Curso para corretor de seguros

Curso para corretor de seguros

O que você vai ver neste artigo

Se você deseja iniciar carreira em uma área que ofereça estabilidade financeira e segurança no longo prazo, é importante saber que o mercado de corretagem de seguros está entre os mais sólidos do Brasil, movimentando bilhões de reais por ano. No entanto, para ingressar no setor, em primeiro lugar, é preciso encontrar um bom curso de corretor de seguros.

O fato é que não se trata somente de obter conhecimento sobre os variados tipos de seguros oferecidos pelas seguradoras, mas também de desenvolver as soft skills e habilidades cruciais para lidar com públicos de diferentes perfis, garantindo um atendimento humanizado e personalizado. Assim, você terá os diferenciais competitivos de que precisa para se destacar em um dos segmentos que mais cresce no país e no mundo.

Com base no contexto mostrado acima, este conteúdo foi preparado para que você tire todas as suas dúvidas sobre como iniciar uma carreira no mercado de seguros no Brasil. No decorrer dos próximos tópicos, você conhecerá melhor o panorama deste ramo no país, quais as habilitações exigidas para atuar legalmente na área, como se consolidar no setor, entre outras informações pertinentes ao assunto. Confira agora!

Como é o cenário do mercado de seguros no Brasil?

Mercado de seguros: Curso para corretor de seguros

Na última década, o mercado de seguros se tornou um dos pilares da economia do Brasil. Para que você tenha uma ideia, o setor teve um crescimento superior ao Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP. Com um faturamento de R$ 141 bilhões, apenas em 2021, o segmento expandiu em 14%.

Integrado por companhias das mais diversas áreas de atuação — como corretoras de seguros, seguradoras e resseguradoras —, hoje, o  mercado de seguros tem um dos mais altos índices de empregabilidade do país. Há excelentes oportunidades para quem deseja ingressar em um ramo com grande potencial de crescimento e rentabilidade

Curso para corretor de seguros: Tendências do mercado de seguros para os próximos anos

Tendências do mercado de seguros para os próximos anos​

Dado o contexto, as tendências do setor para os próximos anos são:

  • “Seguros inclusivos” focados em pequenos e microempreendedores;
  • Redução da judicialização e combate a fraudes em saúde suplementar;
  • Fortalecimento da indústria de seguros;
  • Seguros para proteger a população das intempéries climáticas, como o seguro residencial, contratado por apenas 17% dos lares no país;
  • Seguro automóvel – que protege apenas 30% da frota brasileira.
 

A profissão de corretagem de seguros permanece no centro da negociação, já que um dos pontos fortes do setor é a humanização do atendimento e a confiança do segurado. Contudo, diante de um panorama de crescimento tão promissor, a oferta de serviços de qualificação na área também tem aumentado.

Isso significa que, se você tem vontade de ingressar neste mercado com o pé direito, é muito importante que encontre um bom curso para corretor de seguros, para que inicie a sua jornada no setor da melhor maneira possível. Mais adiante neste conteúdo, você verá uma série de informações sobre como encontrar bons cursos de corretor de seguros.

Vale a pena ingressar no mercado de seguros?

mercado de seguros sempre foi um dos setores mais estáveis da economia, não somente no Brasil, mas em todo o mundo, visto que a preocupação com questões como saúde, bem-estar e com a segurança financeira tende a aumentar com o decorrer da vida, tornando-se uma necessidade indispensável para consumidores de todos os perfis.

Assim sendo, quem deseja ingressar em uma carreira como corretor de seguros, além de contar com uma demanda autorrenovável de clientes, também terá a segurança de estar adentrando em um dos mercados que mais investe em modernização de produtos, serviços e melhorias em atendimento, ou seja, que acompanha o processo de transformação digital e se mantém constantemente atualizado.

Este profissional que, antes, se deparava com uma demanda geograficamente limitada — devido ao fato de que grande parte dos consumidores não possuía familiaridade com a digitalização de processos —, atualmente, pode atender clientes de qualquer região do Brasil (e do exterior), não importa onde esteja.

O papel social do corretor de seguros

Além de contar com a garantia de maior segurança financeira e possibilidades de ganhos ilimitados, o corretor de seguros, ao exercer a sua função, cumpre um importante papel social, já que parte de sua missão é ajudar as pessoas a protegerem e manterem aquilo que consideram precioso, seja um bem, o patrimônio ou a própria saúde.

Dito isso, o corretor de seguros precisa ter em mente que a sua profissão representa muito mais do que a venda de um produto ou um serviço, mas sim os cuidados fundamentais com o bem-estar dos segurados. A sua atuação, diante deste contexto, é de forma consultiva, pois ele é a ponte que intermedia a relação entre o segurado e a seguradora.

Por isso, é imprescindível que este profissional estude bastante, mantenha-se por dentro das tendências e fatores que impactam o mercado, transformando o comportamento de consumo.

É preciso entender sobre o produto e apresentá-lo ao público de maneira humana e empática. Suas prioridades devem sempre ser as necessidades e benefícios para o consumidor, e não apenas o potencial de lucro com a venda de seguros.

O que é um corretor de seguros?

Como dito acima, uma das principais responsabilidades do corretor de seguros é orientar o cliente durante todo o processo de aquisição do produto. Afinal, comprar um seguro não é uma tarefa simples, dada a grande variedade de opções oferecidas pelas seguradoras.

Sendo assim, o corretor de seguros é o profissional que atua — de maneira independente ou associada a uma empresa de seguros — oferecendo as melhores alternativas para o público.

Entre as suas funções, está a cotação de preços nas empresas que comercializam os seguros, conforme o perfil e as necessidades apresentadas por cada cliente, a montagem de um pacote personalizado e o aconselhamento financeiro.

Em outras palavras, o objetivo do corretor de seguros é criar a conexão entre as pessoas interessadas na aquisição de seguros com as companhias responsáveis por oferecer esse tipo de serviço ao mercado.

Um dos grandes benefícios que o setor proporciona é a vasta gama de possibilidades de nichos de atuação, que vão desde a venda de proteção para bens, como seguros de eletrônicos e automóveis, por exemplo, até a comercialização de seguros de saúde e de patrimônios, como seguro de vida e o seguro residencial.

Para ingressar no mercado, além de fazer um bom curso de corretor de seguros, é preciso também tirar algumas certificações e realizar o exame da Superintendência de Seguros Privados, amplamente conhecida pela sigla Susep.

Quais são as funções do corretor de seguros?

O trabalho de corretagem de seguros, em suma, é ajudar o cliente a fazer o melhor negócio possível, de acordo com as suas possibilidades financeiras, objetivos e necessidades. Para isso, o corretor deve realizar pesquisas aprofundadas sobre as apólices disponíveis, comparando os benefícios e custos de cada produto.

Logo, é fundamental que o corretor trace o perfil de seu cliente, isto é, conheça seus hábitos, idade, rotina, estado civil, entre outros fatores que são usados como base de cálculo de riscos de um sinistro e, por isso, impactam diretamente na escolha dos produtos, assim como em seus custos.

Veja a seguir quais são as principais funções de um corretor de seguros:

Conhecer o perfil do cliente

Uma das características marcantes no mercado de seguros é a grande diversidade de perfis de consumidores, pois, como já dito neste material, proteger bens e a própria saúde são necessidades essenciais de qualquer pessoa, o que abre um leque de infinitas possibilidades.

Em contrapartida, esse fator faz com que o corretor de seguros tenha a importante função de conhecer muito bem o perfil de cada cliente com o qual se relaciona. Ou seja, o profissional deve atuar de maneira independente em cada transação, já que as necessidades, objetivos e orçamentos podem variar de forma significativa de um cliente para outro.

Sendo assim, para oferecer as melhores opções de produtos e serviços ao público, o corretor de seguros tem a obrigação de estudar minuciosamente o perfil de seus clientes.

Intermediar a relação entre o cliente e a seguradora

Segundo a legislação brasileira que se encarrega de regulamentar o mercado de seguros no Brasil — Lei 4.594, de 29 de dezembro de 1964 —, a participação de um corretor de seguros é obrigatória em uma contratação desse tipo de serviço. Isso significa, na prática, que as seguradoras não têm autorização para comercializar seus serviços sem que haja a intermediação de um profissional habilitado em corretagem de seguros.

Este é mais um motivo para investir em um curso de corretor de seguros e ingressar na área. Afinal, este profissional é uma peça indispensável no mercado, visto que a venda de seguros depende exclusivamente de seu trabalho.

No entanto, isso também significa que o corretor deve se manter constantemente apto a tirar todas as dúvidas de pessoas interessadas na contratação de seguros de vida, de carros, de dispositivos móveis, de viagens, entre tantos outros. A ideia é garantir uma transação mais simples e transparente.

Entender como funciona o mercado de seguros

O processo de transformação digital, pelo qual a sociedade moderna vem passando nas últimas décadas, evidenciou a necessidade de qualquer profissional se manter constantemente atualizado, não importa o setor em que atue no mercado, e no nicho de venda de seguros não poderia ser diferente.

Para que possa tirar todas as dúvidas sobre um tipo de seguro, coberturas ou apólices, ninguém melhor do que um corretor muito bem informado. Esse profissional deve se especializar por meio de cursos para corretor de seguros e certificações nas áreas em que deseja atuar, além de sempre estudar para acompanhar as tendências de consumo, que se inovam em períodos de tempo cada vez mais curtos.

Além do mais, o corretor de seguros tem a grande oportunidade de criar uma relação comercial duradoura e lucrativa com as seguradoras e corretoras de seguros. Para isso, deve conhecer profundamente as melhores alternativas que possam ser de interesse de seus clientes.

Interpretar as diferentes opções de seguros

Diante de tantas possibilidades de produtos, coberturas e apólices, o corretor de seguros deve ser munido com os conhecimentos necessários para interpretar e explicar detalhes mínimos sobre os termos de cada serviço disponível.

Por exemplo, para que serve a apólice no mercado de seguros, que é o contrato cuja finalidade é registrar os direitos e deveres da seguradora e do segurado, além de conter informações sobre os valores a serem indenizados em caso de descumprimento por uma das partes.

Não é nenhuma novidade que a maioria das pessoas têm dificuldade em interpretar contratos e a linguagem jurídica usada pelas companhias de seguros, o que coloca o corretor como uma peça fundamental na facilitação do entendimento do seguro em relação às condições dos serviços e termos contratuais.

Além disso, o papel do corretor de seguros se estende ao auxílio dos clientes, em casos de sinistros. Ou seja, é muito comum se deparar com consumidores que solicitam ajuda de um profissional, antes de decidirem entrar em contato com a companhia de seguros.

Dominar o segmento de venda de seguros

A forte presença da tecnologia na sociedade moderna, somada à popularização do acesso à internet, são fatores que têm contribuído com o aumento da competitividade nos mais diversos nichos do mercado.

Dado o contexto, tornou-se imprescindível que o profissional que atua com a venda de seguros conheça profundamente os produtos que comercializa por intermédio das seguradoras.

Como você já deve ter entendido até aqui, isso se deve ao fato de que existem inúmeras alternativas de seguro e, cada uma, conta com especificidades que podem ser oferecidas em diferentes ocasiões. Portanto, é de responsabilidade do corretor dominar o mercado de seguros, isto é, conhecer em detalhes o que está vendendo ao público, para não decepcionar o cliente no futuro.

Dito isso, vale mencionar que um dos grandes pontos benéficos de ingressar no mercado, com auxílio da Lojacorr, está na possibilidade deste profissional contar com o suporte da maior rede de corretores independentes do país. Por meio da Rede Lojacorr, o corretor terá acesso a tudo o que precisar para impulsionar suas vendas, como:

  • uma plataforma digital exclusiva na qual terá contato com mais de 40 seguradoras;
  • suporte jurídico;
  • atendimento especializado no ramo;
  • E muito mais!

Curso para corretor de seguros: Quais são as possibilidades de ganhos de um corretor de seguros?

Quais são as possibilidades de ganhos de um corretor de seguros?​

Por lidar com necessidades essenciais do ser humano, o mercado de seguros é um dos poucos segmentos que, mesmo diante de cenários econômicos críticos e de grandes adversidades, consegue se manter firme, oferecendo muitas oportunidades e categorias de trabalho diferentes.

O fato dos corretores de seguros estarem na linha de frente do acesso aos meios para proteger os ativos e reduzir os riscos dos indivíduos contribui diretamente com a solidez deste mercado. Parte das funções do corretor é ajudar as pessoas e empresas a transitarem por tempos incertos. Seus produtos têm sido essenciais na retomada da economia.

Dado o contexto, para quem busca estabilidade financeira no longo prazo, sem dúvidas, a corretagem de seguros é uma profissão que se enquadra em um cenário altamente favorável. Porém, é muito importante entender como funciona a geração de renda e quais as possibilidades de ganhos de um corretor de seguros.

Pois bem, o corretor de seguros que não atua independentemente, isto é, quando trabalha para uma empresa, deve contar com uma média salarial de aproximadamente R$ 2, 5 mil. Além disso, esse profissional pode usufruir de uma série de benefícios, como:

  • planos de crescimento profissional;
  • oportunidades para fazer networking;
  • planos de aposentadoria;
  • seguro de vida;
  • seguro saúde;
  • seguro contra invalidez;
  • bonificações por vendas.
 

Porém, corretores independentes têm uma margem de possibilidades de ganhos muito mais abrangente, pois, se associados a uma rede de credibilidade e que ofereça uma grande variedade de produtos, podem facilmente aumentar o seu faturamento.

Lembrando que os dois formatos de trabalho exigem muita dedicação e constantes pesquisas sobre o mercado, já que este profissional deve se manter constantemente atualizado em relação aos comportamentos e tendências de consumo.

Contudo, para iniciar a sua jornada pelo vasto universo da corretagem de seguros, em primeiro lugar, é preciso obter certificações, autorizações e qualificações dos órgãos responsáveis pela regulamentação do setor, como a Susep. Você verá mais detalhes sobre isso no próximo tópico.

O que é a Susep?

A Superintendência de Seguros Privados, popularmente conhecida como Susep, é a entidade do Governo Federal responsável por fiscalizar, controlar e autorizar o mercado de seguros no país.

Vinculada ao Ministério da Fazenda, a Susep é uma iniciativa que se originou a partir do Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, com a finalidade de regulamentar o segmento de comercialização de seguros no Brasil, isto é, determinar as regras operacionais de todos os profissionais e companhias envolvidas na oferta e venda de seguros.

Este órgão também tem a responsabilidade de fiscalizar o mercado, tomando as medidas necessárias para garantir que as seguradoras e corretoras cumpram com as normas estabelecidas, de modo que todas as etapas dos processos sejam realizadas de acordo com a lei — da cotação do seguro, passando pelo suporte durante a vigência da apólice, até o pagamento ao segurado, em caso de sinistro.

A Susep também atua na prevenção e no combate às fraudes que ocorrem no segmento, assim como na aplicação de sanções cabíveis em contextos de desvio de comportamento. Também é uma de suas finalidades analisar se a seguradora tem capacidade para cumprir com os compromissos assumidos com os seus clientes.

Seu objetivo é garantir que, mesmo diante de um alto volume de sinistros, todas as seguradoras sejam capazes de assumir os valores envolvidos nas indenizações. Para arcar com esses custos, diante de catástrofes e situações inesperadas, as seguradoras são obrigadas a manter um fundo de reservas.

A seguradora ou corretora, assim como o corretor de seguros, que não estiver dentro das normas da Susep, estará suscetível às penalidades da lei. Portanto, para atuar legalmente neste mercado, é imprescindível ter uma inscrição no órgão governamental regulamentador.

Quais são as atribuições da Susep?

A Susep tem uma extensa lista de atribuições. Veja a seguir algumas das mais importantes funções do órgão:

  • cumprir e fazer com que se cumpram as deliberações do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP);
  • proteger a captação de poupança popular realizada por meio de transações de capitalização e seguro e resseguro e de previdência complementar aberta;
  • investigar e punir descumprimentos à regulação de mercados de seguro e previdência complementar aberta;
  • promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, zelando pela solvência e liquidez das sociedades que compõem o segmento;
  • fiscalizar a constituição, o funcionamento, a organização e a operação das entidades de Previdência complementar aberta, sociedades seguradoras, de capitalização e resseguradoras;
  • fomentar o aperfeiçoamento das companhias e dos recursos operacionais a elas vinculados, com o objetivo de otimizar a eficiência do Sistema Nacional de Seguros Privados e do Sistema Nacional de Capitalização;
  • disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas companhias, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas;
  • zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados.
 

Todas essas competências e atribuições acontecem mediante uma contínua atividade de fiscalização, no qual também pode ocorrer a emissão de normativos e a instauração e condução de processos administrativos penais e sancionadores.

Destacando, ainda, que para quem deseja se profissionalizar como um corretor de seguros, é altamente recomendável que faça pesquisas mais aprofundadas sobre a Susep. Afinal, parte do trabalho da entidade é controlar as certificações para que agentes de corretagem de seguros (sejam companhias ou profissionais) atuem de forma regulada no mercado.

Como a Susep fiscaliza o mercado de seguros no Brasil?

Como já dito, a Susep, integrante do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) — entidade associada à Secretaria Especial da Fazenda — que regula o mercado de venda de seguros no país, é o órgão responsável por fiscalizar e supervisionar o setor.

Empresas de previdência complementar/privada, seguradoras, resseguradoras, de capitalização, corretoras, corretores de seguros e demais agentes participantes do setor devem atuar com base nos padrões normativos, legais e de conduta estabelecidos pela Susep.

A Susep tem como responsabilidade fiscalizar todo o tipo de atividade pertinente à:

  • capacidade da seguradora de garantir os termos contratados na apólice com o cliente;
  • vigência e cobertura do seguro;
  • manutenção de fundo de reservas;
  • cotação de seguro;
  • pagamento de sinistros.
 

Entre outros processos relativos à regulação da comercialização de seguros por parte dos corretores e das companhias que vendem esses produtos, como corretoras e seguradoras.

Por que é preciso se habilitar na Susep

O mercado de seguros protege e administra bilhões de reais em bens e ativos de empresas e famílias. Diante disso, a Susep entendeu a importância de regular os processos de intermediação entre o consumidor final e a seguradora.

Para assumir tamanha responsabilidade, o órgão determinou que os profissionais que se interessarem por intermediar esse contato devem passar por um processo de habilitação. Isso significa que, para se tornar um corretor regulamentado — isto é, que atue com a venda de seguros em conformidade com os parâmetros legais —, é preciso habilitar um código de sociedade seguradora na Susep.

Neste processo, o interessado, que deverá ter o ensino médio completo, passará por aulas ministradas pelos melhores e mais experientes profissionais do mercado de seguros, nas quais terá contato com:

  • todas as legislações pertinentes ao setor;
  • melhores práticas para intermediação;
  • normas, direitos e deveres do cliente;
  • conteúdos sobre os mais variados produtos do mercado de seguros.
 

Ou seja, o candidato se tornará um profissional apto a assegurar os bens dos consumidores, protegendo seus patrimônios e saúde contra todo o tipo de riscos. 

Atualmente, o curso para corretor de seguros da Susep é ministrado pela Escola Nacional de Seguros (ENS). Depois de se submeter a um exame, cuja finalidade é avaliar se o candidato absorveu as informações apresentadas, e caso aprovado, o mesmo receberá um certificado que comprova a habilitação junto ao órgão. Por meio dessa certificação, o profissional poderá solicitar seu cadastro como corretor de seguros na Susep.

Como iniciar a carreira no mercado de seguros no Brasil?

Para se habilitar na Susep e iniciar uma jornada no universo da corretagem de seguros, não é necessário ter ensino superior, embora existam diversos cursos de corretor de seguros que servem como diferencial competitivo para este profissional.

Dito isso, o primeiro passo para ingressar no mercado de seguros é ter o ensino médio completo. Partindo deste ponto, o interessado deverá:

Obter a certificação oficial da ENS

O primeiro passo na carreira no mercado de seguros no Brasil é obter a certificação oficial da Escola Nacional de Seguros. Para isso, o candidato deverá ser aprovado no Exame Nacional de Corretor de Seguros, teste realizado pela única instituição reconhecida pela formação destes profissionais.

No site da ENS, o interessado poderá obter mais informações sobre o processo, encontrar a unidade mais próxima de sua localização e conferir os cursos para corretor de seguros que melhor se enquadram aos variados tipos de seguros que ele tenha interesse em comercializar.

Decidir se atuará como pessoa física ou pessoa jurídica

Depois de ter sido habilitado na Escola Nacional de Seguros, o corretor de seguros estará legalmente autorizado a atuar no mercado. Porém, é muito importante decidir qual formato de atuação pode ser mais vantajoso, de acordo com os seus objetivos e necessidades: como pessoa física ou como pessoa jurídica.

Na condição de pessoa física, o corretor de seguros enfrentará muitas limitações, já que, diante de um cenário cada vez mais regularizado, muitas seguradoras e corretoras já não aceitam mais profissionais PF para comercializar os seus produtos, incentivando a regularização como PJ.

Sendo assim, o corretor de seguros PJ conta com uma série de benefícios, como a possibilidade de abrir o próprio negócio, além da economia em impostos — corretores de seguros na condição de pessoa jurídica são submetidos a uma tributação mais branda, em comparação com os profissionais PF.

Fazer o cadastro com as melhores seguradoras

Depois de tirar o Susep, o corretor de seguros habilitado deve iniciar uma nova jornada: a busca pelas melhores seguradoras, pelas quais venderá os produtos ao consumidor. Ele deve se cadastrar nas companhias que julgue ter as oportunidades mais interessantes para que faça a intermediação com o público.

Cada empresa tem as suas próprias regras e formas de realizar o cadastro de corretores, porém a maioria conta com um passo a passo simples em seu site, evidenciando os processos para entrega de documentação para fins de análise do pedido de cadastro.

Após concluir o cadastramento, o profissional terá acesso aos produtos oferecidos pelas empresas. É altamente recomendado que ele também realize os treinamentos de cada companhia, já que, embora tenha tido contato com muitas informações sobre esses produtos no curso para corretor de seguros, as seguradoras trazem conteúdos mais específicos em relação aos diferenciais e particularidades de cada opção.

Neste ponto, é importante que já tenha definido quais categorias de seguros deseja comercializar e quais as seguradoras que mais lhe interessem para trabalhar com a venda desses produtos. Após tomar essas decisões, é preciso acessar o site de cada empresa, ir até a seção pertinente ao cadastro de corretores de seguros e analisar como é feito o processo de filiação.

Entre os principais documentos exigidos, estão:

  • ficha cadastral da seguradora preenchida e assinada;
  • RG/CPF (dos sócios no caso de PJ);
  • comprovante de quitação eleitoral;
  • Suspe;
  • Termo de Deferimento Optante do Simples Nacional (Para o caso de corretora PJ);
  • comprovante bancário;
  • CNPJ, Contrato social e Inscrição Municipal (para o caso corretora PJ).

 

Como se consolidar no mercado de seguros?

Como se consolidar no mercado de seguros?

Agora que você já tem um conhecimento mais profundo sobre o panorama do mercado de seguros no Brasil e como funciona o processo para ingressar neste ramo, veja a seguir algumas boas práticas sobre como se consolidar como um profissional de corretagem de seguros.

Ofereça um atendimento ágil, eficiente e humanizado

No mundo moderno, fortemente impactado pela constante presença da tecnologia, o consumidor 4.0 quer a melhor apólice de seguros, no menor tempo e da maneira mais humanizada possível.

Foi-se o tempo em que as pessoas aceitavam ser mal atendidas e tinham paciência de esperar semanas para receberem uma cotação que, possivelmente, não atenderia às suas expectativas. Na era da informação digitalizada, os clientes querem agilidade, eficiência e personalização no atendimento.

Portanto, o corretor de seguros deve estar sempre pronto para realizar as suas vendas com rapidez, sem abrir mão da qualidade do atendimento. A ideia aqui é otimizar os processos, oferecendo uma maior gama de contratos com a possibilidade de fechar a apólice em um curto espaço de tempo.

Se o segurado se sentir satisfeito com o comprometimento e atenção que recebeu de você, certamente terá confiança em seu trabalho a ponto de recomendar o seu contato para amigos e familiares. Em marketing de corretagem de seguros, esse efeito é conhecido como fidelização do cliente.

Uma gestão organizada e eficiente é fundamental para que o corretor atenda seus clientes com toda a dedicação que eles desejam. Somente assim será possível realizar cotações e fechar negócios de maneira satisfatória para ambas as partes.

Conheça profundamente o mercado

Como corretor de seguros, parte de suas atribuições profissionais será conduzir o cliente durante o processo de escolha da solução mais adequada ao seu perfil e às suas necessidades. Para isso, primeiramente, é fundamental que você domine o mercado de seguros.

A grande maioria dos potenciais consumidores de seguros (persona do nicho), embora entendam a importância de contarem com meios de proteger seus bens e/ou de sua saúde, não compreendem que, ao arcarem com os custos de um prêmio de seguro, não estão pagando, na verdade, por um produto, mas sim por uma garantia de proteção.

Assim sendo, a premissa de um seguro é que, diante de uma ocasião inesperada, chamada de sinistro, como um incêndio, acidente, doença ou falecimento de um ente querido, o segurado receberá uma cobertura financeira que será de essencial ajuda em um momento tão delicado.

O papel do corretor de seguros, dado o contexto, é auxiliar o cliente potencial a entender a importância do produto no médio e longo prazo e o que, de fato, ele está “comprando” ao adquirir uma apólice de seguros.

Outro ponto que vale ser mencionado é a importância do profissional de corretagem de seguros ter a capacidade de se adaptar às constantes mudanças do mercado. Afinal, também será sua responsabilidade:

  • realizar análises de cenários futuros;
  • prospectar novas oportunidades de negócios;
  • e acompanhar as tendências e inovações tecnológicas que impactam o setor.

Reinvente-se 

Para inovar no setor, em primeiro lugar, é preciso analisar o tipo de seguro que você oferece ao público, pois esse fator determinará todos os próximos passos, como as táticas para angariar novos clientes, os canais de contato mais adequados ao seu público, o formato de comunicação que deverá ser usado, entre outros aspectos.

Outra ideia interessante é não se limitar somente a uma seguradora. Procure fazer networking em ambientes digitais e físicos que favoreçam o empreendedorismo, como em grupos no Facebook, no LinkedIn, em feiras e eventos corporativos voltados para o mercado de seguros. Aproveite ao máximo as oportunidades para fechar parcerias e fazer associações. Assim, você terá maiores chances de garantir as melhores condições para os seus clientes.

Descubra seu leque de possibilidades

O mercado de seguros é bastante amplo, abrangendo os mais diversos nichos de atuação, não apenas no que se diz respeito às categorias de seguros, como vida, automóvel, residencial, eletrônicos, viagens, patrimonial, odonto, saúde e acidentes pessoais, mas também âmbitos como o setor previdenciário.

Sendo assim, o corretor de seguros tem as opções de atuar tanto como um colaborador contratado por uma companhia de seguros quanto como um consultor autônomo (de maneira independente). Caso opte pela segunda alternativa, é possível integrar-se à Lojacorr e potencializar suas vendas, ao unir forças com uma marca já consolidada no setor.

Utilize um CRM para fechar vendas

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, o termo em inglês usado para se referir aos softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Hoje, a maioria das empresas e profissionais autônomos com perspectiva de futuro usam diferentes tipos de CRM para gerenciar a relação com os seus públicos.

Se você está se perguntando “por que um corretor de seguros deveria utilizar um CRM?”, em primeiro lugar, é preciso lembrar que, atualmente, o comportamento da sociedade moderna passa por grandes transformações em períodos cada vez mais curtos.

As coisas já não são mais como eram há cinco anos. A digitalização vem tomando conta de todos os mercados e moldando a forma como as pessoas se comunicam, consomem produtos e serviços, obtém informações e até mesmo realizam os seus trabalhos. Portanto, qualquer setor que não queira entrar na obsolescência, deve acompanhar esse ritmo, inclusive os corretores de seguros.

Ao utilizar um CRM voltado para o segmento de corretagem de seguros, você consegue automatizar grande parte dos procedimentos burocráticos e trabalhosos diários, além de:

  • concentrar todos os dados de clientes em um único sistema — produto contratado, data da contratação e da renovação, entre outras informações;
  • gerenciar os processos de venda de seguros de maneira muito mais rápida e moderna, abandonando de vez as planilhas em papel;
  • aproximar-se do público e oferecer um atendimento personalizado ao cliente;
  • otimizar a venda de seguros;
  • usufruir dos benefícios da tecnologia remota e realizar o seu trabalho de qualquer lugar e a qualquer hora do dia;
  • acompanhar todas as etapas da venda de seguros, desde a negociação até a concretização do negócio;
  • auxiliar os clientes na obtenção de ressarcimentos;
  • antecipar-se a comportamentos e cenários, podendo se prevenir contra situações adversas;
  • obter dados preciosos para a construção de estratégias de marketing digital para corretores de seguros;
  • oferecer todo o suporte necessário aos clientes;
  • economizar tempo com processos operacionais e focar nas vendas.
 

Entre muitos outros benefícios que somente o que há de mais moderno em tecnologia para o mercado de seguros pode oferecer.

Aprofunde-se em relação aos produtos que já vende

Mesmo após alcançar sucesso com a venda de determinados tipos de seguros, nunca deixe de rever e se aprofundar cada vez mais nos produtos que já vende. A ideia é identificar os que estão performando melhor para aprimorar as suas técnicas de negociação.

Para se consolidar no mercado de corretagem de seguros, sempre questione se você tem conhecimento suficiente sobre os produtos que oferece ao público. Além do mais, reveja periodicamente se seus serviços ainda são compatíveis com as tendências, necessidades e comportamentos do público. Verifique se é possível inovar de alguma forma e se essa inovação compensa, de fato.

Analise seus resultados

O corretor de seguros, especialmente quando trabalha de maneira independente, é um profissional que deve sempre estar atento aos resultados de fechamentos de negócios e renovações de contratos de clientes.

Analisar os seus resultados é uma forma de ter parâmetros consistentes sobre a sua performance e obter insights precisos a respeito dos pontos que estão dando certo, e o que precisa ser melhorado em suas abordagens e metodologias de vendas. Esses resultados podem ser medidos de maneira individual, coletiva, em determinado período específico ou dentro de um prazo de tempo dedicado.

Avalie seus concorrentes

Uma das táticas mais usadas no universo corporativo é a análise das estratégias da concorrência. É preciso observar de perto:

  • o que as corretoras concorrentes fazem;
  • quais produtos oferecem;
  • qual público-alvo atendido;
  • quais seus diferenciais competitivos;
  • e até que ponto estão tendo menos ou mais sucesso do que você.
 

Não se trata de “copiar” os métodos de outros profissionais ou empresas, mas sim de aprender com outros agentes atuantes no mercado de seguros, tanto com os acertos quanto com os erros. Lembre-se de que você só conseguirá construir valor próprio e percepção do público por meio de méritos do seu trabalho. 

Crie uma boa rede de contatos

O corretor de seguros é um profissional que lida diretamente com o público e, por isso, é imprescindível que construa uma boa rede de contatos, seja com consumidores potenciais, parceiros de negócios ou companhias seguradoras. Quanto mais bem relacionado for este profissional, maiores as chances de estruturar uma carteira de clientes diversificada.

Este é mais um motivo para se aliar à tecnologia e usar um CRM ou qualquer outro tipo de sistema que seja capaz de reunir os dados de seus contatos em um ambiente digital de fácil acesso, permitindo que você identifique oportunidades de negócios, registre problemas de serviços e gerencie as suas campanhas publicitárias em um único lugar.

Para ampliar a rede de relacionamentos, é preciso estar presente tanto nas redes sociais quanto em palestras e outros eventos — que favoreçam oportunidades para conhecer novas pessoas.

Porém, antes de mais nada, desenvolva uma estratégia de captação. Eis algumas boas práticas que podem ajudar:

  • avalie quais são os melhores locais para prospectar contatos;
  • conheça o perfil das pessoas com quem você deseja fazer contato;
  • prepare o seu discurso, mas também desenvolva a escuta ativa, isto é, a capacidade de ouvir atentamente o que as pessoas têm a dizer, o que buscam e quais são as suas dificuldades;
  • inclua todos os dados de seus contatos no CRM, assim como anotações e sugestões que possam servir para sanar os problemas de cada um.
 

Somente, então, faça contato.

Dê uma atenção especial para cada etapa do funil de vendas

Para não perder o controle sobre as negociações, é muito importante que o corretor de seguros saiba se organizar por meio do funil de vendas.

Ao definir as etapas de maior relevância para os seus processos de vendas, torna-se mais fácil acompanhar a evolução dos negócios e projetar cenários futuros, o que também é essencial para que ele se planeje melhor financeiramente.

Entre as etapas que integram o funil de vendas (que podem variar de um segmento de seguros para outro), estão:

  • o contato inicial;
  • o envio da proposta;
  • a negociação com o cliente;
  • o fechamento do negócio;
  • o pós-venda.
 

Seja qual for a etapa em que seus clientes se encontrem, o fato é que, como corretor de seguros, é parte de sua função ter sensibilidade para compreender as necessidades do público, pois a excelência no atendimento é um diferencial competitivo que pode abrir portas, para que o profissional não apenas mantenha os contatos atuais, como também consiga novos contratos.

Dar uma atenção especial ao funil de vendas também exige que você desenvolva um planejamento consistente. Para isso, não deixe de utilizar softwares, aplicativos e quaisquer outras tecnologias que facilitem o trabalho do corretor, como ERPs e CRMs específicos para o mercado de seguros.

Invista constantemente em suas capacitações

Como você já deve ter notado, o mercado de seguros exige qualificação progressiva, já que se reinventa de acordo com as periódicas e constantes mudanças de comportamento da sociedade.

Seja para diversificar as suas áreas de conhecimento, seja para se especializar em algum nicho específico, o fato é que o corretor de seguros que não quer perder sua posição, em um cenário cada vez mais competitivo, precisa investir constantemente em capacitações na área.

Hoje, é possível encontrar ótimos cursos para corretor de seguros, tanto presenciais quanto na modalidade à distância, ministrados por instituições consolidadas no segmento. A Lojacorr oferece acesso a tecnologia e serviços fundamentais para o profissional que deseja se manter atento às mais recentes tendências do mercado.

Além de oferecer um programa de educação contínua, por meio dos nossos canais de conteúdo, como YouTubeBlog e eventos, você receberá todo o suporte necessário para se tornar um corretor de seguros bem-sucedido por meio da incrível Universidade Treinacorr.

Proporcione uma experiência única

Por fim, mas não menos importante, em tempos de transformação digital, o cliente moderno espera que as marcas garantam uma experiência de consumo diferenciada, que vai muito além da funcionalidade básica dos produtos oferecidos.

Afinal, o público está cada vez mais habituado com as facilidades que a internet proporciona, como a possibilidade de procurar por profissionais ou companhias que melhor atendam às suas expectativas, com apenas toques na tela de seu smartphone — o que tem potencializado a competitividade no mercado.

Além de fornecer seguros que protejam os bens e a saúde de seus clientes, o corretor que deseja se destacar deve se manter relevante no que se diz respeito às suas necessidades humanas, isto é, soluções adaptadas às situações específicas de cada consumidor. Em outras palavras, é preciso proporcionar uma experiência única e centrada no cliente.

Susep Plena x Susep Vida: quais as diferenças?

Como fazer o simulado da prova Susep para corretor de seguros?

Antes de concluir este material, é importante que você entenda as diferenças entre Susep Plena e Susep Vida. Pois bem, como já apresentado, para se tornar um corretor de seguros profissional, é preciso tirar uma habilitação específica, que é concedida por meio de uma avaliação da Susep, certo?

Dito isso, é importante destacar que existem duas categorias de habilitação: a Plena e a Vida, e vamos explicar cada uma. Veja a seguir como se distinguem:

Susep Vida

Susep Vida, Previdência e Capitalização ou, como é popularmente chamada no setor, Susepinha, é a categoria de habilitação que garante ao corretor o direito de comercializar os seguintes produtos:

  • seguro de vida;
  • seguro saúde;
  • previdência;
  • capitalização.
 

Ao concluir os primeiros níveis do curso, que devem ocorrer dentro do período de seis meses, você já terá domínio sobre as áreas e aptidão suficiente para vender esses produtos com segurança.

Susep Plena

Na modalidade Susep Plena, você terá habilitação para vender todos os tipos de seguros que integram o mercado. Para obter tal conquista, será preciso concluir o curso e ser aprovado na avaliação.

Por meio da habilitação Susep Plena, além de ter todo o conhecimento necessário para vender os seguros listados anteriormente, o corretor poderá ampliar a sua carteira de produtos para os seguintes itens:

  • seguro de automóveis;
  • seguro engenharia;
  • segurança fiança;
  • entre outros tipos de seguros.
 

Além de atuar em âmbito nacional.

Para iniciar no setor, é recomendado que você inicie o processo de habilitação na Susep Vida, Previdência e Capitalização, pois, com este certificado já é possível garantir um bom início no mercado, conquistando uma carteira sólida de clientes. Assim, também será mais fácil dar sequência ao processo de qualificação e investir no certificado da Susep Plena no longo prazo.

Por isso, mais uma vez, é importante ressaltar que o corretor para corretor de seguros precisa ter um planejamento para saber onde deseja chegar, em quanto tempo e quais mercados deseja atingir. Assim, ele terá os recursos de que precisa para atrair mais clientes.

Como a Lojacorr pode ajudar?

Além de se associar a uma marca consolidada no mercado de seguros (com total isenção de cobrança de taxas), você terá contato com mais de 40 seguradoras, um serviço de consultoria jurídica e muito mais recursos que serão indispensáveis para a sua jornada neste incrível universo, e tudo isso diretamente na palma de sua mão.

A partir das informações apresentadas neste material, você já poderá dar o primeiro passo para iniciar uma carreira como profissional de corretagem de seguros. Porém, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre como funciona um curso de corretor de seguros, ou como se habilitar na Susep, não hesite em entrar em contato com a Lojacorr!

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