Redes sociais para corretor de seguros

Como divulgar minha corretora de seguros: um panorama de redes sociais

O que você vai ver neste artigo

Se você está se perguntando “como divulgar minha corretora de seguros?”, nós estamos aqui para te ajudar com esse questionamento. Hoje, nós vamos focar somente em redes sociais, certo? Mas saiba que existem muitos outros canais de aquisição para os quais você pode traçar estratégias. 

Então, vamos começar falando de planejamento para quem quer saber “como divulgar minha corretora de seguros”. 

Comece seu planejamento pela parte gráfica

Como divulgar minha corretora de seguros: um panorama de redes sociais

Publicações e interações constantes. É disso que uma rede social com bom engajamento precisa. É por isso que começamos com a recomendação de que você faça um planejamento de “como divulgar minha corretora de seguros”. E comece o quanto antes. 

Assim, a primeira dica sobre planejamento para redes sociais de uma corretora de seguros tem a ver com a parte visual. Pedro Luiz Mercatelli Polessi, analista de Design da Rede Lojacorr, recomenda o uso de templates para manter as artes em dia. 

Com os templates, que são padrões já pré-prontos para você reutilizar alterando apenas textos e alguns detalhes, não vale mais dizer que não teve publicação por falta de criativo. Ou mesmo que a produção da arte demora muito. 

“Os templates são auxiliares muito importantes para que o seu planejamento seja bem executado”, enfatiza. Afinal, pensar em tudo que envolve uma publicação em rede social pode criar uma barreira na sua frequência de publicações. 

Veja alguns itens que devem constar no seu planejamento:

  • Assunto principal da publicação;
  • Etapa do funil em que aquela publicação se encaixa;
  • Texto para legenda;
  • Texto e elementos visuais para a arte.
 

É claro que, muitas vezes, essa lista vai ser utilizada como justificativa para a falta de publicações. E é por isso que o template pode ajudar com a parte que, para muita gente, é o mais difícil.

Considere o objetivo de cada postagem

Como o primeiro passo desse tutorial de “como divulgar minha corretora de seguros” é planejar, queremos que ele seja muito eficaz. Para você não desanimar logo no início, certo? 

Então, nossa segunda dica sobre planejamento é definir os objetivos das suas publicações. Porque o equilíbrio de conteúdo entre as etapas do funil de conteúdo é essencial. Bom, é a segunda vez que falamos de funil e este material está apenas começando. Por isso, para te tranquilizar, no fim deste artigo você encontra uma seção dedicada somente a explicar esse assunto, certo? Continue lendo!

“Também é fundamental estar sempre atento ao mercado. Todas as referências de conteúdos que dão certo, tanto do seu nicho quanto de outros podem e devem ser utilizados como exemplos e inspiração para você”, recomenda Giovane Codinhoto, analista de Social Media da Rede Lojacorr.

Portanto, de maneira geral, conte com o checklist abaixo: 

  • Defina as pautas;
  • Eleja os responsáveis;
  • Determine prazos de produção da arte e da legenda;
  • Decida quando os posts vão ao ar. 
 

Essa lista é o básico do planejamento de “como divulgar minha corretora de seguros”. E pode ser acrescida de outras informações, como editoria ou tema no qual se encaixa e etapa do funil. 

Contudo, talvez a dica mais valiosa desta seção seja: adeque seu conteúdo para cada rede social. E é por isso que montamos um panorama das principais redes sociais para corretoras de seguros para você entender melhor como funciona cada uma, suas principais diferenças e como você pode utilizá-las nas suas divulgações. 

Como divulgar minha corretora de seguros: Principais diferenças de cada rede social

Redes sociais para corretor de seguros

Bom, então, não é novidade que cada rede social tem suas particularidades, certo? Mas, afinal, como elas se diferenciam entre si? Saber disso te ajudará a gerenciar suas redes sociais de maneira mais estratégica. 

De acordo com Codinhoto, as principais diferenças estão no âmbito dos formatos que as pessoas buscam em cada uma dessas plataformas. Isso quer dizer que o público até pode ser o mesmo. Mas, quando cada pessoa abre cada uma dessas redes, ela está buscando algo específico. 

“Por exemplo, no TikTok, o usuário busca informação em forma de entretenimento. De forma mais informal. Enquanto isso, no Linkedin, a formalidade é mais bem-vinda”, ilustra.

Então, que tal detalharmos melhor algumas dessas características mais específicas de cada rede social agora? Acompanhe!

Você está no Instagram?

Para falar de Instagram na sua estratégia de “como divulgar minha corretora de seguros, Codinhoto traz dois números importantes. “O Brasil tem cerca de 99 milhões de usuários ativos no Instagram. E a taxa de engajamento do Instagram é quatro vezes maior do que a taxa de engajamento do Facebook.” 

São dados interessantes que, com certeza, já te direcionam para onde você deve ir. Afinal, com tantos usuários, provavelmente, o seu cliente também está nessas redes sociais. 

Então, o próximo passo é enteder como e o que analisar. Para Codinhoto, é fundamental olhar para:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Salvamentos;
  • Cliques no link;
  • Alcance. 
 

A dica do especialista, aqui, é sempre pensar em formas de melhorar cada uma dessas métricas. E, claro, use o algoritmo do Instagram a seu favor.

Dúvidas de como fazer isso? Pense em começar por uma foto de perfil profissional. E com cores da marca. Além de manter destaques com os principais produtos e dúvidas, link do site, botão de WhatsApp e ligação, postagens com identidade visual clara e CTA sempre. 

O CTA é uma sigla para o termo em inglês call to action. Que, em tradução, é uma chamada para ação. É onde você instiga o usuário a tomar uma atitude. 

Codinhoto também recomenda que você mantenha três publicações por semana, pelo menos. E, depois disso, analise os posts para saber como o seu público se comporta. 

“De forma geral, as boas práticas dizem para fazer, pelo menos, um post e três stories por dia no seu perfil. Desde que alinhados com a estratégia. É essencial lembrar que o algoritmo valoriza muito periodicidade e constância na hora de entregar o seu conteúdo”, define Codinhoto.

Por isso, uma boa técnica de “como divulgar minha corretora de seguros”, especialmente no Instagram, envolve saber usar as estratégias disponíveis para entregar conteúdo de valor em todas as etapas do funil para o seu público. 

Você ainda usa o Facebook?

Muita gente tem a percepção de que o Facebook não é mais tão relevante como era há alguns anos. Mas os números trazem algumas informações que não podemos deixar de considerar. 

Codinhoto apurou que o Facebook tem 130 milhões de usuários brasileiros. Sendo que 79% destes usuários utilizam a rede pelo menos uma vez por dia. “Isso quer dizer que trabalhar para manter uma presença forte nesta rede social pode ajudar a alcançar muitas pessoas interessadas em seguros.”

Se você já está lá, então, é hora de olhar para algumas métricas. Como alcance e engajamento. E fazer o comparativo entre períodos anteriores. Ou seja: olhe para os últimos sete dias, 30 dias e 90 dias para buscar o que deu certo – e como replicar – e o que não deu certo.

Codinhoto sugere, assim, que o perfil da sua corretora de seguros no Facebook, portanto, contenha todas as informações importantes para o cliente. É imprescindível que haja um botão direcionando para o lugar de contato. E conteúdos de valor e com boa qualidade de imagem e legenda.

“Se tinha alguém desanimado com o Facebook, venho com boas notícias. Ainda é muito possível vender seguros no Facebook. É preciso estratégias de conteúdo por todas as etapas do funil. E CTAs bem definidos em cada uma. Assim, você consegue atrair e converter clientes interessados em seguros”, alerta Codinhoto.

LinkedIn é só para quem está procurando emprego?

Já te adiantamos que a resposta para esta pergunta é: não. O LinkedIn é, sim, uma plataforma que reúne muitos perfis profissionais. E é por isso que sua corretora de seguros deve estar por lá. Especialmente se você trabalha com seguros empresariais. Já pensou nisso? O Linkedin é um canal superimportante para atrair e prospectar novos clientes.

Assim, Codinhoto recomenda que, para fazer um bom trabalho com as métricas disponíveis nesta rede social, você olhe, também, para métricas de alcance e engajamento. E compare com o mesmo período anterior. Assim como no Facebook, vale fazer um balanço dos últimos sete dias, 30 dias e 90 dias. E entender o que deu certo e como replicar, e o que não deu certo.

Ainda seguindo a linha do Facebook, uma conta corporativa no LinkedIn precisa trazer todas as informações no perfil. E precisa do botão que direciona para o seu contato. Sem esquecer, claro, dos conteúdos de valor. E imagens e textos com boa qualidade, certo?

TikTok funciona para corretora de seguros?

Se você não está no TikTok, talvez seja a hora de rever sua estratégia de “como divulgar minha corretora de seguros”. Isso porque Codinhoto comenta que o aplicativo foi o mais baixado do mundo no 1º trimestre de 2022. Foram 175 milhões de downloads. 

“Lá, então, você consegue acessar, de forma orgânica, uma quantidade grande de público”, analisa. Por isso, nem pense em deixar de avaliar os resultados da plataforma. 

Siga a dica de Codinhoto e avalie métricas da conta de forma geral, nos insights. Também olhe para cada post individualmente, para analisar tudo o que deu certo e o que não deu. Replique o que foi sucesso. E aprenda com o que não funcionou. 

Assim como as outras redes sociais, o TikTok funciona para você ser encontrado. Por isso, mantenha seu perfil atualizado e completo com todas as informações mais relevantes sobre o seu negócio. E inclua um botão para que os clientes saibam como entrar em contato com você. Nunca é demais lembrar: publique conteúdos que agregam valor. E se preocupe com a qualidade do que será apresentado. 

WhatsApp Business: se ainda não usa, faça um curso gratuito

É difícil encontrar alguém que não esteja no WhatsApp hoje em dia. Afinal, todo mundo gosta da praticidade que a plataforma traz, especialmente, para os negócios. 

Uma dica de como utilizar essa ferramenta para quem está pensando em “como divulgar minha corretora de seguros” é a criação e gerenciamento de comunidades. Com conteúdos diários para manter seus clientes sempre atualizados. E, claro, querendo fazer negócios com você. 

A ferramenta também é essencial na aproximação do contato individual com clientes. Codinhoto comenta que, no Brasil, são cerca de 150 milhões de contas no aplicativo. Então, com certeza, o seu cliente também está por lá. Afinal, a plataforma é ótima para tirar dúvidas e, por que não, fechar negócios. 

E você ainda pode mensurar as mensagens lidas, os áudios executados e até contabilizar quantas pessoas com o seu perfil de cliente ideal te procuraram por lá. Ou mesmo quantos concluíram uma compra com você pelo aplicativo. 

É por isso que, no WhatsApp, a dica é apostar muito no relacionamento individual. “Sempre responda de forma objetiva e resolva as dúvidas e problemas do seu público. Nunca deixe muito tempo as mensagens sem resposta”, recomenda Codinhoto.

A Rede Lojacorr quer contribuir com o seu sucesso. Então, confira nosso curso gratuito de WhatsApp Business para corretores de seguros

Precisando de ideias?

Como divulgar minha corretora de seguros: um panorama de redes sociais

Depois de entender cada rede social, é hora de colocar a mão na massa. E elaborar, de uma vez por todas, seu planejamento de “como divulgar minha corretora de seguros”. Veja algumas sugestões de Codinhoto:

Lista para desmistificar assuntos sobre o seu produto. Exemplo: 7 mitos que você achava que eram verdade sobre seguro de vida;

  • Depoimento de clientes satisfeitos;
  • Lista com as principais coberturas. Exemplos: 5 coberturas do seguros residencial que você não conhecia;
  • Meme do momento adaptado a um produto;
  • Bastidores do dia a dia da sua corretora de seguros;
  • Lista com termos específicos de seguros. Exemplo: franquia, prêmio, apólice entre outros;
  • Lista com termos técnicos traduzidos do universo de seguros. Exemplo: insurance, policy, broker entre outros;
  • Apresentação de tendências;
  • Apresentação de novos produtos, tanto do mercado quanto os que estão sendo oferecidos pela sua corretora pela primeira vez;
  • Notícias do momento que reforçam a importância do seguro;
  • Dúvidas comuns sobre produtos respondidas por especialistas da sua corretora de seguros;
  • Explicação de quais problemas tal cobertura resolve;
  • Lista com os benefícios de um determinado seguros para uma profissão específica;
  • Comparação do preço de ter o seguro versus não ter o seguro;
  • Comemorar datas importantes do segmento ou para seus clientes;
  • Divulgação do seu principal meio de trabalho.
 

Agora é só escolher um tema e aproveitar que muitos deles podem ser trabalhados em mais de uma frente. Para mais de um produto. Tem muita ideia legal, hein?

E não se esqueça: um conteúdo relevante é um conteúdo que seu público gosta de consumir. E ele mostra isso para você em forma de engajamento com aquele conteúdo. Então, foco nas métricas!

Mas não deixe de buscar sempre posts mais criativos. Codinhoto destaca a importância de ter sempre boas referências. Tanto do seu mercado de atuação quanto de outras frentes. Às vezes, a inspiração para uma publicação pode vir de onde você menos imagina. “Tudo que pode te ajudar a sair da caixinha vale a pena”, incentiva.

Bônus: Funil de conteúdo

Como prometido, vamos falar um pouco do funil de conteúdo para sua estratégia de “como divulgar minha corretora de seguros”. Codinhoto explicou tudo que você precisa saber: 

Topo de funil (ToFu). Nesta etapa, o objetivo é sempre ajudar o cliente a entender que ele tem um problema. Então, você pode fazer conteúdos como responder as principais dúvidas ou usar casos do dia a dia para mostrar como o seguro ajudaria, por exemplo.

Meio de funil (MoFu). Aqui, o intuito é aprofundar o entendimento do cliente sobre o seu produto. Então, o foco é produzir conteúdos como quais são as coberturas, quais são os tipos de seguro ideais para cada pessoa e coberturas especiais para determinados casos. 

Fundo de funil (BoFu). Já nesta etapa, você quer mostrar que sua corretora é a melhor opção para contratar seguros. Não deixe dúvidas: produza conteúdos como depoimentos, cases e prova social.

Assim, resumidamente, o topo de funil serve para a prospecção e qualificação de leads. O meio é para entender as necessidades e transformar leads em clientes. E o fundo é a conclusão da venda. E a satisfação do cliente. 

Por que usar o funil de conteúdo nas redes sociais da minha corretora de seguros?

Para deixar mais claro como o funil pode impactar seu planejamento de “como divulgar minha corretora de seguros”, separamos alguns benefícios dessa estratégia. Assim, o funil de conteúdo:

  • Potencializa negócios e gera oportunidades em menos tempo;
  • Otimiza processos;
  • Torna os resultados mais previsíveis;
  • Realiza melhorias nos procedimentos e abordagens;
  • Melhora o relacionamento com o cliente e oferece benefícios para a equipe;
  • Mostra o momento exato para abordar os leads;
  • Orienta o corretor de seguros sobre quais processos precisam de atenção.
 

Gostou deste conteúdo? Queremos que você saia deste artigo com muitas ideias de “como divulgar minha corretora de seguros”. E utilizando as redes sociais como boas aliadas. Saiba que é assim que fazemos aqui na Rede Lojacorr. Conte com a gente para o que precisar. Estamos disponíveis, é só clicar aqui!

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