a crescente procura de executivos pelo seguro de responsabilidade civil. Esse movimento visa resguardar empresas de erros e omissões de gestores. Além de amenizar riscos advindos de ataques cibernéticos. 

A possibilidade da contratação do seguro de responsabilidade civil, na modalidade familiar, junto à apólice do seguro residencial tem se destacado entre os clientes com maior poder aquisitivo. Já que, em alguns casos, essa contratação engloba, inclusive, danos causados por animais de estimação.Essa informação foi divulgada pela Revista Apólice em março de 2023. 

Tudo isso só reforça a necessidade de você, corretor de seguros, aprender como vender seguro de responsabilidade civil da forma mais adequada para os seus clientes. Isso significa que, claro, você pode conquistar novos clientes para oferecer o RC. 

Mas você também pode verificar na sua própria carteira de clientes se existe a possibilidade de oferecer o RC como complemento de algum outro seguro que seu cliente já tenha adquirido. 

Então, que tal aprender tudo que você precisa saber sobre como vender seguro de responsabilidade civil?

  • Conceitos básicos;
  • Conceitos mais avançados de RC;
  • Quando o seguro de responsabilidade é obrigatório ou facultativo;
  • Coberturas do seguro de responsabilidade civil;
  • Tipos de seguro de responsabilidade civil;
  • Quanto custa o seguro de responsabilidade civil;
  • Dicas práticas de como vender seguro de responsabilidade civil;
  • Como o seguro de RC pode ser útil para sua corretora de seguros;
  • E muito mais!
 

Aqui você tem um verdadeiro guia de como vender seguro de responsabilidade civil. Então, aproveite e comece a colocar em prática agora mesmo!

Como vender seguro de responsabilidade civil

Conceitos básicos

Como em qualquer estudo ou conteúdo que se propõe a ser um material completo sobre determinado assunto, é preciso entender alguns termos básicos que fundamentam explicações mais complexas. 

Por isso, conversamos com Genival de Souza e Silva, professor, mentor de corretores de seguros e parceiro da Lojacorr nessa jornada de te ensinar como vender seguro de responsabilidade civil de maneira mais eficiente para os seus negócios. 

Você vai reparar que alguns termos vão te ajudar a explicar o que não é o seguro de responsabilidade civil. Mas é importante saber as diferenças para poder explicar e ser visto como referência no assunto pelos clientes. 

Responsabilidade civil

A própria responsabilidade civil, por exemplo, é um termo muito comum no universo jurídico. E, de acordo com Silva, “é a imposição legal de medidas que nos obriga a reparar os danos que causamos a terceiros por atos sem intenção, praticados por nós mesmos, praticados por outras pessoas pelas quais sejamos responsáveis, por algo que pertença a nós e, até mesmo, por uma determinação legal.”

Quando uma pessoa ou empresa é considerada responsável por causar danos a outra pessoa ou empresa, ela é legalmente obrigada a reparar esses danos, certo?

É muito comum que, quando uma empresa causa danos a clientes, fornecedores ou outras partes interessadas devido a falhas nos produtos ou serviços oferecidos ela seja responsabilizada. 

Assim como profissionais liberais. Médicos, advogados, engenheiros e arquitetos são alguns exemplos que podem ser responsabilizados por danos causados por erros ou omissões em suas práticas profissionais.

Como mitigar esses riscos? Contratando um seguro de responsabilidade civil. Afinal, ele oferece proteção financeira em caso de reivindicações ou ações legais. Também pode cobrir os custos de defesa legal, indenizações e acordos financeiros que possam surgir em decorrência desses danos causados a terceiros.

Vamos falar mais das coberturas do seguro de responsabilidade civil abaixo. Mas a sua orientação enquanto corretor de seguros é fundamental para a escolha assertiva da melhor modalidade do seguro de responsabilidade civil. Especialmente porque leis e regulamentos relacionados à responsabilidade civil podem variar em diferentes jurisdições, assim como os requisitos de cobertura de seguro. 

Responsabilidade civil X responsabilidade penal

Além da responsabilidade civil, Silva destaca, a título de curiosidade, que também existe a responsabilidade penal. Enquanto a responsabilidade civil está ligada à obrigação de compensar danos ou prejuízos causados a terceiros devido a ações, omissões, negligência ou conduta inadequada, a responsabilidade penal está relacionada a violações do código penal e envolve a transgressão de leis criminais estabelecidas pelo governo.

A responsabilidade civil, então, envolve disputas entre indivíduos ou entidades privadas, em que a parte prejudicada busca reparação financeira pelos danos sofridos.É geralmente resolvida por meio de ações judiciais civis, resultando em indenizações monetárias ou acordos financeiros para compensar as perdas sofridas pela parte prejudicada.

Já a responsabilidade penal se configura quando é cometido um crime, como roubo, homicídio, fraude, agressão, entre outros. O autor do crime pode ser processado e condenado em um processo criminal. A responsabilidade penal, portanto, implica punições mais severas, como prisão, multas e outras sanções estabelecidas por lei. E tem o objetivo de promover a justiça e a dissuasão de atividades criminosas.

Embora esses conceitos possam se sobrepor em algumas situações, é importante entender a diferença entre eles para saber como vender seguro de responsabilidade civil. Além de compreender melhor as obrigações legais e das consequências de diferentes tipos de conduta.

E é você, corretor de seguros, que vai explicar, por exemplo, que a responsabilidade penal não está inclusa no seguro de responsabilidade civil, certo?

Assim, a responsabilidade civil se diferencia da criminal, justamente, no dolo, na intenção de provocar o dano. “Ambos são exemplos de ação ilícita, ou seja, fora da lei, mas em uma há a intenção e em outra não há a intenção de provocar o dano”, define Silva.

Responsabilidade civil objetiva e subjetiva

Explicar a diferença entre responsabilidade civil objetiva e subjetiva pode ser uma tarefa do corretor de seguros na hora de entender como vender seguro de responsabilidade civil. Segundo Silva, elas são teorias utilizadas no direito sobre culpa e responsabilidade. 

Na responsabilidade civil objetiva, a obrigação de reparar o dano é estabelecida independentemente de culpa ou negligência da parte responsável. Nesse caso, basta comprovar a relação causal entre a conduta da parte e o dano sofrido pelo terceiro para que a responsabilidade seja atribuída. Dessa forma, a parte responsável é obrigada a indenizar os danos, independentemente de ter agido de forma negligente ou intencional. 

Já a responsabilidade civil subjetiva, por outro lado, está associada à culpa por negligência, imprudência ou imperícia da parte responsável pelo dano. Neste caso, é necessário provar que a parte causadora do dano agiu de maneira imprudente ou negligente.

Para que a responsabilidade subjetiva seja atribuída, é preciso demonstrar que a parte responsável não agiu com o cuidado e diligência razoáveis esperados em determinada situação. E Silva vai além. “Mesmo que aja com cuidado e diligência, se provocar o dano, pode ser que tenha que reparar o terceiro”, completa.

A responsabilidade civil subjetiva é comumente aplicada em casos envolvendo negligência profissional, como erros médicos, negligência em obras civis, má conduta profissional, entre outros.

“Na responsabilidade civil objetiva, cabe ao acusado comprovar que não é o causador do dano. Ao reclamante, basta apresentar o nexo causal que comprove a ação ou omissão praticada pelo acusado, causando danos. Já na responsabilidade civil subjetiva, cabe ao acusador comprovar a culpa do acusado”, enfatiza Silva.

Responsabilidade civil solidária

Outro termo interessante para saber explicar na sua estratégia de como vender seguro de responsabilidade civil é a responsabilidade civil solidária. Silva conceitua: “É a responsabilização de todos os envolvidos na causa do dano. Havendo mais de um autor, todos responderão solidariamente pela reparação.”

A responsabilidade civil solidária, então, é um conceito jurídico que se refere à situação em que várias partes são consideradas conjuntamente responsáveis por um dano causado a terceiros. Nesse caso, todas as partes envolvidas podem ser obrigadas a arcar com a totalidade ou uma parte proporcional das obrigações de indenização.

A parte prejudicada, portanto, tem o direito de buscar reparação do dano de qualquer uma das partes envolvidas. Isso significa que, mesmo que apenas uma das partes tenha efetivamente causado o dano, todas as partes envolvidas podem ser acionadas judicialmente e responsabilizadas pelo valor total da indenização.

Um exemplo comum de responsabilidade civil solidária ocorre em casos de acidentes de trânsito, em que mais de um motorista é considerado responsável pelo ocorrido. Se o acidente resultar em danos a terceiros, a parte prejudicada pode buscar indenização de qualquer um dos motoristas envolvidos, independentemente de quem tenha sido o principal causador do acidente. Os motoristas envolvidos são, solidariamente, responsáveis pelos danos causados.

O princípio que rege a responsabilidade civil solidária é o de que, em certas circunstâncias, é mais justo e eficiente permitir que a parte prejudicada busque reparação de qualquer das partes envolvidas. Em vez de ser limitada a apenas uma delas. 

Isso é uma forma de garantir que a indenização será efetivamente paga, pois a parte prejudicada pode escolher a parte mais capaz de arcar com as obrigações.

Responsabilidade civil cruzada

Você já ouviu falar em responsabilidade civil cruzada? Silva detalha que é o compartilhamento das coberturas da apólice entre aqueles diretamente interessados no objeto do risco. 

“Em um seguro de OCC/IM, por exemplo, construtores e empreiteiros não são terceiros entre si, mas, com a cobertura de responsabilidade civil cruzada, podem utilizar a apólice para suprir eventuais condenações de danos entre eles”, exemplifica.

A RC Cruzada, de acordo com Silva, é, portanto, uma cobertura adicional que pode ser contratada, certo?

Responsabilidade civil do indivíduo X da empresa

Saber tudo isso é importante para sua estratégia de como vender seguro de responsabilidade civil. Assim como entender, por exemplo, que existem códigos legais específicos determinando as obrigações de cada perfil, seja indivíduo ou empresa. 

“Na prática, todos são responsáveis pelos atos praticados e pelos danos provocados. Contudo, o Código Civil, por exemplo, abrange as responsabilidades do indivíduo. Enquanto o Código de Defesa do Consumidor define as responsabilidades das empresas e profissionais liberais”, enfatiza Silva.

A responsabilidade civil do indivíduo, portanto, se refere à obrigação pessoal de um indivíduo de compensar danos causados a terceiros. Enquanto a responsabilidade civil da empresa diz respeito à obrigação de uma entidade empresarial de compensar danos causados por suas atividades, produtos ou serviços. 

Ambos os conceitos envolvem a obrigação de reparar danos, certo? Mas diferem nas partes responsáveis e nas circunstâncias em que a responsabilidade é atribuída. 

Como vender seguro de responsabilidade civil

Elementos da responsabilidade civil

Agora que você já conhece alguns termos básicos para utilizar na sua estratégia de como vender seguro de responsabilidade civil e mostrar para os seus clientes que você domina o assunto, que tal conhecer os requisitos necessários para que a responsabilidade civil seja considerada?

De acordo com Silva, eles são três: 

  • Dano;
  • Ação ou omissão;
  • E nexo causal.
 

Além da ausência de dolo, a ausência da intenção de provocar o dano.

Em termos legais, o dano refere-se a qualquer prejuízo ou lesão causada a uma pessoa, propriedade, reputação ou direitos de terceiros. Pode incluir danos físicos, danos materiais, danos morais ou outros tipos de perdas financeiras ou não financeiras. 

O dano é um elemento essencial na responsabilidade civil, pois é necessário comprovar que houve um prejuízo real sofrido pela parte prejudicada como resultado de uma conduta inadequada.

Já a ação se refere a um comportamento ativo ou uma conduta que pode resultar em consequências legais. Por exemplo, dirigir em alta velocidade, produzir um produto defeituoso ou publicar informações difamatórias são ações que podem dar origem à responsabilidade civil se causarem danos a terceiros.

Por outro lado, a omissão é a falta de ação de uma pessoa ou empresa quando ela tinha o dever legal ou moral de agir. Por exemplo, um médico que não presta o devido cuidado a um paciente ou um proprietário que não toma medidas adequadas para garantir a segurança de suas instalações podem ser considerados responsáveis por suas omissões se causarem danos a terceiros.

Por fim, o nexo causal é um conceito que estabelece a relação de causa e efeito entre a conduta (ação ou omissão) de uma pessoa ou empresa e o dano sofrido por outra. “É a ‘lógica’ que atribui que determinado dano foi provocado pela ação ou omissão de um causador”, comenta Silva.

Para atribuir a responsabilidade civil, é necessário demonstrar que existe um vínculo direto entre a conduta da parte causadora e o dano alegado. Em outras palavras, é preciso provar que o dano foi causado como resultado direto da ação ou omissão da parte responsável.

O nexo causal é fundamental na determinação da responsabilidade civil, pois estabelece a ligação causal entre a conduta inadequada e o dano. Sem o nexo causal devidamente estabelecido, pode ser difícil responsabilizar uma pessoa ou empresa por um determinado dano.

Pronto para mais uma etapa para entender como vender seguro de responsabilidade civil?

O que é seguro de responsabilidade civil?

Na sua jornada de como vender seguro de responsabilidade civil, provavelmente vai encontrar clientes e potenciais clientes perguntando o que é RC, por exemplo. Por isso, é importante que você saiba explicar direitinho o que é o seguro, para que ele serve e outros pontos que vão te colocar como referência no mercado. 

Então, para começar, Silva define que o seguro de responsabilidade civil é o ramo de seguros que busca minimizar as perdas patrimoniais indiretas de segurados que causarem danos a terceiros, após condenação judicial transitada em julgado.

O termo “condenação judicial transitada em julgado” é uma expressão jurídica que se refere a uma decisão judicial final e definitiva, da qual não cabe mais recurso. Quando uma sentença é transitada em julgado, significa que todos os recursos disponíveis para contestar ou modificar a decisão foram esgotados, e a sentença torna-se imutável e definitiva.

O trânsito em julgado ocorre quando não há mais possibilidade de interpor recursos ordinários, como apelação, embargos infringentes ou recursos especial e extraordinário, dependendo do sistema jurídico do país. É o momento em que a decisão judicial adquire a sua força de coisa julgada, ou seja, torna-se irrevogável e imodificável.

Uma vez transitada em julgado, a decisão judicial deve ser cumprida pelas partes envolvidas, e seus efeitos são considerados definitivos, encerrando o processo judicial. No caso de uma condenação, a parte condenada deve cumprir as obrigações determinadas na sentença, que podem incluir pagamento de indenização, reparação de danos, cumprimento de pena, entre outros.

É importante ressaltar que, mesmo após o trânsito em julgado, em casos excepcionais, é possível a interposição de recursos de natureza extraordinária, como a revisão criminal (quando se alega a descoberta de novas provas) ou a ação rescisória (quando se alega vícios ou ilegalidades na decisão), dependendo das leis e regulamentos aplicáveis.

Para que serve o seguro de responsabilidade civil?

Outra pergunta muito comum que você, provavelmente, precisará responder nas suas estratégias de como vender seguro de responsabilidade civil é para que ele serve. De acordo com Silva, o seguro de responsabilidade civil serve para proteger o patrimônio do segurado de forma indireta. Isso por causa da natureza da cobertura oferecida por esse tipo de seguro. 

Quando falamos em seguro de responsabilidade civil, nos referimos a uma proteção contra danos ou prejuízos que o segurado possa causar a terceiros, certo? O objetivo principal do seguro de responsabilidade civil é proteger o segurado contra as obrigações financeiras decorrentes de uma ação legal movida por terceiros em busca de indenização. 

Se o segurado for considerado responsável pelos danos causados a terceiros, o seguro cobrirá os custos da indenização ou liquidação que o segurado seja obrigado a pagar, dentro dos limites estabelecidos na apólice.

Dessa forma, o seguro de responsabilidade civil protege indiretamente o patrimônio do segurado. Pois evita que ele precise arcar com despesas significativas decorrentes de uma ação legal. Em vez de o segurado utilizar diretamente seus próprios recursos e patrimônio para pagar uma indenização, o seguro assume essa responsabilidade, desde que o sinistro esteja coberto pela apólice.

No entanto, é importante ressaltar que o seguro de responsabilidade civil não protege diretamente o patrimônio do segurado de perdas ou danos causados diretamente a seus próprios bens ou propriedades. Para esse tipo de proteção, existem outros tipos de seguro que podem ser mais apropriados.

Afinal, “o seguro de responsabilidade civil é um seguro para segurados condenados em ações de terceiros contra ele”, ressalta Silva.

“E, assim como todos os ramos de seguros, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) é a autarquia que regulamenta o seguro de responsabilidade civil. Em contratos empresariais é comum a exigência de apólices de responsabilidade civil.”

E&O e D&O no seguro de responsabilidade civil

Neste material sobre como vender seguro de responsabilidade civil, vamos falar, mais para frente, sobre os tipos de responsabilidade civil que contam com a proteção do seguro. Mas dois termos são importantes para você conhecer agora: E&O e D&O.

Segundo Silva, essas duas siglas são “tipos de seguros de responsabilidade civil focados na atuação profissional do indivíduo e eventuais falhas desta atuação.”

E&O significa, em inglês, Errors and Omissions. Em tradução, erros e omissões. E, de acordo com Silva, é o que chamamos de RC Profissional. Ele é focado em profissionais liberais como médicos, advogados, corretores de seguros e uma infinidade de outros segmentos, incluindo pessoas jurídicas (PJs), como hospitais e escritórios.

Já o D&O significa, em inglês, Directors and Officers. Em português, diretores e funcionários. E é uma modalidade focada em administradores de empresas e executivos sujeitos a condenações por erros durante sua gestão.

Como você viu, o seguro de responsabilidade civil é, de acordo com Silva, bastante abrangente e “dividido em modalidades tantas quantas forem as responsabilidades da sociedade.”

Ele ainda complementa que “é o seguro da civilização moderna e se desenvolve à medida que a sociedade avança em suas legislações.”

Como vender seguro de responsabilidade civil

Tipos de seguro de responsabilidade civil

Uma das etapas mais práticas da estratégia de como vender seguro de responsabilidade civil é entender os tipos e o que eles significam. Por isso, Silva explica que cada modalidade pode atender um perfil de risco específico. 

Como exemplo, ele menciona o produto RC OCC/IM, focado em empresas de construção que querem se prevenir de eventuais condenações por acidentes durante a construção de obras. 

Parece uma sopa de letrinhas, mas veja o que a sigla significa:

  • RC. Essa você já sabe. É responsabilidade civil.
  • OCC. Obras civis em construção 
  • IM. Instalações e montagens
 

“O mesmo princípio se aplica para os empresários do setor de eventos que encontra no RC Eventos e no RC Feiras e Exposições o mesmo amparo. Para os riscos de uma família há a modalidade RC Familiar, com proteção em território nacional. Há mais de dezenas de modalidades disponíveis”, comenta Silva.

Você já deve ter ouvido falar de alguns desses tipos de RC:

Seguro de responsabilidade civil Geral

  • Seguro de responsabilidade civil Profissional
  • Seguro de responsabilidade civil de Produtos
  • Seguro de responsabilidade civil Empregador
  • Seguro de responsabilidade civil de Diretores e Administradores (D&O)
  • Seguro de responsabilidade civil Ambiental
  • Seguro de responsabilidade civil de Proprietários de Imóveis
  • Seguro de responsabilidade civil de Eventos
  • Seguro de responsabilidade civil de Prestadores de Serviços
  • Seguro de responsabilidade civil de Transportadores
  • Seguro de responsabilidade civil de Construção 
  • Seguro de responsabilidade civil de Engenheiros e Arquitetos
  • Seguro de responsabilidade civil de Médicos e Profissionais de Saúde
  • Seguro de responsabilidade civil de Advogados
  • Seguro de responsabilidade civil de Corretores de Seguros
  • Seguro de responsabilidade civil de Empresas de Tecnologia (Tecnologia de Informação e Comunicação)
  • Seguro de responsabilidade civil de Empresas de Segurança
  • Seguro de responsabilidade civil de Empresas de Alimentos e Bebidas
  • Seguro de responsabilidade civil de Proprietários de Animais
  • Seguro de responsabilidade civil de Estabelecimentos Comerciais e Locais Públicos
  • Seguro de responsabilidade civil de Empresas de Turismo e Viagens
  • Seguro de responsabilidade civil de Empresas de Transporte Público
  • Seguro de responsabilidade civil de Empresas de Construção Civil
  • Seguro de responsabilidade civil de Organizadores de Eventos
  • Seguro de responsabilidade civil de Clubes e Associações
  • Seguro de responsabilidade civil de Condomínios
  • Seguro de responsabilidade civil de Empresas de Publicidade e Marketing
  • Seguro de responsabilidade civil de Meios de Comunicação (Imprensa, Rádio, Televisão, etc.)
  • Seguro de responsabilidade civil de Empresas de Energia (Eletricidade, Gás, etc.)
  • Seguro de responsabilidade civil de Empresas de Logística e Armazenagem
 

De acordo com Silva, esses são alguns exemplos de modalidades dentro do seguro de responsabilidade civil. É importante saber que ainda pode haver outros tipos específicos de acordo com a indústria, setor ou atividade profissional.

“Em todos estes outros ramos, há riscos de responsabilização por danos a terceiros. Em um acidente de automóvel, em um incêndio numa empresa, com dados vazados do cadastro de um profissional liberal e na operação de indústrias, por exemplo.”

Seguro de responsabilidade civil e direito do trabalho

Se, durante a aplicação das suas estratégias de como vender seguro de responsabilidade civil, alguém te perguntar a relação entre seguro de responsabilidade civil e direito do trabalho, Silva é bastante enfático. 

“Não há relação entre ambos. O direito do trabalho tem sua legislação específica e impõe um direito amplo. O seguro de responsabilidade civil tem atuação restrita e sem desdobramento por eventual condenação trabalhista.”

Seguro de responsabilidade civil e seguro Riscos de Engenharia

Outro questionamento bastante comum é a relação entre o seguro de responsabilidade civil e o seguro Riscos de Engenharia. E Silva também pode te ajudar com essa resposta. 

“De forma simples, há um interesse legítimo durante a construção de uma obra, em duas frentes: proteger o patrimônio que está sendo construído evitando perdas diretas de um acidente na obra (Riscos de Engenharia) e proteger de condenações por danos a terceiros em consequência do mesmo acidente (seguro de responsabilidade civil)”, enfatiza.

Seguro de responsabilidade civil obrigatório X facultativo

Silva também traz outra informação que pode ser muito interessantes para suas estratégias de como vender seguro de responsabilidade civil. Que é sobre a obrigatoriedade ou não da contratação deste seguro.

De acordo com o especialista, no Brasil, por imposição legal, o seguro de responsabilidade civil não é obrigatório. “Contudo, existem contratos empresariais que fazem essa exigência”, completa.

Já o seguro de responsabilidade civil facultativo é, de acordo com Silva, uma cobertura de seguro (não obrigatória) facultada ao segurado contratar se quiser, que estabelece uma indenização aos danos não intencionais, materiais, corporais ou morais, causados aos terceiros.

O seguro de responsabilidade civil facultativo também é conhecido como RCF e, como mencionado por Silva, é uma cobertura adicional a outro seguro. 

A contratação do RCF, portanto, é comum em diversas áreas e setores, como no ramo automotivo, em que os proprietários de veículos podem optar por contratar o RCF Veículos para cobrir danos causados a terceiros em acidentes de trânsito. 

Além disso, o RCF pode ser contratado em outras áreas, como no setor de construção civil, eventos, prestadores de serviços, entre outros, para ampliar a cobertura e proteção contra possíveis reclamações de terceiros.

É importante que você, corretor de seguros, tenha em mente que a contratação do seguro RCF é opcional e os detalhes da cobertura e suas condições específicas podem variar entre as seguradoras. 

Antes de vender um seguro de RCF, é recomendável entender as necessidades do seu cliente e ler atentamente as condições das seguradoras. Ali você vai entender as coberturas e limites oferecidos, bem como as exclusões e condições gerais do contrato. Isso garante que o seu segurado esteja ciente da proteção adicional que está sendo adquirida.

O que cobre o seguro de responsabilidade civil?

Uma das perguntas que você mais vai ouvir, se se dedicar a montar uma boa estratégia de como vender seguro de responsabilidade civil, é justamente esta: quais são as coberturas do seguro de responsabilidade civil?

E imaginamos que você já esperava por esta resposta de Silva. “Cada modalidade apresenta coberturas básicas e adicionais específicas para o tipo de risco. Há uma infinidade de coberturas disponíveis considerando todas as modalidades.”

Mas não se preocupe. Temos alguns exemplos de coberturas mais comuns em cada modalidade do seguro de responsabilidade civil. 

Segundo Silva, então, para o seguro de responsabilidade civil para eventos, por exemplo, a cobertura de acidentes durante a montagem e desmontagem pode ser muito interessante.

Já no seguro de responsabilidade civil produtos, a cobertura de recall, que é um dever da empresa que fornece produtos de informar seus clientes de defeitos descobertos no processo de produção, pode ser uma grande aliada. Afinal, a ideia é sempre proteger e preservar a vida, a saúde e a segurança do cliente, bem como evitar ou reduzir danos físicos e morais.

Lembra-se do RC OCC/IM? É o seguro de responsabilidade civil para obras civis em construção e instalações e montagens. Silva exemplifica que uma cobertura interesse desta modalidade é a cobertura de propriedades circunvizinhas. Que é uma cobertura aos bens de propriedade do segurado, existentes antes do início da obra, passíveis de danos em decorrência dos serviços objeto do seguro.

Outro exemplo de Silva é a cobertura RC Empregador, para o seguro de responsabilidade civil de empresas. É a garantia de cobertura de danos corporais sofridos pelos funcionários da empresa quando estiverem a serviço do segurado. Ou durante o percurso de ida e volta do trabalho, sempre que a viagem for realizada por veículo contratado pelo segurado.

Tipos de danos no seguro de responsabilidade civil

Quando falamos em coberturas para sua estratégia de como vender seguro de responsabilidade civil, precisamos falar, também, de danos. Afinal, as coberturas protegem o segurado contra danos a terceiros, certo? 

Então, de acordo com Silva, os danos que estão mais comumente relacionados ao seguro de responsabilidade civil são “tanto danos materiais quanto danos corporais e morais.”

A reparação desses danos, no entanto, está prevista dentro de cada modalidade do seguro de responsabilidade civil. “Os danos materiais e corporais, por exemplo, podem aparecer em uma cobertura única”, comenta Silva.

Já os danos morais podem ser contratado como cobertura adicional. “Com a cobertura, normalmente, se for em decorrência dos danos materiais e corporais cobertos pela apólice”, complementa.

E, como você já deve imaginar, o seguro de responsabilidade civil repara os danos por meio de reembolso ao segurado após condenação transitada em julgado, como já mencionamos previamente neste material.

A responsabilidade civil pelos danos praticados nas redes sociais

Mais um ponto de atenção na sua jornada de como vender seguro de responsabilidade civil é a relação deste produto com a internet. Com o mundo cada vez mais digital, é muito comum que alguns clientes ou possíveis clientes queiram saber mais sobre a ligação entre a responsabilidade civil e as redes sociais. Afinal, é lá que as pessoas interagem, certo?

Porém, Silva destaca que o foco do seguro de responsabilidade civil são os danos materiais e corporais diretos. Com restrições para danos morais e outros desdobramentos. Mas, claro, tudo vai depender do tipo de seguro de responsabilidade civil. 

“A modalidade específica de seguro de RC poderá abranger este tipo de dano. Mas, como tudo em RC, sempre precisamos avaliar o contexto.”

A responsabilidade civil por danos ambientais

Os danos ambientais também são uma crescente preocupação das pessoas e da sociedade em geral. Por isso, não estranhe se, durante seu aprendizado de como vender seguro de responsabilidade civil, você se deparar com esta questão. Especialmente para entender se os danos ambientais estão englobados em todos os tipos de responsabilidade civil. 

Silva é bastante categórico. “Não.”

“Na maioria dos seguros de responsabilidade civil há a cobertura de poluição súbita. Que tem aspectos técnicos específicos, menos abrangentes daqueles previstos no RC Ambiental”, destaca.

A cobertura de poluição súbita também é conhecida como cobertura de poluição súbita e acidental. E é uma forma específica de cobertura oferecida pelo seguro de responsabilidade civil. 

Essa cobertura tem o objetivo de proteger o segurado contra danos causados por poluição repentina, acidental e não intencional. Ela é aplicável a situações em que ocorre um evento imprevisto e inesperado, que resulta na liberação de substâncias poluentes ou contaminantes no meio ambiente. Essas substâncias podem incluir produtos químicos, resíduos industriais, vazamentos de óleo, gases tóxicos, entre outros.

Quando ocorre um evento de poluição súbita, os danos podem ser significativos, afetando o meio ambiente, a saúde humana e os bens de terceiros. Essa cobertura visa proteger o segurado contra responsabilidades decorrentes desses eventos, incluindo custos de limpeza, danos à propriedade de terceiros, lesões corporais ou danos à saúde causados pela poluição.

É importante saber que a cobertura de poluição súbita geralmente possui condições e exclusões específicas. E sua aplicação pode variar de acordo com a apólice e a seguradora. 

Além disso, como mencionado por Silva, outras formas de cobertura ambiental, como a cobertura de responsabilidade civil ambiental, podem ser necessárias para proteger o segurado contra danos causados por poluição gradual, progressiva ou contínua ao longo do tempo.

Gostou de entender um pouco mais de como a responsabilidade civil se relaciona com os danos ambientais de forma geral? Você pode usar todo esse conhecimento para aplicar suas técnicas de como vender seguro de responsabilidade civil.

Perdas diretas e indiretas

No seguro de responsabilidade civil, os danos estão relacionados, geralmente, a perdas. E, com relação a perdas, elas podem ser diretas ou indiretas. Esses conceitos são comumente utilizados na avaliação e gestão de riscos e seguros. Eles referem-se aos diferentes tipos de prejuízos que podem ser incorridos em uma situação específica. Silva explica um pouco melhor essa diferença.

“A perdas diretas ocorrem quando o patrimônio do segurado é atingido diretamente. Como na perda de um veículo por colisão, na perda de uma máquina por incêndio, na perda de um imóvel por desmoronamento”, exemplifica. 

As perdas diretas ocorrem de forma imediata e são diretamente atribuíveis a um evento específico. Elas são facilmente mensuráveis e quantificáveis em termos financeiros. Por exemplo, se um veículo é danificado em um acidente, o custo de reparo do veículo seria considerado uma perda direta.

Já as perdas indiretas são aquelas perdas patrimoniais em que o causador do dano se vê obrigado a abrir mão de um patrimônio, seja um carro, uma casa, uma máquina ou mesmo dinheiro, para indenizar um terceiro.

Elas são, então, consequências ou efeitos secundários resultantes de uma perda direta. Elas não são imediatamente observáveis ou mensuráveis e podem ter um impacto mais amplo e prolongado. Essas perdas são geralmente mais difíceis de quantificar em termos financeiros. 

Por exemplo, no caso do acidente de veículo mencionado anteriormente, as perdas indiretas podem incluir, ainda, custos de aluguel de um veículo substituto, perda de produtividade devido à falta de transporte, entre outros.

Então, para sua jornada de como vender seguro de responsabilidade civil, é importante analisar que, comumente, a perda direta é do terceiro, enquanto a perda indireta seria do segurado, certo?

Como ocorre o reembolso ou a indenização no seguro de responsabilidade civil?

Para não deixar dúvidas sobre o reembolso e indenização no seguro de responsabilidade civil, conversamos com Silva sobre o assunto. E ele comentou que o processo é o seguinte: “O segurado indeniza o terceiro após a condenação judicial e solicita reembolso à seguradora.”

Acordos extrajudiciais são possíveis? Segundo Silva, sim. Mas eles dependem da conciliação de três partes: segurado, terceiro e seguradora. Ou seja, todos os envolvidos precisam entrar em acordo para que ele seja realmente constituído. 

Ainda sobre este tema, gostaríamos de esclarecer alguns termos que podem ser bastante úteis para sua estratégia de como vender seguro de responsabilidade civil. Então, veja o que responder caso você seja questionado:

  • O que é importância segurada? É o valor contratado pelo segurado junto à seguradora para eventuais indenizações.
  • O que é LMI? É o limite máximo de indenização assumido pela seguradora em uma apólice.
 

E, para finalizar, a responsabilidade civil prescreve? De acordo com Silva, sim. Mas isso depende do tipo de ocorrência. 

“Em situações previstas no Código Civil, temos prescrições de um ano. Assim como temos prescrições de três anos. Já nas situações previstas pelo Código de Defesa do Consumidor e relações de consumo, a prescrição pode chegar a cinco anos”, detalha o especialista.

Seguro de responsabilidade civil: preços

Sempre é hora de falarmos de dinheiro, certo? E pode ter certeza que você vai ouvir muito esta pergunta: quanto custa um seguro de responsabilidade civil? Mas, como você sabe, no universo segurador como um todo, existem variáveis significativas em cada modalidade determinantes para precificação. 

“Não há padrão”, alerta Silva.

Alguns pontos são fundamentais para você entender como vender seguro de responsabilidade civil e avaliar o valor do produto, como:

  • Tipos de coberturas;
  • Limites de indenização;
  • Setor de atuação;
  • No caso de empresas, o tamanho do negócio;
  • Histórico de sinistros;
  • Localização;
  • Entre outros.
 

É por isso que, para fazer a cotação do seguro de responsabilidade civil, os corretores de seguros precisam realizar uma entrevista com o segurado para o preenchimento de um Questionário de Avaliação de Risco (QAR), que será enviado à seguradora.

E cada tipo de seguro de responsabilidade civil vai levar em consideração características específicas na hora de elaborar uma proposta de seguro de responsabilidade civil. Silva enfatiza que há dados específicos para cada modalidade. E exemplifica.

“Em um RC Eventos, por exemplo, tipo de evento, duração, local de realização são cruciais. Em um estabelecimento de ensino, a quantidade de alunos, atividades internas e externas etc. são dados que fazem a diferença. Em RC Prestação de Serviços em Locais de Terceiros, o tipo de serviço prestado e quantidade de colaboradores envolvidos são números que devem ser levantados.” 

“Para cada modalidade, um tipo de informação específica deve ser coletada pelo corretor de seguros para informar à seguradora”, alerta.

Preço X valor

Quando a sua estratégia de como vender seguro de responsabilidade civil esbarrar nessa questão do preço do produto, vale sempre pensar em argumentar com o cliente sobre a diferença entre preço e valor. 

O preço, então, é o montante monetário que é cobrado ou pago por um produto, serviço ou ativo. É o valor monetário atribuído a algo em uma transação. O preço geralmente é determinado com base em fatores como custos de produção, concorrência de mercado, oferta e demanda, margem de lucro e outros elementos relacionados ao mercado.

O valor, por outro lado, é a utilidade, benefício ou importância percebida que um produto, serviço ou ativo possui para uma pessoa ou empresa. É uma avaliação subjetiva e pode variar de uma pessoa para outra. O valor não está estritamente ligado ao aspecto financeiro, mas também leva em consideração os benefícios, qualidade, conveniência, satisfação das necessidades e preferências do indivíduo.

Por isso, podemos dizer que o preço é o montante em dinheiro pelo qual algo é comprado ou vendido. Enquanto o valor é a percepção subjetiva do benefício ou utilidade que algo proporciona. O valor pode ser influenciado por fatores como qualidade, desempenho, durabilidade, experiência do cliente, reputação da marca, entre outros.

No contexto de seguros, o preço se refere ao prêmio que o segurado paga à seguradora para obter cobertura e proteção. Já o valor está relacionado aos benefícios e proteção que o seguro oferece, como a tranquilidade de estar protegido contra riscos e eventuais prejuízos financeiros em caso de sinistros.

Corretor, oriente seu cliente a considerar tanto o preço quanto o valor ao tomar decisões de compra ou contratação de produtos e serviços. Porque nem sempre o menor preço representa o maior valor percebido. Cada pessoa ou empresa avalia o valor de maneira diferente, levando em conta suas necessidades, prioridades e circunstâncias individuais.

Detalhes da apólice do seguro de responsabilidade civil

Saber alguns detalhes que podem compor uma apólice de seguro de responsabilidade civil é um grande diferencial para você que quer saber como vender seguro de responsabilidade civil. 

De acordo com Silva, a apólice do seguro de responsabilidade civil tem muitas particularidades. Entre elas, ele menciona que o tipo de apólice pode variar entre:

  • Apólice à base de ocorrência;
  • E apólice à base de reclamação. 
 

Para deixar tudo ainda mais claro para você, corretor de seguros, que tem como objetivo ajudar o seu cliente, Silva esclarece que “ocorrência é o fato ocorrido.” Ele exemplifica com um atropelamento. Enquanto a reclamação é o acionamento ao causador do dano para reparação dos danos sofridos. No caso do atropelamento, por exemplo, podemos ter a morte ou a invalidez.

Contudo, a apólice do seguro de responsabilidade civil também pode variar pelo limite de sinistro, limite de indenização, vigência de um único dia e vigência plurianual. Veja o que cada um desses termos significa. E lembre-se de utilizá-los em sua estratégia de como vender mais seguro de responsabilidade civil. 

  • Limite de sinistro. É o valor máximo estabelecido pela apólice de seguro que a seguradora irá pagar em caso de sinistro. Esse limite representa o valor máximo de indenização que o segurado pode receber em relação a um evento ou série de eventos cobertos pela apólice. Por exemplo, se o limite de sinistro é de R$ 100.000, em caso de sinistro, a seguradora irá cobrir até esse valor, seja para reparar danos materiais, cobrir despesas médicas ou outras formas de compensação estipuladas na apólice.
 
  • Limite de indenização. É o valor máximo que a seguradora irá pagar em relação a um determinado risco ou cobertura específica dentro da apólice de seguro. Cada cobertura pode ter seu próprio limite de indenização, e ele representa o montante máximo que a seguradora irá pagar em caso de sinistro. Por exemplo, se a apólice possui uma cobertura de responsabilidade civil com um limite de indenização de R$ 1.000.000, a seguradora pagará no máximo esse valor se o segurado for responsabilizado por danos a terceiros cobertos por essa cobertura.
 
  • Vigência de um único dia. Refere-se ao período de validade de uma apólice de seguro que cobre um único dia específico. É comum em situações em que eventos ou atividades pontuais precisam ser cobertos por um seguro temporário. Por exemplo, um evento de um dia, como um festival ou uma conferência, pode exigir uma apólice com vigência de um único dia para proteger os organizadores contra possíveis responsabilidades durante o evento.
 
  • Vigência plurianual. Refere-se ao período de validade de uma apólice de seguro que abrange vários anos consecutivos. Em vez de ter que renovar a apólice anualmente, uma apólice com vigência plurianual oferece cobertura contínua ao longo de um período de vários anos, sujeita aos termos e condições estabelecidos na apólice. Essa opção pode ser conveniente para o segurado, pois evita a necessidade de renovações anuais e garante a continuidade da cobertura por um período mais longo.
 

Todos esses termos são importantes para você ter em mente, se seu objetivo é saber como vender mais seguro de responsabilidade civil. Afinal, eles afetam a extensão da cobertura, os limites financeiros e a duração da proteção oferecida pelo seguro. 

Certifique-se de ler atentamente a apólice e buscar esclarecimentos com a seguradora para esclarecer completamente essas condições para os seus clientes ou futuros clientes.

Dicas de como vender seguro de responsabilidade civil

Como vender seguro de responsabilidade civil

Agora que você já tem uma base bastante completa sobre o que é responsabilidade civil, os principais termos ligados a esse segmento, o que é seguro de responsabilidade civil, suas particularidades, características da apólice e até uma dica de venda (diferenciar preço e valor), vamos às dicas do especialista para você aprender, de uma vez por todas, como vender seguro de responsabilidade civil.

Se na sua estratégia de como vender seguro de responsabilidade civil você deseja se especializar neste ramo, a primeira dica de Silva é definir, pelo menos, uma modalidade e se especializar nesta modalidade. 

Depois disso, é hora de identificar:

  • Segmento;
  • Nicho;
  • E histórico de ocorrências.
 

Vamos explicar cada um destes termos.

A identificação de segmento é o processo de identificar e definir os diferentes segmentos de mercado ou setores nos quais você pode atuar. Um segmento de mercado é um grupo específico de clientes ou empresas com características, necessidades e comportamentos semelhantes. 

Ao identificar os segmentos de mercado relevantes, você pode adaptar suas estratégias de marketing e serviços para atender às necessidades específicas desses segmentos.

Já um nicho de mercado é um segmento altamente especializado e específico dentro de um segmento mais amplo. É uma porção estreita e específica do mercado em que você pode se concentrar e oferecer produtos ou serviços exclusivos para atender às demandas únicas desse grupo de clientes. 

É identificando um nicho de mercado que você pode se diferenciar da concorrência e construir uma vantagem competitiva.

Por fim, o histórico de ocorrências é o registro ou histórico de eventos, incidentes, sinistros ou reclamações passadas relacionadas a um determinado risco ou contexto. No contexto de seguros, o histórico de ocorrências é um fator importante na avaliação do risco e determinação do prêmio do seguro. 

Por exemplo, ao avaliar um seguro de responsabilidade civil, a seguradora pode levar em consideração o histórico de ocorrências de sinistros do segurado, como reclamações de terceiros anteriores ou processos judiciais relacionados a danos causados pelo segurado, para determinar o risco e o preço do seguro.

Ao considerar esses termos, é importante entender a importância de identificar o segmento de mercado relevante para o seu negócio, buscar oportunidades em nichos específicos onde você pode se destacar e oferecer produtos ou serviços exclusivos. E, claro, também estar ciente do histórico de ocorrências relacionadas ao risco que está sendo avaliado. 

Como vender mais seguros de responsabilidade civil?

Já aplica nossas dicas anteriores no seu negócio e, agora, precisa entender como vender mais seguro de responsabilidade civil? Nós também podemos te ajudar!

De acordo com Silva, o seguro de responsabilidade civil tem uma particularidade interessante que é: ele é um ramo diretamente ligado às obrigações de uma sociedade.

Por isso, depois de se especializar em uma modalidade (conforme mencionamos acima, depois de escolher a modalidade e identificar segmento, nicho e histórico), é hora de destacar para quem já é seu cliente de outro produto e para seus futuros clientes as responsabilidades assumidas e que ainda não são conhecidas. 

Veja alguns exemplos:

  • Danos a terceiros. O cliente pode não estar ciente das possíveis responsabilidades legais e financeiras que podem surgir caso cause danos a terceiros, como lesões corporais ou danos materiais. O seguro de responsabilidade civil pode ajudar a cobrir as despesas de indenização nessas situações.
 
  • Reclamações de negligência profissional. Dependendo da profissão exercida pelo cliente, ele pode enfrentar reclamações de negligência profissional caso cometa erros ou omissões no desempenho de suas funções. Essas reclamações podem resultar em processos judiciais e custos significativos. O seguro de responsabilidade civil profissional pode fornecer cobertura nessas situações.
 
  • Danos causados por produtos. Se o cliente fabrica, vende ou distribui produtos, ele pode ser responsabilizado por danos causados por defeitos ou falhas nesses produtos. O seguro de responsabilidade civil de produtos pode proteger contra reclamações e ações legais decorrentes desses danos.
 
  • Responsabilidade por danos ambientais. Dependendo da atividade ou setor de atuação do cliente, ele pode estar exposto a riscos de danos ambientais, como poluição ou contaminação, como já mencionamos acima. O seguro de responsabilidade civil ambiental pode oferecer cobertura para os custos associados à remediação e responsabilidade decorrentes desses danos.

Gatilhos de vendas para vender seguro de responsabilidade civil

A sua estratégia de como vender seguro de responsabilidade civil pode contar, ainda, com gatilhos de vendas. Silva elencou os principais gatilhos que você pode utilizar. Confira!

  • Urgência. O gatilho de urgência envolve criar um senso de pressa ou necessidade imediata para incentivar a ação de compra. Pode incluir promoções com prazo limitado, descontos por tempo limitado ou a criação de uma situação em que o cliente sinta que pode perder uma oportunidade valiosa se não agir rapidamente. 
 
  • Pertencimento. O gatilho de pertencimento busca criar uma sensação de conexão, identificação ou pertencimento ao público-alvo. Ao destacar características ou valores compartilhados com o cliente, é possível criar uma conexão emocional e gerar um sentimento de “fazer parte” de algo especial ao adquirir determinado produto ou serviço. 
 
  • Curiosidade. O gatilho de curiosidade visa despertar o interesse do cliente por meio de uma característica muito comum, que é ser curioso. Pode ser feito por meio de teasers, informações parciais ou intrigantes sobre um produto ou serviço, provocando a vontade de descobrir mais detalhes e, consequentemente, levando à ação de compra para satisfazer a curiosidade.
 
  • Razão. O gatilho da razão envolve fornecer argumentos lógicos e racionais para convencer o cliente a comprar. Isso pode incluir dados estatísticos, fatos comprovados, benefícios tangíveis e informações técnicas que demonstrem o valor do produto ou serviço.
 
  • Storytelling. O gatilho do storytelling utiliza narrativas envolventes para transmitir mensagens de vendas. Ao contar histórias relevantes, emocionantes ou inspiradoras, é possível criar conexões emocionais com os clientes, despertar sua imaginação e gerar empatia, levando-os a se envolver com a marca e considerar a compra.
 
  • Prova e prova social. O gatilho de prova envolve fornecer evidências tangíveis de que o produto ou serviço funciona ou atende às expectativas. Isso pode ser feito por meio de depoimentos de clientes satisfeitos, estudos de caso, avaliações positivas, selos de qualidade ou certificações que aumentem a confiança do cliente.
 
  • Especificidade. O gatilho de especificidade envolve fornecer detalhes precisos e específicos sobre o produto ou serviço. Em vez de declarações genéricas, destacar características únicas, benefícios específicos e resultados mensuráveis pode ajudar a aumentar a confiança do cliente e transmitir um senso de autenticidade.
 

Ao utilizar esses gatilhos de vendas de forma estratégica, é possível despertar o interesse, criar uma conexão emocional, fornecer informações convincentes e gerar confiança nos clientes, influenciando sua decisão de compra de forma positiva. 

Cada gatilho pode ser aplicado de acordo com o contexto e público-alvo específicos, visando maximizar os resultados de vendas. Eles podem ser aplicados individualmente em campanhas e anúncios ou agrupados, conforme fizer mais sentido para sua estratégia de como vender seguro de responsabilidade civil. 

Exemplos de gatilhos para usar em anúncios de seguro de responsabilidade civil

Gostou de conhecer mais dos gatilhos que você pode usar nas suas técnicas de como vender mais seguro de responsabilidade civil? Então, que tal conhecer algumas frases para anúncios relacionadas a esses gatilhos?

  • Exemplo de anúncio com gatilho de urgência: Aproveite a proteção imediata para sua empresa com o seguro de responsabilidade civil. Não perca a oportunidade de garantir sua tranquilidade financeira em caso de reclamações ou danos!
 
  • Exemplo de anúncio com gatilho de pertencimento: Junte-se a milhares de empreendedores responsáveis que protegem seus negócios com o seguro de responsabilidade civil. Faça parte da comunidade de clientes satisfeitos que se preocupam com a segurança e sucesso de seus empreendimentos.
 
  • Exemplo de anúncio com gatilho de curiosidade: Descubra como o seguro de responsabilidade civil pode proteger você contra reclamações de clientes insatisfeitos e minimizar os riscos financeiros. Conheça nossas histórias de sucesso e veja como empresas como a sua se beneficiaram dessa proteção.
 
  • Exemplo de anúncio com gatilho de razão: Com o seguro de responsabilidade civil, você pode ter tranquilidade sabendo que está protegido contra reclamações de terceiros, indenizações e custos judiciais. 
 
  • Exemplo de anúncio com gatilho de storytelling: Imagine a seguinte situação: um cliente sofre um acidente em seu estabelecimento e entra com uma ação judicial exigindo uma indenização significativa. Com o seguro de responsabilidade civil, você pode contar com o apoio de uma seguradora confiável que assumirá os custos e protegerá seu patrimônio. Não deixe que uma reclamação inesperada coloque em risco tudo o que você construiu.
 
  • Exemplo de anúncio com gatilho de prova e prova social: Nossos clientes satisfeitos falam por si! Veja os depoimentos de empreendedores que já enfrentaram reclamações e foram amparados pelo seguro de responsabilidade civil. Confie em uma seguradora comprovada e garanta a proteção que seu negócio merece.
 
  • Exemplo de anúncio com gatilho de especificidade: Nosso seguro de responsabilidade civil oferece cobertura para uma ampla gama de riscos, incluindo danos corporais, danos materiais, danos ambientais e muito mais. Com nosso plano personalizado, você terá uma proteção sob medida para as necessidades específicas do seu negócio, sem surpresas ou lacunas de cobertura.
 

Esses exemplos ilustram como os gatilhos de vendas podem ser aplicados na sua estratégia de como vender seguro de responsabilidade civil, despertando o interesse, a confiança e a percepção de valor para os potenciais clientes. 

Dicas para oferecer a renovação do seguro de responsabilidade civil

Outra fonte de receita com seguro de responsabilidade civil são as renovações. Se você já conseguiu conquistar aquele cliente, agora, é importante mantê-lo fiel a você e ao produto. Por isso, a dica de Silva é procurar manter no cliente um estado de consciência e responsabilidade pelas ações praticadas.

Mas nem sempre isso é fácil, certo? Além de incorporar alguns dos gatilhos que mencionamos acima, você também pode tentar algumas técnicas ensinadas por Silva para levar seriedade ao assunto e ao momento em que ele for debatido. 

Dessa forma, procure não sorrir. Claro que é sempre importante manter a simpatia e a empatia no atendimento, mas a expressão corporal é fundamental para dar o tom de preocupação da conversa. Afinal, a não renovação deixará seu cliente totalmente desprotegido.

Em segundo lugar, procure abordar a renovação do seguro de responsabilidade civil separadamente de outras renovações ou do oferecimento de outros produtos. A ideia é que o cliente entenda o quão sério é falar sobre responsabilidade civil.

A terceira técnica é um clássico no mundo dos seguros. Que é ouvir para entender, exatamente, a necessidade do seguro. A escuta ativa é uma grande aliada do corretor de seguros. Então, aproveite o momento de renovação do seguro de responsabilidade civil para entender tudo que o seu cliente precisa. Sejam necessidades novas ou antigas, mas que só vieram à tona agora. 

Também vale entender quais necessidades ele não tem mais. Assim, a sua conversa será bastante assertiva na renovação. 

E, por fim, apresente casos reais do segmento ou nicho do qual seu cliente faz parte. A ideia é fazer com que ele entenda que aquilo pode acontecer com ele. Também ajuda a manter o cliente informado sobre as notícias do ramo de atuação dele quando o assunto é responsabilidade civil. 

Lembretes para os clientes de seguro de responsabilidade civil

Para finalizar as dicas para você que quer saber como vender seguro de responsabilidade civil, Silva faz dois lembretes, que são interessantes para ser compartilhados com os clientes.

Lembre-se: vale sempre alertar o seu cliente de que ele precisa manter você, corretor de seguros, e a seguradora informados de ocorrências que podem gerar reclamações futuras, certo?

Assim, já é possível desempenhar seu papel em uma etapa além da venda do seguro de responsabilidade civil. E garantir, previamente, que o segurado tenha a tranquilidade que ele contratou. 

Também é importante informar ao cliente que o acionamento judicial é muito comum na responsabilidade civil. Ele não precisa se assustar, se isso acontecer. Todas as partes (segurado, seguradora, corretor e terceiro) podem ser chamadas à lide (disputa jurídica). Porém, cada parte deve propor sua própria defesa.

Responsabilidade civil para corretores de seguros

Os leitores mais atentos perceberam que, quando falamos dos tipos de seguro de responsabilidade civil, mencionamos o seguro de responsabilidade civil de corretores de seguros. 

Então, sim, você, corretor de seguros, também pode – e deve – garantir o seu seguro de responsabilidade civil. Por quê? O motivo é simples e mencionado por Silva. 

“Como todo profissional, o corretor de seguros também está sujeito a erros e omissões provocados também por seus colaboradores. Erros e omissões que podem abalar seu patrimônio direto e imagem profissional”, ressalta.

Isso quer dizer que, havendo uma atuação técnica, dentro das normas previstas pela Susep, dificilmente você precisará acionar o seguro de responsabilidade civil. Mas, como você mesmo fala para os seus clientes, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Todas as empresas estão sujeitas a serem responsabilizadas por ações que provocam danos a terceiros, inclusive as seguradoras. Por isso, garanta sua tranquilidade e não deixe a sua corretora de seguros em risco. 

Vale lembrar que a contratação do seguro de responsabilidade civil, neste caso, é facultativa, certo?

Motivos para você, corretor de seguros, contratar um seguro RC

Se ainda não te convencemos de que a sua corretora de seguros precisa de um seguro de responsabilidade civil, aí vão alguns motivos para você considerar. 

Proteção contra reclamações de terceiros. Como profissionais do setor de seguros, os corretores podem enfrentar reclamações de clientes insatisfeitos ou prejudicados por erros, omissões ou negligência na prestação de serviços de consultoria ou na gestão de apólices de seguros. Um seguro de responsabilidade civil pode ajudar a cobrir as despesas de indenização, custos legais e outros danos decorrentes dessas reclamações.

Minimização de riscos financeiros. Em caso de reclamações ou processos judiciais, os custos associados podem ser significativos e afetar a saúde financeira do corretor de seguros. Ao contratar um seguro de responsabilidade civil, os corretores transferem parte desses riscos para a seguradora, que assume a responsabilidade de indenização, ajudando a proteger o patrimônio pessoal e empresarial.

Cumprimento de requisitos legais e contratuais. Em alguns casos, a contratação de um seguro de responsabilidade civil pode ser uma exigência legal ou contratual. Por exemplo, algumas associações profissionais ou órgãos reguladores podem requerer que os corretores de seguros possuam essa cobertura como condição para exercer a profissão.

Reforço da confiança dos clientes. A disponibilidade de um seguro de responsabilidade civil pode ser um diferencial importante na conquista da confiança dos clientes. Demonstra que o corretor está comprometido em assumir a responsabilidade por eventuais erros ou omissões e em buscar soluções adequadas caso ocorram problemas.

Proteção do próprio negócio. A cobertura de responsabilidade civil pode estender-se à proteção do próprio negócio do corretor de seguros, abrangendo danos materiais, responsabilidade contratual, perda de documentos, entre outros. Isso garante uma camada adicional de segurança em relação aos riscos inerentes à atividade comercial.

Como você já sabe, as coberturas, condições e limites de um seguro de responsabilidade civil podem variar entre as seguradoras. Portanto, você pode consultar um especialista em seguro de responsabilidade civil para avaliar suas necessidades específicas e obter uma apólice adequada que atenda às suas exigências e ofereça a proteção necessária para seu trabalho e negócio.

E aí, pronto para colocar em prática tudo que aprendeu sobre como vender seguro de responsabilidade civil? Proteja o seu negócio e os negócios dos seus clientes. Veja como fazer parte da Lojacorr pode transformar sua carreira e sua corretora de seguros!

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