Como captar clientes pela internet e expandir resultados da corretora de seguros

Como captar clientes pela internet e expandir resultados da corretora de seguros

O que você vai ver neste artigo

Provavelmente você sentiu a necessidade de saber como captar clientes pela internet nos últimos anos. Afinal, a prática ganhou força com a pandemia, em meio a tantas inseguranças. Adaptar-se ao mundo digital foi a solução encontrada pelas empresas para garantir o fluxo de negócios. 

Segundo o Relatório Setores E-Commerce no Brasil, em maio de 2022, o comércio eletrônico nacional aumentou 4,2% com 2,14 bilhões de acessos registrados. O estudo analisou o tráfego dos 765 maiores sites no país, em 18 categorias. 

Soma-se a isso a participação do setor de seguros no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, com índice de 4%, correspondente a R$ 200 bilhões, somente em 2021. Os dados são da Superintendência de Seguros Privados (Susep). 

Nesse contexto, o momento é favorável para entender como captar clientes pela internet. E, consequentemente, aumentar as vendas. Para ajudar você, então, preparamos sugestões para ter sucesso nesse processo. 

É importante lembrar, contudo, que nossas dicas não são excludentes. Uma complementa a outra! Nossa sugestão é que as corretoras de seguros façam testes. Entendendo, assim, cada estratégia e acompanhando de perto os resultados. Não deixe de contar com os feedbacks dos clientes e potenciais clientes para encontrar o melhor caminho, certo?

 

Por que preciso saber como captar clientes pela internet?

Além da explosão de e-commerces, a mudança de comportamento dos clientes também é um fator importante. Hoje, antes de adquirir qualquer produto ou serviço, o consumidor usa a internet para fazer pesquisas. Usando o Google ou redes sociais, como Facebook, Instagram e até TikTok. Muitas vezes, procuramos uma solução antes mesmo de identificar qual é a nossa necessidade. 

O público está mais ativo e autônomo. Gosta de conhecer detalhes que envolvem um negócio. E analisar produtos e serviços antes de assinar um contrato. Esse perfil, portanto, deve ser considerado nas estratégias de como captar clientes pela internet.

 

Redes sociais

Sendo assim, a rede mundial de computadores é uma grande aliada dos corretores de seguros. Tanto para o relacionamento no pós-venda quanto para captar novos clientes. 

Com as estratégias certas é possível fazer bons contatos. E despertar a atenção dos potenciais clientes para o seu negócios. 

 

Formas de atrair clientes pela internet

A principal estratégia de como captar clientes pela internet e aumentar as vendas é investir em marketing digital. Assim, vale pensar em ações, realizadas online, a partir de um planejamento estratégico desenvolvido para empresas, negócios ou pessoas.

O marketing digital também funciona para fortalecer a presença da marca. Além de atrair novos clientes em potencial, gerar visibilidade ao negócio e estabelecer novas formas de interagir com seu público. 

Implementar táticas de marketing digital exige tempo e dinheiro. No entanto, não se assuste! É um investimento acessível e pode ocorrer de duas formas: conquistar clientes de maneira orgânica ou de maneira paga. 

 

Como captar clientes pela internet sem gastar (muito) dinheiro

Chamamos de tráfego as visitas que um canal digital recebe, como blogs ou sites da empresa. Dizemos que ele é orgânico, pois os acessos são espontâneos. Diferentemente dos acessos pagos, portanto.

A origem desses acessos costuma ser de mecanismos de busca, como o Google. Mas também podem vir das redes sociais. Além disso, o investimento financeiro é bem menor, se comparado com o tráfego pago

 

Como captar clientes

Vamos explicar algumas técnicas muito utilizadas no tráfego orgânico agora. Mas até o fim deste material, vamos oferecer muitas outras ideias de como captar clientes pela internet. 

  • SEO (Search Engine Optimization). É o conjunto de estratégias de otimização aplicadas em blogs, sites e páginas da web. Com o objetivo de melhorar o posicionamento do conteúdo nos resultados orgânicos.
 
  • Marketing de conteúdo. Esta técnica usa conteúdo relevante para promover engajamento e gerar valor ao público-alvo. Além de aumentar a carteira de clientes e conquistar potenciais clientes.
 
  • Blogs. Eles surgiram como um espaço para as pessoas registrarem, na internet, conteúdos de diversos. Atualmente, os blogs são páginas online onde as empresas tratam sobre dores, desejos e interesses do seu público. 
 

Atrair clientes de forma orgânica é uma estratégia eficaz a longo prazo. E consegue trazer potenciais clientes, também chamados de leads qualificados. Com investimento relativamente baixo. 

 

Como atrair clientes pela internet com tráfego pago

Essa estratégia usa a publicidade para atrair clientes usando anúncios pagos. Ao contrário do orgânico, então, a grande vantagem desse formato é conquistar pessoas em menor tempo. Proporcionando crescimento rápido da carteira de clientes. No entanto, o ganho de público é proporcional ao valor do investimento. 

Conheça duas ferramentas para tráfego pago, bastante utilizadas:

  • Google AdWords. Neste caso, os resultados da busca aparecem com anúncios criados para sites de parceiros do Google. Nessa opção, você paga somente quando um internauta clicar no seu anúncio. Se não houver acesso, não precisa desembolsar nenhum valor;
 
  • Facebook Ads. Permite segmentar o público que a empresa deseja atingir (localização geográfica, faixa etária, profissão, gênero, interesses pessoais entre outros). Para isso, vídeos, fotos e textos direcionam a audiência para um site.
 

Para te ajudar a começar nessa empreitada de como captar clientes pela internet, selecionamos 12 canais online para você conhecer. E testar se funciona para o seu negócio.

 

Canais online para captação de clientes

Você já sabe que precisa estar onde seus clientes estão, certo? Então, descobrir quais desses canais eles mais utilizam pode ser uma boa maneira de selecionar três deles para começar a investir.

 

como captar clientes para corretora de seguros

Mas, antes, você precisa conhecer todas as opções de como captar clientes pela internet. Então, confira:

 

  • Blogs, sites ou portais

Já falamos desses espaços virtuais acima. Eles são voltados para conteúdos mais complexos e completos. Porém, são iniciativas de longo prazo. Se você for iniciar um desses canais do zero. Por isso, nossa dica é firmar parcerias com outros blogs ou portais. Durante o período de construção do seu conteúdo próprio, aproveite do alcance de quem já está estabelecido na internet. 

O alcance deles propaga o seu conteúdo. E, assim, sua marca ganha notoriedade. As dicas para iniciar esse processo são:

  1. Mapeie sites, blogs ou portais que representam oportunidades de parceria;
  2. Encontre o contato dos responsáveis (nomes e e-mails) e construa um relacionamento online;
  3. Ofereça um conteúd
  4. o incrível, relevante e completo. Pode ser assinado por você ou por sua corretora. 
 
  • PR não-convencional

PR é o Relações Públicas (Public Relations, em inglês). Aqui, temos a assessoria de imprensa não-convencional. Ela se difere da publicidade tradicional. E gera muita mídia espontânea e lembrança da marca. Mesmo sendo uma estratégia mais difícil de prever e metrificar. 

A vantagem deste canal é fazer os consumidores lembrarem, mais facilmente, de uma ação assinada pela sua empresa. Um bom exemplo é a empresa Rappi. Os tons neon das roupas e acessórios dos entregadores são referência. Em um festival aberto, eles distribuíram bonés neon com o logo da empresa. E, como o festival foi transmitido por uma emissora aberta, conseguiram uma divulgação não-convencional. 

Mas como mensurar esses resultados? Uma alternativa é orçar quanto custaria uma publicidade na mídia em que foi transmitido. E comparar o investimento necessário com o retorno esperado, se fosse feita uma contratação tradicional. 

  • SEM (Search Engine Marketing)

Todo resultado que você encontra no Google passa por um processo para aparecer ali. A sua estratégia de como captar clientes pela internet pode se beneficiar disso também. Conheça o SEM, marketing para mecanismos de busca, em tradução. 

Lembra dos resultados orgânicos que mencionamos acima? Eles serão abordados em outro tópico. Aqui, vamos falar, especialmente, dos anúncios. Porque não basta apenas pagar. É preciso ganhar uma espécie de leilão que o Google faz para mostrar seu anúncio. E ganha quem tem mais relevância. 

Por isso, vale otimizar as palavras e textos do anúncio. Assim, ele fica mais preciso. E contempla tanto o que o usuário estava buscando quanto o que sua empresa tinha como objetivo. 

 

  • Social and Display Ads

Nós também já falamos dos anúncios nos resultados do Google, certo? Por isso, agora, vamos falar de como captar clientes pela internet com anúncios. Nas redes sociais e nos displays de sites parceiros do Google. 

Não sabe por onde começar? Que tal espiar a concorrência? Analise o engajamento dos posts na rede social da concorrência. Use os posts e anúncios mais relevantes como referência, tentando reproduzir ou superar esse conteúdo. 

Também pense em capturar o tráfego dos seus concorrentes. Você pode, por exemplo, anunciar sua corretora em vídeos de negócios semelhantes no Youtube. Ou usando anúncios persuasivos no Gmail. 

E não se esqueça de que as empresas pegam toda a lista de clientes para fazer uma estratégia de extensão da audiência no Facebook. No entanto, para ter sucesso com essa técnica, o ideal é considerar os 20 melhores clientes. Ou seja, aqueles com potencial para comprar novamente seu produto ou serviço. 

 

  • SEO (Search Engine Optimization)

As buscas orgânicas não poderiam ficar de fora. Uma boa estratégia de SEO conta com otimização do texto. Atenção para a quantidade de palavras no texto, quantidade e densidade da palavra-chave. 

Mas também vai muito além do texto. O site precisa estar adaptado para dispositivos móveis. E não pode demorar para carregar. Estes e outros detalhes podem ser resolvidos com a ajuda de alguém da área de tecnologia da informação. 

Vale pensar no SEO para Youtube. O site é o segundo canal de busca mais acessado do mundo. E tem menos concorrência do que o Google. Tenha um bom planejamento de como captar clientes pela internet com vídeos otimizados. 

 

  • Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo também já é seu conhecido. Queremos ressaltar que a concorrência é grande, devido ao volume de páginas com conteúdo existentes na internet. No entanto, é possível ser visto. 

Seu conteúdo só precisa ter alta qualidade. Parece difícil? Então, confira as dicas. Aposte no aspecto visual, utilizando boas imagens, e textual, desenvolvendo conteúdos relevantes. Faça publicações para gerar valor real para a audiência e fáceis de serem compartilhados. 

 

  • E-mail marketing

O e-mail marketing é, na estratégia de como captar clientes pela internet, o equivalente a entrar na sala da casa dos clientes. É uma ferramenta poderosa para construir ou fortalecer a base de clientes. 

São diversas possibilidades de uso. Como enviar uma sequência de e-mails com boas-vindas ou uma pesquisa de opinião. Ou oferecer desconto de aniversário, promoções para primeira compra, entre outras. Ou apostar em newsletters para manter seus clientes informados sobre assuntos do mercado de seguros.

 

  • Engenharia como marketing

Todo mundo busca, na internet, alguma solução para alguma necessidade. E se, em vez de você ensinar a solução, pudesse oferecer a ferramenta exatame que os clientes precisam. Como exemplo, temos o criador de persona, indispensável para desenvolver ações de marketing alinhadas ao público da corretora. 

É uma ferramenta específica que soluciona um problema do usuário. Só não se esqueça de condicionar a entrega da ferramenta à captura de dados do visitante. Como o endereço de e-mail ou telefone. Para ter sucesso com essa estratégia é fundamental conhecer muito bem seu público. E saber quais são as principais dores que eles apresentam. 

 

  • Programa de afiliados

O programa de afiliados é uma estratégia que usa a divulgação de influenciadores ou produtores de conteúdo. Mediante pagamento de uma comissão. Ele funciona muito bem com redes sociais, sites ou blogs em que podemos anunciar um produto.

O afiliado recebe uma remuneração quando a venda é concretizada a partir do link disponibilizado por ele. Entre os benefícios estão a visibilidade e a lucratividade com baixo investimento para a aquisição de clientes. 

A Hotmart, plataforma de cursos online, tem um programa de afiliados que vale como exemplo. 

 

  • Plataformas existentes

Já pensou em usar canais já estabelecidos e com audiência consolidada para divulgar o seu serviço? A ideia é aumentar a visibilidade e o crescimento da sua corretora de seguros. Mas a regra de ouro é não depender, exclusivamente, das plataformas. Afinal, não é ideal, para quem quer saber como captar clientes pela internet, construir em terreno alheio, certo?

Pense em aplicativos, plugins e extensões que podem ser utilizados no Facebook ou no Google Chrome. Para ter êxito com esse canal é indispensável conhecer muito bem seu público e saber onde ele está. 

Exemplo disso é o Loom. Aplicativo que também é uma extensão para o navegador Google Chrome. Ele se popularizou na pandemia. Mas também tem seu site próprio. 

 

  • Criação de comunidades

Estar em comunidade significa muitas coisas. Gera identificação entre as pessoas. E ainda oferece a oportunidade de compartilhar o que há de mais novo no mercado. Mas criar uma comunidade pode ser bastante complexo. Contudo, muito eficiente. 

Em primeiro lugar, porque exige grande comprometimento com a marca. Tanto de quem faz a gestão da comunidade quanto das pessoas que fazem parte dela. As comunidades podem surgir em plataformas como Facebook ou LinkedIn.

E, segundo lugar, porque elas devem, obrigatoriamente, conter assuntos, conteúdos e posts de alta qualidade. O gestor da comunidade precisa incentivar o compartilhamento e a publicação, enquanto modera as discussões. 

A ideia é que as comunidades priorizem assuntos e não marcas. A marca fica responsável por administrar a participação, criando relações intensas e honestas.

 

  • Marketing de influenciadores

Quando falamos de marketing de influenciadores, em geral, pensamos em pessoas com grande respaldo na internet. No entanto, eles podem ser marcas, blogs ou sites. Desde que tenham alcance e impacto. Preferencialmente, mais do que você ou sua marca.

Inicialmente, evite grandes influencers, pois é difícil ter retorno sobre o investimento. Prioriza microinfluenciadores digitais (de 10 mil a 150 mil seguidores). Eles costumam ser financeiramente mais acessíveis. E conquistam maiores taxas de engajamento, se comparados aos macroinfluenciadores (500 mil a 1 milhão de seguidores). Quanto maior o público, mais difícil de engajar. 

 

10 estratégias de como captar clientes pela internet

Agora que você já conhece os principais canais online, vamos pensar em estratégias para utilizá-los. 

O velho ditado “quem não é visto, não é lembrado” se transformou em “quem não está na internet, não é lembrado”. Então, conheça 10 maneiras de fortalecer a presença digital da seguradora na internet. E estreitar o relacionamento com seu público e aumentar as vendas. 

 

estratégias de como captar clientes

  1. Comece pelo planejamento

Estabeleça um plano de marketing digital considerando os objetivos da empresa e do

negócio.

 

  1. Tenha um site 

É o lugar ideal para a empresa ou o corretor de seguros organizar informações. Sobre produtos, serviços, condições, ofertas, contatos, reunir depoimentos de clientes e muito mais. 

 

  1. Invista em um blog de conteúdo

O blog corporativo complementa o site institucional. Com a vantagem de possibilitar a publicação de conteúdos sobre o setor, respondendo dúvidas e oferecendo novidades. Um blog bem alimentado pode virar referência na internet quando o assunto são planos de seguro. 

 

  1. Faça uma lista de palavras-chave

Ninguém melhor do que o corretor para listar os temas mais relevantes para o segurado. Assim, elabore uma lista com palavras ou expressões mais frequentes no meio. Elas servirão de base para a construção de conteúdos para agradar seu público e satisfazer os mecanismos de busca do Google. 

 

  1. Prefira conteúdos focados na sua persona

O termo persona ou buyer persona define o esboço de um cliente com características que representam o consumidor ideal. Ela difere do público-alvo, pois se trata de um personagem fictício. O público é a mira da estratégia de marketing. Enquanto a persona é o elemento com o qual ela vai interagir. 

Para construir a persona da corretora de seguros, inclua traços de personalidade, dados demográficos, profissão, idade, classe social entre outras. Após defini-la, comece a produzir conteúdo de qualidade e direcionado a ela. 

 

  1. Aposte nos materiais ricos

Oferecer conteúdos mais robustos é essencial para sua estratégia de como captar clientes pela internet. Os materiais ricos (e-books, infográficos e planilhas) têm a função de educar o público sobre determinado assunto. 

A principal estratégia é oferecer material rico em troca de informações para o negócio. Ao fazer download do conteúdo, o visitante deve informar nome, e-mail, número de telefone, entre outros dados úteis para a abordagem de vendas. 

 

  1. Tenha uma base de leads segmentada

Um lead é uma oportunidade de negócio e nenhuma delas pode ser desperdiçada, né? Portanto, as estratégias de marketing digital também têm a função de gerar vendas. Deixando o cliente mais próximo da compra.

Segmentar a base de leads em grupos facilita a abordagem e o objetivo dela. Por exemplo, visitantes que baixaram um ebook estavam buscando conhecimento a respeito de seguros. Assim, talvez eles ainda não estejam prontos para fechar negócio. E devem ser nutridos com outros conteúdos. 

 

  1. Desenvolva um fluxo de nutrição para os leads

Use os dados coletados com a oferta de um material rico para começar a interagir com os futuros clientes. O e-mail é uma ferramenta muito útil para estabelecer contato inicial. Há softwares específicos para fazer e-mail marketing com excelentes taxas de conversão. 

Aposte nos fluxos de nutrição de lead, seguindo um passo a passo. Exemplo: o site da sua corretora ofereceu ao visitante um e-book chamado “Como escolher o melhor seguro para mim?”.

 

  • E-mail 1: agradeça o visitante pelo download do material rico. E insira links com conteúdos diversos publicados no blog da corretora, para complementar o aprendizado inicial;
 
  • E-mail 2: apresente exemplos reais de clientes que compraram seguro com você e estão satisfeitos;
 
  • E-mail 3: envie um convite para o leitor entrar em contato com a corretora. Para conhecer as opções disponíveis indicadas para o problema do cliente. 
 

Esse fluxo tem a vantagem de qualificar os visitantes e contribui para a segmentação tratada no tópico anterior. 

 

  1. Mostre como seu produto ou serviço pode ajudar o cliente 

Após disparar o terceiro e-mail marketing, prepare-se para receber o cliente. Durante a primeira visita ou o primeiro contato mais qualificado, explique como o seguro vai atender as necessidades dele. 

Foque nos objetivos e anseios do cliente para oferecer a melhor opção, com o custo-benefício mais atrativo. 

 

  1. Faça uma apresentação da proposta 

Prefira uma apresentação presencial da sua proposta e evite apenas enviá-la por e-mail. Além de causar melhor impressão, esse encontro é uma oportunidade para sanar dúvidas e combinar coberturas adequadas. 

Sem contar que uma reunião frente a frente aumenta o comprometimento do cliente. Despertando o gatilho mental do compromisso e da coerência. 

 

Bônus: Dicas infalíveis de como captar clientes pela internet

 
  • Fortaleça sua presença online. Para marcar território, invista em comunicação atraente, preço competitivo e em ter um site e um blog com conteúdo relevante. Se conseguir colocar seu negócio entre os resultados de busca do Google, então, é ponto para você. Afinal, o buscador processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas por dia e a jornada de compra praticamente começa por ele Quase metade das buscas por produtos são feitas no Google (46%). O site perde apenas para a Amazon, local onde ocorrem 54% das pesquisas do consumidor. 
 
  • Produza conteúdos estratégicos. Quando você produz conteúdo estratégico, consegue atingir seu público com mais eficiência. Além de sanar a dor do cliente, os assuntos devem fornecer características do produto ou serviço. Apresentar cases de sucesso, depoimentos de segurados satisfeitos com o negócio e opções para os mais determinados fins também costumam trazer resultados.
 
  • Distribua os conteúdos com inteligência. Tudo o que for produzido deve estar disponível para seus futuros clientes. Use as redes sociais, site e blog. Para ser ainda mais eficaz, descubra quais canais têm mais acessos. Entenda onde sua audiência está. 
 
  • Aumente o alcance das publicações do Facebook e Instagram. No ranking das 10 redes sociais mais usadas no Brasil estão o Instagram (122 milhões de usuários) e o Facebook (116 milhões). Ocupando a 3ª e 4ª posição, respectivamente. Sendo que os brasileiros permanecem 3 horas e 47 minutos conectados nelas, em média, por dia. Nesse mar de contas, como destacar suas publicações e aparecer para o maior número de usuários? Gerenciar anúncios é uma alternativa eficaz para segmentar seu público e selecionar quem deseja atingir. O Facebook tem um tutorial ensinando como impulsionar publicações. 
 

Captar clientes pela internet não tem mistério

Como você pode ver, usando as práticas certas é possível ter sucesso na estratégia de como captar clientes pela internet para sua corretora de seguros. Como recomendação final, sugerimos paciência e persistência. 

O marketing digital traz resultados, desde que bem trabalhado. O importante é estar ativo e presente. Pois temos tendência em consumir o que está presente na memória. Portanto, o encantamento do cliente também é uma estratégia para conquistar novos públicos e vender mais. 

A Rede Lojacorr disponibiliza um kit de ferramentas, totalmente gratuito. Para você dar os primeiros passos na estratégia de como captar clientes pela internet. Qualquer dúvida, nossos consultores estão à disposição. Entre em contato, sem compromisso

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