Corretora de seguro de vida: como ser especialista e vender mais

Corretora de seguro de vida: como ser especialista e vender mais

O que você vai ver neste artigo

Um dos grandes benefícios para quem opta por vender seguros de vida é a abertura do mercado para profissionais especializados. Por isso, você pode ser uma corretora de seguro de vida especializada. E, assim, aumentar as suas vendas. O que acha?

Então, antes de mais nada, é interessante saber que o termo empresas de seguro de vida pode se referir a dois tipos de negócios. Tanto as seguradoras quanto as corretoras especializadas nesse produto. 

As seguradoras, como você bem sabe, são empresas habilitadas para comercializar o produto. Já a corretora de seguros de vida é a empresa mais qualificada possível para intermediar as necessidades dos clientes e os produtos ofertados pelas seguradoras. 

Vamos, agora, te contar tudo que você precisa saber para ser uma corretora de seguros de vida que faz, realmente, a diferença na vida dos clientes.

Seguradoras de seguro de vida

Seguradoras de seguro de vida

Em primeiro lugar, você precisa saber que quanto maior o seu acesso a seguradoras que operacionalizam o seguro de vida, maiores são suas chances de vender o melhor e mais adequado seguro de vida para os seus clientes.

Por isso, fizemos uma lista das seguradoras parceiras da Rede Lojacorr as quais você tem acesso quando faz parte do nosso ecossistema. São elas: 

  • American Life;
  • Centauro;
  • Icatu;
  • MAG;
  • MetLife;
  • Previsul;
  • Prudential;
  • Seguros Unimed;
  • e Vital Card.
 

Além delas, outras seguradoras fazem parte da Rede Lojacorr e disponibilizam os demais produtos do mercado segurador. 

Termos básicos de seguro de vida que devem estar na sua rotina

Ainda que você ainda não seja, exclusivamente, uma corretora de seguro de vida, existem termos específicos que não devem ser ignorados. Por exemplo, o que é apólice do seguro de vida? E sinistro, você saberia explicar o que significa? 

Começamos com termos fáceis, hein? A apólice, então, é o documento de seguro utilizado para formalizar a contratação, independente da modalidade. Vale para seguro automóvel, viagem, de vida ou residencial. Na apólice constam todas as informações sobre as coberturas contratadas. 

Além disso, é na apólice que encontramos todas as regras, condições e coberturas previamente acordadas entre o segurado e a seguradora. Essa relação é intermediada por você, corretor de seguros. Que pode ter uma corretora de seguros de vida especializada, se assim desejar.  

A apólice serve para dar segurança e garantia ao segurado e à seguradora. Desse modo, tudo o que foi preestabelecido na negociação deve ser cumprido integralmente. Também constam na apólice as condições gerais e especiais do acordo e as responsabilidades das partes. Assim, todos estarão cientes do que deve se concretizar ou não.

Já o sinistro, outro termo bastante comum no segmento, também gera muitas dúvidas nos clientes, acredita? Assim, quando o cliente perguntar o que é sinistro no seguro de vida, explique para ele sobre a materialização do risco. 

Assim, caso uma vítima de morte por acidente tenha uma apólice com essa abrangência, a fatalidade é o sinistro. Porém, o seguro de vida também oferece outros tipos de cobertura, inclusive para utilização antes do pior acontecer. Por exemplo:

  • morte por causa natural;
  • invalidez parcial por acidente;
  • invalidez total por acidente;
  • invalidez permanente por acidente majorada;
  • doença grave;
  • diárias por incapacidade temporária;
  • despesas médico-hospitalares e odontológicas;
  • assistência funeral.
 

E quem são os beneficiários do seguro de vida? São os herdeiros legais do segurado ou qualquer pessoa que ele determinar durante a contratação do seguro. 

Termos mais complexos do seguro de vida

Corretora de seguro de vida

Caso o cliente pergunte o que é majoração no seguro de vida, explique que é a ampliação do capital contratado para coberturas por invalidez permanente. Ela funciona como uma cobertura para proteger partes específicas do corpo. 

A majoração é indicada para profissionais que dependem mais de determinados membros ou órgãos sensoriais, como os olhos, por exemplo. Sendo assim, em caso de acidente, ele não fica desamparado, sem renda, e recebe 100% da indenização. 

E se o cliente perguntar o que significa decessos no seguro de vida? Você está pronto para responder? O termo representa um plano contratado por uma pessoa ou pela família para ter amparo em caso de falecimento. O decesso está relacionado com assistência ou auxílio-funeral. Inclusive, vale destacar a diferença entre esses benefícios. 

O auxílio-funeral é a prestação dos serviços como traslado, caixão, sepultamento e flores. Enquanto a assistência funeral também engloba o reembolso do valor gasto no funeral, sempre compatível com o limite do contrato. 

Nos planos de assistência funeral, paga-se um valor mensal à seguradora para ter a cobertura completa para a família. Sendo assim, o contrato prevê um acordo sobre quais serão as empresas acionadas para a prestação de serviços diante do óbito. A seguradora acompanha todo o procedimento e organiza a documentação do falecimento.

O que é IPA no seguro de vida? Explique para o cliente!

Além desses termos específicos, chamamos atenção para duas siglas muito comuns que sua corretora de seguro de vida precisa estar alerta: IPA e IFPD. 

IPA é a sigla para “Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente”. Caso o segurado sofra um acidente que cause a perda permanente de um de seus membros ou de um órgão e não possa mais trabalhar, ele receberá a indenização calculada de acordo com uma tabela ou com as condições gerais do plano. É importante destacar que o acidente deve estar coberto pelo seguro e a perda permanente pode ser total ou parcial. 

É uma cobertura adicional que pode ser incluída em uma apólice de seguro de vida. A seguradora pagará a indenização uma única vez ou em parcelas. Dependendo do contrato firmado entre as partes. Vale ressaltar que a IPA difere da cobertura de morte. 

Enquanto a cobertura de morte paga uma indenização aos beneficiários do segurado caso ele faleça, a cobertura IPA é destinada a cobrir a perda de renda que o segurado pode sofrer em caso de invalidez decorrente de acidente.

E o que é IFPD no seguro de vida?

A Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD) é uma cobertura oferecida por seguradoras para seguro de vida e acidentes pessoais. Ela prevê o pagamento de uma indenização ao segurado caso ele fique permanentemente incapacitado de exercer suas atividades profissionais ou cotidianas devido a uma doença.

Essa cobertura é acionada quando o segurado não tem mais condições de trabalhar ou realizar atividades básicas e cotidianas, como se alimentar ou se vestir, por exemplo. A invalidez funcional passa por avaliação considerando as limitações em decorrência da doença.

É indispensável que você, enquanto corretora de seguro de vida, leia com atenção as condições e cláusulas do contrato de seguro para entender os detalhes dessa cobertura, como a forma de pagamento da indenização, as doenças cobertas e as exclusões.

Seguro de vida e imposto de renda

Seguro de vida e imposto de renda

Outro assunto bastante importante para a corretora de seguros de vida é a relação do produto com o imposto de renda (IR). Em regra, o valor recebido por conta de um seguro de vida não pode ser deduzido no IR. 

Assim, se houver resgate (na modalidade em que isso é possível), recebimento de indenização ou premiação no ano vigente, esse valor deve ser declarado. 

Dessa forma, não é possível abater o pagamento do seguro da base de cálculo do IR, a fim de reduzir o imposto a pagar ou aumentar o valor a restituir. Contudo, vale informar ao cliente que a mensalidade paga para ter o seguro não precisa ser declarada.

Então, o segurado só precisa declarar se receber rendimentos do seguro. Enquanto ele está apenas pagando mensalmente para a seguradora não existe rendimento. Por isso, não é preciso declarar.

Seguro de vida online

Outro tema frequente que deve ser dominado pela corretora de seguro de vida diz respeito à contratação do produto. Esse procedimento pode ocorrer pela internet, online, tudo para facilitar a vida do cliente.  

Com o seguro de vida online, conseguimos eliminar grande parte da burocracia. Além de economizar um dos bens mais valiosos de todo mundo: o tempo. Sendo assim, praticamente todas as seguradoras oferecem o produto online. 

O seguro de vida online é a oportunidade de usar a tecnologia a favor da corretora de seguro de vida e do cliente. Nesse sentido, vale pensar nas plataformas digitais para vender o produto. 

Leia também: Marketing digital para corretora de seguros

Propaganda de seguro de vida

Uma forma de chegar aos clientes é por meio da propaganda do seguro de vida. Ela pode ser veiculada em canais digitais e englobar campanhas mais expositivas. Especialmente em relação aos benefícios e coberturas do produto ainda durante a vida. E não apenas após o falecimento. A propaganda é o instrumento capaz de criar uma cultura sobre o assunto. 

Por isso, o marketing de seguro de vida deve trazer uma ótica diferente, servindo para desmistificar que o produto está relacionado, somente, com a proteção dos beneficiários e, ainda, após o falecimento do segurado. 

É essencial, portanto, que a propaganda de seguro de vida passe a ideia de proteção. Vale reforçar a ideia de proteger outras pessoas de um eventual risco. O seguro de vida é uma proteção de indivíduos que dependem, financeiramente, do seu cliente.

Não podemos esquecer que o Google é uma ferramenta poderosa de divulgação paga ou orgânica. Nas campanhas patrocinadas, os anúncios de seguro de vida podem ser segmentados para pessoas que estão procurando mais sobre o assunto. 

Por exemplo, incluir um banner sobre seguro de vida em sites que realizam cotação do produto gera excelentes resultados. Ao visualizar o anúncio, os internautas vão precisar de corretores de seguros que trabalham com esse produto.

Você também pode gostar deste artigo: Redes sociais para corretora de seguros: passo a passo para criar as suas

Anúncios de seguro de vida: veja exemplos

Porém, sabemos que nem sempre a criatividade está presente na hora de criar propagandas, não é mesmo? Por isso, abaixo estão ideias para se inspirar com anúncios em vídeo. 

As sugestões são de seguradoras, mas vale analisar como fazer uma boa propaganda de seguros para sua corretora de seguro de vida. Confira!

A MetLife não fica atrás e conta com uma propaganda internacional de seguro de vida que viralizou: 

A extinta Nacional Seguros também tem um vídeo que pode servir de inspiração para corretores de seguros: 

Frases para vender seguro de vida

Para finalizar este material, que tal conferir técnicas para produzir frases sobre seguro de vida? A dica é usar sentenças com apelo emocional para conquistar clientes e potenciais clientes. 

Nesse sentido, é fundamental destacar que a ausência desse produto pode impactar nos planos e nos sonhos de uma família inteira. Também é interessante se preparar para contornar as objeções. 

Além de sempre deixar claro que existem inúmeras maneiras de utilizar o seguro de vida, em vida. Ele representa uma tranquilidade tanto para o segurado quanto para seus beneficiários.

Vale a pena lembrar e relembrar os clientes dos planos e sonhos. Afinal, determinados sonhos são difíceis de serem concretizados. Por isso, o fato de não ter um seguro de vida pode adiar ainda mais os planos e abalar o cliente e seus familiares em um momento complicado e de dificuldade.

E quando o cliente questiona quanto custa um seguro de vida, alegando ser um produto caro? Reforce que, proporcionalmente, o valor da apólice é comparável a custos muito mais supérfluos e que são comuns na vida de qualquer pessoa. 

Por fim, vale usar o melhor argumento para vender seguro de vida: quanto mais cedo você começar a pagá-lo, mais barato ele é. E nunca é demais lembrar que, no seguro de vida, especialmente no individual, existem opções para todos os orçamentos.

É possível trabalhar com a personalização das coberturas e assistências. O que conta, mesmo, é conseguir mostrar para os clientes e potenciais clientes, benefícios do seguro de vida que a maioria das pessoas não conhece. 

Então, está preparado para mudar os rumos do seu negócio vendendo seguro de vida? A Rede Lojacorr conta com vários corretores especializados e pode ser uma grande parceira da sua corretora de seguros de vida. Quer sentir um gostinho? Veja nosso webinar gratuito com muito mais dicas de como vender seguro de vida

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