Como vender seguro RC? Aí está um segmento promissor que, de acordo com dados divulgados por uma matéria na revista Valor Econômico, sua demanda cresceu cerca de 30% nos últimos dois anos.
Número expressivo, não é mesmo?
Porém, embora seja um produto de grande relevância e com uma boa procura, não será assim tão fácil vender o seguro RC sem utilizar estratégias eficientes e a abordagem certa, concorda?
Isso porque ainda existe uma carência significativa de profissionais especializados em seguro de responsabilidade civil, capazes de oferecer orientação precisa aos clientes na escolha do produto ideal.
Dessa forma, ao se destacar como um especialista nessa área, você poderá preencher essa lacuna e aproveitar as oportunidades de negócio em ascensão. Inclusive, não deixe de conferir os artigos anteriores da nossa série sobre como vender seguro RC, para obter mais conhecimento e aprimorar suas estratégias. Você encontra os links no fim deste artigo.
O fato é que além de conhecimento especializado no produto, existem gatilhos de como vender seguro RC que podem ser aplicados de acordo com o contexto e público-alvo específicos, para potencializar os seus resultados.
Neste artigo, vamos explorar alguns gatilhos e estratégias poderosas de como vender seguro RC. Com essas ferramentas, você conquistará a confiança dos clientes, superará objeções e fechará mais negócios com sucesso.
Prepare-se para maximizar seus resultados e se destacar no mercado de seguros de responsabilidade civil.
Principais gatilhos de como vender seguro RC
Sabia que existem alguns gatilhos de como vender seguro RC que, quando usados estrategicamente, podem gerar bons resultados?
Estes gatilhos, podem ser aplicados individualmente, em campanhas e anúncios, ou agrupados, para aprimorar sua estratégia de como vender seguro RC para despertar um interesse primário, estabelecer uma conexão emocional, fornecer informações convincentes e gerar confiança nos clientes, influenciando positivamente a decisão de compra. São eles:
- Urgência
- Pertencimento
- Curiosidade
- Razão
- Storytelling
- Prova social
- Especificidade
Contudo, despertar a atenção do seu potencial cliente por meio de um bom conteúdo é apenas uma parte fundamental da estratégia de como vender seguro RC.
Convencer o cliente quanto a importância e a real necessidade da contratação de um seguro RC está na sua expertise do produto e na sua capacidade de entendimento das necessidades dele. Aí está a necessidade de especialização que temos falado ao longo dos materiais.
Mas, na prática, como funcionam esses gatilhos de atenção em campanhas ou anúncios? Vamos ver alguns exemplos:
Urgência
A urgência é um poderoso gatilho de como vender seguro RC, que visa criar um senso imediato de pressa e necessidade. Ao utilizar esse gatilho, você pode impulsionar a ação de compra dos clientes.
Isso pode ser alcançado por meio de promoções com prazo limitado, descontos temporários ou ao estabelecer uma situação em que o cliente perceba que pode perder uma oportunidade valiosa se não agir rapidamente.
Ao despertar essa sensação de urgência, você incentiva seus potenciais clientes a agirem imediatamente, aumentando as chances de conversão e fechamento de negócios. Um exemplo de urgência em um anúncio, seria:
“Aproveite a proteção imediata para sua empresa com o seguro de responsabilidade civil. Não perca a oportunidade de garantir sua tranquilidade financeira em caso de reclamações ou danos!”
Pertencimento
Já o pertencimento é um gatilho para criar uma sensação de conexão e identificação com o público-alvo. De modo que, ao destacar características ou valores compartilhados com o cliente, é possível estabelecer uma conexão emocional profunda e despertar o sentimento de importância ao adquirir um determinado produto ou serviço.
Assim, ao utilizar o gatilho de pertencimento em suas estratégias de como vender seguro RC, você pode fortalecer a relação com seus clientes, cultivar lealdade e aumentar a probabilidade de fechamento de negócios.
E como ficaria o pertencimento em um anúncio?
“Junte-se a milhares de empreendedores responsáveis que protegem seus negócios com o seguro de responsabilidade civil. Faça parte da comunidade de clientes satisfeitos que se preocupam com a segurança e sucesso de seus empreendimentos.”
Curiosidade
A curiosidade, uma característica inerente ao ser humano, tem o poder de despertar o interesse do cliente.
É possível despertar interesse utilizando teasers instigantes ou detalhes parciais sobre um produto ou serviço, levando o cliente a querer mais e, consequentemente, aumentando a probabilidade de engajamento e conversão.
Utilizar esse gatilho em suas estratégias de como vender seguro RC é muito eficiente na conquista do interesse e na ação de compra. Agora veja um exemplo da curiosidade em um anúncio de seguro RC:
“Descubra como o seguro de responsabilidade civil pode proteger você contra reclamações de clientes insatisfeitos e minimizar os riscos financeiros. Conheça nossas histórias de sucesso e veja como empresas como a sua se beneficiaram dessa proteção.”
Razão
Como o próprio nome sugere, o gatilho da razão é uma abordagem estratégica que se baseia em fornecer argumentos lógicos e racionais para convencer o cliente a adquirir o seguro de responsabilidade civil.
Ou seja, ao apresentar dados estatísticos, fatos comprovados, benefícios tangíveis e informações técnicas relevantes, você mostra ao cliente o valor real do produto e o incentiva a tomar uma decisão fundamentada.
Dessa forma, ao utilizar a razão em seus métodos de como vender seguro RC, você consegue demonstrar credibilidade e reforça a confiança do cliente, aumentando suas chances de fechar negócio. Veja o gatilho da razão utilizado em um anúncio:
“Com o seguro de responsabilidade civil, você pode ter tranquilidade sabendo que está protegido contra reclamações de terceiros, indenizações e custos judiciais.”
Storytelling
Storytelling é definitivamente uma poderosa ferramenta de como vender seguro RC.
Isso porque, com narrativas envolventes, é possível criar conexões emocionais com os clientes, despertar sua imaginação e gerar empatia.
Na prática, ao contar histórias reais, emocionantes e até inspiradoras, você consegue envolver os clientes de forma mais profunda, tornando o seguro de responsabilidade civil mais tangível e pessoal.
Dessa maneira, você estabelece uma conexão única, destacando a importância e os benefícios do seguro, e aumentando suas chances de fechar negócio com confiança.
Além disso, uma dica extra é unir os gatilhos da razão e do storytelling não apenas nas estratégias de anúncios, mas em sua argumentação com o cliente. Você combina dados com fatos fortalecendo sua argumentação e a probabilidade de venda do seguro RC.
Mas agora veja um exemplo de storytelling em anúncio de seguro RC.
“Imagine a seguinte situação: um cliente sofre um acidente em seu estabelecimento e entra com uma ação judicial exigindo uma indenização significativa. Com o seguro de responsabilidade civil, você pode contar com o apoio de uma seguradora confiável que assumirá os custos e protegerá seu patrimônio. Não deixe que uma reclamação inesperada coloque em risco tudo o que você construiu.”
Prova social
Fundamental para construir confiança e credibilidade na estratégia de como vender seguro RC, a prova social fornece evidências tangíveis como depoimentos de clientes satisfeitos, estudos de caso, avaliações positivas e selos de qualidade.
Afinal, é por meio desse gatilho que você demonstra que o produto realmente funciona e atende às expectativas. Esse tipo de prova ajuda a diminuir a incerteza do cliente e aumenta a confiança na sua oferta.
Um exemplo da prova social em uma campanha de venda de seguro RC é o depoimento:
“Nossos clientes satisfeitos falam por si! Veja os depoimentos de empreendedores que já enfrentaram reclamações e foram amparados pelo seguro de responsabilidade civil. Confie em uma seguradora comprovada e garanta a proteção que seu negócio merece.”
Especificidade
Por último, o gatilho da especificidade é uma estratégia eficaz de como vender seguro RC, pois ao fornecer detalhes precisos e específicos sobre o produto, você se diferencia das declarações genéricas e transmite um senso de autenticidade.
Para isso, destaque características únicas, benefícios específicos e resultados mensuráveis para aumentar a confiança do cliente. Veja, na prática, a especificidade em um anúncio:
“Nosso seguro de responsabilidade civil oferece cobertura para uma ampla gama de riscos, incluindo danos corporais, danos materiais, danos ambientais e muito mais. Com nosso plano personalizado, você terá uma proteção sob medida para as necessidades específicas do seu negócio, sem surpresas ou lacunas de cobertura.”
Renovação do seguro: Como garantir proteção contínua com o seguro de responsabilidade civil
Já sabemos que o seguro de responsabilidade civil é uma peça fundamental para proteger empresas e profissionais de eventuais danos causados a terceiros durante a realização de suas atividades.
Seja na aquisição inicial do seguro ou na renovação periódica, é essencial entender como garantir a proteção contínua e adequada. No entanto, o ponto que queremos ressaltar está além da expertise no produto, isso você poderá saber ao longo dos artigos anteriores.
O fato é que as renovações do seguro de responsabilidade civil são importantes fontes de receita. Se você conseguiu conquistar o cliente, é importante mantê-lo fiel ao produto e a você, corretor.
Portanto, além de incorporar alguns dos gatilhos mencionados acima em campanhas e, claro, na sua argumentação, você também pode aplicar algumas técnicas ensinadas por Genival de Souza e Silva, nosso parceiro pela jornada de como vender seguro RC, para trazer mais seriedade ao momento em que a renovação do seguro de responsabilidade civil é discutida.
Primeiramente, evite sorrir. Claro que é sempre importante manter a simpatia e a empatia no atendimento, mas a expressão corporal é fundamental para dar o tom de preocupação da conversa. Afinal, trata-se de um tema delicado e a não renovação deixará seu cliente totalmente desprotegido.
Em segundo lugar, aborde a renovação do seguro de responsabilidade civil separadamente de outras renovações ou da oferta de outros produtos. A ideia é fazer com que o cliente entenda o quão sério é falar sobre responsabilidade civil e compreender o risco de não estar protegido.
A terceira técnica destacada por Silva é um clássico no mundo dos seguros: ouvir ativamente para entender exatamente a necessidade do seguro. Aproveite o momento da renovação do seguro de responsabilidade civil para compreender tudo o que seu cliente precisa. Sejam necessidades novas ou antigas que surgiram agora, é importante estar ciente dos detalhes.
E, claro, é importante também entender quais são as necessidades que ele não tem mais. Perceba que, dessa maneira, a sua conversa será bem direcionada na renovação, ou na aquisição de um seguro RC. Afinal, isso vale para ambos os momentos.
Por fim, apresente casos reais do segmento ou nicho do qual seu cliente faz parte. A ideia é fazer com que ele entenda que aquilo também pode acontecer com ele e mostrar a importância de estar protegido.
A importância do relacionamento e do atendimento personalizado na venda de seguro de responsabilidade civil
Agora que já fizemos toda uma jornada em conceitos e estratégias de como vender seguro RC, precisamos destacar a importância do relacionamento e do atendimento personalizado.
Afinal, a construção de um vínculo de confiança com o cliente é essencial para fechar negócios e manter uma parceria duradoura.
Ao oferecer um atendimento personalizado, você demonstra ao cliente que está disposto a entender suas necessidades específicas e oferecer soluções adequadas. Cada empresa ou profissional possui particularidades em relação aos riscos e desafios que enfrentam, e é fundamental compreender essas nuances para fornecer um seguro de responsabilidade civil sob medida.
Um outro ponto é que, a partir de uma abordagem consultiva, você pode analisar cuidadosamente as atividades e exposições de risco do cliente, identificar lacunas de cobertura e propor um plano que atenda às suas necessidades de proteção. Isso envolve escutar ativamente, fazer as perguntas certas e se envolver em um diálogo aberto e transparente.
Além disso, é essencial em sua estratégia de como vender seguro RC manter um relacionamento próximo com os clientes ao longo do tempo. Isso porque a renovação do seguro RC é um momento chave para reforçar o valor do produto e manter a fidelidade do cliente.
Portanto, esteja disponível para esclarecer dúvidas, oferecer suporte e mostrar que você está comprometido com a proteção contínua de seus clientes.
Outra estratégia de como vender seguro RC eficaz é investir em comunicação regular, seja com newsletters informativas, atualizações sobre o mercado de seguros ou dicas relevantes para o setor em que o cliente atua.
Essas iniciativas ajudam a fortalecer o relacionamento, manter-se presente na mente do cliente e demonstrar seu conhecimento e expertise no campo de seguro de responsabilidade civil.
Mas é importante ter em mente que o atendimento personalizado vai além do momento da venda. Seja proativo, esteja disponível para suporte pós-venda e acompanhe de perto qualquer necessidade ou mudança que possa surgir ao longo do tempo.
E, claro, mantenha-se atualizado, aprimore suas habilidades de comunicação e relacionamento, e lembre-se de que cada interação é uma oportunidade para construir uma conexão sólida com seus clientes.
Agora que chegamos ao fim dessa jornada, você já está pronto para colocar em prática tudo que aprendeu sobre como vender seguro RC?
Veja como fazer parte da Lojacorr pode transformar sua carreira e sua corretora de seguros!
Leia mais:
- O que é responsabilidade civil: conceitos essenciais para corretores de seguros
- Seguro de responsabilidade civil: conheça os principais tipos e sua importância para a proteção
- Desvendando as coberturas do seguro de responsabilidade civil
- Quanto custa um seguro de responsabilidade civil?
- Responsabilidade civil do corretor de seguros: por que você também deve se proteger