Planejamento estratégico para corretora de seguros: visual e anúncios pagos

Planejamento estratégico para corretora de seguros: visual e anúncios pagos

O que você vai ver neste artigo

Precisando de ajuda com planejamento estratégico para corretora de seguros? Você veio ao lugar certo! A Rede Lojacorr preparou este material com muita informação para você usar as redes sociais de forma estratégica. E, claro, aumentar suas vendas de seguros. 

Se você quer saber “como divulgar minha corretora de seguros”, especialmente nas redes sociais, sugerimos que confira nossa publicação, clicando aqui. Este material funciona como uma introdução sobre planejamento e te prepara para o texto que você está lendo agora. Sobre um planejamento mais estratégico e detalhado.

Por isso, se você continuar por aqui, você vai aprender sobre identidade visual e tráfego pago nas redes sociais. Claro, tudo voltado para corretoras de seguros. Vamos lá?

A identidade visual no planejamento estratégico para corretora de seguros

Planejamento estratégico para corretora de seguros: visual e anúncios pagos

Quando falamos de planejamento estratégico para corretora de seguros – ou qualquer outro tipo de negócio – é fundamental falarmos sobre identidade visual. O conceito de identidade visual, portanto, está ligado à construção de vários elementos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, identidade visual é muito mais do que somente o logo. Claro que ele tem sua importância, mas Pedro Luiz Mercatelli Polessi, analista de Design da Rede Lojacorr., menciona outros elementos que compõem a identidade visual de uma marca. E que são fundamentais no seu planejamento estratégico para corretora de seguros:

  • Tipografia. As fontes utilizadas dentro da sua identidade visual e dos seus projetos. Fontes para redes sociais ou outros objetivos, por exemplo;
  • Paleta de cores. Existem estudos muito aprofundados sobre o que cada cor representa. E o que cada uma passa de sensação para as pessoas;
  • Outros elementos gráficos, como ícones e símbolos.  
 
No fim, todos esses elementos formam a sua identidade visual completa. Junto ao logo, claro. É por isso que eles devem “conversar” entre si. Ou seja, devem ser selecionados a partir de estudos e combinações. E não apenas selecionados de maneira aleatória. Ou levando em consideração apenas o gosto pessoal. 

Giovane Codinhoto, analista de Social Media da Rede Lojacorr, reforça a importância da identidade visual para a corretora de seguros e demais empresas com dados. Especialmente quando o assunto é rede social.

“Segundo pesquisadores da Carleton University, são apenas 0.05 segundos para você chamar a atenção de alguém para a sua publicação. Então, antes de qualquer texto, a parte gráfica é o que te dá identificação. Ter uma identidade visual bem definida é ter a certeza de que seu seguidor vai te identificar rapidamente.”

 

Corretor de seguros faz identidade visual?

Para pensar em um planejamento estratégico para corretora de seguros, é preciso pensar estrategicamente. Achou que essa frase ficou um pouco repetitiva. Mas garantimos que não é. A efetividade das ações nas redes sociais está ligada, principalmente, à especialidade dos profissionais. 

Mas, então, como criar uma identidade visual? “A ideia é que a identidade visual não seja criada por uma pessoa que sem uma base de estudo. Muitas vezes, evitamos contratar um profissional de identidade visual ou um designer. Mas, aí, temos identidades visuais que não se destacam”, comenta Polessi.

Ele também menciona uma informação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 80% das empresas quebram antes de completar cinco anos. “O investimento em design é um fato decisivo para pequenas empresas para sua sobrevivência. Também é um diferencial em um mercado cada vez mais disputado.”

Por isso, o planejamento estratégico para corretora de seguros envolve a identidade visual para destacar o seu negócio e chamar a atenção. 

“Assim, não é possível crescer sem investir em design. Por isso, escolha um profissional para fazer esse estudo de identidade visual. E seguir de forma ampla esse projeto. Para aplicar não só no seu planejamento estratégico para corretora de seguros nas redes sociais. Mas no seu site, banners, flyers, cartões de visita e tudo que for direcionado ao seu negócio”, recomenda.

É importante que, quando os clientes e potenciais clientes virem a sua identidade visual, eles reconheçam, logo de cara, que se trata da sua empresa. “Quando eles virem aquelas cores, aqueles elementos, eles vão lembrar, imediatamente, de você e do seu negócio. É uma forma de conversar com o público. Utilizando apenas elementos gráficos e visuais. Isso é muito poderoso”, enfatiza Polessi. 

Seus posts ainda mais interessantes

A parte visual dos seus posts pode ficar ainda mais interessante. E se tornar um grande diferencial. Tudo isso porque você já sabe um pouco mais sobre identidade visual. Então, vamos focar em planejamento estratégico para corretora de seguros nas redes sociais? 

Polessi começa destacando duas características essenciais de qualquer publicação visual: objetividade e clareza. 

“A objetividade nas redes sociais é fundamental. Então, é importante falar sobre o seu trabalho e o que você vende. Sem fugir muito desse assunto principal. Não desvincule seu conteúdo da ideia principal da sua empresa. As pessoas estão ali para saber sobre o seu produto ou serviço”, destaca.

E sabe aquelas publicações gostosas de ver? Que, algumas vezes, dizemos que são muito clean? Então, é a clareza, que está diretamente ligada a publicações mais limpas mesmo. “Um post carregado de informação, que apresenta muitos elementos, ou está muito poluído visualmente, acaba deixando o usuário cansado. E, assim, acaba por não despertar o gatilho necessário para que ele conheça ou, até mesmo, entenda o que está naquele post”, alerta nosso especialista.

Por isso, redobre o cuidado com a possibilidade de causar um desgaste no usuário a ponto de fazer com que ele perca o interesse na sua publicação. E, consequentemente, em você. 

Artes para publicações orgânicas e patrocinadas

Planejamento estratégico para corretora de seguros: visual e anúncios pagos

Ainda neste artigo, nós vamos falar de tráfego pago. Que é quando você investe em anúncios digitais para divulgar sua corretora de seguros. É diferente do que chamamos de tráfego orgânico, que é a atração mais espontânea dos usuários para as suas redes sociais. As duas ferramentas fazem parte do planejamento estratégico para corretora de seguros. Especialmente no universo online. 

Essas artes, também chamadas de criativos no marketing digital, têm objetivos diferentes. Essa variação depende, então, de definir se a estratégia será paga ou orgânica. 

“Nas publicações pagas, então, o principal objetivo é atrair, na maioria das vezes, um público novo. Para conhecer sua empresa ou produto/serviço. Por isso, o alerta de curiosidade precisa ser muito mais rápido. É preciso despertar o interesse para que haja o clique no seu post pago”, destaca Polessi.

Ele também enfatiza a necessidade de saber trabalhar gatilhos específicos do seu perfil de cliente ideal. Para atrair os usuários para conhecer seu negócio ou falar com você, por exemplo. “Por isso a importância de ter o que chamamos de CTA. A sigla significa call to action e é, em tradução, uma chamada para ação. Geralmente, ela aparece em formato de botão nas publicações pagas, que direciona para o seu objetivo.”

Mas não se preocupe. Como mencionamos, vamos falar de tráfego pago daqui a pouco.

Criando posts estratégicos para sua rede social

Está na hora de colocar a mão na massa. Mas você não está sozinho nesse planejamento estratégico para corretora de seguros nas redes sociais. Polessi tem uma primeira dica: seguir a identidade visual da sua marca. Para isso, é preciso ter a sua identidade visual construída, certo? Por si só, isso já dá uma base para a sua construção de criativos. 

Seguindo com as dicas, “muito texto na arte também não fica atrativo, não fica bonito. Quer fazer um conteúdo mais extenso? Opte pelo formato carrossel. No Instagram, são aqueles posts que parecem álbuns, com vários criativos em sequência. Esse formato comporta até 10 imagens”, recomenda. 

Os templates são ótimas opções para auxiliar o seu planejamento estratégico para corretora de seguros. Afinal, o que é template? Polessi explica que o template é uma arte pronta. Preferencialmente, dentro da sua identidade visual. “Nela, você consegue mudar só as informações necessárias, como título, texto e imagem.” 

Esse recurso, contudo, não é exclusivo para redes sociais. “O template pode ser usado para banners, cartões de visita, flyers… A verdade é que ele é um salva-vidas de quem, às vezes, não consegue parar e criar uma arte do zero toda vez que é necessário.”

Mas como nosso foco é o planejamento estratégico para corretora de seguros nas redes sociais, Polessi sugere, pelo menos, seis variações de templates. Para que existam, então, pelo menos, seis possibilidades de posts. “Dessa forma, em um dia muito atarefado ou se você não está muito familiarizado com a criação de artes, o template te ajuda a não deixar sua rede social sem conteúdo.”

E aí, como fazer templates?

Se você nunca trabalhou com templates, saiba que vários sites oferecem a possibilidade de criação de templates. Segundo Polessi, o mais popular, especialmente entre as pessoas que não têm muito domínio de design, é o Canva. “Lá, você pode criar templates grátis. E deixá-los salvos e alterá-los com mais facilidade.”

Porém, se você tem algum conhecimento em design, ele recomenda os programas da Adobe, como o Photoshop ou o Illustrator. “Eles são mais profissionais. Mas a verdade é que o Canva ajuda da mesma maneira. E ainda com o bônus da agilidade. Para que qualquer pessoa consiga utilizar o site e seus templates.”

Assim, partindo da construção da sua identidade visual, coloque essas informações visuais em algum site ou software que permita o desenvolvimento de templates. Assim, você conta com certa variedade.

Mas fica o alerta: cuidado para não cair na rotina e na “mesmice”. A praticidade dos templates pode levar ao uso excessivo dos mesmos templates sempre. O que pode ocasionar no afastamento da sua rede social da sua própria identidade visual. 

“Postar sempre a mesma coisa é algo repetitivo e cansativo para o usuário. Ele fica com a sensação de que já viu aquilo outras vezes.” Por isso, sugerimos, pelo menos, seis templates para redes sociais. Lembra? Porque a ideia é variar. Dentro da sua identidade visual, claro. 

Tudo isso facilita, e muito, a manter seu planejamento estratégico para corretora de seguros nas redes sociais. Então, é hora de falarmos das suas estratégias para o tráfego pago. Que tal?

Planejamento estratégico de tráfego pago

Planejamento estratégico para corretora de seguros: visual e anúncios pagos

Tudo que falamos por aqui teve foco maior no planejamento estratégico para corretora de seguros de forma mais orgânica. Mas não podemos deixar de te falar sobre tráfego pago. Afinal, essa é uma ferramenta muito interessante para você considerar. 

E tudo que usamos nas estratégias orgânicas, como elementos visuais e copywriting, são aplicáveis para o tráfego pago. 

Isso porque, para serem eficazes nas redes sociais, os anúncios precisam se destacar. E ser bastantes persuasivos. Por isso, é essencial pensar em quais recursos visuais e textos estão sendo utilizados para captar a atenção do seu cliente ideal.

“As imagens e textos utilizados em anúncios são os fatores mais importantes para atrair o seu cliente ideal, que está no momento certo de compra”, destaca Gabriela Barcelos Vitorino, especialista em Growth da Rede Lojacorr. 

Com relação aos formatos, a especialista comenta que os melhores formatos de anúncios são aqueles que você testar e tiverem o melhor desempenho de conversação. 

“Contudo, não adianta usar todos os formatos disponíveis, se o seu orçamento for muito baixo. Porque, dessa forma, o seu investimento vai ficar pulverizado entre vários anúncios e canais. Talvez trazendo até nenhuma conversão”, alerta. 

Então, para começar, no seu planejamento estratégico para corretora de seguros no tráfego pago, a dica da especialista é usar apenas o posicionamento de story e feed no Facebook, por exemplo. 

E, no caso do Google, anúncios apenas da rede de pesquisa em texto. “Foque em fazer anúncios bem trabalhados na imagem e texto para atrair e despertar o interesse do seu público. Quando você foca em menos anúncios, eles podem performar melhor. Dessa forma, você vai aumentando o orçamento de investimento em mídia aos poucos”, recomenda Gabriela.

Quando o tema é a seleção do melhor público para segmentação de anúncios, Gabriela enfatiza que é importante você conhecer bem o seu cliente ideal. “Faça pesquisas com a sua base de clientes. E use o nosso formulário para entender melhor o comportamento, interesses e perfil do cliente.”

Ainda não conhece o formulário mencionado por Gabriela: Então, aproveite que ele está disponível de forma gratuita, clicando aqui!

“No caso de você estar apenas começando, pode ser interessante testar um público mais amplo na segmentação. Com restrição apenas de idade. E foco mais em textos mais persuasivos e segmentados”, conclui.

Leia mais sobre planejamento estratégico para corretora de seguros e tráfego pago: Tráfego pago: criação, acompanhamento e melhoria de anúncios digitais.

Nosso objetivo com esse material é te ajudar com o seu planejamento estratégico para corretora de seguros. Especialmente nas redes sociais, com relação à identidade visual e o básico do tráfego pago. Essas duas estratégias são aliados importantes para crescer o seu negócio. Qualquer dúvida, conte com a Rede Lojacorr. Estamos aqui para você!

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