prevenção de riscos: Como vender seguro cibernético

Como vender seguro cibernético?

O que você vai ver neste artigo

O passo inicial para a venda do seguro cibernético é assegurar que a prevenção de riscos na sua corretora esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e com os requisitos mínimos de segurança cibernética. Afinal, você não vai vender aquilo que não pratica, certo?

Leia mais em: Seguro cibernético parceiro na prevenção de riscos

Assim, além da Susep, é imprescindível que o corretor se capacite em segurança cibernética e regulamentações de prevenção de riscos, proteção de dados, nacionais e internacionais.

E isso por dois motivos: primeiro, é que a empatia é a chave para o corretor ser um bom corretor. Você não vai passar confiança se não praticar aquilo que quer promover. Segundo, as corretoras de seguros lidam com dezenas de dados pessoais diariamente. Assim, elas não podem estar desprotegidas e correr o risco de uma violação.

É por isso, também, que o Hub de Riscos Cibernéticos, desenvolvido pela NV Seguros Digitais em parceria com a Rede Lojacorr, oferece uma gama de serviços com o objetivo de auxiliar as corretoras a se adequarem à LGPD e a desenvolverem sua maturidade cibernética. 

Afinal, da mesma forma que a segurada está sujeita a violações de dados e ciberataques, a corretora também corre riscos cibernéticos.

Portanto, composto por especialistas que vão desde peritos forenses a profissionais com certificações internacionais em proteção de dados, o Hub de Riscos Cibernéticos conta com um programa de treinamento exclusivo para corretores, visando prepará-lo para entender a fundo a dor de um possível segurado e muni-lo das informações fundamentais para uma atuação em conformidade com a lei.

Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre o Hub!

Como vender seguro cibernético: As coberturas de seguro cibernético

Seguro cibernético: porque é essencial para as empresas

No Brasil, então, alguns dos produtos mais estratégicos do mercado são o Hub de Riscos Cibernéticos da NV Seguros Digitais, desenvolvido em parceria com a Zurich Seguros, e a cobertura da Sura Seguros, ambos parceiros da Rede Lojacorr.

Como vender seguro cibernético: Hub de riscos cibernéticos da Rede Lojacorr

Como vender seguro cibernético: ajude seu cliente a se proteger

Um hub, portanto, se diferencia por aproximar diferentes soluções e fornecedores para oferecer um serviço completo e facilitar tanto as vendas quanto a adequação da própria corretora de seguros à Lei Geral de Proteção de Dados. 

Afinal, você não vai vender aquilo que não pratica, certo?

Pensando nisso, a NV Seguros Digitais, em parceria com a Rede Lojacorr, desenvolveu um pacote de soluções inédito no Brasil, que abrange: 

Como vender seguro cibernético: Seguro Proteção Digital

Garante, assim, o amparo da corretora em caso de multas, sanções da LGPD e demais prejuízos financeiros, com cobertura para:

  • Responsabilidade civil por violação de segurança e privacidade
  • Custos de procedimento regulatório e adequação à LGPD
  • Custos de violação de dados (mitigação de risco)
  • Multas e sanções administrativas
  • Despesa de substituição de ativo digital
  • Extorsão cibernética
  • Custos de emergência
 

Adequação à LGPD

Compreende, portanto, a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados para que a corretora esteja em conformidade com a lei – uma condição essencial para a venda de seguros cibernéticos. Esse escopo inclui:

  • Treinamento de corretores
  • Adequação do site da corretora
  • Integração da corretora com o sistema da Rede Lojacorr
  • Adequação do contrato com o cliente e as políticas de privacidade
  • E-book de requisitos técnicos de proteção de dados
 

Site personalizado

Feito para ajudar a corretora a marcar presença na internet com um site atrativo e, então, adequado à LGPD. Inclui:

  • Briefing e mapeamento das demandas do negócio
  • Alinhamento sobre domínio, plataforma e hospedagem do site
  • Criação do site com template padrão para corretor de seguros
  • Hospedagem de IGB e botão com link direto para WhatsApp
  • Personalização do logo, cores, layout e informações profissionais
  • Projeto responsivo para celular, tablet e desktop
  • Adequação à LGPD
 

Os especialistas do Hub contam com certificações nacionais e internacionais de LGPD, GDPR e segurança da informação e têm como objetivo, além de educar corretores sobre a melhor forma de vender o seguro cibernético, elucidar, para as seguradoras, como atuar do pré-venda ao pós-venda, fazendo, assim, a intermediação da venda, consultoria com cliente, acompanhamento das pendências e oferecendo o suporte necessário em caso de sinistro.

Conheça mais entrando em contato com nossos especialistas.

Como vender seguro cibernético: Zurich Seguros e NV Seguros digitais

Zurich Seguros, em parceria com a NV Seguros Digitais, então, desenvolveu um seguro exclusivo de Proteção Digital – um dos mais completos do mercado brasileiro, atualmente. Suas coberturas incluem:

Responsabilidade civil por violação de segurança e privacidade

É a cobertura principal do seguro de Proteção Digital da Zurich. Com esta cobertura, portanto, a empresa garante o apoio financeiro para contratação de especialistas, como perito administrativo e perito forense, para ampará-la em decorrência de atos de violação de segurança e privacidade. Ela também cobre:

  • Indenização de danos a terceiros por reclamações resultantes de violação de dados;
  • Indenização de danos morais vindos tanto de PF como PJ, incluindo órgãos públicos.
 

Custos de procedimento regulatório e processos da LGPD

É a cobertura que:

  • Cobre multas e penalidades da LGPD;
  • Custos de defesa e assessoria jurídica, em caso de sinistro;
  • Custos com os meios de comunicação previstos na LGPD para notificação do vazamento de dados e dos titulares dos dados.
 

Custos por violação de privacidade

Esta inclui todo o gerenciamento de reputação e comunicação com afetados pelo sinistro, cobrindo:

  • Custos com notificação;
  • Call center para informar cada titular de dados violados;
  • Gastos com publicidade;
  • Contratação de advogado, dentre outros custos para reduzir os prejuízos decorrentes de violação de privacidade.
 

Despesa de substituição de ativos digitais

Corresponde a dados eletrônicos, softwares, arquivos de áudio e arquivos de imagem armazenados em sistemas nos computadores do segurado, cobrindo, ainda, despesas de substituição de ativo digital desde que sejam diretamente decorrentes da corrupção ou destruição do ativo, causada por evento de segurança ou de evento de privacidade.

Extorsão cibernética

No caso de ataques cibernéticos que envolvam a exigência de dinheiro para impedir o ataque ou para recuperar os dados violados, esta cobertura cobre os custos decorrentes do pagamento de resgate e da recuperação dos dados e sistemas afetados pelo ataque.

E muitas outras vantagens!

Pensado para cobrir a maior parte dos riscos cibernéticos a que as empresas estão sujeitas, o seguro cibernético da Zurich e da NV Seguros Digitais vai além e garante um serviço de resposta a incidentes 24 horas, bem como o amparo da equipe de especialistas do HUB de riscos cibernéticos da Rede Lojacorr para a garantia de mitigação dos riscos na corretora.

Conheça mais entrando em contato com nossos especialistas.

Sura seguros

Outro seguro cibernético que se destaca no mercado brasileiro é o da Sura Seguros, também parceira da Rede Lojacorr, cujas coberturas asseguram assistência tecnológica, soluções de segurança e antivírus, suporte para dispositivos IoT, recuperação de dados via backup, relatório de presença na internet dentre outros benefícios.

Suas coberturas incluem:

  • Responsabilidade civil de perdas e danos causados a terceiros pelo vazamento de informações;
  • Proteção da reputação digital e contra vazamento de informações;
  • Recuperação de identidade digital;
  • Recuperação de informações digitais;
  • Reembolso de despesas judiciais em processos contra terceiros.
 

Por que vender seguro cibernético?

marketing e vendas para corretor de seguros

Um levantamento recente da PSafe, empresa de segurança cibernética, mostra que 98% dos sites corporativos no Brasil possuem vulnerabilidades e estão suscetíveis a violação de dados e ataques cibernéticos.

Já um relatório divulgado pela consultoria internacional Netscout descobriu que o Brasil é um dos países que mais sofrem com ciberataques, tendo ficado em segundo lugar como o mais afetado pelas ameaças cibernéticas até a metade de 2021

Além disso, outro levantamento feito pela empresa de segurança digital Apura, mostrou que o Brasil concentrou, entre 2020 e 2021, mais da metade dos ataques de ransomware direcionados à América Latina. Assim, no país, há uma tentativa de golpe online a cada 7 segundos!

É diante desse cenário que normas como as previstas na Lei Geral de Proteção de Dados se tornam particularmente urgentes. 

Essencial para evitar prejuízos críticos sobretudo em função da violação de dados, que perpassa todas as ameaças cibernéticas, a adequação à LGPD é, então, o primeiro e mais importante passo para a prevenção de riscos cibernéticos.

Como vender seguro cibernético: 7 dicas para corretores de seguro

1) Estude cibersegurança

Você deve ter percebido que proteção de dados e riscos cibernéticos são um assunto relativamente complexo, com muitas especificidades. 

Por isso, dominar os principais termos e entender a fundo quais são os desafios das empresas quando o assunto é segurança cibernética vai te ajudar não só a vender o seguro cibernético, mas, também, a identificar as principais oportunidades do mercado.

E existem muitas maneiras de você mergulhar nesse setor. A seguir, listamos algumas:

Blogs e sites sobre segurança cibernética

Se você é do tipo que absorve conhecimento lendo e anotando, esses portais focados em segurança cibernética têm muito a te ensinar:

 

Vídeos sobre segurança cibernética

Vídeos são uma ótima pedida para quem tem um aprendizado mais visual. O canal do norte-americano John Hammond é um dos mais populares tanto entre iniciantes e entusiastas quanto profissionais de TI.

  1. Outro canal muito citado no setor é o The Cyber Mentor. No Brasil, o Brasil inSeguro faz um excelente trabalho desmistificando a cibersegurança para empresas e profissionais diversos.

Como vender seguro cibernético: Cursos online sobre cibersegurança

Prefere fazer um curso? Sem problemas!

Na Udemy, você encontra vários cursos de cibersegurança, em diferentes graus de aprofundamento e valores. 

Na Coursera, você também encontra várias opções, em inglês.

2) Converse com especialistas

Outra forma de se aprofundar na cibersegurança é conversando com especialistas do ramo de seguros cibernéticos!

Além de oferecerem uma visão de mercado que vai ser fundamental para você identificar as melhores oportunidades de negócio, esses especialistas vão te ajudar a mapear as dores de um potencial cliente e te guiar pelo caminho das pedras de uma venda mais assertiva.

Na Rede Lojacorr, por exemplo, você faz parte de uma rede de corretoras, que conta com especialistas em seguros empenhados em auxiliar na captação de clientes para a sua corretora, na gestão de seguros e em fazer sua carteira de clientes aumentar!

Contar com uma consultoria securitária feita por profissionais especializados no ramo de seguros cibernéticos certamente evitará muitos percalços naturais para quem está dando os primeiros passos na venda desse tipo de seguro.

3) Conheça as possibilidades das corretoras de seguro

Agora que você imergiu no mundo da cibersegurança e conta com uma rede de especialistas para te apoiar na venda de seguro cibernético, é hora de mapear o que você vai vender, de fato.

Como pontuamos acima, existem seguros cibernéticos mais completos, que cobrem desde a indenização por prejuízos acarretados pela violação de dados a custos com gerenciamento de crise. 

Porém, como em todo tipo de seguro, é preciso verificar junto às corretoras quais apólices elas vão querer trabalhar e o que está fora de seu escopo, bem como coberturas adicionais e condições especiais para clientes mais maduros quando o assunto é cibersegurança.

Uma prática comum do mercado é a cotação via questionário de segurança cibernética, que faz uma espécie de diagnóstico da conformidade da empresa em relação à LGPD e boas práticas de cibersegurança. Assim, é mais fácil saber o que você pode – ou não – oferecer.

Em algumas corretoras, existe, também, a possibilidade de coberturas adicionais por ameaças – como é o caso de coberturas adicionais para ransomware, que costumam ser casos mais complexos e custosos. Estude as gamas de produto do mercado para saber como você pode personalizar suas vendas.

4) Determine para quem você vai vender

Para vender seguro cibernético de forma eficiente, tão importante quanto saber como vender é importante saber para quem você vender.

Você quer focar em empresas maiores e mais bem estruturadas? Ou prefere começar vendendo para PMEs? Ou prefere diversificar e vender para os dois perfis? 

Independentemente da sua resposta, busque conhecer a fundo o seu público. PMEs podem ser mais resistentes na hora de adquirir um seguro cibernético, mas você conta com uma maior variedade de oportunidades. Empresas maiores, por outro lado, podem gerar contratos mais significativos e, como tendem a já possuir uma estrutura mais sólida de cibersegurança, estão mais abertas a esse tipo de seguro. Porém, pode ser um público mais difícil de abraçar e de conseguir um contato inicial.

A rede de especialistas da Lojacorr também pode te ajudar nesse processo, uma vez que você contará com corretores com ampla experiência de mercado dispostos a te orientar sobre a melhor forma de encontrar e abordar o seu público!

5) Tenha uma carteira diversificada

A melhor forma de os corretores de seguros aumentarem suas vendas é diversificando sua carteira. E quando falamos de seguro cibernético, que é um produto relativamente novo e ainda desconhecido por muitas empresas, pode ser arriscado apostar todas as suas fichas apenas nesse tipo de seguro.

Além disso, diversificando sua carteira, você pode encontrar oportunidades de vender mais de um seguro para o mesmo cliente! Quem disse, afinal, que uma empresa que precisa de seguro de vida não precisa de seguro cibernético também?

6) Aposte no marketing digital como diferencial

Para vender seguro cibernético, um produto nativamente digital, é válido estar em meios digitais, tanto para identificar novas oportunidades quanto para compartilhar informações e educar clientes e potenciais clientes.

Lembra que falamos que a venda desse tipo de seguro requer uma educação do mercado?

As redes sociais, blogs e e-mails são canais propícios para isso! Compartilhando conhecimento, você demonstra sua autoridade no assunto e ainda ajuda empresas que muitas vezes nem perceberam que precisam de um seguro cibernético a considerarem essa solução.

Além disso, as corretoras de seguro têm investido bastante no marketing digital como diferencial de serviço. A comunicação constante com o público pode te ajudar a encontrar novos clientes mesmo entre os que você já tem em casa!

Imagine que você resolve mandar um e-mail contando um pouco sobre os principais riscos cibernéticos a que as empresas estão sujeitas no Brasil e um cliente seu lê esse e-mail e percebe que precisa se proteger? Você ajudou o cliente a tomar consciência do problema e a investir em um seguro cibernético! Muito bacana, não é?

7) Encante no pré-venda

O que você pode oferecer na hora da venda para encantar um potencial cliente, antes mesmo de ele decidir fechar negócio? 

Condições especiais e materiais informativos são uma boa forma de mostrar para a empresa que você está prospectando que você tem o compromisso de ajudá-la e quer fazer a diferença para ela.

Uma boa dica pode ser enviar o Guia de sinistro do seguro cibernético: o que fazer quando a empresa sofre uma violação, um material pensado especialmente para mostrar a clientes e potenciais clientes como o seguro cibernético vai agir para ajudá-los a proteger sua base de dados, ou para ajudar a reverter os danos de um ataque cibernético.

Esse material ajuda a tangibilizar, tanto no pré-venda quanto após a contratação, a entrega de valor do seguro cibernético, reforçando para o cliente ou para o potencial cliente que você está se posicionando como um parceiro, compreendendo a fundo suas necessidades e indo além na oferta do seu serviço!

O apoio da Rede Lojacorr a corretoras de seguros e profissionais do setor

Compartilhar: essa é a palavra-chave da Rede Lojacorr e da nossa missão em unir especialistas de diversas áreas, corretores e seguradoras em uma única rede.

A Lojacorr atua há mais de 25 anos no mercado de seguros, sendo a maior rede de corretoras do Brasil! Estamos presentes em 26 estados e no Distrito Federal, com 56 unidades de negócios e mais de 4.600 profissionais na força de vendas. 

Além disso, temos mais de 75 empresas que agregam valor à nossa rede, oferecendo soluções inteligentes para corretoras de seguros e ajudando você a alavancar o seu negócio!

E, diante de um assunto tão complexo quanto o seguro cibernético, a nossa Rede está preparada para te dar todo o apoio necessário, seja se adequando à Lei Geral de Proteção de Dados ou auxiliando em um entendimento mais profundo do tema, capacitando corretores para vendas consultivas nesse mercado em constante crescimento.

Acesse nosso Hub, conheça nossos serviços e nos diga como podemos te ajudar!

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