sistemas para corretora de seguros

Sistema de gestão para corretora de seguros

O que você vai ver neste artigo

Em tempos de forte processo de transformação digital, o sistema de gestão para corretora de seguros se mostra como uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que almeje se consolidar em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo.

Afinal, suas funcionalidades voltadas para a automação de tarefas demoradas e burocráticas são capazes de impulsionar a produtividade. Fomentando o que mais importa para o negócio: a relação com o consumidor e o aumento das vendas.

Além de reduzir o tempo gasto com processos cotidianos, um software para corretora de seguros contribui com a melhoria da tomada de decisões. E, assim, possibilita a análise de resultados. Já que reúne todos os dados pertinentes às interações com clientes em um único ambiente virtual.

Sendo assim, a tecnologia abre um leque de possibilidades para a equipe. E proporciona os diferenciais competitivos de que a empresa precisa para se destacar em meio à concorrência.

Com base neste contexto, separamos uma série de informações sobre como um sistema de gestão para corretora de seguros pode contribuir. Não apenas com a gestão de sua carteira de clientes, mas como também suprir todo o tipo de demanda e necessidade do dia a dia da organização. Continue a leitura do material para saber mais!

Qual a importância da transformação digital de um sistema de gestão para uma corretora de seguros?

De acordo com um levantamento de dados realizado pela Al Multiple, o avanço das tecnologias digitais têm gerado, portanto, uma infinidade de vantagens para as organizações que integram o mercado moderno.

Entre os benefícios que a transformação digital tem proporcionado, estão:

  • aumento de 36% da agilidade e velocidade do time de vendas;
  • 40% de aumento da eficiência operacional nos processos cotidianos;
  • aumento de 35% na capacidade de atender às expectativas do consumidor, de acordo com uma pesquisa feita pela PTC;
  • empresas digitalmente maduras registram cerca de 23% mais rentabilidade em comparação a negócios tecnologicamente menos maduros — fonte: MIT;
  • 56% dos empreendedores afirmam que a presença de tecnologias como softwares contribuem com o aumento da receita, segundo um levantamento da Gartner;
  • empresas digitalmente maduras com menos de 100 funcionários têm até 3 vezes mais chances de sucesso do que instituições com mais de 50 mil funcionários, mas que ainda utilizam mecanismos obsoletos. Fonte: Mckinsey;
  • 74% dos consumidores afirmam não se importar em pagar mais por uma experiência de compra personalizada e digitalizada, conforme dados da Salesforce;
  • redução de 10% a 20% dos custos e um crescimento de 10% a 15% da receita em empresas B2B que aderiam à transformação digital para melhorar a experiência do cliente e otimizar os seus processos. De acordo com dados levantados pela Mckinsey;
  • empresas digitalmente maduras têm quase 64% mais chances de exceder a meta anual de negócios e 3 vezes mais propensão a se consolidarem no mercado. Em comparação a negócios tecnologicamente menos maduros, segundo informações da Adobe
 

Basicamente, quando uma corretora de seguros adere à transformação digital, implementando um bom software de gestão para otimizar as suas tarefas diárias, ela passa a usufruir de uma grande variedade de vantagens competitivas. Colocando-se, assim, em uma posição de destaque diante de seus concorrentes.

O que é um sistema de gestão para corretora de seguros?

Em termos simples, um sistema de gestão para corretora de seguros é um software voltado à gestão de processos pertinentes às atividades, demandas e necessidades cotidianas do negócio. Esse tipo de tecnologia, portanto, é fundamental para empresas de todos os portes. Também para profissionais que atuam de maneira independente no mercado de seguros.

Por meio de um software para corretora de seguros é possível automatizar tarefas do dia a dia da corretora. Eliminando, então, a burocracia e simplificando ações operacionais básicas. Isso permite aos corretores se dedicarem ao atendimento ao cliente. E, é claro, à venda de Planos de Capitalização, Microsseguros, Seguros de Pessoas e Planos de Previdência Complementar.

corretora expandindo os negócios para aumentar as vendas

Assim, a corretora consegue expandir os negócios, diversificar a carteira de produtos e aumentar as vendas.

Além disso, devido ao fato dessa ferramenta unificar as informações de todos os departamentos empresa em um único ambiente digital, os gestores conseguem ter uma visão mais abrangente do negócio — vendas, logística, contabilidade, Recursos Humanos etc. O que lhes permite, portanto, tomar decisões complexas com base em dados precisos.

Quais são os tipos de sistema de gestão para corretora de seguros?

É importante entender que quando se trata de transformação digital e tecnologias para corretora de seguros, existem diferentes sistemas e soluções. Que visam atender às mais diversas demandas e necessidades do negócio.

Neste sentido, os dois principais tipos de ferramentas (que integram uma abrangente gama de funcionalidades) são o ERP e o CRM. Veja a seguir quais são as particularidades de cada alternativa.

ERP (Enterprise Resource Planning)

Enterprise Resource Planning ou, como é popularmente conhecido, ERP, nada mais é do que qualquer software que seja desenvolvido especificamente para melhorar a gestão de processos de uma empresa. Especialmente em relação às tarefas pertinentes às finanças do negócio.

Dentro de um ERP para corretora de seguros estão inclusos recursos como:

  • emissão de Notas Fiscais Eletrônicas;
  • gestão da carteira de clientes;
  • gestão logística;
  • controle financeiro (gestão de fluxo de caixa) — pagamento e recebimento de contas;
  • gestão tributária — recolhimento de impostos;
  • emissão de relatórios para análise de resultados;
  • informações completas sobre funcionários;
  • recursos para a gestão de pessoas;
  • controle de comissões dos corretores de seguros.


Entre outras funcionalidades indispensáveis para o cotidiano da empresa.

Além dos recursos citados, um dos principais motivos pelos quais cada vez mais corretoras têm aderido ao uso de softwares ERP é a possibilidade de integração de todos os departamentos da empresa em um único ambiente virtual.

Na prática, se o corretor fechar a venda de um seguro de vida, por exemplo, o departamento de finanças tem acesso aos dados do segurado para que possa emitir a Nota Fiscal. Incluindo o valor no orçamento da corretora em tempo real.

Outra grande vantagem é a simplificação do contrato com a companhia de seguros. Já que os dados serão lançados automaticamente no sistema, agilizando os trâmites de abertura de ordens de solicitação das apólices dos segurados.

Assim, a corretora de seguros consegue impulsionar os processos cotidianos e usufruir de um aumento significativo de produtividade. Fazendo mais em menos tempo e com menor uso de recursos.

CRM (Customer Relationship Management)

Já um Customer Relationship Management (CRM), ou, como é conhecido em português, sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente, é um sistema desenvolvido especificamente para que todas as informações dos consumidores ativos e clientes potenciais sejam reunidas em um único banco de dados.

Dessa forma, com base em informações relacionadas a cada interação das personas com a empresa, o CRM possibilita traçar o funil de vendas para dar suporte à gestão comercial. E ao desenvolvimento de melhores estratégias de marketing para corretoras de seguros.

Assim, a companhia consegue usufruir de benefícios como:

  • aumento e melhoria na satisfação do cliente;
  • melhor previsão das vendas;
  • redução da taxa de cancelamento;
  • campanhas de vendas com base em dados;
  • histórico completo do relacionamento com clientes;

Além de beneficiar a construção de um funil de vendas mais assertivo.

Os CRMs têm se mostrado ferramentas essenciais em tempos de transformação digital. Visto que as relações comerciais estão mudando devido à evolução do comportamento de consumo, cada vez mais impactado pela tecnologia e pela internet.

O que queremos dizer é que, quando se trata de um sistema de gestão para corretora de seguros, gerenciar a carteira de clientes e automatizar processos diários é tão importante quanto melhorar a relação com os consumidores e proporcionar uma experiência de consumo positiva e diferenciada a ponto de fidelizá-los à marca.

Quais os benefícios de um sistema de gestão para corretora de seguros?

O suporte da tecnologia na realização de processos operacionais não é uma novidade para o universo corporativo. Especialmente para segmentos do mercado que são ligados à inovação.

Contudo, o forte processo de transformação digital pelo qual a sociedade vem passando, tem evidenciado a importância de aliar os negócios a ferramentas tecnológicas. Independentemente de qual seja o tamanho da empresa ou área em que ela atue.

Neste tópico, então, você verá quais são os principais benefícios que um software para corretora de seguros é capaz de proporcionar.

Aumenta a produtividade

Como a premissa dos sistemas de gestão integrada é otimizar processos por meio da automação de tarefas manuais — como a cotação de seguros e o envio de propostas — uma das maiores vantagens que esse tipo de ferramenta proporciona à corretora é um significativo aumento da produtividade.

Por meio de uma solução inovadora, então, é possível usufruir de uma série de recursos para realizar diversas tarefas em questão de minutos. Sem mencionar a otimização de prazos e a redução de custos também proporcionadas pelo uso da tecnologia.

Sistema de gestão: Garante uma interação personalizada com o cliente

O atendimento ao cliente é, sem dúvida, uma das questões mais relevantes para empresas que lidam diretamente com o público. Portanto, é de extrema importância que a corretora estabeleça uma interação direta para atender todas as necessidades do cliente.

Porém, esse processo costuma ser trabalhoso, já que, para identificar e traçar o perfil, é preciso realizar uma série de análises sobre o histórico de relacionamento entre a seguradora e o segurado. Levantando, dessa forma, dados sobre seu estilo de vida, quantas vezes ele passou por um sinistro, entre outros aspectos.

sistema para corretores de seguros

Ao contar com um sistema de gestão para corretora de seguros, portanto, você tem acesso a todos os dados relativos às interações com o cliente de maneira ágil e prática. Visto que a plataforma registra as informações e as disponibiliza com apenas alguns cliques. O que torna o atendimento mais eficiente e personalizado.

Possibilita o monitoramento de resultados

Mensurar resultados, então, não é uma questão de capricho. Mas sim uma forma de expandir a visão dos gestores da corretora a respeito do mercado. E, assim, obter vantagens estratégicas em relação aos concorrentes. No entanto, não são poucas as empresas que pecam ao não dedicarem tempo para monitorar a performance do negócio no curto, médio e longo prazo. O que pode comprometer a sua existência.

Felizmente, com um software de gestão para corretora de seguros, é possível analisar e compreender informações por meio de visualizações gráficas. E relatórios personalizados com os principais indicadores de desempenho, conhecidos como Key Performance Indicator, ou apenas KPIs.

Assim, ao implementar o conceito de análise e monitoramento constante dos números gerados pela empresa, é possível extrair informações que podem ser trabalhadas pontual e corretamente. Gerando, dessa forma, novas oportunidades de crescimento para a empresa.

Garante a segurança dos dados

Segurança da informação é um assunto muito sério. E, portanto, uma das pautas mais discutidas no meio corporativo, situado na era da transformação digital. Por isso, deve ser uma das preocupações do gestor que pretende migrar seus processos para o ambiente online. Afinal, a corretora trabalha com grandes volumes de dados sensíveis. Desde informações básicas até as mais específicas de seus segurados.

Por essa razão, a escolha de um sistema que capture os dados e os organize de maneira automatizada pode resultar em benefícios como a prevenção de vazamentos de informações sigilosas. Além de evitar erros de manipulação. E, caso algum destes problemas aconteça, podem ser identificados no sistema de gestão para que as providências necessárias sejam tomadas a tempo.

Lembrando que as corretoras que descumprem com as determinações legais da nova Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), então, podem sofrer penalidades e sanções que afetarão tanto o seu bolso quanto a sua imagem no mercado.

Reduz a burocracia dos processos cotidianos

Um sistema de gestão para gestão da corretora de seguros conta com todas as funcionalidades necessárias para simplificar as tarefas diárias. Proporcionando, assim, benefícios significativos para a redução de burocracias do negócio.

Um ótimo exemplo é o recurso de escrituração eletrônica, pelo qual é possível fornecer dados tributários, contábeis e financeiros à Receita Federal. Inclusive, algumas entidades fiscalizadoras obrigam que as empresas transmitam informações fiscais somente de modo digital.

Automatiza tarefas

O trabalho dos corretores de seguros é, muitas vezes, burocrático e repetitivo. Em especial quando se trata de realizar a cotação de produtos com base no perfil dos clientes. Afinal, de fato, sua rotina é composta por tarefas operacionais que tiram o foco principal, que é a relação com os clientes.

Ao adotar uma solução tecnológica, portanto, diversos processos rotineiros são automatizados. Como o cálculo do preço das apólices por meio de uma ferramenta de multicálculo integrada que, além de agilizar o procedimento, evita o retrabalho.

Torna a comunicação mais direta

Um ERP significa a integração de diversos sistemas. Por onde circula uma quantidade expressiva de informação. Onde há informação cria-se a demanda por comunicação. Nesse aspecto, um software de gestão também é útil.

Uma vez que pode ser configurado também como um canal de comunicação entre clientes e corretores, representa mais agilidade na hora de montar propostas comerciais ou repassar cotações de seguros.

No competitivo meio das Corretoras de Seguros, então, equipes de vendas que não se comunicam estão sempre se arriscando a perder vendas. Afinal, se na Corretora concorrente uma cotação leva apenas 3 minutos para ser transmitida, por que o cliente fecharia com a sua, que precisa de 5 minutos?

Melhora o processo de tomada de decisões

Contar com um sistema de gestão para corretora de seguros é uma decisão que pode fazer a diferença entre uma empresa que gera lucros e uma companhia que não consegue manter as portas abertas por pelo menos cinco anos.

Isso, devido ao fato da simples atitude de que, tomar decisões pautadas em informações consistentes em vez de achismos ou “intuição de empreendedorismo”, permite que os gestores não cometam erros graves que  coloque a existência da operação em risco.

Além do mais, o fato dessas soluções tecnológicas manterem todo o histórico de operações em um único banco de dados acessível, permite que os gestores projetem cenários futuros e se antecipem na hora de estruturar planos de contingência e medidas emergenciais.

Como escolher um bom sistema de gestão para corretora de seguros?

Agora que você já conhece os principais benefícios que um software de gestão pode proporcionar à corretora de seguros, não deixe de conferir quais os pontos mais importantes a serem observados na hora de escolher a ferramenta ideal para a realidade de sua empresa.

Analise as funcionalidades do sistema

É fundamental que, antes de decidir qual ferramenta tecnológica será implementada na corretora, os gestores analisem se as funcionalidades do sistema serão úteis, de fato, ou se acabarão se tornando despesas adicionais.

Afinal, o ideal é procurar por alternativas que sejam completas. Abordando os mais diversos departamentos que integram uma corretora de seguros. Entre as funções que são aconselháveis para a rotina da empresa, estão:

  • sistema financeiro;
  • gestão eletrônica de documentos;
  • gestão de clientes e apólices;
  • importação automática de propostas e apólices. Esta é uma das funcionalidades mais importantes para eliminar retrabalho e gerar produtividade aos corretores.
 

Lembrando que, a cada dia, as empresas estão à procura de softwares mais automatizados. Visto que as mudanças no comportamento de consumo têm gerado impactos significativos no mercado. Portanto, tornando o tempo um recurso escasso e valioso.

Sistema de gestão: Certifique-se da capacidade de organização dos processos de vendas

Analisar o processo de venda em um software para corretora de seguros é um dos pontos cruciais a serem considerados. Pois uma ferramenta robusta e eficiente deve ser totalmente capaz de organizar cada etapa da transação.

Afinal, o procedimento para vender um seguro não é como o de vender um produto de consumo. Por exemplo, um eletrodoméstico, em que o aparelho fica exposto em uma prateleira no ponto de venda e o consumidor o escolhe e simplesmente realiza a compra. Então, o trabalho envolvido no processo de decisão é primoroso e metódico.

O processo, da cotação de seguro até a concretização da venda, envolve:

  • uma minuciosa coleta de dados;
  • a apresentação de orçamentos;
  • o acompanhamento e emissão de apólice;
  • a prospecção de novos produtos
  • e em casos de sinistros, a realização de novos atendimentos.
 

O que fica evidente, portanto, é que a venda de seguros segue uma sequência. Que pode ser otimizada com o auxílio da tecnologia. Já que um sistema inteligente é capaz de organizar as informações e automatizar tarefas repetitivas ao longo do processo.

Avalie a qualidade do atendimento/suporte

Um grande diferencial de um bom software para corretora de seguros é a qualidade e a eficiência da equipe de atendimento e suporte. Afinal, é muito importante que os especialistas que atuam no backoffice da ferramenta sejam pacientes e empáticos para lidar com as dúvidas de seus corretores durante a realização de uma venda.

avaliando qualidade do sistema para corretores de seguros

Portanto, dê prioridade a empresas em que o atendimento seja atencioso. E, principalmente, eficaz a ponto de solucionar os problemas da equipe de maneira clara e objetiva.

Um bom suporte deve estar disposto a auxiliar na hora de ensinar as funções básicas. Independentemente de qual seja o canal de comunicação utilizado — chamada de vídeo, ligação telefônica, aplicativo de mensagens instantâneas, e-mail etc.

Pesquise a opinião de outros corretores

Avaliar as experiências de outros corretores e gestores em relação ao sistema é uma ótima estratégia para tomar uma decisão assertiva na hora de escolher a ferramenta tecnológica ideal para a sua empresa.

Assim, você consegue identificar se a solução atende às suas necessidades cotidianas e oferece funções que, de fato, serão usadas no dia a dia da corretora. Evitando, dessa forma, investimentos desnecessários e desperdício de tempo da equipe.

Analise se o software é capaz de atender às necessidades

Outro ponto importante a ser analisado na hora de escolher um sistema de gestão para corretora de seguros é identificar se o software tem capacidade para atender às necessidades do negócio. E, assim, ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.

Afinal, essas ferramentas representam muito mais do que apenas facilidades para o cotidiano. Elas devem ser munidas com recursos para prover dados valiosos, como relatórios e dashboards. Permitindo o acompanhamento de resultados e melhoria de toda a gestão da empresa.

Dessa forma, os gestores terão informações precisas, e em tempo real, a respeito da performance de vendas dos corretores, podendo analisar quais atitudes devem ser tomadas para garantir resultados satisfatórios. Sem mencionar as questões administrativas, que um bom software de gestão deve prover. Otimizando, então, tarefas e aumentando a produtividade.

Por isso, a automação deve ser vista com bons olhos. Já que é uma aliada dos corretores, permitindo que eles usufruam ao máximo de cada oportunidade de venda. Também é importante contar com recursos de organização de rotinas. Como o agendamento de contatos de clientes e o gerador de cálculos automáticos para renovação de contratos. O que resulta em uma relação mais estreita entre a corretora e o segurado.

Quais funcionalidades um sistema de gestão para corretora de seguros deve ter?

Antes de tomar uma decisão definitiva de qual ferramenta escolher para gerenciar a carteira de clientes, e otimizar os processos operacionais da corretora de seguros, é muito importante verificar se o sistema em questão oferece as funcionalidades necessárias para atender às particularidades da empresa.

Porque entre os recursos que não podem faltar em um software para corretora de seguros, estão:

Funcionalidade de multicálculo

Uma plataforma multicálculo, no contexto do mercado de corretagem de seguros, é uma solução tecnológica desenvolvida especificamente para suprir todas as demandas de cotações de seguros de forma simultânea.

Por meio de um formulário único, o programa atua — com base em algoritmos — para consultar as tabelas de valores de todas as companhias de seguros registradas. Fazendo, então, comparação de preços e apresentando as opções de coberturas oferecidas pelas apólices disponíveis.

Esse recurso só é possível devido ao fato de que as tabelas das seguradoras oferecem todos os dados necessários para a captação de possíveis contratos. E é por meio das análises realizadas por essa funcionalidade que o trabalho dos corretores se torna mais ágil e preciso. Levantando, assim, as opções mais adequadas ao perfil dos clientes, com base em suas necessidades e metas financeiras.

Todas as informações que constam nos bancos de dados são cruzadas para que a cotação ideal de serviços seja apresentada automaticamente. Tomando como parâmetro a demanda do segurado e os potenciais riscos externos.

Atualmente, os corretores responsáveis pelo gerenciamento de cotações de seguros são os profissionais que mais se interessam pelo recurso de multicálculo. Visto que, quando realizada de modo manual, essa tarefa é altamente trabalhosa, burocrática e demorada.

Hoje em dia, portanto, toda a pesquisa, prospecção e cálculos são impulsionadas impulsionadas com o suporte da tecnologia. E, dessa forma, facilitando o cotidiano das corretoras e melhorando o atendimento ao cliente.

Controle de prêmios e comissões

Se a sua corretora de seguros trabalha com o sistema de bonificações para os corretores, como prêmios e comissões, é fundamental que o sistema conte com mecanismos que contribuam com o gerenciamento da carteira de clientes de cada profissional. Direcionando, portanto, automaticamente as comissões que já foram recebidas e as que ainda precisam ser pagas.

Dessa forma, o gestor terá mais facilidade para identificar os extratos de bonificações juntamente com a remuneração. Assim como consultar parcelas a pagar e dar baixas em valores já entregues aos vendedores.

Gestão Eletrônica de Documentos (GED)

Todo software para empresas do setor de corretagem de seguros deve, então, contar com um recurso para armazenar eletronicamente os documentos pertinentes aos processos cotidianos da empresa.

Se essa função já é considerada importante para organizações de qualquer setor, para as corretoras de seguros é essencial. Pois permite que cada um dos contratos dos clientes sejam verificados e organizados de acordo com as coberturas estabelecidas em casos de sinistros. Assim, é possível identificá-los com muito mais agilidade e precisão.

Além do mais, essa funcionalidade permite que a empresa elimine processos físicos e manuais, como o armazenamento de documentos em papéis impressos — devido à armazenagem digital dos arquivos. O que também garante sustentabilidade aos processos e gera, assim, economia de recursos financeiros.

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é uma das ferramentas mais importantes que o processo de transformação digital proporcionou às empresas modernas. Pois permite que as corretoras fechem contratos com muito mais agilidade, mobilidade e segurança, sem abrir mão da validação jurídica. Para que você tenha uma ideia, com esse recurso os clientes podem assinar contratos de apólices de seguros diretamente de seus e-mails com apenas um clique.

Dessa forma, não é preciso mais enviar a documentação ao segurado, aguardar até que ele imprima o contrato, assine-o, escarneie o documento e o envie de volta. Além do mais, vale mencionar que a assinatura digital é inviolável. Pois conta com criptografia de ponta, garantindo praticidade, sustentabilidade e segurança ao procedimento.

Personalização de acordo com as necessidades da corretora

Cada organização apresenta particularidades e demandas específicas de acordo com a sua realidade. Portanto, é crucial que o sistema ofereça a possibilidade de ser customizado conforme as necessidades da corretora de seguros.

Assim, antes de tomar a decisão de adquirir uma solução tecnológica, certifique-se de que ela pode ser adaptada às peculiaridades internas da empresa. Proporcionando, de fato, os resultados almejados. E, é claro, automatizando processos para melhorar a gestão do negócio.

Importação para diferentes formatos

Um bom sistema de gestão para corretora de seguros, como o BrokerOne da Rede Lojacorr, deve garantir a importação de dados de arquivos dos mais diversos formatos, como .Doc, PDF, .Xlsx  (Excel), entre outros.

É importante que o software permita também a inclusão de apólices e segurados em grandes quantidades, de maneira automática. Além do mais, é preciso que o armazenamento das informações seja seguro e facilmente acessível. Portanto, de modo que os corretores possam encontrá-las com facilidade.

Afinal, a ideia é eliminar as anotações aleatórias ou arquivos salvos em pastas. Facilitando, assim, o trabalho do corretor de maneira que o procedimento de importação de arquivos seja simples, funcional e organizado.

E-mail marketing

Uma das funcionalidades mais importantes para as empresas que compreendem a abrangência e relevância de se trabalhar estratégias de marketing digital, independentemente do porte ou segmento de atuação do negócio, é o e-mail marketing.

Pois esse é um dos principais recursos para gerenciar a carteira de clientes, de modo que a corretora não mantenha contato e se comunique com o público somente no ato da renovação do seguro. Mas que crie uma relação de proximidade e confiança com os segurados, por meio de uma constância de interações.

Com essa função é possível customizar e-mails com mensagens específicas, abordando questões como:

  • agenda de compromissos;
  • newsletters com conteúdos informativos;
  • avisos de faturas em aberto;
  • datas comemorativas;
  • status de sinistros;
  • avisos de renovações;
  • orçamentos;
  • e tudo mais que a corretora julgue necessário.
 

Esse é o tipo de recurso que ajuda, portanto, a empresa a manter um ótimo relacionamento com os seus clientes, Aumentando, dessa forma, a taxa de fidelidade e consolidando a marca em meio à concorrência.

Relatórios de dados

Em um mundo digitalmente conectado, no qual o acesso à informação é cada vez mais democrático, é muito importante que a corretora de seguros conte com ferramentas para analisar informações pertinentes a aspectos como:

  • performance de vendas;
  • índice de satisfação dos clientes;
  • índice de cancelamentos;
  • taxa de ocorrência de sinistros.
 

Entre outros assuntos que refletem o desempenho do negócio.

Afinal, um bom software para corretores deve fornecer relatórios de dados para dar suporte ao processo de tomada de decisões dos gestores. Pois é por meio do cruzamento dessas informações — ou até mesmo em um modelo de gráficos — que é possível identificar grandes demandas em um ramo específico, ou identificar questões emergentes, por exemplo.

software para corretores de seguros

Ferramenta de cotação de seguros

Afinal, o que é cotação de seguros?

A cotação de seguros, de forma simplificada, é um dos procedimentos mais comuns no cotidiano das corretoras. Cuja finalidade, portanto, é encontrar as melhores condições de apólices para os clientes. Levando, dessa forma, em consideração aspectos como:

  • garantia de coberturas essenciais para cada caso ao personalizar o contrato;
  • agregação de serviços adicionais necessários para cada cliente;
  • levantamento da franquia ideal;
  • garantia de cumprimento das regras para o pagamento de indenizações;
  • uso do conhecimento para realizar a busca de uma solução financeira para o segurado, de modo que se garanta que ele faça um bom negócio;
  • melhor custo-benefício equalizando preço, prazos e vantagens.
 

Sendo assim, é correto afirmar que o objetivo da cotação de seguros é a busca pelas melhores ofertas disponíveis no mercado. Conforme o perfil e as necessidades de cada cliente.

Contudo, considerando que o público tem diferentes necessidades e perfis, a personalização é fundamental não somente na hora de elaborar a cotação, como também no formato de atendimento prestado ao cliente. Já que isso possibilita o direcionamento da pesquisa com base no caso de cada consumidor e no momento de sua vida, visto que as demandas mudam.

Assim, na busca pelo melhor seguro para o cliente, as corretoras devem contar com soluções tecnológicas capazes de se conectarem diretamente com as companhias de seguros. Automatizando, portanto, as etapas mais burocráticas e trabalhosas do processo. E isso deve incluir as análises preliminares, que também são abrangidas por bons sistemas de gestão. 

Por que o recurso de cotação é importante?

Um software que conta com recursos para melhorar a cotação de seguros, proporciona benefícios como:

  • proteção dos dados e da privacidade dos clientes — diversas informações confidenciais são usadas para realizar a cotação, o que exige uma garantia de que elas não sejam violadas, assim como também não fiquem acessíveis para indivíduos mal-intencionados;
  • redução de erros — a presença de tecnologias avançadas evita que os dados de uma cotação precisem ser digitados repetidamente em diferentes ferramentas;
  • agilidade ao processo — com o uso da automatização, as cotações de seguros são enviadas em poucos segundos e retornam imediatamente;
  • facilidade e personalização — as informações dos clientes e o seu perfil são armazenados, permitindo que o histórico de interações seja usado como fonte de dados para encontrar as melhores soluções.
 

Após a cotação ser realizada, o próprio software deve realizar uma pré-seleção, que será checada e ajustada pelo profissional. Com base no feedback do cliente, ele poderá negociar e até mesmo oferecer cotações adicionais.

Sistema de gestão para corretora de seguros: Broker One

A Rede Lojacorr sempre focou em contribuir com o sucesso das corretoras de seguros, oferecendo soluções inovadoras para facilitar o cotidiano de profissionais que atuam no segmento.

Desde 2004, a rede tem investido em tecnologia para que os corretores acompanhem o processo de transformação digital e proporcionem experiências inesquecíveis aos seus clientes, seja pela qualidade do atendimento prestado ou pela eficiência dos serviços, desde o primeiro contato, passando pela cotação de seguros até o pós-venda.

Dado o contexto, o BrokerOne é o software para corretora de seguros gratuito da Rede Lojacorr, no qual a empresa pode contar com os mesmos recursos dos melhores CRMs pagos disponíveis no mercado. Ou seja, é uma ferramenta completa, na qual os corretores têm acesso a todo o tipo de funcionalidades para acompanhar e classificar as oportunidades de vendas.

Central de Negócios

A Central de Negócios é a tecnologia gratuita para corretores de seguros que integra o BrokerOne focada na gestão do funil de vendas, do primeiro contato com o cliente até a concretização da venda.

Entre os seus diversos recursos, estão:

  • cadastro de negócios em prospecção;
  • programação de tarefas sincronizadas automaticamente com a agenda do BrokerOne;
  • registro de informações relevantes à negociação e ao cliente;
  • inclusão de item e cotações;
  • categorização dos negócios por etapas do funil de vendas (com base no pipeline) permitindo focar esforços em ações com maiores chances de resultado;
  • sinalização quando a oportunidade de negócio foi ganha ou perdida;
  • inclusão de anotações, mantendo o histórico de relacionamento com o segurado;
  • cadastro do protocolo online de forma simples e prática a partir do negócio gerado;
  • organização dos negócios em Quadro Kanban, para simplificar e agilizar a gestão de oportunidades e informações.
 

Como você pôde ver, a premissa da Central de Negócios é dar suporte aos profissionais e empresas da Rede Lojacorr em cada atividade relativa à gestão dos processos de vendas, de maneira prática, dinâmica e simplificada.

Controle de Pendências

O Controle de Pendências é um dos recursos tecnológicos desenvolvidos em conjunto com o setor de operações do BrokerOne, da Rede Lojacorr, cuja finalidade é notificar a corretora de seguros sempre que for detectada a ausência de um protocolo online, mantendo sempre em dia e em segurança os dados recebidos pelas seguradoras (referentes às apólices de seguros e ao acompanhamento de propostas).

Gestão backoffice

O backoffice, de forma simplificada, é uma extensão do BrokerOne no qual os corretores de seguros parceiros da Rede Lojacorr podem encontrar soluções para gerenciar a sua carteira de clientes unificada, especialmente nas etapas do pós-venda.

Afinal, é a forma como os corretores se relacionam com o consumidor que determina a percepção do público em relação à empresa. Se essa relação é positiva, consequentemente produzirá novos negócios.

Por meio desse sistema de gestão para corretora de seguros gratuito é possível fazer a cotação em diversas companhias de seguros — mais de 40 seguradoras e seus vastos portfólios —, transmitir os pagamentos e informá-los diretamente às seguradoras. Além disso, a ferramenta conta com recursos para:

  • emissão de Notas Fiscais;
  • conciliação de pagamentos em múltiplos portais de diferentes seguradoras;
  • acompanhamento de sinistros;
  • funcionalidades para realização dos pagamentos de indenizações aos segurados.
 

Por meio de um backoffice bem estruturado, a corretora de seguros pode gerenciar toda a carteira de clientes — composta por dezenas, centenas ou até milhares de segurados — com muito mais precisão, eficiência e agilidade.

Isso devido ao fato de que todas as apólices dos clientes ficam armazenadas em um único ambiente, no qual é possível analisar o status de negociação de cada oportunidade de negócios, por meio de informações digitais que podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar.

Por fim, vale destacar, mais uma vez, que o backoffice do BrokerOne facilita a vida do corretor de seguros por conciliar as Notas Fiscais emitidas com os pagamentos de comissão enviados pelas seguradoras. Assim, fica muito mais fácil receber em datas específicas, sem que seja necessário realizar a conciliação pertinente a cada pagamento de cada companhia.

sistema para corretora de seguros

O BrokerOne simplifica o trabalho do corretor quando se trata da gestão de seus recebimentos. O sistema concilia as notas fiscais emitidas pela corretora com os pagamentos de comissão enviados pela seguradora, criando facilidades para receber em datas específicas, sem que seja preciso fazer o processo de conciliação com cada companhia de seguros e por cada venda concretizada.

Ou seja, são horas e mais horas de trabalho salvas, que podem ser dedicadas a tarefas de maior importância, como o atendimento aos segurados, o acompanhamento de sinistros e a prospecção de novos clientes.

Sistema de gestão para corretora de seguros: Agger

Fundada em abril de 1994, com a missão de criar e desenvolver tecnologias para o mercado de corretagem de seguros, a Agger é uma empresa que oferece processos, soluções e recursos para otimizar os procedimentos rotineiros da gestão de corretoras de seguros.

Seu sistema de gestão para corretora de seguros é um software completo que, ao se unir ao fundo Arco Capital, em dezembro de 2021, tornou-se uma das mais robustas ferramentas de multicálculo para profissionais que atuam com a venda de seguros, fornecendo todos os recursos de que eles precisam para agilizar suas tarefas cotidianas e oferecer uma experiência de consumo positiva ao público.

Confira a seguir as principais funcionalidades que o software da Agger pode oferecer para as corretoras de seguros:

Gestor completo

Sem dúvida, o sistema Agger é uma das soluções mais completas e robustas em termos de gestão de seguros, modernidade, facilidade de acesso e intuitividade do mercado atual. Com um design minimalista, o corretor dispõe de uma interface inteligente na qual, em uma única tela, pode facilmente visualizar todos os dados de:

  • apólices de seguros;
  • sinistros;
  • itens;
  • clientes
  • status de negociações;
  • parcelas e comissões;
  • fechamentos;
  • tarefas;
  • Notas Fiscais;
  • prospecção;
  • extrato financeiro.
 

Entre outros recursos para controlar relatórios, gerenciar comissões, acompanhar processos de pagamentos de indenizações aos segurados, contratos de apólices e administrar as suas contas a pagar e a receber em um módulo integrado ao Excel.

Sistema de gestão: Aggilizador de Cálculos

Desenvolvido pela Agger Sistemas, o Aggilizador de Cálculos é uma ferramenta criada para agilizar o processo de cotação dos mais diversos seguros que integram o mercado, minimizando os impactos nos servidores das corretoras e das companhias seguradoras.

O multicálculo da Agger é uma das soluções mais completas e eficientes para calcular produtos como seguros para:

  • carro;
  • moto;
  • bike;
  • caminhão;
  • táxi;
  • motorista de app;
  • residência;
  • condomínio;
  • aluguel;
  • empresa;
  • seguro viagem;
  • vida;
  • vida global;
  • acidentes pessoais individual.
 

Todos os produtos são oferecidos pelas principais companhias de seguros que atuam no Brasil, como:

  • Alfa;
  • Allianz;
  • Argo;
  • Axa;
  • Bradesco;
  • Berkley;
  • Capemisa;
  • Centauro-On;
  • Chubb;
  • HDI Seguros;
  • Icatu;
  • Itaú;
  • Liberty;
  • Mapfre;
  • Metlife;
  • Mitsui;
  • Porto;
  • Sancor;
  • Sompo;
  • Sul América;
  • Sura;
  • Travel Ace;
  • Tokio;
  • Vital Card;
  • Unimed Seguros;
  • Zurich.
 

Entre outras.

Para testar e contratar o recurso de multicálculo do sistema de gestão para corretora de seguros da Agger, você deve acessar este link e preencher o formulário com os dados solicitados. Feito isso, será liberado um acesso de teste sem compromisso — durante o período de 30 dias.

Após o fim do período, será gerado um boleto de sete dias de contratação. Caso você pretenda continuar utilizando o serviço, deve pagar o boleto para renovar a conta. Caso contrário, o serviço será cancelado automaticamente.

O valor do investimento mensal inicia a partir de R$ 58,80, para uso em até um dispositivo e com limitação de cálculos. Além disso, vale mencionar que o software não cobra fidelidade contratual de seus usuários.

Importador de PDF

O sistema da Agger é um dos pioneiros quando se trata de leitura de documentos em formato PDF. O software agiliza significativamente a rotina dos corretores de seguros por ser capaz de ler PDFs de:

  • apólices;
  • avisos de sinistro;
  • extratos de comissões;
  • propostas;
  • e pedidos.
 

Além do mais, o programa realiza automaticamente o cadastro dos documentos de clientes e transações de vendas dentro do próprio sistema de gestão, vinculando os dados ao PDF em questão.

Aggilizador mobile

Na era da transformação digital, para que se mantenha competitivo diante de seus concorrentes, o corretor de seguros necessita de soluções tecnológicas que lhe permitam realizar todo seu trabalho remotamente. E é exatamente isso que o app do Aggilizador proporciona ao profissional.

O aplicativo permite que o corretor tenha acesso a todos os recursos do software a qualquer hora e de qualquer lugar. Com apenas alguns toques na tela de seu dispositivo móvel — e uma conta Premium — ele pode:

  • realizar consultas;
  • fazer cotações em tempo real;
  • enviar cotações personalizadas aos clientes;
  • visualizar documentos em PDF;
  • gerenciar a sua carteira de clientes.
 

Entre muitos outros processos.

Aggilizador de documentos

O software da Agger acessa todos os portais das mais diversas companhias de seguros do país e automatiza um dos trabalhos mais repetitivos, burocráticos e demorados que integram a rotina da corretora de seguros.

O sistema realiza o download de PDFs de extratos de comissões, parcelas pendentes de pagamento, endossos, apólices, lista de renovações, entre outros. Após realizar a baixa do documento, o software faz o cadastro automático para que o corretor não corra o risco de repetir o processo.

Siggner

A assinatura digital — ou assinatura eletrônica — se tornou um recurso indispensável para o cenário digitalmente conectado no qual o mundo moderno se encontra, pois possibilita que transações comerciais e financeiras de todos os tipos sejam realizadas à distância.

Em suma, uma assinatura eletrônica é a versão virtual da assinatura de um indivíduo, permitindo que ele rubrique documentos e autorize transações sem que precise estar fisicamente presente no local.

mulher utilizando o Siggner para assinatura digital

Dito isso, o Siggner é o recurso de assinatura digital do software da Agger, uma solução integrada com Certisign para permitir que contratos de apólices de seguros — assim como outros documentos — sejam assinados pelos segurados de maneira segura, automática e com validade jurídica.

Agger Epic

Trata-se de uma versão personalizada do aplicativo de sua corretora de seguros, desenvolvido para uso pelo cliente final, isto é, o segurado. Basicamente, o usuário tem um acesso facilitado aos seguros em vigência e pode baixar o contrato de apólice em documento PDF.

Além disso, ele pode acessar o número de assistência (em caso de sinistro), solicitar cotações de seguros e visualizar o resultado diretamente da tela de seu smartphone ou tablet.

Sistema de gestão: Criação de Website

Por fim, mas não menos importante, parte dos serviços que o software para corretora de seguros da Agger oferece é o recurso de Criação de Website. Como você já deve saber, na era da informação digitalizada, o site de uma empresa ou profissional autônomo é o cartão de visita do negócio na internet.

Ter um domínio próprio para contar a história da organização, apresentar dados de produtos, informações de contratos e fornecer formulários para prospectar clientes dos mais diversos ramos, não é um mero diferencial competitivo, mas sim uma necessidade de sobrevivência em um mercado altamente impactado pela transformação digital.

Como fazer a implementação do sistema de gestão para corretora de seguros?

Agora que você já sabe o que é um sistema de gestão para corretora de seguros, quais as principais funcionalidades que essa ferramenta deve ter, suas vantagens e quais os softwares mais recomendados pela Rede Lojacorr, não deixe de conferir como é feito o processo de implementação desse tipo de tecnologia nas empresas.

Sistema de gestão: Avalie os processos da corretora de seguros

O primeiro passo para implantar um sistema de gestão para corretora de seguros consiste na avaliação e mapeamento dos processos da empresa. Assim, é possível identificar os aspectos que necessitam de melhorias — cujo software se encarregará de otimizar.

Levante alguns questionamentos que podem ser úteis, diante deste contexto, por exemplo:

  • como a equipe de finanças gerencia as cobranças e pagamentos das mensalidades dos seguros?
  • como o departamento organiza as carteiras e contratos de clientes?
  • por quais canais de comunicação os corretores têm se comunicado com os segurados?
 

Anote os detalhes mínimos de cada procedimento realizado na corretora, por onde as tarefas começam, quais ferramentas são usadas atualmente, quem geralmente as executa e, principalmente, quanto tempo demora para serem realizadas.

É com base nos pontos levantados que você saberá como software para corretora de seguros será útil para os negócios e quais processos serão melhorados pelo sistema.

Organize as informações

Depois de analisar e identificar os processos atualmente realizados pela empresa, é a hora de realizar a gestão das informações da corretora, pois assim, caso seja você saberá se é preciso fazer uma “limpeza” de dados já existentes em registros digitais, por exemplo, em arquivos ou planilhas no computador.

Sistema de gestão: Faça testes

Agora é o momento de conversar com especialistas e começar a usufruir dos períodos de testes dos diferentes sistemas disponíveis no mercado. A ideia aqui é fazer uma avaliação a fim de identificar soluções tecnológicas que atendam às necessidades e demandas da corretora de seguros.

Não esqueça de incluir mais colaboradores para que também possam avaliar as ferramentas testadas. Afinal, é importante ter a validação dos profissionais (dos mais diversos departamentos da empresa) que se beneficiarão com o sistema escolhido. Assim, as chances de que a implementação seja bem-sucedida são muito maiores.

Ofereça suporte adequado aos corretores

Não basta adquirir um software para corretoras de seguros gratuito — ou contratar uma solução tecnológica paga — se os membros da equipe permanecerem com a mesma rotina de antes do processo de implementação, não é verdade?

Pois bem, para isso, é imprescindível investir em capacitação, treinamento e receptividade da corretora, para que os profissionais aprendam a usufruir ao máximo dos recursos oferecidos pela ferramenta a ser implementada. Contudo, é importante destacar que, naturalmente, muitas dúvidas surgirão durante a implantação.

Portanto, como já foi dito no decorrer deste material, é preciso encontrar um sistema de gestão para corretoras de seguros que ofereça um serviço de suporte eficiente, como as soluções inovadoras da Rede Lojacorr, que contam com todo o auxílio dos melhores especialistas do mercado.

Além do mais, é importante que o suporte se prontifique a atender os corretores, tirando todas as suas dúvidas e provendo melhorias no sistema, para que a ferramenta se adéque ao cotidiano da empresa. Cada atualização realizada deve ser explicada aos membros da equipe, de modo que eles consigam usar o software.

Como você pôde conferir neste material, um sistema de gestão para corretora de seguros é indispensável diante de um cenário competitivo e influenciado pela presença da tecnologia nos mais diversos espectros da vida moderna, especialmente em relação às mudanças no comportamento de consumo.

Você também viu como esse tipo de ferramenta traz mobilidade, produtividade e agilidade ao cotidiano da empresa, fomentando as vendas e proporcionando uma experiência de atendimento personalizada aos clientes.

Quer saber mais sobre como a Rede Lojacorr pode contribuir com a produtividade e o aumento das vendas de sua corretora de seguros? Então, acesse o nosso site para conhecer o que há de melhor em tecnologia para o mercado de corretagem de seguros!

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