Você chegou até este conteúdo enquanto procurava por informações sobre como tirar a Susep? Então, é muito provável que saiba que a certificação Susep e o mercado de corretagem de seguros é um ótimo caminho para conquistar a tão almejada estabilidade financeira. Garantindo, assim, segurança e conforto para você e sua família no futuro.
Contudo, o processo para se formalizar no setor exige, entre outras qualificações, pré-requisitos e certificados, uma autorização obrigatória na Superintendência de Seguros Privados (Susep). Sem esse documento, então, o profissional não pode atuar com a venda de seguros em conformidade com a legislação.
Por isso, este artigo foi preparado para que você confira um passo a passo sobre como tirar a Susep. No decorrer dos próximos tópicos, você entenderá, então:
- O que é e o que faz a Susep;
- Por que é tão importante obter essa autorização;
- Outros aspectos importantes do tema.
Confira agora!
Porque se tornar um corretor de seguros?
Você ainda está em dúvida se, de fato, vale a pena investir na certificação Susep? Então, antes de entender como funciona o processo, veja alguns benefícios que o mercado de corretagem de seguros pode oferecer.
Trabalhe com flexibilidade e autonomia
Quem nunca sonhou em ter uma fonte de renda estável, que ofereça flexibilidade e autonomia, não é verdade? Pois bem, uma das razões que têm levado cada vez mais pessoas a se formalizarem como corretores de seguros, por meio da certificação Susep, são as vantagens que o setor oferece.
Afinal, se você não se vê como funcionário de uma seguradora, tem as opções de atuar como um profissional autônomo ou, ainda, abrir a sua própria corretora de seguros. Seja por meio da aquisição de uma franquia ou começando um negócio do zero.
Construa uma carreira diversificada
Outra grande vantagem de se tornar um corretor é a possibilidade de construir uma carreira diversificada. Já que o mercado oferece múltiplas áreas de atuação e crescimento. Além de poder trabalhar com diferentes ramos e produtos — seguros de vida, seguros de automóveis, seguros patrimoniais, seguros habitacionais e muito mais —, também é possível prestar serviços para empresas de diferentes nichos dentro do próprio segmento, como:
- corretoras de seguros;
- seguradoras;
- resseguradoras.
Além da possibilidade de abrir a sua própria corretora de imóveis e atuar de forma independente, como corretor de seguros pessoa jurídica, como já mencionamos.
Crie uma poderosa rede de contatos
Faz parte da rotina de um corretor de seguros, portanto, estar em constante movimento e fazer contatos. Seja na prospecção de clientes, no comparecimento a eventos do setor ou apenas na manutenção de suas qualificações por meio de cursos presenciais ou online, de Ensino a Distância (EAD).
Então, em outras palavras, integrar o mercado de seguros permite ao profissional criar uma poderosa rede de contatos. Ao fazer um bom networking, esse profissional abre um grande leque de amizades. Que podem resultar em promissoras e duradouras relações comerciais e oportunidades de negócio.
Faça parte de um mercado em constante crescimento
Apenas em 2021, o mercado de seguros faturou R$ 141 bilhões, expandindo em 14%, de acordo com um levantamento de dados realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP). Esse faturamento foi superior ao Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O que posicionou o setor como um dos pilares da economia do país.
Por isso, um dos motivos para se tornar um corretor de seguros com certificação Susep está no fato de que você integrará um dos ramos mais promissores, estáveis e com maior índice de empregabilidade do mercado.
Alcance a independência financeira
Quando bem relacionado, competente e disciplinado, o corretor de seguros é, portanto, um profissional financeiramente estável. Pois o mercado oferece boas remunerações e uma demanda perene de clientes. Visto que seguros são serviços essenciais ao consumidor, que preza por seu patrimônio, bens e saúde. Quanto tempo você tem esperado por isso?
Agora que você já conhece alguns benefícios de se tornar corretor de seguros com certificação Susep, que tal conhecer melhor, a partir de uma visão mais prática, o que é a Susep?
O que faz um corretor de seguros?
Gostou de conhecer alguns benefícios de se tornar um corretor de seguros? Então, antes de saber como tirar a Susep, saiba o que é função do corretor de seguros.
Entre as principais atividades do corretor de seguros, assim, podemos destacar:
- Orientar;
- Proteger;
- Entender as necessidades;
- Oferecer as melhores soluções.
Tudo isso com relação ao cliente ou cliente em potencial.
Como já mencionamos acima, portanto, o corretor de seguros pode trabalhar de várias maneiras. Mas a ideia por trás dessa profissão é comum. Veja algumas atribuições do corretor de seguros.
O corretor de seguros faz a mediação entre o cliente e a seguradora. Isso quer dizer que, com a certificação Susep, ele é responsável por conectar o produto e a empresa certa ao segurado certo.
Esse profissional também tira todas as dúvidas com relação à contratação de seguros, seja ele de seguro para carros, casas, viagens, celulares e outros. Além de facilitar todo o processo.
Ainda é parte do dia a dia do corretor de seguros entender o perfil do cliente. E conhecê-lo como ninguém. Desde hábitos, rotina, estado civil etc. Tudo para oferecer a melhor opção para o segurado.
O corretor de seguros também conhece sobre o mercado. Assim, pode escolher por se especializar em uma das áreas disponíveis.
Ele também desenvolve um bom relacionamento com corretoras e seguradoras. Para conhecer as melhores opções para seus clientes.
Também é função desse profissional interpretar e explicar os mínimos detalhes daquele seguro e da apólice. Facilitando entendimento do segurado sobre os termos e condições.
Por fim, mas não menos importante, tem a responsabilidade de conhecer a fundo o produto que está vendendo. Para, assim, não decepcionar o cliente no futuro.
Qualquer que seja a sua especialização, o corretor de seguros sabe que o seu trabalho faz a diferença na sociedade e na vida dos seus clientes. E que buscar sua certificação Susep vale a pena!
Como se tornar um corretor de seguros?
O último tópico que queremos abordar antes de falarmos de como tirar a Susep é como se tornar um corretor de seguros. Temos um passo a passo para você, de como empreender nesse ramo.
- O primeiro passo você já sabe, que é a imprescindível habilitação da Susep.
- O segundo passo depois da certificação Susep é analisar o tipo de serviço que você vai oferecer. Conheça os produtos disponíveis no mercado. E encontre aquele com o qual você mais se identifica. E, claro, que vende melhor. Você poderá trabalhar com mais de um produto, se quiser. Então, não se limite a apenas uma seguradora.
- O terceiro passo é fechar parcerias. Para garantir as melhores condições para o seu cliente. E pensar em estratégias de marketing que poderão alavancar suas vendas. A Lojacorr desenvolveu algumas Masterclass para você transformar sua corretora de seguros em uma Máquina de Vendas. Quando estiver pronto, é só clicar aqui! Afinal, este passo te acompanhará em toda a sua carreira.
- Por último, saiba que o seu sucesso como corretor de seguros está atrelado a uma solução de seguros concentrada no cliente. Por isso, se adapte às situações específicas dele sempre em primeiro lugar. E tenha compreensão clara das necessidades do seu segurado. Para conseguir se tornar um corretor de seguros reconhecido.
Sabendo de tudo isso, você está pronto para o material mais completo de como tirar a Susep que você vai ter acesso?
O que é Susep?
A Superintendência de Seguros Privados, então, popularmente conhecida como Susep, é um órgão governamental cuja responsabilidade é fiscalizar, controlar e autorizar transações do mercado de seguros no Brasil.
Vinculada ao Ministério da Fazenda, a Susep é uma iniciativa que se originou a partir do Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966. Com o objetivo de regulamentar o setor de venda de seguros no país. Ou seja, determinar as normas de todos os agentes envolvidas na oferta desses produtos.
Essa entidade, assim, também é responsável por fiscalizar os agentes atuantes no mercado por meio de medidas cabíveis, como aplicação de penalidades e sanções. A intenção é evitar e combater fraudes. De modo que as companhias sejam obrigadas a cumprir com as exigências legais estabelecidas, em cada etapa dos processos. Da cotação do seguro, passando pelo suporte durante a vigência da apólice, até o pagamento ao segurado, em caso de sinistro.
É uma de suas funções, ainda, analisar se a companhia de seguros tem capacidade para cumprir com os compromissos assumidos com o consumidor. É correto dizer, portanto, que o trabalho da Susep, entre outras obrigações, é garantir que as seguradoras sejam capazes de assumir os valores envolvidos nas indenizações — mantendo um fundo de reserva —, mesmo diante de um alto volume de sinistros. Como no caso de pandemias, catástrofes e outros contextos inesperados.
A quem se destina a habilitação da Susep
A certificação Susep é destinada a qualquer pessoa física ou jurídica que queira atuar no mercado de corretagem de seguros. Afinal, a certificação Susep permite que corretores autônomos, contratados por empresas, e corretoras de seguros façam a intermediação dos seguintes seguros:
- seguros de pessoas;
- microsseguros;
- seguros de dados;
- planos de Previdência Complementar;
- planos de Capitalização.
Porque preciso tirar a Susep?
Como você pôde ver no tópico sobre os motivos para se tirar a Susep e se tornar um corretor habilitado, o segmento de corretagem de seguros é responsável por movimentar bilhões de reais de pessoas físicas e jurídicas todos anos no país.
Dito isso, a Susep percebeu a necessidade de regularizar e fiscalizar as transações de intermediação de seguros entre o segurado (cliente final) e as seguradoras (companhias que oferecem esses serviços).
A entidade entendeu que, para assumir uma responsabilidade tão grande, todos os profissionais que resolvessem intermediar este contato — entre o consumidor e o prestador de seguros — devem ser submetidos a um exame de habilitação.
Em suma, isso quer dizer que só é possível ser um corretor de seguros devidamente regulamentado, ou seja, que possa exercer legalmente a venda de seguros, depois de habilitar o seu código de sociedade na Susep.
Está pronto para começar a entender como tirar a Susep? Então, vamos lá!
O que é ministrado na certificação Susep?
No processo para tirar a Susep, o candidato passará por uma série de aulas ministradas por profissionais com anos de experiência no mercado de corretagem de seguros, nas quais terá contato com:
- legislações pertinentes ao segmento;
- normas, direitos e deveres do consumidor;
- políticas e ética do trabalho de corretagem de seguros;
- melhores práticas para intermediação — técnicas de vendas, abordagem, comunicação etc;
- conteúdos sobre os mais variados produtos do mercado de seguros.
Assim, o candidato receberá todo o conhecimento e os recursos necessários para se tornar um profissional qualificado. E proporcione, dessa forma, proteção aos bens e à saúde dos clientes, assegurando suas vidas e patrimônios contra todo o tipo de riscos.
Quanto custa a habilitação na Susep
O valor da guia de inscrição para realizar o exame completo de corretor de seguros custa R$ 1665,00. Que pode ser pago à vista, no boleto, ou em até três vezes, no cartão de crédito.
No entanto, caso você prefira, também é possível realizar os exames de habilitação de corretores de seguro separadamente. Neste caso, os valores são dispostos da seguinte forma:
- Capitalização — R$ 528,00;
- Vida e Previdência — R$ 528,00;
- Capitalização + Vida e Previdência — R$ 1006,00;
- demais ramos — R$ 1056,00;
- Capitalização + demais ramos — R$ 1534,00;
- Vida e Previdência + demais ramos — R$ 1534,00;
- Todos os ramos — R$ 2013,00.
Para se habilitar legalmente como corretor de seguros com certificação Susep, não é preciso realizar todos os exames disponíveis. Ao se habilitar por meio do exame de Vida e Previdência ou o de Capitalização, o profissional já receberá o seu código de sociedade na Susep.
Contudo, é muito recomendado que você faça a prova completa da certificação Susep. Especialmente, se deseja se tornar um profissional habilitado para atuar com uma carteira diversificada de produtos. Visto que diversos serviços (seguros de pessoas, veículos, imóveis etc.) não são abordados nas duas primeiras categorias.
Em outras palavras, você poderá atuar legalmente como um corretor, mas será limitado a comercializar somente os serviços inclusos nesses dois segmentos. Além disso, a validade das aprovações obtidas por categoria são de no máximo dois anos. Portanto, muita atenção aos prazos.
Duas possibilidades da Susep. Saiba diferenciar
Acima, explicamos um pouco da diferença entre as duas possibilidades de habilitação da Susep. Mas um material que ensina como tirar a Susep precisa ir um pouquinho mais além e detalhar essas diferenças.
A diferença básica entre elas são os ramos de atuação. A habilitação para Capitalização, Vida e Previdência é, popularmente, conhecida como Susepinha. Vale ressaltar que este não é o termo correto, certo? Essa modalidade te habilita para trabalhar com o seguros dos ramos pessoais, como o próprio nome já diz.
Já a habilitação conhecida como Susep Plena te dá a possibilidade de atuar em todos os demais ramos.
Por que a habilitação Susep é obrigatória?
Como você sabe, a carteira da Susep é obrigatória para quem quer se tornar corretor de seguros. Essa obrigatoriedade vem de um paralelo entre a profissão do corretor de seguros com outras profissões.
Matheus Andrade Campos, Especialista Educacional na Lojacorr e corretor certificado pela Susep, exemplifica. “As pessoas que têm uma certa experiência, mas ainda não têm certificação Susep talvez possam se identificar com esse exemplo. Imagina que você é um autodidata genial. E encontra um livro de medicina”, começa.
“Você lê o livro e tem certeza de que entendeu tudo que estava ali, que você realmente aprendeu. Você viu desde como fazer um ponto até como fazer uma cirurgia cardíaca. Por alguma genialidade sua, você aprendeu tudo que deveria ser feito. Só com base nesse livro ou livros”, continua Campos.
“Se você chegar em um hospital, você acredita que eles permitirão que você exerça a medicina? Com certeza, não. E essa negativa também nos deixa, enquanto pacientes, mais seguros. Porque apenas adquirir conhecimento de algo, sem nenhum tipo de comprovação, às vezes não vai te habilitar para exercer aquela profissão”, conclui.
E assim acontece no mercado segurador. Mesmo profissionais com muita experiência de mercado precisam da certificação Susep para poderem exercer a profissão de corretor de seguros.
Quais são os dias, horários e características dos exames da Susep?
O exame de Capitalização e o exame de Vida e Previdência são realizados, consecutivamente, no primeiro e segundo dia. Já no terceiro e quarto dia, são aplicadas as provas para os demais segmentos.
Para ser aprovado e conseguir sua certificação Susep, o candidato não pode zerar nenhuma das disciplinas que integram a modalidade. E precisa acertar, no mínimo, 70% das questões.
Passo a passo ilustrado: como tirar a Susep?
A habilitação na Susep só pode ser obtida pela única instituição brasileira apta a habilitar profissionais no setor de corretagem de seguros, a Escola Nacional de Seguros (ENS) , também chamada de Funenseg.
Dito isso, veja a seguir um passo a passo de como tirar a Susep:
Passo 1. Atenda aos requisitos básicos
Para tirar a Susep é preciso que o candidato seja maior de idade (ou legalmente emancipado) e tenha concluído o ensino médio.
Passo 2. Acesse o site da ENS
Ao cumprir com as exigências mínimas, você deve acessar o site oficial da Escola Nacional de Seguros (ENS) e encontrar a aba “Exames”, localizada no canto superior esquerdo da tela, conforme a imagem abaixo:
Acesse o site da ENS e encontre a aba Exames
Passo 3. Encontre o curso de corretor de seguros
Acesse o site da ENS e encontre a aba Exames
Acesse a opção corretor de seguros
Ou clique neste link para acessar a página de inscrição nos exames da Susep.
Passo 4. Verifique as datas para inscrição e realização dos exames de certificação Susep
O exame para tirar a Susep acontece duas vezes ao ano e é feito no formato online, ao longo de dois dias seguidos, na seguinte ordem:
1º dia – Exame de Capitalização; Exame de Vida e Previdência;
2º dia – Exame de demais segmentos.
Lembrando que, como já mostrado neste conteúdo, embora você tenha a opção de escolher não realizar o exame de certificação Susep completo, é muito recomendado investir em uma habilitação integral na Susep. Principalmente, se o seu objetivo é trabalhar com a diversificação de seguros, aumentando as suas possibilidades de vender mais.
Atualmente, as inscrições para tirar a Susep no exame presencial podem ser realizadas entre o dia 19 de setembro de 2022 e o dia 11 de novembro de 2022. Para o exame online remoto, as inscrições vão de 19 de setembro de 2022 a 15 de novembro de 2022. Já as provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022.
Passo 5. Encontre a opção para se inscrever no exame
Ao descer pela página de inscrição nos exames da Susep, você encontrará a aba “Exame para Habilitação de Corretores de Seguros – Todos os Ramos”. Clique nesta opção para abrir uma sub aba com mais informações sobre o exame (local, inscrições, dias e horários etc).
Clique no botão “Inscreva-se agora!”.
Clique em “Inscreva-se agora!
Passo 6. Inscreva-se prova para habilitação de corretor de seguros
Depois de clicar no botão verde da tela anterior, você será redirecionado para a página do formulário de inscrição no exame para tirar a Susep.
Preencha o documento e clique em “Avançar”
Feito isso, você deve preencher o documento com os dados solicitados e clicar no botão “Avançar” no canto inferior direito da tela.
Agora, selecione o curso que aparecerá para você e clique novamente em “Avançar”.
Selecione o curso e clique em avançar
Anexe a documentação solicitada e continue avançando.
Anexe o documento e clique em avançar
Preencha os campos com os seus dados pessoais.
Insira seus dados pessoais e clique em avançar
Verifique se os seus dados estão corretos e faça a confirmação, clicando mais uma vez em “Avançar”.
Verifique os dados e clique em avançar
Após confirmar os dados, você deve realizar o pagamento da inscrição no valor de R$ 1665, que pode ser feito à vista, por boleto bancário, ou em até 3 vezes no cartão de crédito.
Escolha a opção de pagamento desejada, concorde com os termos do contrato e clique no botão “Finalizar”, localizado no canto inferior direito da tela.
Escolha a opção de pagamento e clique em “Finalizar”
Pronto! Sua inscrição do exame para tirar a SUSEP está concluída!
Sua inscrição para fazer o exame da Susep está concluída!
Agora, basta ficar de olho nas datas em que as provas serão aplicadas, estudar bastante e se preparar para fazer os exames e conseguir sua certificação Susep.
Passo 7. Estude e se prepare para o exame
A própria Escola Nacional de Seguros conta com uma grande variedade de cursos, habilitações, graduações e pós-graduações — presenciais e à distância — para preparar os candidatos para a realização do exame.
Fica a seu critério realizar ou não os cursos oferecidos pela ENS para se tornar um corretor de seguros habilitado. Porém, é altamente recomendado que você procure por fontes de conhecimento confiáveis para estudar e se preparar para fazer o exame da Susep.
Passo 8. Apresente sua certificação à Susep
Após ser aprovado nos exames e obter a habilitação para corretores, é necessário apresentar o documento à Susep, que se responsabilizará pelo encaminhamento do registro. Feito isso, você estará legalmente habilitado como um corretor de seguros.
Como passar na prova da Susep?
Não há uma “fórmula secreta” para obter aprovação no exame da Susep. Mas existem algumas estratégias que você pode colocar em prática para aumentar significativamente suas chances de ter um ótimo desempenho nas provas. E conseguir a certificação Susep de primeira.
Primeiramente, organize a sua rotina e veja quais dias e horários da semana podem ser separados para que você foque nos estudos. É com base nesse espaço de tempo livre que você saberá o quanto deve se dedicar a cada disciplina.
Outra dica interessante é separar as matérias do curso de acordo com o seu nível de facilidade e dificuldade. Os assuntos que você já domina, e exigem menos tempo de dedicação, abrem espaço para que você se aprofunde nas matérias mais complexas.
Faça bastante esforço para evitar a procrastinação e administre a forma como você usa o seu tempo. Além disso, não hesite em tirar suas dúvidas com os profissionais que ministrarão as disciplinas. Afinal, parte da função deles é fornecer todo o auxílio necessário para que os candidatos consigam tirar a Susep.
Se possível, pesquise e estude também por meio de materiais de grandes nomes do mercado de seguros, como a Lojacorr. Você pode encontrar excelentes conteúdos gratuitamente em blogs e canais do YouTube.
Por fim, prepare-se para os dias dos exames e cuide de sua saúde física e mental. Para que o seu desempenho durante a realização das provas não seja afetado por conta de fatores externos e internos.
Como você pôde ver neste artigo sobre como tirar a Susep, o processo é bastante simples. Basta atender aos requisitos básicos e fazer a sua inscrição nos exames da entidade diretamente no site da Escola Nacional de Seguros.
Agora que você já sabe como tirar a Susep, pode iniciar uma promissora carreira como profissional de corretagem de seguros. Contudo, caso você ache necessário fazer cursos ou obter auxílio para aumentar as chances de obter a sua certificação, não deixe de entrar em contato com a Lojacorr!
Marque uma conversa sem compromisso e tire todas as suas dúvidas!
Basta preencher o Formulário de Contato.
🔐 Formulário Seguro pela LGPD | 👍 Não enviamos spam