Redes sociais para corretora de seguros: passo a passo para criar as suas

Como divulgar minha corretora de seguros nas redes sociais

O que você vai ver neste artigo

As redes sociais são parte importante da sua estratégia de aquisição de clientes. Mas como divulgar minha corretora de seguros nas redes sociais? Hoje, vamos aprofundar um pouco mais nesse assunto. Inclusive te ensinando a criar as redes sociais da sua corretora de seguros. 

Por isso, para começar, que tal conhecer as principais redes sociais? As redes sociais mais usadas e indicadas para corretoras de seguros?

Amanda Narcizo, líder de Growth da Rede Lojacorr, explica por onde começar a sua gestão de redes sociais. Ela ministrou uma Masterclass sobre o tema, que você pode conferir gratuitamente no fim deste artigo, após preencher um formulário. Veja um trechinho:

Vale destacar que todo o conteúdo da Masterclass de redes sociais está neste material. É só continuar a leitura. Recomendamos, inclusive, que você continue lendo e, depois, assista à aula. As duas experiências se complementam. E você sai ganhando. 

Mas vamos ao que interessa. Como divulgar minha corretora de seguros nas redes sociais?

Quais são as rede sociais mais indicadas para você?

Quais são as rede sociais mais indicadas para você?

Entre todas as redes sociais, qual é a melhor para você e para o seu negócio? Para responder essa pergunta, Amanda olha para os números atuais de consumo no Brasil. Veja o ranking de redes sociais com mais usuários por dia:

  • WhatsApp, com 165 milhões de usuários;
  • YouTube, com 138 milhões de usuários;
  • Instagram, com 122 milhões de usuários;
  • Facebook, com 116 milhões de usuários.
 

Então, que tal focar nessas quatro plataformas, que têm audiências muito boas e, consequentemente, mais chances de sucesso na sua estratégia de como divulgar minha corretora de seguros nas redes sociais? 

Para o WhatsApp, está fácil! A Rede Lojacorr tem um curso gratuito de WhatsApp Business. Ele é super prático. Clique aqui e aproveite

Criando sua conta comercial no Instagram

Agora, vamos falar de uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos. E não saiu da boca do pessoal. O Instagram. Você já tem uma conta comercial por lá? Amanda ensina algumas boas práticas para você começar agora.

  • Crie sua conta e clique em “editar perfil”;
  • Insira o nome da sua corretora de seguros ou empresa;
  • Confira também o nome de usuário da sua conta no Instagram;
  • Insira seu site;
  • E crie a sua bio;
  • Conecte sua conta de Instagram com a sua página existente do Facebook;
  • Selecione a categoria “corretor de seguros”;
  • Complete com a suas opções de contato e localização;
  • Vincule sua conta de Instagram com seu WhatsApp Business;
  • Clique em “exibição do perfil” e habilite a opção “exibir informações de contato”;
  • Nas informações pessoais, insira seu e-mail, telefone, gênero e aniversário;
  • Clique em “concluir”, no canto superior direito da tela;
  • Clique em “alterar foto do perfil”;
  • E finalize em “concluir” novamente. 
 

Fez tudo isso? Então, seu Instagram já está com o mínimo necessário para começar as atividades. Vamos para o próximo passo? 

Criando destaques no Instagram

Algumas informações são importantes demais para não ficarem em um lugar de destaque nas suas redes sociais. É por isso que existem os destaques do Instagram. Veja como criá-los:

  • Acesse o espaço de criação de stories;
  • Selecione a imagem que será a capa desse primeiro destaque;
  • Acesse novamente o espaço de criação de stories;
  • E selecione o primeiro conteúdo desse destaque;
  • Insira os demais conteúdos nos stories;
  • Acesse os stories compartilhados e clique no ícone “novo destaque”, no canto inferior direito da tela;
  • Digite o nome do seu destaque;
  • E salve tudo que for relacionado a esse destaque ali.
 

Gostou? Mas ainda não terminamos. O Instagram comporta alguns formatos de post. Vamos conferir alguns deles?

Formatos para Instagram

Se você quer saber como divulgar minha corretora de seguros nas redes sociais, vai gostar de conhecer essa dica. No perfil da sua corretora de seguros, clique no símbolo “+” que aparece no canto superior direito da sua tela. Ele abrirá uma lista com possíveis formatos para você publicar na sua conta. São eles:

  • Vídeos do reels;
  • Publicar;
  • Story;
  • Destaque dos stories;
  • Transmissão ao vivo.

Vamos comentar as mais interessantes. Começando pelo reels. O reels foi uma das últimas atualizações do Instagram. Então, de acordo com Amanda, ele tem uma entrega boa para os usuários dessa rede social. “Por isso, vale investir em vídeos legais que falem sobre seguros. Ou mesmo você falando algumas informações”, recomenda.

Já o que chamamos de publicação seria o post tradicional do feed do Instagram. Ele pode ser em imagem estática, vídeo ou carrossel. Além da imagem, é necessário inserir uma legenda. Aqui, cabe inserir algumas hashtags que tenham a ver com a sua publicação. 

Depois, você tem a opção de adicionar uma marcação ou convidar alguém para colaborar com o post. Esta última opção insere o seu post na timeline do perfil que você selecionou, depois de uma etapa de verificação. Essa ferramenta é interessante para você atingir duas audiências com um mesmo post.

Também é possível adicionar sua localização e uma música. Além de turbinar o seu post. Que é, justamente, a opção de tráfego pago. Neste formato, é possível publicar no Instagram e no Facebook ao mesmo tempo. 

Informações do seu Instagram

Amanda também ressalta que uma conta comercial no Instagram permite que você acesse os “Insights”. Este espaço mostra alguns dados interessantes, como:

  • Contas alcançadas;
  • Contas com engajamento;
  • Interações;
  • Entre outros.

Esses números servem para te dar ideias de outros conteúdos, para as próximas publicações. “Então, minha sugestão, é que você fique sempre de olho no que mais está indo bem e performando legal na sua conta. E foque no mesmo formato e conteúdo. Porque quanto mais interação você tem – cliques, compartilhamentos, comentários etc. – mais o algoritmo entende do que a sua audiência gosta. E, assim, mostra seu conteúdo para mais pessoas”, esclarece. 

Criando sua página no Facebook

Quais são as rede sociais mais indicadas para você?

Quem quer aprender como divulgar minha corretora de seguros nas redes sociais não pode deixar de lado o Facebook. Então, veja como criar a página da sua corretora de seguros no Facebook:

  • Faça o login no seu perfil do Facebook;
  • Acesse www.facebook.com/pages/create;
  • Na coluna da esquerda, insira o nome da página e a categoria (corretor de seguros). Esses itens são obrigatórios.
  • Insira uma descrição para a sua página;
  • Clique em “criar página”;
  • Selecione e ajuste sua foto de perfil e sua foto de capa;
  • Clique em “salvar”;
  • Selecione “editar informações da página”. E complete com seu número de telefone, site, e-mail e horários de atendimento;
  • Adicione sua localização, link para o seu WhatsApp e um botão de ação. 
 

Depois disso, é só convidar os amigos para curtir sua página. E criar uma publicação dando as boas-vindas aos novos seguidores. 

Para criar a primeira publicação é só clicar em “criar publicação” e inserir imagem e legenda. As notificações ficam no canto superior direito da página. “Assim, qualquer interação será notificada para você acompanhar”, destaca.

Criando seu canal no YouTube

Você sabia que o YouTube é o segundo canal de buscas do mundo? Ele fica atrás somente do Google. “É uma ótima rede social para você publicar seus conteúdos. Depois do Google, é no YouTube que as pessoas buscam suas dúvidas. Então, tem muita oportunidade nessa rede para você explorar”, enfatiza Amanda.

  • O primeiro passo, então, é criar uma conta no próprio Google;
  • E fazer login no YouTube com essa conta;
  • Clique em “configurações” no canto superior direito;
  • E clique em “criar canal”;
  • Faça o upload do seu logo e insira o nome da sua corretora de seguros;
  • Clique em “personalizar canal” e, depois, em “branding”;
  • Coloque uma imagem do banner. E a marca d’água do vídeo.
 

A abas do YouTube consistem em:

  • Início (aparecem os vídeos);
  • Vídeos (todos os vídeos publicados);
  • Playlists (vídeos organizados por temas);
  • Canais (que o seu canal segue);
  • Sobre (um texto sobre a sua corretora de seguros).
 

Na coluna esquerda, em “painel”, Amanda comenta que você consegue ter acesso a alguns números do seu canal. Assim como na aba “estatísticas”.

Outros pontos interessantes do YouTube é que você consegue ver comentários, legendas, direitos autorais e monetização. Neste caso, Amanda completa que existem alguns requisitos para ganhar dinheiro com o YouTube. 

  • Ter 1000 inscritos;
  • Verificação em duas etapas;
  • 4 mil horas de conteúdo orgânico assistido;
  • E canal condizente com as diretrizes da comunidade.
 

Também é possível, em personalização, criar trailer e deixar vídeos em destaque. E na biblioteca de áudio tem opções de áudios para você usar no seu vídeo, se quiser. 

Gerenciamento de redes sociais

Planejamento estratégico para corretora de seguros: visual e anúncios pagos

Agora que você já sabe o básico de como divulgar minha corretora de seguros nas redes, Amanda te lembra que é preciso gerenciá-las. Estando em constante abastecimento de conteúdos. E, para te ajudar, ela estabelece a jornada de compra para as redes sociais.

Pense em um funil, dividido em três etapas: topo, meio e fundo. E, agora, veja o que produzir em cada uma delas:

  • Topo: conteúdos mais superficiais e mais rápidos, imediatos. Que, por muitas vezes, não exige uma grande produção. É o primeiro contato com seu potencial cliente. No Instagram, alguns exemplos de conteúdos de topo de funil se encaixam bem nos stories, no feed, no seu avatar, nos reels, em formato carrossel etc. No Facebook, os formatos são similares ao Instagram. Já no YouTube, você pode aproveitar os shorts, thumbnails (capas dos vídeos) e banner do canal. Para o usuário avançar um passo no funil, é clicar no seu conteúdo, por exemplo.
 
  • Meio: os conteúdos de meio de funil subentendem que o usuário já consumiu alguns conteúdos de topo de funil. São conteúdos mais aprofundados. No Instagram, eles aparecem na bio, no IGTV, nos destaques… No Facebook, nos descritivos da sua página. E no YouTube, nos vídeos mais longos, as séries e playlists. 
 

Dica da Amanda: série Efeito Alavanca.

  • Fundo: são conteúdos mais voltados para uma ação. Como links que levam para o WhatsApp, pontos de contato, telefone, direct do Instagram… E vale estimular. “Clique aqui para falar conosco”, por exemplo. 
 

E não se esqueça da frequência de postagem. As redes sociais precisam que você produza conteúdo. Por isso, priorizam quem faz isso. “As pessoas que postam com mais frequência nas redes sociais, automaticamente, aparecem para mais gente”, explica.

Então, a dica de ouro de como divulgar minha corretora de seguros nas redes sociais é fazer um planejamento e distribuir as postagens por meses, semanas e dias. 

Como fazer o planejamento das suas redes sociais

Claro que a Rede Lojacorr não te deixaria na mão, né? Entendemos que, muitas vezes, é difícil manter a criatividade em alta para pensar em conteúdos para redes sociais. Por isso, nossa primeira sugestão é que você baixe nossa planilha gratuita de planejamento. Ela está disponível gratuitamente aqui

O segundo passo é olhar os 10 principais conteúdos disponíveis nos primeiros resultados do Google. Eles são o que o Google achou de mais relevante para os usuários. Anote o que você achar interessante e que faz mais sentido para sua corretora de seguros.

Depois, é hora de olhar para a concorrência. “Só com isso você já vai ter um monte de ideia legal para suas redes sociais. Pesquisar é fundamental. É ponto de partida para tudo que você for fazer”, incentiva Amanda. 

A quarta etapa é ir para as próprias redes sociais. No Instagram, vale pesquisar pelas hashtags, por exemplo. E não deixe de se inspirar em marcas internacionais. 

Métricas de sucesso nas redes sociais

Depois de tudo isso, é muito importante que você tenha uma rotina de medir os resultados das redes sociais. É assim que você percebe o que dá mais resultado. E pode focar suas energias na produção mais eficiente.

Veja algumas métricas interessantes de serem monitoradas nas redes sociais:

Instagram

  • Contas alcançadas;
  • Contas com engajamento;
  • Total de seguidores;
  • Alcance (total de pessoas que viram suas publicações);
  • Publicações, stories e reels mais relevantes;
  • Impressões (quantas vezes sua publicação foi vista);
  • Visitas ao perfil;
  • Toques no site;
  • Toques no e-mail;
  • Toques no telefone.
 

Os três últimos são os números que geram conversão, que tiveram uma ação. “Por isso, eu recomendo que você persiga esses números como metas”, sugere.

Facebook

  • Visão geral;
  • Anúncios;
  • Seguidores;
  • Curtidas;
  • Alcance;
  • Visualizações de página;
  • Ações na página (métrica super importante);
  • Publicações;
  • Vídeos;
  • Stories;
  • Mensagens;
  • Etc.
 

YouTube

  • Conteúdo;
  • Origem do tráfego;
  • País;
  • Cidades;
  • Idade do espectador;
  • Gênero do espectador;
  • Data;
  • Tipo de conteúdo;
  • Playlist;
  • Tipo de dispositivo;
  • Público;
  • Pesquisa;
  • Etc.
 

Pronto para encarar os desafios de como divulgar minha corretora de seguros nas redes sociais? Lembre-se de que são inúmeros os benefícios das redes sociais na transformação da sua corretora de seguros em uma Máquina de Vendas. Por isso, comece agora nas redes sociais e conte com a Rede Lojacorr! Nossos profissionais estão disponíveis para te ajudar com dúvidas. Totalmente sem compromisso! 

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