Mercado de seguros

Mercado de seguros no Brasil: Como ingressar?

O que você vai ver neste artigo

Há mais de 27 anos no mercado segurador, a Lojacorr atua para conectar o sistema de seguros. Sabemos que o setor ainda é visto com muitas dúvidas. Principalmente para quem está pensando em ingressar no mercado de seguros no Brasil.

Porém, como parte da nossa missão como empresa, preparamos este artigo com as principais dúvidas, dicas e informações fundamentais para você que pretende ingressar no mercado de seguros no Brasil. Encare novos desafios neste ano. Então, vamos lá?

Como surgiu o mercado de seguros?

Como surgiu o mercado de seguros

De acordo com registros históricos, podemos entender que o surgimento da forma mais elementar do “seguro” aconteceu junto à intensificação do comércio. Isso foi ainda entre civilizações, como mesopotâmicos e fenícios, milhares de anos antes de Cristo. Era uma forma mais rudimentar, baseada em simples acordos para cobrir o risco de perdas de mercadorias. Entretanto, o propósito era o mesmo.

Após o século XVI, como as rotas comerciais marítimas se tornaram mais frequentes, assim também aconteceu com acidentes de percurso e roubos.

Com a necessidade de proteger as mercadorias, criou-se o Contrato de Risco Marítimo. Basicamente, era uma medida que visava financiar o custo de tais navegações. Logo, diminuía os riscos e impactos financeiros negativos, em caso de qualquer eventualidade.

No Brasil, da mesma forma, o mercado de seguros decolou com a abertura dos portos comerciais em 1808. Ao longo do tempo, foram sendo criadas normas legais para orientar o setor até chegarmos aos dias atuais. Hoje, o mercado de seguros é extenso. Cobre materiais como imóveis empresariais e domésticos, bens de consumo e mesmo seguros de vida.

Quais as características do mercado de seguros no Brasil?

Mercado de seguros

Considerado um dos segmentos mais importantes da economia brasileira, o mercado de seguros no Brasil registrou, ao longo dos últimos anos, um crescimento superior à taxa do Produto Interno Bruto (PIB). Este é um dado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

Composto por empresas com atuação diversificada, como seguradoras, corretoras de seguros e resseguradoras, o mercado tem uma alta taxa de empregabilidade. Além disso, oferece excelentes oportunidades para aqueles que desejam ingressar em um setor com grande expansão e lucratividade.

Se você está iniciando na carreira, a Lojacorr pode te ajudar. O primeiro passo é garantir sua habilitação junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep). Veja como se preparar para as próximas provas.

Quero ingressar no mercado de seguros no Brasil: por onde começar?

Dicas para ingressar no mercado de seguros no Brasil

Para ingressar no mercado de seguros no Brasil, é essencial se organizar. Comece elaborando um planejamento financeiro, construa e defina um plano de negócios. Da mesma forma, esteja disposto a driblar as dificuldades, aplicando seus esforços em prol de tirar todas as ideias do papel.

É importante ter uma boa estratégia para a prospecção e fidelização de clientes, formando uma carteira sólida. Esta estratégia pode auxiliar quem está começando a driblar dificuldades e superar desafios, muito presentes quando estamos iniciando em uma nova profissão.

Para alavancar os negócios e ter ainda mais segurança, uma boa alternativa é unir forças com empresas que ofereçam suporte e assessoria para os negócios. Por exemplo, a Lojacorr. Isto permite que ainda assim mantenha seu trabalho de forma independente.

Ingressar no mercado de seguros como um colaborador de uma rede já estabilizada é uma das medidas que estão em harmonia com as ações inovadoras hoje.

Alguns corretores, que atuam há mais tempo, resistem a esta escolha. Mas a cooperação e parceria são elementos que fazem parte da reinvenção dos negócios a partir de agora. É um modo de transformar modelos de trabalho e fomentar novas oportunidades para produtos e serviços.

Confira algumas dicas para começar a carreira com o pé direito:

  1. Elaborar um planejamento financeiro;
  2. Definir um plano de carreira/negócios;
  3. Criar estratégias de fidelização de clientes;
  4. Estudar sobre as tendências do mercado de seguros;
  5. Aprimorar habilidades de vendas;
  6. Aprofundar os conhecimentos sobre o setor;
  7. Capacitar-se em instituições credenciadas.

Porque ingressar no mercado de seguros no Brasil?

Quais as vantagens do mercado de seguros

setor de seguros é um dos melhores para quem deseja ingressar em uma nova carreira no Brasil. Este mercado tem investido em modernização de produtos e também de seu parque tecnológico para oferecer um atendimento ainda melhor aos segurados.

Com a pandemia, certamente o atendimento sofreu com uma rápida mudança para o home office. O processo foi feito sobretudo com sucesso. Assim como tornou-se ainda um dos destaques no mercado nacional.  Além disso, o ramo ainda tem um grande potencial de crescimento. É uma ótima notícia para quem está em busca de uma oportunidade de carreira.

Muito mais do que um serviço, o mercado de seguros tem uma função social. Em outras palavras, a missão dos seguros é proteger e manter bens que são de extrema importância para as pessoas. Afinal, ninguém coloca no seguro algo que não considera realmente importante, certo?

Então, quem ingressa neste setor, precisa se lembrar de algo. Você venderá não apenas um produto, mas um cuidado com seu cliente. É importante ter em mente que atuará de forma consultiva. Dessa forma, será o ponto de contato entre seu cliente e a seguradora.

Portanto, é essencial estudar muito. Entenda sobre o produto e venda-o de forma empática. Priorize as necessidades e benefícios para o cliente, não apenas o seu lucro. E, claro, não deixe de lado a educação financeira. Para saber, exatamente, no que investir seu tempo e dinheiro.

Quais termos comuns no mercado de seguros no Brasil você precisa conhecer?

estratégia digital para corretor de seguros

De antemão, o glossário do mercado segurador brasileiro é bastante vasto. Assim sendo, compreender e se lembrar de todos os termos é uma consequência natural quando você começar a trabalhar na área. Contudo, decidimos preparar uma lista com os principais termos para que possa começar a se familiarizar.

Confira abaixo:

  • Acidente pessoal: imprevisto repentino ou violento que resulta em lesão física, morte ou invalidez total, parcial ou permanente do segurado;
  • Apólice: documento que formaliza a transferência da responsabilidade pelos riscos aos bens ou ao segurado para a seguradora;
  • Aviso de sinistro: a comunicação feita à seguradora sobre eventos previstos na apólice;
  • Beneficiário: em caso de sinistro, é a pessoa que receberá as indenizações pela seguradora;
  • Bônus: desconto oferecido ao segurado pela seguradora no momento da renovação do seguro, caso não tenha havido ocorrência de sinistros no período;
  • Cobertura: garantia de proteção contra os riscos vigentes na apólice;
  • Comissão: percentual recebido pelo agente ou corredor sobre os prêmios recebidos pela seguradora;
  • Endosso: documento emitido quando há alterações no contrato, acordadas entre ambas as partes, durante a vigência da apólice;
  • Franquia: valor pago pelo segurado na ocorrência de sinistro;
  • Indenização: valor recebido pelo segurado da seguradora, quando um risco previsto ocorre;
  • Segurado: pessoa física ou jurídica que contrata o serviço de seguro;
  • Vigência: período de validade da apólice.

Qual o papel do corretor de seguros?

como prospectar clientes para corretora de seguros

A tecnologia certamente faz parte do dia a dia da sociedade . Dessa forma, nós, seguradores, não poderíamos ficar de fora dessa tendência. Foi preciso nos adaptarmos às tendências do mercado.

Soluções tecnológicas, de Inteligência Artificial a Cloud Computing, por exemplo, já resolveram problemas do consumidor e de empresas do setor bancário, entretenimento, farmacêutico e muitos outros.

No setor segurador, a aplicação de tecnologia é essencial. Isso se dá porque é por meio da transformação digital que as seguradoras poderão resolver alguns dos grandes desafios do setor nos últimos anos. Além disso, precisam se adaptar ao novo cenário, ganhando competitividade e eficiência.

Os clientes querem ter o seu dia a dia facilitado, poder acessar informações de forma rápida e prática. Porém, não podemos minimizar a importância de ter um corretor de seguros ao seu lado.

Hoje já existem algumas plataformas em que você pode cotar e até mesmo contratar um seguro sem o intermédio de um corretor. Poucos cliques e pronto! Lá está o seguro fechado. Contudo, é preciso prudência. Por exemplo, o que acontece quando o cliente precisa acionar o seguro ou tem alguma dúvida? Quem procurar?

Aí entra o trabalho do corretor, que vai muito além da venda, é ainda um ponto de apoio quando o cliente mais precisa.

É quem fornece aquela sensação de conforto. A sensação de ter com quem contar e, principalmente, a garantia de que a questão será resolvida da melhor forma. É o suporte de alguém que te conhece e que vai trabalhar para solucionar tudo de forma rápida e transparente.

É preciso ser empático e consistente sobretudo para inspirar confiança nos clientes. Afinal, um seguro ainda é um produto que gera dúvidas, tornando essencial ter alguém que domine o assunto e que transpareça credibilidade.

Como se tornar um corretor de seguros?

Descubra o passo a passo de como se tornar um corretor de seguros

Se você tem um perfil empreendedor e quer ter uma carreira flexível, o próximo é ingressar no mercado de seguros!

De acordo com o jornal Valor Econômico, o mercado de seguros no Brasil em 2019 cresceu 11%, um crescimento expressivo.

Sabemos que nesse começo surgem muitas dúvidas sobre o que fazer para ingressar na área, então preparamos algumas dicas para não errar. Veja:

1. Obtenha uma certificação oficial

Para se tornar um corretor de seguros, sem dúvidas o primeiro passo é se qualificar por meio de cursos para obter a habilitação e exercer a carreira. 

2. Inscreva-se no Ibracor

Em 2019, a Susep reconheceu o Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Ibracor) como uma instituição autorreguladora dos corretores de seguros. A partir dessa data, todo o procedimento de filiação e cadastro passou a ser feito por meio do site do Ibracor.

O Ibracor exige que, para a obtenção do registro, o corretor possua a certificação oficial oferecida por uma Instituição oficial de ensino e certificação.

A documentação exigida pelo Ibracor é similar à lista exigida pela Susep. A grande mudança notada até o momento é na cobrança de tarifas para o serviço de inscrição do registro de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Para checar os detalhes das novas tarifas cobradas, acesse o site da Ibracor no link.

3. Realize o Cadastro nas Seguradoras

Nesse passo, é importante definir quais seguros pretende vender e em quais seguradoras gostaria de trabalhar com esses produtos.

Você pode se cadastrar manualmente no site de cada seguradora na seção dedicada aos corretores de seguros. Assim, lá será informada toda a relação de documentos necessários.

Obs.: Não se esqueça de que, após conseguir seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), você deverá efetuar a sua inscrição no Ibracor também para poder ter acesso aos cadastros nas seguradoras como PJ.

Recomendamos então que tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Ficha cadastral da seguradora preenchida e assinada;
  • RG/CPF (dos sócios no caso de PJ);
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Susep ou Inscrição Ibracor;
  • CNPJ, Contrato social e Inscrição Municipal (para o caso corretora PJ);
  • Termo de Deferimento Optante do Simples Nacional (Para o caso de corretora PJ);
  • Comprovante Bancário.
 

A Lojacorr pode te ajudar a garantir mais negócios fechados. Ao se juntar à rede, você pode ter acesso a mais de 40 seguradoras e mais de 14 benefícios.

Logo, para quem deseja ingressar no mercado de seguros no Brasil, contar com o suporte e ter ao lado uma marca forte e reconhecida no mercado faz toda a diferença.

Ao fazer parte da Lojacorr, você contará com assessoria contábil e judicial para sanar aquelas dúvidas que surgem no cotidiano. Também terá auxílio com a parte mais burocrática.

Além disso, terá apoio backoffice e mais de 40 seguradoras para realizar a cotação de seguros, trazendo muito mais oportunidades de negócios para você e poder de escolha para o seu cliente.

E não para por aí! Em adição, por meio da nossa plataforma, você pode oferecer tipos de seguros com os quais talvez não trabalhe ainda, mas que estão disponíveis em nosso painel, e assim não perderá vendas. Quer saber mais? Acesse para conhecer todos os nossos benefícios.

Entenda as necessidades do mercado

Quais as necessidades do mercado de seguros

Como um novo profissional de seguros, você pode começar escrevendo conteúdo que ajudará os clientes em potencial a entender sua empresa e o que ela tem a oferecer. 

Esses pontos passam a sensação de segurança, de que não há necessidade de se preocupar. Nesse sentido, quando um segurado paga um prêmio de seguro, ele não está pagando por um produto, mas sim por uma garantia de proteção.

Dessa forma, ideia do seguro é que, se uma pessoa tiver um determinado problema, que chamamos de sinistro, como por exemplo um acidente de carro, incêndio, doença ou morte de um ente querido, ela estará coberta. Afinal, eles estão segurados.

Ah, não se esqueça de que para ter sucesso é preciso ser um profissional que saiba se adaptar às mudanças do mercado. Alguém que realize análises de cenários, prospecções de negócios, e esteja atento às inovações tecnológicas. Logo, também é preciso que saiba estabelecer um bom relacionamento interpessoal.

Atente-se as possibilidades de mercado

Corretora de seguros independentes

Quando falamos sobre seguros, nos referimos ao produto criado para proteger aquilo que é mais importante para uma pessoa.

Dentro do mercado de seguro existem diversos âmbitos de atuação. Não só no que diz respeito às modalidades de seguro como residencial, vida, auto, acidentes pessoais, viagem, patrimonial, saúde, odonto, eletrônicos, mas também em áreas como o setor previdenciário. Logo, um corretor de seguros pode atuar tanto como funcionário de uma seguradora quanto como autônomo e consultor.

De forma independente, é possível fazer parte da Lojacorr e alavancar suas vendas ao unir forças com uma marca consolidada no mercado. Contamos também com uma estrutura para dar o suporte necessário ao corretor. É uma gama de mais de 40 seguradoras, consultoria jurídica e muito mais.

Segundo a CNSeg, o setor teve crescimento de 3,6% em janeiro de 2021 comparado ao mesmo mês do ano anterior. Levando em consideração que em janeiro 2020 ainda não conhecíamos o COVID-19 e estávamos com a economia aquecida, esse número fica ainda mais impressionante.

Além do crescimento mostrado nos números acima, em adição muitas pessoas se deram conta da importância de ter um seguro de vida ou um plano de saúde, por exemplo, para atender necessidades específicas causadas pela pandemia.

Susep plena x Susep vida, Previdência e Capitalização: habilitação para ingressar no mercado de seguros no Brasil

Jornada do corretor de seguros: como entrar e se destacar no mercado

Como já falamos, para ser um corretor de seguros é preciso ter uma habilitação que é feita por meio de cadastro e avaliação da Susep. Há dois tipos de habilitação: Plena e Vida, e vamos explicar cada uma.

A Susepinha ou Susep Vida, Previdência e Capitalização é uma habilitação que dá direito ao corretor fazer a venda de seguro saúde, vida, previdência e capitalização.

Você obtém esse direito nos primeiros seis meses de curso. Em outras palavras, ao concluir os primeiros níveis do curso, estará apto a oferecer esses serviços com segurança e domínio sobre as áreas.

Já a Susep Plena permite que o corretor trabalhe com TODOS os tipos de seguros. É obtida por meio de conclusão do curso e aprovação na avaliação. Com essa habilitação, além dos seguros listados acima, é possível ampliar a gama para seguro auto, seguro fiança, seguro engenharia, entre outros. Assim como atuar em âmbito nacional.

É essencial ter um planejamento de onde se deseja chegar bem como quanto tempo e qual mercado pretende atingir, para dessa maneira conquistar mais clientes.

Para ingressar na carreira, indicamos a capacitação e habilitação na Susep Vida, Previdência e Capitalização. Com ela você já garante um início do seu negócio e conquista uma carteira de clientes. Assim, em seguida, pode investir na habilitação da Susep Plena a longo prazo.

Aproveite a parceria da Lojacorr com a FGV

Se tinha alguma dúvida de se a carreira no mercado de seguros no Brasil é promissora e de como ingressar nela, esperamos ter ajudado com este material. Agora você já sabe o que é necessário para começar 2024 com o pé direito e dar um up na sua carreira.

Quer mais conteúdo exclusivo diretamente no seu e-mail?

Cadastre-se agora e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de seguros

Compartilhe com outros corretores!

Confira também:

O que dizem

nossos corretores

Opções de privacidade