Saiba como se tornar um corretor de seguros

Como se tornar um corretor de seguros?

O que você vai ver neste artigo

Depois que a pandemia atingiu o globo, muitos de nós enfrentamos o desafio de reinventar a nossa própria marca pessoal em um mundo pós-pandêmico. Nesse sentido, aprender como se tornar um corretor de seguros pode ser a resposta pela qual buscava.

A nossa sociedade tem voltado à rotina de trabalho presencial. Assim, as seguradoras precisam estar prontas para ajudarem seus clientes nas necessidades de cobertura. Como resultado, isto é o que garante então o sucesso da corretora de seguros.

O seguro certamente não se trata apenas de pagar indenizações. Trata-se também de proteger indivíduos, famílias e empresas da catástrofe financeira.

Então vamos dar uma olhada no que o mercado aprendeu com a pandemia. Além disso, veremos como podemos aplicar esse conhecimento em futuras apólices para atrair clientes para a corretora de seguros.

Passo a passo de como se tornar um corretor de seguros

Descubra o passo a passo de como se tornar um corretor de seguros

1. Habilite-se como um corretor

O primeiro passo para quem quer saber como se tornar um corretor de seguros é conseguir a certificação oficial, conquistada por meio de cursos de formação de corretores.

Esta certificação pode ser obtida por meio do curso da ENS (Escola de Negócios e Seguros). Ou uma excelente opção também é o curso da FGV, em parceria com a Rede Lojacorr, que auxilia quem deseja conquistar a habilitação na Susep Vida, Previdência e Capitalização.

2. Faça a inscrição no IBRACOR

Em seguida, o corretor deve regulamentar a sua atuação. Para isso, ele precisa apresentar a certificação oficial e fazer a inscrição no Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta – IBRACOR.

3. Escolha seu nicho de atuação

Assim, você precisa definir o seu ramo de atuação. Existem diversas áreas gerais entre as quais pode atuar e escolher. Exemplos são seguros de vida, previdência, automóveis e saúde. É possível ainda se especializar em nichos específicos como seguro de transportes, entretenimento, esportes e riscos industriais.

Você ainda pode escolher se atuará de maneira autônoma ou como o colaborador de uma corretora.

4. Defina se será PF ou PJ

Uma vez que tenha sua certificação e esteja inscrito no IBRACOR, é hora de começar a atuar. E como em qualquer ramo, existe a questão da formalização da atividade profissional. Considere suas possibilidades e objetivos e defina se atuará como pessoa física ou investirá em um CNPJ.

Esta decisão geralmente é pautada no custo-benefício. Como PJ, a sua inscrição no IBRACOR fica mais cara, por exemplo. Contudo, a pessoa jurídica paga menos impostos. Algumas corretoras também oferecem comissões maiores aos corretores PJ.

5. Cadastre-se nas seguradoras

Pesquise quais as seguradoras são ideais de acordo com o seu nicho de atuação. O ideal é ter um leque vastos de opções de produtos, principalmente no início. Então faça o cadastro em seguradoras que atendam a este objetivo. Feito isso, estará pronto para começar a comercializar os seguros.

Quando entrar em contato com a seguradora, eles irão informar toda a documentação necessária para dar prosseguimento ao cadastro.

6. Invista em marketing pessoal e conquiste seus primeiros clientes

Para conquistar clientes e obter sucesso, você precisará dizer para as pessoas que trabalha com seguros. Então, o último passo que deve tomar é investir num bom marketing pessoal. Crie relacionamentos, faça networking, participe de eventos. Construa uma forte presença digital e converse com profissionais mais experientes.

Desenvolva uma marca pessoal que engaje e que chame a atenção. É essencial que demonstre uma postura ética e responsável desde o início. No mercado de seguros, conquistar a confiança de clientes é fundamental.

Para conferir as dicas completas e se tornar um corretor de seguros de sucesso, confira também o nosso artigo que explica detalhadamente como ingressar no mercado de seguros no Brasil.

Dicas de como se tornar um corretor de seguros bem-sucedido

Como se tornar um corretor de seguros

O setor de seguros sempre se baseou fortemente em dados. No entanto, muitas das práticas do passado fizeram com que este mercado demorasse a adotar novas tecnologias e se adaptar ao novo cenário.

Assim sendo, preparamos algumas dicas para que aprenda como se tornar um corretor de seguros bem-sucedido:

  • “Reinvente” seu modelo de negócios
  • Concentre-se em uma diferenciação única
  • Realinhe seu mix de marketing
  • Revise sua marca
  • Use a mídia social para criar impulso
  • Faça uso de dispositivos móveis para gerar vendas
  • Use o digital para impulsionar as vendas
  • Use CRM para fechar vendas
  • Utilize e-mail para gerar leads
  • Use SMS / mensagens de texto para gerar leads
  • Use o conteúdo para gerar leads
  • Faça uso do vídeo para gerar leads
  • Use pesquisas online para gerar leads
  • Utilize outras ferramentas de automação de marketing
 

No pós-pandemia, há ainda mais ferramentas que o setor de seguros poderá usar para se tornar mais atraente.

Em primeiro lugar, uma compreensão clara das necessidades de seus consumidores. Isto assim significa criar uma melhor experiência para o cliente. Além disso, as seguradoras precisam continuar inovando em novos produtos e serviços, também proporcionando uma melhor experiência ao usuário.

Há também a questão de qual é o modelo de precificação correto, visto que o governo terá um papel muito maior no setor daqui para frente. Enfim, será importante continuar a inovar no mercado para ser relevante e eficaz.

Como se tornar um corretor de seguros: reinvente-se no cenário pós-pandemia

Planejamento de corretor de seguros

O primeiro passo a dar quando você pretende se reinventar no mercado de seguros é analisar o tipo de serviço que oferece e quais estratégias de marketing pode utilizar para alavancar as vendas.

Faça uma lista de todos os diferentes tipos de seguros que pode oferecer. Além disso, não se limite apenas à uma seguradora.

Feche parcerias e faça associações para garantir as melhores condições para os seus clientes, não se esqueça de ter também um plano de marketing para a sua corretora de seguros.

Não sabe por onde começar? Separamos algumas dicas para você de como se tornar um corretor de seguros:

1. Inclua um piloto de cuidados de longo prazo

Você vende seguros de vida? Considere adicionar um piloto de cuidados de longo prazo às suas apólices. Isso pode valer de 10% a 20% de seus prêmios.

2. Analise os produtos que já vende

Reveja seus produtos existentes e encontre aqueles que estão vendendo melhor. Considere adicionar um componente de cuidados de longo prazo a essas políticas.

3. Ofereça um seguro vitalício

Não se esqueça de oferecer aos seus clientes a opção de adquirir um seguro vitalício. Essas apólices têm um prêmio muito mais baixo do que uma apólice de vida tradicional. Da mesma forma, agregam valor à medida que seu cliente vive mais do que o esperado.

4. Revise a cobertura de saúde

E finalmente… não se esqueça de revisar a cobertura de saúde existente de seus clientes existentes e potenciais. A maioria das pessoas (principalmente na faixa etária de 35 a 54 anos) não conta com um seguro saúde. Oferecer a eles um desconto para comprar uma apólice de seguro vitalício pode ser uma ótima maneira de aumentar as vendas.

Em conclusão, para aprender como se tornar um corretor de seguros hoje, você precisa ser mais do que uma empresa centrada no produto. Você precisa ter uma proposta de venda exclusiva.

Na era da Internet, os consumidores esperam que as marcas ofereçam uma experiência premium. Algo que vai além da funcionalidade básica de produtos e serviços.

Você também deve se manter relevante no que tange às necessidades de seus clientes e sua solução de seguro precisa ser adaptada às situações específicas deles. Se a sua solução de seguro não é centrada no cliente, dificilmente terá sucesso.

Assim, queremos ajudar você e sua equipe a se preparar para o futuro. Com a Rede Lojacorr, desse modo, você conta com uma plataforma online exclusiva, suporte jurídico e contábil. Além disso, dispõe de capacitação de profissionais para vender ainda mais em 2022.

Quer mais conteúdo exclusivo diretamente no seu e-mail?

Cadastre-se agora e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de seguros

Compartilhe com outros corretores!

Confira também:

O que dizem

nossos corretores

Opções de privacidade