Saiba o que faz um corretor de seguros

O que faz um corretor de seguros?

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Você sabe o que faz um corretor de seguros? Ser um corretor de seguros é ter como missão proteger seu cliente, entendendo suas necessidades, e, assim, oferecendo as melhores soluções para sua carteira de clientes.

Hoje, contaremos um pouco como é a rotina de um corretor. Da mesma forma, falaremos sobre as peculiaridades e como este trabalho faz a diferença na sociedade. Além de te contar o que faz uma corretora de seguros.

Descubra o que faz um corretor de seguros

O que faz um corretor de seguros

Uma dos primeiros passos importantes de um corretor de seguros é orientar os clientes durante o processo. Afinal, às vezes é  complicado fazer a compra de um seguro.

Um corretor de seguros independente trabalha para oferecer as melhores opções do mercado para os seus clientes. Faz as cotações nas seguradoras e, de acordo com o perfil e necessidades explicitadas, oferece as melhores opções.

Para se tornar um corretor de seguros, é necessário obter uma certificação e realizar um exame para conquistar a Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Uma das instituições que oferecem um Programa de Habilitação de Corretores de Seguros é a FGV. Em parceria com a Rede Lojacorr, traz a oportunidade de você se tornar um profissional qualificado e com habilitação inicial para atuar com seguro vida, consórcio e saúde.

A missão de um corretor é conectar a seguradora certa ao segurado certo. O corretor trabalha de várias maneiras para ajudar os clientes a encontrarem e escolherem o plano de seguro adequado.

Alguns corretores especializam-se num tipo de seguro (como o seguro residencial). Enquanto outros se concentram em múltiplos tipos de seguro. Podem também fornecer aconselhamento financeiro ou vender outros tipos de seguros, como seguros de vida.

É isso, também, o que uma corretora de seguros faz.

Quais as principais responsabilidades de um corretor de seguros?

Quais as responsabilidades do corretor de seguros

A função do corretor de seguros é ajudá-lo a encontrar o melhor negócio possível. Isso é feito por meio de pesquisa de apólices disponíveis e fazendo uma comparação objetiva dos custos e benefícios de cada uma delas.

Logo, é essencial conhecer seu cliente, saber hábitos, rotina, estado civil etc. Isso porque as companhias de seguros exigem saber de cada cliente quais são os riscos de um sinistro. Para, então, chegarem à apólice de seguro. 

Aqui preparamos um overview das principais responsabilidades de um corretor de seguros e dicas de vendas para corretores de seguro:

1. Mediação entre o cliente e a seguradora

De acordo com as leis brasileiras que regulamentam o setor de seguros, para que um seguro seja contratado é obrigatória a participação de um corretor registrado na Susep. Ou seja, as seguradoras não podem comercializar esse tipo de serviço sem a mediação de um corretor.

A profissão de corretor de seguros foi regulamentada pela Lei 4.594 de 29 de dezembro de 1964.

Assim, se faz necessária a presença do corretor de seguros nas corretoras para entender as necessidades dos seus clientes e ofertar diferentes tipos de seguros. Uma das funções desse profissional é tirar todas as dúvidas dos interessados em contratar seguros para carro, casa, viagem, celular e outros.

Dessa forma, a contratação torna-se mais fácil e transparente. Por isso, o ideal é uma corretora séria, legalmente autorizada a realizar a venda de seguros, por meio de seus profissionais. 

2. Entendimento sobre o perfil do cliente

É importante que o corretor estude o perfil de cada cliente para apresentar as melhores opções de acordo com o orçamento e necessidades. Então, independentemente de ser mais vantajoso para a seguradora, o corretor deve trabalhar de maneira independente para oferecer a melhor opção para o segurado.

Sendo assim, podemos dizer que esse é um dos pontos principais para explicar a importância do trabalho do corretor.

3. Conhecimento sobre o mercado

Ninguém melhor do que um corretor de seguros bem-informado para responder todas as perguntas sobre um tipo de seguro ou uma apólice. Para isso, esse profissional precisa estudar e se especializar na sua área de atuação dentro do mercado de seguros.

Além disso, o corretor deve aproveitar a oportunidade de desenvolver um bom relacionamento com as corretoras e seguradoras para conhecer as melhores opções para oferecer aos seus clientes.

4. Interpretação de seguros

Também é tarefa dos corretores de seguros – e uma das principais – interpretar e explicar os mínimos detalhes dos termos da apólice. No mercado de seguros, a apólice é o contrato que registra direitos e deveres do segurado e da seguradora, além de conter o valor da indenização do segurado contratado.

Como não é todo mundo que tem experiência em interpretar contratos ou mesmo conhecimento do vocabulário usado pelas seguradoras, o corretor é fundamental para facilitar o entendimento do segurado sobre os termos e condições.

Além disso, o corretor também poderá ajudar em caso de sinistro. Ou seja, em alguns casos é possível contar com a ajuda de um profissional antes de falar diretamente com a seguradora.

5. Conhecimento sobre seguros

O profissional que trabalha com a venda de seguros conhece muito bem os produtos que são comercializados pelas seguradoras. Isso porque cada tipo de seguro possui suas especificidades para ser oferecido em diferentes situações.

Então, o corretor tem a responsabilidade de conhecer o produto que está vendendo. Para não decepcionar o cliente no futuro. Por isso, esse profissional precisa ter conhecimento sobre os seguros disponíveis no mercado.

6. Explicação sobre as apólices

Uma função importante deste profissional é a explicação de todas as cláusulas em que consiste uma apólice. Desse modo, evita-se a insatisfação posterior de segurados. É, assim, importante cobrir todos os detalhes sobre: coberturas, custo-benefício, indenizações etc.

No caso de um sinistro, por exemplo, é essencial que o profissional se mostre preparado e apto para agir. Um conhecimento profundo sobre o produto e a apólice são fundamentais. Contudo, a explicação prévia que o corretor deu ao segurado pode fazer toda a diferença.

Um imprevisto negativo que confirma um risco sempre impulsiona emoções fortes. Dessa maneira, pode ser muito benéfico que o seguro tenha a total ciência sobre as cláusulas e limites da apólice. Assim, ele entende por completo os seus deveres e isso ameniza a situação desconfortável.

A didática e a visão de mercado são atributos que contam muito neste ponto. Então, é recomendado desenvolvê-los.

7. Assessoria após a contratação

Mesmo após a contratação do seguro, cabe ao corretor oferecer uma assessoria para esclarecer possíveis dúvidas tardias. Esta também é uma maneira de garantir a satisfação do cliente.

Assim, o corretor consegue orientá-lo sobre as funções das cláusulas na prática e ainda acompanhar possíveis alterações de contrato posteriormente. Além disso, torna-se mais fácil apresentar vantagens de novos produtos quando se mantém o contato com o segurado, compreendendo as necessidades adicionais que venha a ter.

Outra vantagem deste acompanhamento é estar inteirado a respeito de mudanças na estrutura familiar do segurado, atualizando assim as informações de seguros. Exemplos são nascimento de filhos, casamentos e divórcios.

Na Rede Lojacorr, o corretor ainda conta com o suporte da maior rede de corretores independentes do Brasil. Ao fazer parte da Rede Lojacorr, damos o suporte necessário para alavancar suas vendas, com suporte jurídico, contábil, uma plataforma exclusiva com mais 40 seguradoras e um time especializado no ramo.

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