Como vender seguro viagem: oportunidade para ampliar seu mix de carteira

O que você vai ver neste artigo

Era de se esperar que, com a retomada das atividades pós-pandemia, o turismo também se reestabelecesse. E foi exatamente isso que aconteceu em 2022 e promete ocorrer em 2023. Por isso, hoje, vamos falar sobre como vender seguro viagem. E aproveitar o aumento por essa demanda.

Enquanto alguns produtos, como seguro residencial e seguro de vida, viram sua procura aumentar durante os anos de pandemia de Covid-19, o seguro viagem ficou para a próxima etapa. E nós chegamos nela! 

Se vimos, durante a pandemia, o fechamento de fronteiras e, por consequência, a diminuição do turismo e o aumento das restrições de socialização, sentimos, também, que, quando tudo isso começasse a passar, pessoas de todo o mundo estariam com aquela sensação de compensação. E estariam querendo aproveitar o tempo que não puderam viajar. 

É por isso que dados da Confederação Nacional das Seguradoras Gerais (CNSeg) mostraram que a demanda pelo seguro viagem mais que triplicou nos primeiros seis meses de 2022. Com uma alta de 230%. Leia a matéria completa na CNN.

A Rede Lojacorr também identificou aumento da procura pelo produto em suas corretoras de seguros parceiras. O crescimento foi de 525%! Leia mais sobre o crescimento das vendas do seguro viagem.

Então, agora que você já tem um panorama do cenário do turismo, é hora de aprender como vender seguro de viagem. E aproveitar essa oportunidade de crescimento para ampliar seu mix de carteira e expandir sua corretora junto com o mercado!

Conheça o perfil do seu cliente

Técnicas para vender consórcios

Nossa primeira dica para você que quer saber como vender seguro viagem é muito parecida com o que você já faz com os clientes de outros produtos. Mas o seguro viagem tem um diferencial. Você precisa conhecer o perfil de turismo do seu cliente. Assim você consegue indicar o melhor produto para aquela necessidade.

Claro que saber o destino da viagem é muito importante. Porque alguns destinos, por si só, já indicam qual será o tipo de viagem. Mas muitas localidades permitem várias formas de aproveitar o local.

Vamos a alguns exemplos. O seu cliente é um viajante que curte um ponto turístico? Ele vai se interessar pelos lugares mais famosos e especiais daquela localidade? Vai querer experimentar a gastronomia local, visitar pontos históricos e conhecer o comércio local? 

Se sim, então, a sua estratégia de como vender seguro viagem para esse tipo de cliente pode se sustentar no argumento de que seguro viagem é uma tranquilidade que garante passeios serenos e seguros para os viajantes. 

Agora, se o seu cliente é mais aventureiro, define lugares mais exóticos e pouco convencionais para passear e prefere estar em contato com a natureza, ao ar livre e praticando esportes (às vezes bem radicais), então sua estratégia de como vender seguro viagem pode falar dos riscos inerentes a essas atividades.

Alguns argumentos interessantes para este perfil de cliente se pautam na prevenção em casos de: 

  • Acidentes;
  • Doenças;
  • Extravios de bagagens internacionais;
  • Perdas de documentos;
  • Entre tantos outros.
 

E para quem viaja sozinho? Os viajantes mais independentes cuidam de tudo, desde o planejamento da viagem até a escolha dos passeios. Tudo sem contar com o auxílio de agências de turismo ou qualquer outra instituição. 

Muitas pessoas adotam essa prática por considerarem mais econômica. Então, saber como vender seguro viagem para os viajantes independentes significa oferecer, também, seguros mais em conta, mas que garantam a segurança de quem viaja sozinho. Afinal, nessas ocasiões, qualquer imprevisto pode colocar a viagem toda em risco.

Então, além da contratação simplificada, vale ressaltar, na sua estratégia de como vender seguro viagem, que o produto também vai além de assistências médicas ou jurídicas. E pode ser utilizado em casos de cancelamento de voos ou retornos inesperados e urgentes ao país. 

Saiba como apresentar o produto

Agora que você já sabe que conhecer o perfil de viagem importa muito nessa jornada de aprender como vender seguro viagem, é preciso saber como apresentar o produto. Você tem ideia que muita gente não sabe da existência do seguro viagem? E que, em algumas localidades, ele é obrigatório?

Se isso acontece é porque você, corretor de seguros, não está sabendo como vender seguro viagem. Afinal, como vender algo que as pessoas nem sabem que existe? A verdade é que o brasileiro não tem o costume de contratar seguros. Por isso, nosso trabalho precisa ser bastante focado e começa ainda na conscientização.

Então, o primeiro passo é, justamente, alertar o cliente sobre os casos em que alguém teve êxito por ter um seguro viagem. Ou casos em que a contratação de um seguro viagem poderia ter evitado um grande problema.

Vale usar histórias reais, notícias que saíram recentemente na mídia e até perguntar para o próprio cliente quantas pessoas ele conhece que já tiveram bagagem extraviada, por exemplo. A sua estratégia de como vender seguro viagem precisa trabalhar com exemplos com os quais seu cliente se identifica. 

Até para isso é importante voltar na primeira dica e entender o perfil de turismo do seu cliente, certo? 

Mostre o custo-benefício do seguro viagem

Como na maioria dos seguros, o seguro viagem tem um ótimo custo-benefício se considerarmos todos os imprevistos que podem acontecer. E, sim, estamos falando de imprevistos financeiros. Diferentemente do Brasil, por exemplo, muitos países não oferecem um sistema de saúde gratuito. Então, qualquer acidente ou pequeno desconforto pode gerar um gasto enorme para o viajante.

É essencial, então, ter uma estratégia de como vender seguro viagem que demonstre, por meio de uma simulação, por exemplo, como o valor de contratação do produto pode ser muito inferior se comparado com o preço de uma ida a um hospital nos Estados Unidos.

Aposte em parcerias

Se você acompanha as publicações da Rede Lojacorr, já sabe que parcerias podem ser muito bem aproveitadas em vários ramos do mercado segurador. Especialmente para captar clientes para corretora de seguros. Em um primeiro momento, você pode pensar que estamos falando de parcerias com outras corretoras de seguro ou mesmo com seguradoras. 

Mas queremos te apresentar uma boa estratégia de como vender seguro viagem, que é fazer parcerias com outras empresas que têm como público-alvo viajantes. É hora de unir o mercado segurador com negócios voltados para o turismo. Como as agências de viagens. Elas podem ser ótimas aliadas na sua técnica de como vender seguro viagem.

Você pode pensar desde ações mais simples, como pedir para deixar alguns panfletos da sua corretora de seguros na agência, até tarefas mais complexas e em conjunto, como um brinde para os clientes que vierem indicados pela agência. 

Vale pensar, também, em brindes para os colaboradores da agência que mais indicarem seu trabalho. Assim, você estimula a prática e consolida, ainda mais, essa parceria. 

Faça anúncios chamativos e adequados

Como vender seguro viagem: oportunidade para ampliar seu mix de carteira

Como falamos das parcerias como estratégia de como vender seguro viagem, vamos aproveitar para mencionar que você precisa de anúncios que chamem a atenção dos clientes.

Imagine que você conseguiu fechar uma parceria com uma agência de turismo bem legal. Se você puder deixar seu folder por lá, por exemplo, você não vai deixar qualquer folder, não é mesmo? Você precisa fazer um material voltado para sua estratégia de como vender seguro viagem. Não pode ser um material genérico. Porque muitas pessoas não vão entender o que ele está fazendo ali. Elas vão precisar ler o material que você disponibilizou. E elas só vão ler se você tiver conseguido a atenção delas.

Nessa parceria com a agência de turismo, por exemplo, você também pode combinar de divulgar os trabalhos dela para os seus clientes. Assim, você geraria clientes para a agência, que geraria clientes para você. É uma forma de vender um produto diferenciado para quem já é seu cliente.

E, para isso, é ideal que você adeque seus anúncios. E faça algo bem direcionado para turismo, tranquilidade e segurança. Então, explore as redes sociais, os formatos de cada plataforma e coloque seu produto em destaque!  

Leia também: Como vender seguros: amplie a sua atuação no mercado

Conheça as coberturas do seguro viagem

O seu argumento de como vender seguro viagem precisa passar pelas possibilidades de coberturas deste produto. Então, para exemplificar, pegamos as condições gerais disponibilizadas no site da Tokio Marine

A ideia dessa contratação, então, é proteger os brasileiros que estão, temporariamente, residindo no exterior, com o objetivo de garantir proteção e segurança ao viajante de turismo, lazer e negócios. Sempre pelo período determinado da viagem. E, no caso do nosso exemplo, em viagens internacionais.  

Então, veja o que essa contratação engloba: 

  • Morte acidental em viagem;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem;
  • Despesas médicas e hospitalares;
  • Despesas odontológicas;
  • Regresso sanitário;
  • Traslado de corpo e traslado médico;
  • Retorno de acompanhantes;
  • Retorno de menores;
  • Visita ao segurado hospitalizado;
  • Hospedagem de acompanhante;
  • Despesas com fisioterapia em viagem;
  • Hospedagem após alta hospitalar;
  • Garantia de viagem de regresso;
  • Regresso antecipado do segurado;
  • Extravio de bagagem;
  • Atraso de bagagem;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Cancelamento de viagem;
  • E interrupção de viagem.
 

São várias coberturas para você aproveitar como argumentos na sua estratégia de como vender seguro viagem. Veja, então, o que se enquadra melhor no perfil do seu cliente e ofereça a melhor opção e experiência!

Você está pronto para colocar em prática tudo que aprender de como vender seguro viagem? Saiba que você pode contar com a Rede Lojacorr. Conheça os mais de 25 benefícios

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