plano de negócios para corretores de seguros

Plano de negócios para corretora de seguros

O que você vai ver neste artigo

Diante de um mercado altamente competitivo e consumidores cada vez mais exigentes — devido à influência que a tecnologia e a globalização têm no comportamento da sociedade moderna —, é imprescindível ter um plano de negócios para corretora de seguros. Especialmente se você deseja se destacar em meio à concorrência e consolidar a sua marca.

Neste contexto, é necessário se aprofundar nos produtos comercializados pelas seguradoras, manter-se por dentro das novidades e tendências para o setor, investir na qualidade do atendimento, garantir a presença da empresa no ambiente digital, entre outras ações fundamentais para o sucesso do negócio.

Por isso, preparamos este conteúdo de como desenvolver um plano de negócios para corretora de seguros. No decorrer dos próximos tópicos, você verá uma série de informações de como criar uma estratégia para vender mais. Continue a leitura do material para conferir!

Qual a importância de um plano de negócios para corretora de seguros?

plano de negócios para corretora de seguros

Um planejamento de negócios é, sem dúvida, o fundamento para qualquer empresa que pretende manter suas portas abertas e superar as expectativas do mercado de corretagem de seguros.

Portanto, esse plano deve ser elaborado antes mesmo das atividades comerciais serem iniciadas. Já que ele servirá como base para que você descubra suas condições de investimento. Claro, tudo de acordo com a disponibilidade de produtos e possibilidades que o setor oferece. Assim, é importante que ele seja realizado de maneira realista e alinhada aos seus objetivos.

Contudo, também é interessante ter em mente que um plano de negócios para corretora de seguros não é uma verdade absoluta. No decorrer dos anos, precisará de mudanças e adaptações. Principalmente em um cenário de transformação digital, em que o mundo passa por uma constante evolução e o consumidor 4.0 dita as regras do mercado.

Então, é preciso conhecer a área em que você pretende atuar, ter mente aberta e acompanhar as mudanças no comportamento de consumo. Afinal, elas acontecem em períodos de tempo cada vez mais curtos.

Além disso, também é interessante ficar de olho no mercado financeiro. Afinal, você precisa fazer a contabilidade da corretora e conhecer profundamente o público-alvo do segmento que você quer atingir, quais serviços são mais adequados ao perfil de clientes potenciais, entre outras ações que você confere ao longo deste conteúdo.

Por que é preciso formalizar a profissão de corretor de seguros?

Antes de partirmos para as dicas sobre como criar um plano de negócios para corretora de seguros, é necessário que você entenda a importância da formalização para os profissionais que desejam atuar no segmento, não é verdade?

Todos os anos, o mercado de seguros protege, administra e movimenta bilhões de reais em bens e ativos de empresas e pessoas físicas. A ponto de ser considerado um dos pilares da economia do Brasil. Assim, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) entendeu a necessidade de regulamentar e fiscalizar as transações de intermediação entre o cliente final e as companhias que vendem os seguros.

Como você já provavelmente já sabe, o órgão estabeleceu que qualquer pessoa física ou pessoa jurídica que queira intermediar o contato entre o cliente e as seguradoras deve passar por um rígido processo de formalização. Dessa forma, ao concluí-lo, ela estará devidamente habilitada e certificada para atuar com a venda de seguros.

Em outras palavras, o primeiro passo para desenvolver um planejamento estratégico para uma corretora é formalizar-se na área e obter um código de sociedade junto à Susep. Porque essa é a maneira legal da entidade atestar publicamente que profissional teve seus conhecimentos testados em relação a:

  • diversificação de produtos comercializados no mercado;
  • melhores práticas para intermediar a venda desses produtos;
  • éticas da profissão;
  • normas e responsabilidades das corretoras e das companhias de seguros;
  • direitos e deveres do consumidor;
  • legislações pertinentes ao segmento.

Plano de negócios para corretora de seguros: 10 passos para criar uma ótima estratégia de vendas

plano de negócios para corretora de seguros

Agora, vamos à parte prática. Uma estratégia para vender mais seguros deve partir de um sólido planejamento de negócios. Considerando os produtos comercializados neste mercado, o perfil do público-alvo e uma série de outros aspectos relevantes. Só assim você consegue fazer com que os clientes entendam que a corretora oferece exatamente o que eles precisam. E, é exatamente isso que você vai conferir nos próximos tópicos!

Passo 1. Defina quais planos serão vendidos pela corretora de seguros

Partindo do pressuposto de que você já é um corretor de seguros habilitado na Susep, um dos primeiros passos para montar um negócio promissor é definir quais serão os tipos de planos comercializados. Essa decisão impactará em uma série de outros aspectos, como as seguradoras com as quais você precisará entrar em contato e o perfil de seu público.

Cada persona tem características comportamentais distintas. O que também exige diferentes estratégias de marketing para captar clientes e formatos de comunicação para abordagens de vendas.

Afinal, na maioria dos casos, o público de seguros rurais, por exemplo, pode não ter o mesmo perfil do público que consome seguros cibernéticos, já que são mercados e realidades distantes. Embora seja totalmente possível vender os dois planos citados ao mesmo cliente. É preciso fazer uma avaliação sobre esses aspectos e também em relação aos concorrentes.

Passo 2. Conheça profundamente o seu público-alvo

Um plano de negócios para corretora de seguros, assim como em qualquer empresa, deve se basear nas reais urgências de seus clientes. É muito importante dar atenção às demandas apresentadas por seu público. Saber qual o nível de segurança ele busca por meio do serviço, quais motivos o levou a procurar a contratação e quais dúvidas ele tem antes de assinar a apólice.

Assim, você deve compreender a rotina de seu cliente potencial, suas principais características comportamentais, dores e anseios. Essas informações podem ser obtidas durante o atendimento.

Contudo, sempre existem os casos em que o consumidor não sabe explicar, ao certo, quais são suas necessidades. Nesses casos, é preciso se posicionar como um solucionador de problemas, utilizar técnicas de abordagem e apostar na escuta ativa. Ou seja, ouvir o que o segurado realmente tem a dizer.

Passo 3. Invista na qualidade do atendimento

Em um segmento que tem contato direto com o público, investir na qualidade do atendimento é sinônimo de garantia de um forte diferencial competitivo para a sua corretora de seguros.

Isso porque uma das grandes mudanças que vieram com a transformação digital foi o aumento no nível de exigência do consumidor em relação às marcas com as quais se relaciona. Pense em um cenário globalizado e acessível, com a distância de apenas alguns toques na tela do smartphone. O cliente 4.0 sabe que, caso uma empresa não atenda às suas expectativas, ele tem um leque infinito de opções disponíveis na internet para o mesmo produto ou serviço.

Por isso, é preciso fomentar suas habilidades de comunicação, estar sempre acessível e à disposição para solucionar as demandas dos clientes. De modo que o seu trabalho faça diferença em suas vidas. Certamente, um atendimento humanizado e de qualidade faz toda a diferença no ato do fechamento de uma compra.

Passo 4. Decida se vale a pena ter ou não uma sede própria

Como mostrado no passo anterior, o trabalho de um corretor de seguros é focado em atender ao cliente, certo? No entanto, nem sempre essa função exige um ambiente formal, como um estabelecimento físico corporativo.

Dependendo do seu aporte financeiro para começar o negócio, é possível economizar o dinheiro do aluguel de um escritório e procurar por alternativas mais adequadas à sua realidade. Como espaços de coworking, escritórios digitais e, até mesmo, considerar atender aos seus clientes em formato home office.

Vale mencionar, ainda, que caso seja realmente necessário ter uma reunião presencial com um cliente, existe a possibilidade de alugar salas comerciais por período. Sem dúvida, é uma opção viável e econômica para quem está começando.

Passo 5. Utilize o auxílio da tecnologia

Considere o uso de um software para corretora de seguros, um sistema voltado à gestão de processos pertinentes às atividades, demandas e necessidades cotidianas do negócio. Essa tecnologia é fundamental tanto para empresas de médio e grande porte quanto para profissionais que atuam de maneira independente no mercado de seguros.

Por meio dessa ferramenta, é possível automatizar processos cotidianos da corretora, eliminando a burocracia e simplificando ações operacionais básicas. Isso possibilita que você se dedique ao atendimento ao cliente. E, é claro, às vendas de Planos de Capitalização, Microsseguros, Seguros de Pessoas e Planos de Previdência Complementar.

E tem mais. Esse tipo de solução tecnológica unifica as informações de todos os assuntos de seu negócio em um único ambiente digital. Permitindo que você tenha uma visão mais abrangente do mercado, dos concorrentes e, consequentemente, dos clientes. Assim, pode tomar decisões mais estratégicas e aumentar as vendas.

Passo 6. Mantenha-se sempre por dentro das novidades do mercado

Como em qualquer segmento do mercado, é muito importante que o corretor se mantenha constantemente informado a respeito das tendências e novidades do setor. Assim, você pode se antecipar às demandas de seus clientes e sempre oferecer as melhores e mais inovadoras soluções.

Por isso, obtenha informações por meio de fontes de credibilidade, como os canais de comunicação da Rede Lojacorr. Você encontrará uma série de vídeos no YouTube e artigos em nosso blog, sobre os mais diversos temas que circundam o universo de corretagem de seguros. Além de ter acesso às principais novidades do mercado em primeira mão.

Não é preciso implementar todas as inovações que surgirem, mas é necessário estabelecer parâmetros para analisar o que pode ser interessante de acordo com o seu modelo de negócios e público. Portanto, a ideia aqui é não ser pego de surpresa se, eventualmente, um parceiro ou cliente em potencial tocar no assunto.

Lembre-se de que demonstrar conhecimento e domínio sobre os temas mais quentes do mercado dá credibilidade à sua empresa. E isso é fundamental para atrair mais consumidores e aumentar as vendas.

Passo 7. Organize a contabilidade da corretora de seguros

Muitas corretoras de seguro, especialmente as que estão começando, pagam taxas e tributos mais altos do que realmente deveriam. Mas isso acontece, provavelmente, porque já cometem erros logo na hora de escolher o regime tributário no qual a empresa deve ser enquadrada.

Contar com ajuda especializada, como um escritório de contabilidade especializado no setor de corretagem de seguros, permitirá que você estabeleça um bom planejamento tributário. Dessa forma, pode reduzir uma série de custos e aumentar a lucratividade do negócio.

O contador especializado também ajudará no desenvolvimento de um plano de finanças para que, assim, você consiga projetar cenários futuros e tomar melhores decisões sobre como devem ser feitos os investimentos. Uma vez que esse serviço contribui para uma análise de aspectos como:

  • tipos de seguros a serem comercializados pela corretora;
  • localização da empresa;
  • alvará de funcionamento e de localização para a corretora;
  • estrutura legal da corretora de seguros;
  • valores dos seguros;
  • fluxo de caixa;
  • Retorno sobre os Investimentos (ROI);
  • balancetes financeiros;
  • diferenciais competitivos;
  • táticas de evasão fiscal — para pagar menos impostos sem descumprir com as normas da Receita Federal;
  • posicionamento com ponto de equilíbrio.
 

Entre outras informações essenciais.

Passo 8. Garanta a sua presença no ambiente digital

A transformação digital tornou o mundo um lugar mais conectado. Já que proporcionou acesso à informação de maneira simples e democrática. Isso, consequentemente, tem fomentado a competitividade entre empresas dos mais diversos setores.

Assim, graças ao marketing digital, empreendedores de qualquer porte ou segmento podem prospectar novos clientes. E melhorar as suas vendas por meio de estratégias, campanhas e ações publicitárias na internet.

Para atingir tais objetivos, no entanto, é necessário que você se adapte ao marketing digital para corretoras de seguros, devido ao fato do âmbito online ter algumas particularidades que se diferenciam das mídias de comunicação tradicionais, como TV, rádio, revistas e jornais.

Quando uma empresa está presente na internet, a sua finalidade é alcançar o público de maneira eficiente. Além de contar com a vantagem de ter à sua disposição um número significativamente maior de mídias, ela também se depara com uma grande variedade de recursos inovadores para fomentar o seu poder de alcance.

Sendo assim, um plano de negócios para corretora de seguros deve ter estratégias para impulsionar a publicidade no ambiente virtual e atrair mais clientes, apostando em processos como:

  • fortalecer a sua presença nas redes sociais;
  • fazer anúncios pagos em sites e plataformas confiáveis;
  • acompanhar as ações da concorrência;
  • usar métricas de performance para guiar as suas estratégias;
  • produção de conteúdo para gerar engajamento e educar o público em relação ao seu produto;
  • acompanhar o comportamento do seu público;
  • buscar feedbacks constantes.

Passo 9. Invista em estratégias de fidelização de clientes

Nada melhor do que o tradicional marketing boca a boca para consolidar o nome de uma empresa e potencializar as suas vendas, atraindo novos públicos. Para isso, é muito importante investir em estratégias para fidelizar os consumidores já conquistados por sua corretora, pois há grandes chances de que eles a indiquem aos seus amigos e familiares.

Ter uma rede de empresas parceiras também pode ser muito útil neste sentido, já que ajuda a angariar mais clientes. Assim, pense no exemplo das imobiliárias e revendedoras de veículos, que podem recomendar os seus serviços e entregar os seus cartões de visita a cada novo cliente que concretiza uma compra.

Outra alternativa interessante é integrar uma rede de corretoras independentes, como a Rede Lojacorr. Dessa forma, você terá acesso a uma grande variedade de companhias de seguros e a uma infinita gama de modalidades de serviços, podendo diversificar sua carteira de produtos.

Passo 10. Faça parcerias com marcas consolidadas no mercado

Associar-se a grandes nomes do mercado de corretagem de seguros, como a Rede Lojacorr, pode abrir portas e abranger as possibilidades para o seu negócio, ainda que ele esteja começando.

Além de receber instrução e suporte em cada etapa do processo, desde a formalização na Susep até a abertura da empresa, você sempre poderá contar com os conhecimentos dos melhores e mais experientes profissionais do setor. Assim, você não somente se associa a uma marca consolidada no mercado, como também:

  • passa a ter contato com mais de 40 companhias de seguros;
  • acesso ao um serviço de consultoria jurídica e contábil;
  • além de uma infinidade de recursos que serão indispensáveis para a sua jornada neste incrível universo.
 

Sem dúvida, essa é a melhor maneira de montar o seu plano de negócios para corretora de seguros e começar a empreender com o pé direito.

Comece agora

Como você pode ver, estabelecer um plano de negócios para corretora de seguros é uma tarefa que exige uma visão ampla e estratégica das tendências de mercado e demais fatores que influenciam as preferências de consumo do público. Contudo, investir em qualidade de atendimento, usar o auxílio da tecnologia e se associar a marcas consolidadas no setor são apenas algumas táticas que podem alavancar suas vendas.

Se as informações deste material foram úteis para você, que tal dar um passo a mais? E se ainda estiver com dúvidas de como montar um plano de negócios para corretora de seguros, entre em contato com a equipe da Rede Lojacorr. Assim, nós podemos oferecer o suporte necessário para que você obtenha um satisfatório índice de vendas!

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