Como vender mais seguros? Afinal, para o cliente não é fácil escolher a melhor opção de seguro. Com algumas técnicas de vendas e com a missão de proteger mais e melhor nossos clientes, devemos avaliar as coberturas oferecidas de acordo com a necessidade do consumidor, para que o corretor de seguros amplie sua carteira de clientes e garanta o sucesso da corretora.
Ao pesquisar um seguro, normalmente queremos encontrar um que ofereça coberturas abrangentes e benefícios exclusivos. A questão é que a opção mais popular nem sempre é a melhor escolha.
Antes de tomar qualquer decisão, é preciso pesquisar com calma e avaliar se realmente o seguro com as melhores coberturas foi escolhido.
Afinal, o valor do produto é medido pela qualidade das coberturas oferecidas. O benefício é calculado tendo em conta quanto proteção e segurança se espera que o produto proporcione em comparação ao que o cliente teria investido em um produto ou serviço semelhante, que não ofereceria as mesmas coberturas e benefícios adicionais que o produto a ser vendido proporciona.
Para isso, preparamos algumas dicas de técnicas de vendas, para ajudar você a oferecer a melhor opção. Além de saber como vender mais seguros e, consequentemente, atrair mais clientes para sua corretora de seguros.
Técnicas de vendas: sucesso da corretora de seguros versus o menor preço do mercado
Sabemos que pagar pouco é sempre bom. Porém, quando se trata de seguros, essa condição não é uma garantia de sucesso e o menor preço pode ajudar a esconder algumas pegadinhas.
Algumas empresas possuem valores bastante acessíveis, porém na verdade não vendem um seguro. Esse é o caso da proteção veicular que oferece coberturas similares às de um seguro, com preços bem menores. Esse tipo de serviço pode parecer bem atrativo, mas não possui a segurança de um seguro.
Ele não é regulamentado, e você pode ter dificuldade para receber a indenização. Por isso, é essencial que um corretor de seguros te auxilie e explique as diferenças entre esse tipo de produto, que seguradoras não comercializam e corretores não vendem, e um seguro de verdade.
Outra possibilidade é contratar um seguro com um valor baixo e coberturas muito restritas. Normalmente os seguros mais baratos incluem apenas a proteção contra roubos e furtos, no caso de seguro auto. Para quem busca essa opção pode ser o modelo certo, mas para quem deseja algo mais completo ele não atenderá.
Oferecer o menor preço, nessas condições, faz você vender mais seguros? Pode ser que sim, mas não garante uma fidelização do seu cliente e nem um bom atendimento. Fuja de propagandas mentirosas.
Certo, mas onde entram as técnicas de vendas? Ora, no atendimento que você oferece ao cliente. Acredite, uma das melhores técnicas de vendas é ser transparente, ter atenção às necessidades daquele cliente e oferecer as soluções que ele realmente precisa e que estão de acordo com as suas possibilidades.
Destacar o custo-benefício é uma boa técnica para vender mais seguros
Para garantir que a oferta de seguros seja não apenas rentável mas também sustentável a longo prazo, é essencial que o corretor de seguros aplique técnicas de vendas que enfatizem um equilíbrio entre o custo e os benefícios proporcionados pela apólice.
Essa abordagem é fundamental em qualquer setor. No mercado de seguros, ela se torna ainda mais necessária porque as companhias de seguros enfrentam o problema de serem vistas como muito caras. As pessoas simplesmente não gostam da ideia de gastar muito dinheiro em algo de que não têm 100% de certeza de que precisam.
Dessa forma, com uma análise de custo-benefício, o corretor pode ajudar os clientes a compreender melhor o valor do seguro, facilitando a identificação das opções mais adequadas ao seu orçamento e às necessidades de proteção.
Do mesmo modo, auxilia você também a escolher os tipos de seguros que são importantes para o cliente. A melhor maneira de fazer isso é pensando no quanto o cliente tem disponível para investir e no valor das coisas que quer proteger.
Uma corretora de seguros que se destaca por sua transparência e pela capacidade de agregar valor às suas propostas pode construir uma reputação sólida no mercado. Essa abordagem não apenas satisfaz os clientes atuais, como também incentiva recomendações, expandindo a carteira de clientes de forma orgânica.
Impulsione sua estratégia para ser um corretor de seguros bem-sucedido
Para que a relação custo-benefício funcione, é preciso investir tempo e dinheiro na criação de novos modelos e processos de negócio.
Da mesma forma, considere a implementação de novos produtos e serviços. Você pode introduzir estratégias de marketing para corretoras de seguros, técnicas de vendas e serviços ao cliente. Eles impulsionam mais vendas de seguros e aumentam a rentabilidade de produtos.
Perceba que a equação custo-benefício é antiga. Ainda assim, é a forma mais eficaz de explicar como é possível vender mais seguros com a inclusão de “benefícios” adicionais nos campos de vendas.
Veja exemplos para tornar suas técnicas de vendas mais eficientes:
- Seguro saúde: inclua uma referência genérica ao fato de que você só terá certos benefícios (como benefícios fiscais) ao contratar um seguro saúde.
- Seguro de vida: as pessoas detestam a ideia de envelhecer. Mas, a cada dia que passa, mais pessoas estão morrendo de “causas naturais” nas mais diversas idades. Ao mencionar o “custo” de não ter um seguro de vida, vai gerar mais vendas.
- Seguro automóvel: a maior despesa que a maioria das pessoas tem ao comprar um carro é o custo do próprio carro. Portanto, expor o custo de não ter um seguro pode aumentar as suas vendas.
- Seguro residencial: a maioria dos proprietários nem pensa em ter a sua casa segurada. No entanto, quase todos (mesmo os inquilinos) conhecem o “custo” quando se tem um acidente em casa. Ou ainda uma manutenção que precisa ser feita de emergência.
Gostou das dicas? Preparamos um Guia: como captar mais clientes para corretora de seguros com informações para impulsionar seus negócios em 2024.
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