Como captar clientes corretor de seguros

Propaganda de seguros: comece a anunciar sua corretora de seguros

O que você vai ver neste artigo

A propaganda de seguros é tão necessária quanto a própria apólice. É pelo anúncio da corretora de seguros que o público conhece melhor os serviços e produtos oferecidos pela seguradora. 

Assim, quando bem-feita, a divulgação e o anúncio de corretora de seguros ajudam a prospectar clientes. Ou contribuem para vender seguros com mais facilidade e em maior volume. Afinal de contas, esse é o cenário ideal para o negócio.

Existem diversas estratégias. E, neste material, mostramos como fazer propaganda de seguros com eficiência, praticidade e baixo investimento no dia a dia. Por isso, continue a leitura, descubra o melhor método para sua corretora e mãos à obra!

A propaganda e a publicidade

Como captar clientes : Propaganda de seguros

O termo propaganda tem origem, então, no latim propagare. E está relacionada à agricultura, pois era utilizada para divulgar notícias relacionadas à produção de parreiras. 

A partir do século XVII, a fé católica entrou em expansão. Assim, fez da propaganda uma forma de difundir a doutrina cristã. Desde então, a palavra propaganda serve para propagar ideias e conceitos políticos, religiosos e sociais. 

A palavra publicidade, por sua vez, também vem do latim. E publicus define o que é conhecido e aberto ao público. Os significados, portanto, são semelhantes. A definição desse termo, em inglês, é advertising (advertere, em latim). Significa o ato de chamar a atenção de alguém. 

Para facilitar o uso dos termos, no Brasil, o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) define, portanto, publicidade e propaganda como “qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços”. 

Como esses conceitos se aplicam na prática? É simples. A propaganda funciona melhor para divulgar ideologias e causas. Enquanto a publicidade serve para promover empresas ou vender produtos e serviços. 

Para as corretoras, o conceito de propaganda é o que mais contempla a necessidade de difundir a ideologia do mercado. De que ter seguro, então, é essencial para proteger o que é mais valioso para o cliente. Seja seguro de vida, de saúde ou de patrimônios, por exemplo.

Conheça fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Propaganda de seguros

O comportamento do consumidor, então, pode até passar por mudanças ao longo dos anos. Mas determinados aspectos permanecem. Eles estão ligados à psicologia, tendências de consumo e opiniões de outras pessoas. Os principais fatores são:

1. Demográficos

Relacionados à região em que você comercializa produtos e serviços. E faz o anúncio da corretora de seguros. A propaganda de seguros, dessa forma, deve considerar fatores culturais locais. Antes de anunciar, contudo, descubra quais são os hábitos, valores, rotinas, personalidades e dores daquele público.

2. Econômicos

O momento econômico é um dos fatores mais difíceis de controlar. No entanto, ele tem influência direta no processo de compra. As crises do mercado, inflação, aumento da taxa de juros e outros aspectos da economia sempre vão refletir no que você vende. E, consequentemente, no anúncio da corretora de seguros.

Para manter a credibilidade, então, seja sempre transparente com o cliente. Ele deve ser informado de variações de preço. Da mesma forma, ofereça possibilidades de pagamento para evitar queda no consumo. 

3. Psicológicos

Compreendem fatores emocionais, traços de personalidade, padrões de pensamento e de ação. Por isso, conhecer o público-alvo é a parte mais importante na propaganda de seguros. Descubra o que deixa o cliente feliz ou irritado. Como ele reage às novidades e frustrações. E qual é o ritmo dele durante a jornada de compra.

Entender o fator psicológico, portanto, exige trabalhar formas de abordar o cliente. Mostrando que o seguro é mais do que um produto. Transforme sua corretora em uma parceira nos momentos difíceis. Pense em frases de propaganda de seguros que podem passar essa ideia.

4. Culturais

A cultura regional, estadual e nacional têm ligação direta com o comportamento do consumidor. Assim, interesses, gostos e costumes devem entrar no pacote da propaganda de seguros. Pois o cliente vai se identificar. Assim, o anúncio da corretora de seguros e a compra ganham sentido. 

5. Sociais

Aqui entram informações sobre o círculo de amizades do cliente, lugares que frequenta, relacionamentos familiares e afetivos. Dessa forma, as relações sociais ditam a necessidade de compra, pois há identificação com o grupo ao qual o cliente pertence. 

6. Pessoais 

São fatores relacionados ao momento do consumidor. Portanto, eles unem aspectos culturais e sociais. Considerando necessidades, faixa etária, estilo de vida e ocupação. O momento de vida do cliente ou da família ainda deve pesar na decisão de compra. 

7. Tendências

As inclinações do mercado também influenciam o comportamento de consumo. Assim, basta observar que há períodos em que um tipo de seguro vende mais do que outro. 

Por isso, para construir a propaganda de seguros, considere as tendências do setor. Conheça frases da propaganda de seguros, as novidades e estude o que há de novo. É uma forma de reinventar seu empreendimento.

8. Crenças limitantes 

O medo é um aspecto que muda o comportamento de consumo. Experiências ruins com empresas concorrentes ou preconceito com determinado produto podem afetar suas vendas. 

A propaganda de seguros, nesses casos, deve extinguir o receio do cliente em fazer um mau negócio. Por isso, ofereça segurança ao consumidor para vender mais. 

9. Financeiros

É um fator determinante. Mas a propaganda de seguros bem direcionada pode contornar a resistência do consumidor. Trabalhar com valor agregado alto exige que a corretora saiba para quem vender. Dessa forma, a melhor forma de fechar contratos é trabalhar o custo-benefício. Mostrando ao cliente que o investimento vale a pena. Use frases de propaganda de seguros para isso.

10. Opinião de outras pessoas

No mercado, existe uma velha máxima que diz: “Cliente satisfeito comenta com o melhor amigo. Enquanto o consumidor mal atendido fala para todo mundo”. Isso comprova, portanto, que a opinião de outras pessoas tem relevância nos padrões de consumo.

Ainda mais na era virtual. Em que um comentário desabonador pode trazer prejuízos para a reputação da corretora de seguros. Nesse sentido, então, entregar o que você anuncia conta pontos a favor do seu negócio. Tenha as melhores opiniões e faça propaganda de seguros sem investir um centavo. 

Técnicas de propaganda para usar no marketing de seguros

marketing digital e vendas para corretor de seguros

Existem técnicas para aumentar a persuasão na propaganda de seguros. Elas podem funcionar, então, combinadas com as estratégias de marketing digital. Especialmente as frases de propaganda de seguros, aliadas aos gatilhos mentais. 

Vale destacar que a propaganda deve seguir diretrizes estabelecidas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Entre os princípios gerais definidos pelo órgão, a propaganda não pode utilizar artifícios que causem medo, superstição ou violência

Conheça, então, 8 técnicas permitidas pela legislação e viáveis para anúncio de corretora de seguros. 

1. Autoridade

A propaganda usa, assim, depoimentos ou imagens de pessoas cujo prestígio, influência ou posição hierárquica sejam reconhecidos pelo público. A intenção, assim, é trazer informações chanceladas e previamente autorizadas. Capazes de validar os argumentos fornecidos pelo corretor de seguros. 

Dessa forma, falas de especialistas sobre o assunto também fazem um bom apelo à autoridade. E podem tornar o processo de venda mais eficaz. Assim como o anúncio da corretora de seguros.

2. Supersimplificação

Frases simples e fortes, quando bem utilizadas, produzem grandes efeitos. A propaganda de seguros não precisa, portanto, de textos complexos. Ela deve apenas destacar sentimentos bons como amor, liberdade, segurança e tranquilidade. 

Adotar frases de propaganda de seguros simples e relacionadas ao contexto vai segmentar seu público. E aumentar a identificação dos clientes com sua empresa. 

3. Efeito dominó

A estratégia é simples: a propaganda pode funcionar como prova social. Ou seja, mostrar que todo mundo está comprando seguros. Portanto, seu cliente deveria comprar também. 

Seu público precisa ser instigado e motivado a fazer negócio com você. Pois existe prova de que o negócio é bom. 

4. Desaprovação

A intenção é apelar para a conscientização do público-alvo. Mostrando como a falta de ação pode, assim, comprometer o futuro de quem não toma as decisões certas. No caso das corretoras, a propaganda de seguros pode mostrar, de forma ética e sem alarmismo, como a inexistência de uma apólice pode ser prejudicial. 

5. Termos de efeito

Nesta estratégia, a propaganda de seguros usa termos para criar frases de impacto. Com apelo emocional. Neste caso, portanto, utilizar bons slogans é capaz de sintetizar a marca do negócio e gerar identificação com o público. O slogan deve ser criativo. E usar termos de efeito para o anúncio da corretora de seguros ser facilmente lembrado. 

6. Transferência

A propaganda transfere qualidades de uma pessoa para outra. Com a pretensão de torná-la aceitável. Assim, um modelo muito utilizado atualmente são parcerias com influenciadores. As empresas usam a admiração que o público tem por determinados formadores de opinião para associá-los à marca ou ao produto. 

7. Palavras virtuosas

A técnica aposta nos valores do público-alvo. Para, a partir deles, construir um discurso capaz de envolver o interlocutor. Por meio, então, de frases de propaganda de seguros. Nesse sentido, existem emoções/valores desejados por grande parte das pessoas. Como felicidade, segurança, liberdade entre outros. O anúncio de corretora de seguros deve usar, assim, palavras virtuosas para despertar emoções.

8. Homem comum 

Busca a identificação com o público-alvo para despertar confiança. Fazendo, assim, a mensagem ser divulgada pelas pessoas. Para isso, o anúncio de corretora de seguros usa a linguagem visual e textual para repetir pensamentos e opiniões. Essa técnica, então, aproveita o conceito de persona, desenvolvido pelo marketing, para direcionar a comunicação. Atendendo a necessidades e dúvidas. 

A propaganda de seguros, na prática

Propaganda de seguros

As frases de propaganda de seguros podem funcionar, então, de duas formas. Umas são mais diretas e ostensivas. Apresentando a solução em poucas palavras. Outras são sutis. Buscam conscientizar e envolver o cliente antes da oferta propriamente dita. 

Além disso, a plataforma escolhida e a ferramenta utilizada são determinantes para a estratégia de publicidade. Assim, o que as propagandas de seguros têm em comum é a qualidade da mensagem. Ela deverá ser objetiva e transparente. Sem ambiguidade ou má-fé. Com isso em mente, antes de fazer a propaganda de seguros, considere o seguinte:

1. Definição do público-alvo

 Saber quem é o público que deseja atingir é o primeiro passo. E, quem sabe, o mais importante. Por exemplo, fazer propaganda de seguro saúde empresarial em uma revista de moda não será tão eficaz quanto anunciar em publicações de negócios. 

Nesse sentido, desconhecer o público-alvo do seu produto pode significar perda de dinheiro e de energia. Do contrário, saber quem é a audiência da corretora e quais são as necessidades dela contribui para transmitir a mensagem com eficácia. 

2. Estudo das ferramentas e plataformas

Os veículos de comunicação têm particularidades específicas. E cada uma delas deve ser analisada antes de definir qual utilizar. Atualmente, a internet é o melhor canal para fazer propaganda de seguros e vender mais. 

Conforme uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), 81% dos brasileiros acessaram a internet em 2021. E 46% dos usuários compraram produtos e serviços pela rede mundial de computadores, no mesmo período. 

Nessa questão, vale também conhecer o público-alvo da corretora. No caso de negócios com empresas, o mais eficaz pode ser investir em anúncio de corretora de seguros no LinkedIn, por exemplo.

Já as corretoras que vendem para pessoas físicas, então, podem direcionar suas ações de propaganda no Facebook ou no Instagram. Além de anúncios do Google Ads

3. Criatividade é essencial

Conhecer o público-alvo direciona para o uso da plataforma mais indicada. Nessa equação, dessa forma, entra um componente muito importante: a criatividade. O sucesso da propaganda de seguros depende disso. Campanhas criativas e despojadas chamam a atenção da audiência. Especialmente quando elas provocam identificação e reconhecimento. 

No quesito criatividade, então, usamos frases de propaganda de seguros ficadas em persuasão, imagens impactantes e vídeos dinâmicos. Sempre contemplando, assim, soluções para o problema do cliente. 

4. Mostre a importância do seguro para o segurado

Seguros são contratos em que estabelecemos que as seguradoras têm obrigação de indenizar os beneficiários em relação aos prejuízos ocasionados por riscos futuros ou incertos. Para isso, o segurado deve pagar valores mensais conforme as cláusulas do contrato. 

Assim, mostrar a importância do seguro para o segurado é a melhor estratégia para fechar vendas. Essa regra vale para a propaganda de seguros. É essencial deixar claro que seguros representam, portanto, um planejamento de vida.

Ou seja, não podemos prever ou evitar incidentes. Portanto, ter um seguro contribui para minimizar os impactos que os imprevistos podem trazer. Especialmente os danos financeiros pessoais e patrimoniais. 

5. Apresente os benefícios de ter um seguro

Aproveite que está se especializando em propaganda de seguros e confira, então, alguns argumentos:

  • Economia diante dos imprevistos. Seguros representam um suporte financeiro que ameniza impactos no orçamento;
  • Tranquilidade nos momentos difíceis. As seguradoras são empresas comprometidas com o cliente. E fornecem suporte para enfrentar as dificuldades;
  • Proteção e qualidade. A prestação de serviço costuma vir de uma rede credenciada e de confiança. Por isso, evita dores de cabeça para o segurado;
  • Atendimento ágil. Equipes capacitadas resolvem os problemas ocasionados pelo incidente com rapidez. 

5 estratégias para fazer propaganda de seguros

Com o marketing, entenda como captar clientes para corretora de seguros

A propaganda de seguros é fundamental para as corretoras. Afinal, se o objetivo é gerar receita aumentando as vendas, nada mais indicado do que divulgar seus produtos e serviços. Para ajudar você, apresentamos 5 estratégias certeiras para fazer propaganda de seguros. 

1. Redes Sociais (facebook, Instagram, Tic Tok, Twitter e Linkedin)

 O Brasil é o terceiro país no mundo que mais usa redes sociais. Com cerca de 70% da sua população online, de acordo com pesquisa da WeAreSocial. São quase 150 milhões de brasileiros. Cuja grande maioria pouco ou nada sabe sobre o mercado de atuação das empresas. 

Assim, as redes sociais representam uma base gigante de usuários. Elas são verdadeiras oportunidades de negócio. Permitindo criar anúncios segmentados conforme os comportamentos e características dos internautas. Basta considerar fatores como gênero, faixa etária, estado civil, com ou sem filhos, profissão entre outras. 

Por isso, use-as como uma extensão do seu website. Colocando seus produtos e serviços na vitrine. Essa também é uma ótima alternativa para atrair novos clientes. Visto que o investimento é relativamente baixo. 

Hoje, as redes mais utilizadas são Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e TikTok. No entanto, é importante analisar cada uma. Conhecer formatos e público, para identificar onde está seu público. Criar por criar não é uma boa estratégia. Por isso, preze pelas redes com as quais você pode contribuir.

2. Seo (Search Engine Optimmization)

É uma estratégica muito eficiente para os negócios e para fazer propaganda de seguros. O SEO é um conjunto de técnicas utilizadas no marketing digital. Para posicionar uma página entre os resultados mais relevantes do Google. Ou seja, o SEO trabalha fatores para o conteúdo ranquear bem. 

Na estratégia de SEO, podemos trabalhar a criação de conteúdo, a construção de autoridades, SEO on-page e a experiência do usuário. Para compreender como essas técnicas funcionam é interessante saber mais sobre os mecanismos de pesquisa.

Quando queremos fazer uma busca na internet, usamos uma ferramenta online para localizar todo o tipo de conteúdo com palavras-chave. Existem inúmeras opções, as mais conhecidas são Google, Bing, Yahoo, Ask.com, AOL.com, Baidu entre outras. 

Como o volume de conteúdo é imenso, os mecanismos de busca procuram mostrar, entre os primeiros resultados, os mais relevantes para o algoritmo. É nesse momento que a estratégia SEO entra em ação. Para que sua página seja facilmente encontrada. E fique à frente da concorrência. 

Ao otimizar o conteúdo para os motores de busca, o SEO define o ranking de uma página conforme a palavra-chave que os usuários mais procuram. Por exemplo, ao digitar “corretor de seguros”, é ideal que a sua empresa apareça entre os primeiros resultados na sua região. Como fazer isso? Usando a estratégia SEO, dividida entre on-page e off-page. 

  • SEO on-page: relacionada à parte estrutural do site. Inclui a otimização de títulos, URLs (endereços digitados no navegador), conteúdo e descrições. Além da velocidade de carregamento, facilidade de uso em dispositivos móveis entre outros fatores. 
  • SEO off-page: compreende todas as ações realizadas fora do site. Mas que produzem impactos diretos no posicionamento dele. Considera link building (uso de links), presença de marca e citações do seu conteúdo em outros sites. 
 
 

3. Inbound Marketing

É uma estratégia utilizada para atrair e converter clientes para a corretora de seguros oferecendo conteúdo relevante. Porém, qual a diferença do inbound marketing do marketing tradicional?

Nós explicamos! No inbound, a empresa não vai em busca dos clientes. Mas usa seus principais canais de divulgação para atrair a atenção deles. Especialmente mecanismos de busca, redes sociais e blogs. Capazes de estabelecer um relacionamento e melhorar a experiência do usuário para, depois, fazer a conversão. O inbound marketing tem cinco etapas. Confira.

  • Atração
 

Consiste em produzir conteúdo relevante e otimizado para SEO. Despertando a atenção do consumidor para aumentar o número de visitas ao site. Os acessos é que geram leads que, consequentemente, se transformam em vendas concretizadas. 

  • Conversão
 

A seguir, temos a conversão. Como um complemento da etapa anterior. Ao acessar o conteúdo da seguradora, o visitante se torna um lead. E está inclinado a avançar no processo de compra. 

Para que a conversão aconteça, o inbound marketing usa uma chamada para ação. Seja solicitar um orçamento, agendar uma visita ou falar com um corretor. 

  • Relacionamento
 

O inbound marketing fortalece o vínculo da corretora com o cliente, antes e depois do negócio. Por se desenvolver em etapas, essa estratégia permite visualizar toda a jornada de compra. Mostrando o nível de maturidade desse relacionamento. 

Desse modo, os conteúdos desenvolvidos pela empresa serão direcionados para atender o momento do cliente. Por exemplo, pensando em seguro automóvel, sabemos que o consumidor costuma juntar os recursos financeiros, pesquisar as opções de automóveis e fazer a compra. Após esse passo, ele está pronto para contratar um seguro. 

A etapa de relacionamento no inbound marketing busca produzir conteúdos relevantes para cada uma dessas fases. Desse modo, a estratégia conduz o consumidor passo a passo. Com soluções automatizadas, auxiliando-o a tomar decisões até conquistar o objetivo: vender um seguro. 

  • Venda
 

Em todas as etapas anteriores, o objetivo é o mesmo. Gerar mais oportunidade de negócios. Para isso, a corretora de seguros investe na produção de conteúdos, na atração e nutrição de leads. 

  • Análise
 

O marketing digital possibilita avaliar os resultados da corretora de seguros. Para comprovar se o retorno dos investimentos (de tempo e de recursos) é suficiente e satisfatório. Analisar métricas permite retomar cada etapa para desenvolver estratégias de propaganda de seguros mais assertivas. 

Benefícios do inbound marketing

 

Como estratégia, o inbound marketing pode ajudar a propaganda de seguros a conquistar benefícios: 

  • dá mais visibilidade para a corretora;
  • diminui o custo de aquisição de novos clientes;
  • atrai novos clientes de forma espontânea;
  • gera conteúdos que fazem a diferença para o consumidor;
  • otimiza os processos de vendas. 
 

4. Links patrocinados

É um procedimento que também se relaciona diretamente com os resultados dos buscadores. Quando o usuário faz uma pesquisa. Entretanto, como o próprio nome diz, são anúncios patrocinados para alcançarem mais destaque. 

Com isso, ao buscar por um termo no Google, o usuário vê o anúncio pago no topo da página. No momento exato em que ele está procurando uma solução para sua dor. 

Os links patrocinados são uma boa estratégia de inbound marketing. Pois os resultados aparecem imediatamente. Enquanto nas práticas de SEO, os frutos aparecem a longo prazo. 

5. Vendas para empresas

Por fim, a estratégia voltada aos negócios na modalidade B2B. A sigla vem da expressão Business to Business. E significa empresas vendendo produtos ou prestando serviços não para pessoas físicas. Mas para outras empresas. São processos longos, criteriosos e que demandam mais tempo para se concretizar. Apesar disso, os negócios prezam pela qualidade, prazos e garantia nas entregas. 

No caso das vendas B2B, quem decide fechar negócio é uma pessoa que busca soluções. Para a empresa e para todos os envolvidos. A propaganda de seguros, nesse caso, precisa ser mais direcionada. 

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. E, nele, estão milhares de empresas. Com uma boa estratégia de vendas, a corretora pode segmentar a propaganda de seguros para o público desejado. 

Os anúncios podem atingir o alvo certo. Considerando os cargos, número de colaboradores, área de atuação, filtros por cidade ou região, entre outros fatores. 

Agora que você conhece as principais estratégias e técnicas de propaganda de seguros, saiba que não é necessário fazer um investimento alto para ter resultados. A sugestão da Rede Lojacorr é começar gradualmente. Fazendo testes e experimentando qual tática é a mais efetiva para o seu negócio. 

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E, qualquer dúvida sobre propaganda de seguros, entre em contato com a gente! A Rede Lojacorr é especialista neste e outros temas. Esperamos seu contato!

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