Como Vender Seguro Empresarial

Como Vender Seguro Empresarial? Descubra as oportunidades do mercado.

O que você vai ver neste artigo

Se você chegou até este conteúdo é porque, certamente, quer aprender como vender seguro empresarial. Afinal, este produto representa tranquilidade e garantia de proteção do patrimônio, além da continuidade dos negócios em caso de imprevistos.

O seguro empresarial também tem projeção de crescimento de acordo com Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de todos os ramos de Seguros, Resseguros e Capitalização do Estado de São Paulo (Sincor-SP)

A previsão feita no início de 2024 é de que o setor feche 2023 com crescimento seis vezes maior do que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

É por isso que você, corretor de seguros, tem uma ótima opção de produto em mãos e pode oferecer, também, para os clientes que já estão na sua carteira. É tudo questão de orientar e oferecer as melhores soluções para atender às necessidades específicas de cada empresa, garantindo uma proteção adequada e eficaz.

Assim, para saber como vender seguro empresarial de forma mais assertiva, você pode começar com uma conversa com o gestor ou diretor da empresa. O objetivo? Compreender profundamente a realidade do negócio, incluindo o segmento em que atua e os sistemas e medidas de segurança já existentes, por exemplo. 

Essas informações vão determinar as coberturas e os limites de indenização adequados a serem contratados. E são pontos de partida para quem quer aprender como vender seguro empresarial. 

Afinal, uma parceria contínua permite que você acompanhe de perto a evolução do negócio da empresa e faça ajustes necessários no seguro empresarial conforme as circunstâncias mudam. 

Isso garante seu cliente sempre devidamente protegido contra os riscos emergentes e em conformidade com as regulamentações e exigências do mercado de seguros. Vamos ver quais outras estratégias você pode utilizar na sua jornada de como vender seguro empresarial?

Estratégias iniciais de como vender seguro empresarial

Como Vender Seguro Empresarial

A venda de seguro empresarial requer uma abordagem consultiva e personalizada. Assim como todos os outros produtos de seguros. Por isso, para começar a colocar em prática suas estratégias de como vender seguro empresarial, conduza uma avaliação de riscos para identificar as principais vulnerabilidades e exposições da empresa. 

Com base nessa análise, ofereça recomendações sobre as coberturas de seguro mais adequadas para mitigar esses riscos.

Para isso, você precisa conhecer muito bem o produto que está oferecendo. E, como você já sabe, cada seguradora oferece diferentes tipos de cobertura. Mas algumas são mais conhecidas, como explica Pedro Farias, concessionário da Unidade Lojacorr Centro Oeste MG. 

As coberturas contra:

  • Incêndio
  • Raio 
  • Explosão
 

Por exemplo, são básicas e obrigatórias, de acordo com Farias. E podem ser contratadas tanto para prédio e conteúdo quanto para somente prédio ou conteúdo. 

Farias ainda destaca que outras coberturas do seguro empresarial são acessórias e podem ou não ser contratadas. Dependendo das características da empresa, que você vai conhecer ao se relacionar com seu cliente.

Veja alguns exemplos de coberturas do seguro empresarial que você pode oferecer:

  • Responsabilidade civil
  • Danos elétricos
  • Roubo de bens
  • Vendaval
  • Quebra de vidros
  • Cobertura para equipamentos
  • Entre outras!
 

Agora que você conhece um pouco mais sobre o produto, vamos ao próximo passo da sua estratégia de como vender seguro empresarial?

Para saber como vender seguro empresarial, esteja presente!

Uma das principais dicas de Farias é a visita presencial à empresa a qual você está vendendo o seguro empresarial. O motivo? Conhecer as instalações e se aproximar da gestão ou direção da companhia que vai fazer a contratação.

Se não conseguir estar presente, não se preocupe. Demonstre interesse por tudo relacionado à empresa. Peça fotos das instalações para entender melhor as coberturas que você pode oferecer e a realidade da empresa. 

Como já mencionamos acima, você pode começar perguntando, por exemplo, se já existe algum sistema de proteção contra incêndio ou qualquer proteção atualmente ativa. Afinal, cada segmento de empresa vai apresentar uma necessidade. E você, corretor parceiro Lojacorr, conta com diversas opções de produtos de seguro empresarial para oferecer. 

Então, não poupe esforços para entender o contexto da empresa, sua potencial cliente, para conseguir explicar assertivamente os riscos aos quais a empresa está exposta diariamente. 

Aqui vale, inclusive, destacar os possíveis impactos financeiros desses eventos e como um seguro empresarial pode ajudar a diminuir esses riscos. Se você lembrar de alguma história verídica ou tiver algum caso desse no seu portfólio, não deixe de comentar, combinado? 

As histórias verídicas são superimportantes no convencimento do cliente. Elas dão credibilidade e geram senso de necessidade, especialmente quando abordamos as questões financeiras e perdas substanciais para o patrimônio e interrupção das operações comerciais. 

Então, se quer saber como vender seguro empresarial, haja com estratégia acima de tudo.

Personalização para se destacar na venda de seguro empresarial

Se você é um corretor de seguros atualizado e de olho no mercado, já sabe que a personalização dos seguros é uma tendência que já foi muito forte nos últimos anos e só se intensifica. E na sua estratégia de como vender seguro empresarial isso não seria diferente. 

E você pode começar personalizando sua abordagem na hora de vender um seguro empresarial. Estabeleça uma conexão significativa com o cliente e ofereça soluções que atendam às suas necessidades. Você já aprendeu como fazer isso nos tópicos acima, certo? 

Cada empresa possui requisitos e preocupações distintas quando se trata de seguros. Ao contatar seu possível cliente de seguro empresarial de maneira exclusiva e focada no desafio que ele enfrenta, suas chances de fechar negócio ficam ainda maiores. 

Então, você pode dedicar tempo para entender as necessidades específicas do cliente e demonstrar que está realmente interessado em ajudá-lo a encontrar a melhor solução para seu negócio.

Assim, sua abordagem personalizada vai te levar, consequentemente, à personalização do seguro de acordo com o que aquela empresa precisa. Com base no conhecimento das necessidades e desafios específicos do seu cliente, você pode oferecer soluções de seguros empresariais que sejam verdadeiramente úteis. 

Isso aumenta a probabilidade de o cliente reconhecer o valor do seguro e estar disposto a investir na proteção de seu patrimônio e operações comerciais. E você pode replicar a sua estratégia certeira de como vender seguro empresarial para outros clientes e até outros produtos. 

Quanto custa um seguro empresarial?

Uma das perguntas que mais você vai ouvir na sua jornada de como vender seguro empresarial é sobre o valor do seguro. E isso não é nenhuma novidade para você, corretor, certo? 

E você também já sabe que o valor do seguro será definido a partir de algumas variáveis. Não é possível definir um valor comum. Todas as características da empresa vão influenciar nesse número.

Então, no caso do seguro empresarial, Farias explica que sempre se deve considerar os ativos, responsabilidades e a natureza da operação da empresa. 

“A responsabilidade de informar ao corretor e à seguradora os valores adequados dos limites em cada cobertura cabe à empresa. Mas o corretor precisa sempre fazer uma pesquisa sobre o setor em que a empresa atua, seus principais riscos e desafios”, enfatiza Farias.

Cada atividade ou operação empresarial apresenta riscos e calcular esses riscos de forma precisa é bastante complexo. O corretor, portanto, levará em conta as informações fornecidas pela empresa, avaliando as últimas indenizações ocorridas e como a empresa gerencia seu risco.

Para definição do valor do seguro empresarial, “sempre será levado em consideração o valor de recomposição no preço atual. Isso vale para prédio, máquinas, móveis, utensílios, matéria-prima, produto acabado – se for o caso – entre outros”, explica.

E não é função do corretor de seguros levantar esses valores. “Somente os gestores das empresas conhecem o que foi investido na formação da empresa, sua rotatividade de estoque devido a vendas, despesas fixas etc.”, destaca Farias.

Mas não se engane. Você tem muito o que fazer nessa jornada de como vender seguro empresarial.

O papel do corretor na venda do seguro empresarial

Como Vender Seguro Empresarial

Durante todo o processo de venda do seguro empresarial, você, corretor, atua como um consultor de confiança do cliente. Fornecendo orientações especializadas e apoio personalizado para ajudar a empresa a tomar melhores decisões sobre seu seguro empresarial. 

Ao oferecer um serviço de alta qualidade e valor agregado, você pode construir relacionamentos sólidos e duradouros com seus clientes, garantindo sua confiança e fidelidade ao longo do tempo. Este é o objetivo, certo? Porque a fidelização do cliente é um dos motores de crescimento das corretoras de seguros. 

O corretor que está atento ao mercado tem a possibilidade de fornecer ao segurado uma análise da média de ações enfrentadas por empresas do mesmo ramo, por exemplo. E, então, em parceria, definir os limites ideais de indenização para cada cobertura.

Por que vender seguro empresarial para pequenas e médias empresas

Sem dúvidas, conforme Farias, é importantíssimo que as pequenas e médias empresas contratem um seguro empresarial. “Geralmente, essas empresas podem não ter recursos financeiros suficientes para restabelecer suas atividades em caso de acidentes ou sinistros”, ressalta.

Este é um dos contextos em que o seguro empresarial desempenha um papel fundamental, fornecendo uma rede de proteção financeira que pode ajudar a empresa a se recuperar e continuar operando.

As parcerias estratégicas permitem acesso a uma variedade de produtos personalizados e soluções sob medida, adaptadas para atender aos requisitos individuais de cada empresa ou setor. 

Portanto, ao estar ciente dessas oportunidades, você pode oferecer um serviço ainda mais eficaz e agregar valor aos seus clientes.

Para auxiliar, Farias tem uma dica. “Existem algumas negociações especiais que a Lojacorr tem com algumas seguradoras em algumas atividades específicas. Aconselho sempre o corretor ficar atento aos produtos especiais.”, completa.

Agora que você já sabe mais sobre como vender seguro empresarial. Então, é hora de avançar na sua carreira. Conte com a parceria da Lojacorr para expandir seus horizontes e conquistar sua parcela de sucesso no promissor futuro do mercado de seguros!

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