O que é seguro de vida? Saiba como aproveitar o aumento da procura pelo produto

O que você vai ver neste artigo

Se você está em dúvida de como explicar para os clientes o que é seguro de vida, pense, em primeiro lugar, em uma proteção para momentos difíceis. Conforme a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o seguro de vida, então, trata-se de um amparo diante de situações que, muitas vezes, interferem no sustento da família. 

No senso comum, o seguro de vida está associado ao falecimento de um familiar. Acontece que, entre os brasileiros, a morte não é um assunto fácil de abordar. Uma pesquisa realizada pela Studio Ideias aponta que 76% dos entrevistados consideram a finitude da vida um tabu. E apenas 26% concordam em falar sobre o tema.

É por isso que, muitas vezes, falar sobre o que é o seguro de vida, realmente, acaba ficando em segundo plano. Porém, esse artigo tem o propósito de mostrar a importância de ter essa proteção. Desse modo, todas as questões referentes ao produto ficarão mais claras e você entenderá, de fato, para quem e quando oferecê-lo. 

 

O conceito de seguro de vida

Como funciona o seguro de vida

Seguro de vida, portanto, é um contrato firmado entre um titular da apólice e uma seguradora. Por intermédio do corretor de seguros. Nele, estão estipuladas as regras para o pagamento de uma possível indenização aos beneficiários indicados. 

O reembolso do seguro de vida, dessa forma, é acionado, na maioria das vezes, em caso de acidente ou falecimento. Mas não é só isso. Então, como o seguro de vida pode ser importante para o seu cliente? 

Vale destacar que existem outras situações em que cabe acionar a seguradora. Entre elas, invalidez permanente, internação hospitalar ou diagnóstico de determinadas doenças, como câncer. O importante é que essas coberturas devem estar claras na apólice. Para serem válidas. 

Por isso, informe ao seu cliente que o seguro de vida funciona como um ativo para proteger o segurado e seus beneficiários, econômica e financeiramente. Quem explica tudo sobre o que é seguro de vida é a analista de Mercado da Rede Lojacorr, Larissa Pizzol

Mas, afinal, o seu cliente já te perguntou se seguro vale a pena?

“Com certeza. O seguro de vida vale muito a pena, pois representa uma proteção para casos de imprevistos contra a vida”, afirma Larissa. A profissional justifica a importância do produtor no gerenciamento de riscos, como acidente, ausência temporária ou definitiva do provedor familiar, além de preservação do patrimônio financeiro. 

 

Como funciona o seguro de vida

Se seu cliente perguntar como funciona um seguro de vida, o que você responderia? Entender o que é esse tipo de seguro e os detalhes do produto é o primeiro passo na estratégia de vendas. Comece explicando as características do seguro de vida. E use-as como argumento para mostrar a importância de investir em uma apólice. 

Destaque que o item é uma modalidade incluída nos seguros de pessoas. Com a finalidade de garantir pagamento de indenização a segurados ou beneficiários, conforme o tipo de contrato firmado. 

Aponte que a contração do seguro de vida individual é um processo simples e perfeitamente adaptável. Em geral, basta preencher um questionário com o histórico de saúde individual e familiar. 

Em certos casos, o seguro de vida pode ser uma contratação em grupo. Sendo ideal para empresas, pois há a possibilidade de destinar o produto aos colaboradores e sócios. 

Dessa forma, você, corretor de seguros, já consegue explicar para os clientes que, sim, é possível ter mais de um seguro de vida. Por exemplo: individual e em grupo.

Benefícios e importância do seguro de vida

Benefícios e importância do seguro de vida

Pensando nisso, o benefício de ser uma proteção deve ser um dos argumentos para incentivar os clientes a contratarem um seguro. Durante a conversa, vale analisar com o cliente a configuração da família e o planejamento financeiro necessário para viver com tranquilidade. 

Confira as principais razões para adquirir um seguro de vida. E os benefícios de ter um contrato antes dos imprevistos acontecerem. Baseados na pergunta: o que é seguro de vida?

Protege financeiramente os dependentes

A contratação de um seguro de vida garante que os dependentes do segurado terão qualidade de vida nos momentos mais difíceis. Por isso, ele é ideal para quem tem filhos ou pais que sejam financeiramente dependentes. 

Oferece proteção para o cônjuge

Famílias com crianças, por exemplo, ficam mais vulneráveis quando um dos pilares da casa se ausenta. Isso pode desequilibrar as finanças e comprometer o planejamento familiar. Portanto, ter um seguro de vida garante indenização e suporte financeiro inicial, pelo menos até que seja possível se reorganizar e reequilibrar receitas e despesas. 

É personalizável 

Uma vantagem das apólices é a existência de diversos tipos, cada um adequado para situações específicas. Um exemplo é o seguro para mulher, indicado para cobrir doenças como câncer de mama e de útero. Ainda, encontramos diferentes valores de apólices. Assim, o segurado pode escolher um produto capaz de garantir a estabilidade familiar em caso de ausência. 

Dá cobertura em caso de doenças graves

Embora a medicina esteja bastante avançada, ainda não é possível prever diagnósticos de doenças graves ao longo da vida. Quando isso acontece, o paciente deve custear o tratamento, se afastar do trabalho ou reduzir a jornada. Ainda que continue recebendo salário, mesmo afastado das atividades laborais, a média do valor recebido costuma diminuir. 

Nessas condições, fica complicado manter o padrão de vida. Por isso, o seguro com cobertura para doenças graves garante o recebimento de um valor em dinheiro. Que ajuda a custear o tratamento e serve para complementar a renda. 

Serve para reembolsar despesas médicas

Determinados seguros de vida oferecem reembolso para gastos com médicos e hospitais, indicados para pessoas que viajam com frequência. Desse modo, caso precise de consultas fora da cidade de residência, o segurado recebe um reembolso conforme o estabelecido no contrato. 

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O seu cliente quer saber: por que contratar um seguro de vida?

Saber o que é seguro de vida implica em conseguir explicar para o cliente que contratá-lo é fundamental para prover o sustento em momentos difíceis, seja próprio ou da família. Nesse contexto, a importância do seguro de vida tem três aspectos importantes para ajudar na argumentação da sua venda. Confira. 

 

1. Planejamento

O planejamento familiar é essencial diante das eventualidades. Quando o mantenedor da casa se ausenta, o seguro representa uma proteção para os dependentes. Assim, não será necessário vender o patrimônio ou contrair dívidas para a manutenção da rotina. 

Quando pensamos na proteção em vida, o seguro também é válido para garantir renda na impossibilidade de trabalhar. Desse modo, com planejamento, o indivíduo estará protegido em qualquer situação. 

2. Proteção

Como já dissemos, a principal vantagem do seguro de vida é oferecer proteção. Ele garante tranquilidade e amparo ao segurado diante de situações difíceis. Seja por uma doença que o impeça de trabalhar, seja em virtude de morte na família e impossibilidade de manter o sustento. 

3. Custo-benefício

Uma particularidade do seguro de vida individual é a possibilidade de customização. Ou seja, o cliente pode personalizar o contrato conforme a necessidade. Deixando-o sob medida. 

Assim, o corretor de seguros, que sabe o que é esse tipo de seguro, poderá analisar qual o produto mais indicado para cada cliente. Orientando-o na escolha e evitando um pacote de benefícios que não seja necessário. É uma excelente maneira de comprovar o custo-benefício e vender exatamente o que o consumidor precisa. 

Ajude seu cliente: dê 5 motivos para fazer um seguro de vida

O corretor de seguros que sabe o que é seguro de vida também sabe que contratar uma apólice de seguro se tornou mais frequente entre os brasileiros. Quem comprova é a Susep. Segundo o órgão, em 2022, o crescimento do seguro de vida foi de 17,8% em comparação com o ano anterior

Nesse contexto, o seu cliente quer conhecer as razões primordiais para fazer um seguro de vida. Por isso, sugerimos cinco motivos para apresentar a ele. 

 

1. Fazer um seguro de vida é um ato de amor

O seguro está presente em situações difíceis, quando mais precisamos de amparo. Dessa forma, a contratação de uma apólice representa um gesto de carinho com as pessoas importantes para o cliente. E essa atitude de cuidado se mostra ainda mais relevante nos momentos conturbados. 

2. Ter um seguro de vida é motivo de tranquilidade

Contar com os benefícios de uma apólice transmite proteção. Tanto em situações onde há um falecimento quanto por oferecer segurança ao patrimônio familiar. Afinal, um seguro não precisa ser utilizado apenas quando perdemos um familiar. Ele também oferece amparo em diversos momentos. Uma vez que é possível usufruir dele durante a vida toda. 

3. É uma proteção financeira

Ter um seguro de vida é uma maneira de evitar, justamente, aquelas despesas que poderiam ser evitadas. Ficou confuso? A verdade é que a ideia do seguro de vida é, exatamente, a ajuda que o cliente precisa, quando ele mais precisa. É evitar que o segurado sofra com imprevistos. E tenha seu patrimônio protegido diante das circunstâncias. 

4. Promove estabilidade do orçamento familiar

É comum que as famílias, especialmente as que não entendem o que é seguro de vida, tenham um orçamento comprometido com gastos imprescindíveis. Por exemplo, com o seguro do carro ou o plano de saúde. 

Assim, incluir o seguro de vida nessa lista nada mais é do que manter as finanças estáveis. Já que fica mais simples identificar custos imprevisíveis e, dessa forma, organizar o orçamento. 

Além disso, quanto mais cedo contratar um seguro de vida, mais acessíveis são os valores. Desse modo, o fluxo financeiro familiar não fica comprometido. 

5. Possibilidade de personalizar a cobertura

Quando sabemos o que é seguro de vida, é fundamental conhecer as necessidades do cliente para que a solução e o produto sejam o mais adequados possíveis. Personalizar a experiência é o melhor caminho. 

Vale, aqui, citar exemplos de outros clientes. Explicando caso a caso. E como o seguro de vida foi benéfico para a família quando ofereceu a cobertura específica.

Como oferecer seguro de vida

Como oferecer seguro de vida

Em muitas situações, o cliente tem interesse em contratar um seguro de vida. Mas, muitas vezes, não sabe o que é esse tipo de seguro. Nem tem clareza sobre o produto. Por isso, explicar como a apólice funciona, quem são os segurados, como acionar o seguro e quais benefícios ele oferece é uma excelente abordagem para oferecê-lo ao cliente. 

A argumentação deve estar apoiada nos motivos para ter um seguro de vida. Mostre ao cliente que não é necessário passar por dificuldades financeiras enquanto a família passa por um momento difícil. 

Então, esse produto representa tranquilidade. O corretor de seguros, portanto, tem o dever de explicar todas as questões relacionadas ao produto, certo?

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Melhor seguro de vida

Quando um cliente perguntar qual é o melhor seguro de vida, recomendamos responder com franqueza. Explique que existem diversos produtos desse tipo no mercado segurador. Proponha que uma simulação para encontrar a opção mais adequada às necessidades dele. 

A simulação é uma maneira eficiente para confirmar que o seguro de vida vale a pena. Além de ser uma ferramenta prática para fazer cotações e previsões. 

Deixe claro que não é possível determinar, exatamente, o valor do seguro de vida sem antes responder o questionário. Pois isso depende do perfil do cliente, incluindo idade, histórico médico e tipo de cobertura para precificar. 

O que o seguro de vida cobre

As coberturas são um dos diferenciais do seguro de vida. A principal proteção é no caso de falecimento natural ou acidental do segurado. Porém, é possível contratar outras garantias para tornar o produto ainda mais atraente e adequado. 

Possibilidades de coberturas oferecidas pelo seguro de vida individual 

  • Coberturas para proteção em vida, como uma invalidez permanente total ou parcial;
  • Diagnóstico de doença grave (como câncer);
  • Suporte no pagamento de diárias (no caso de internações hospitalares inesperadas);
  • Indenização por incapacidade temporária para afastamentos causados por acidentes e doenças como: lesão por esforços repetitivos, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, lesões por traumas cumulativos e hérnia.

Possibilidades de coberturas oferecidas pelo seguro de vida em grupo

  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente (IPA);
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas (DMHO);
  • Despesas extraordinárias por invalidez por acidente (DEIA);
  • Verbas rescisórias (VR);
  • Auxílio-alimentação (AA);
  • Inclusão automática de cônjuges (IAC) nas coberturas de morte acidental e IPA;
  • Inclusão automática de filhos (IAF) – na cobertura de morte acidental.

Público-alvo do seguro de vida

De maneira geral, quem sabe o que é esse tipo de seguro entende que o seguro de vida oferece benefícios para todos os públicos. Ele é adequado para famílias, pessoas que vivem sozinhas, jovens, idosos, profissionais em atividade ou aposentados. Veja exemplos do público-alvo para ter um seguro de vida:

  • Famílias com filhos menores de idade e dependentes;
  • Grupos familiares com apenas um provedor financeiro;
  • Pessoas que estão construindo a vida (com intenção de casamento e filhos, por exemplo);
  • Indivíduos a caminho da aposentadoria;
  • Famílias com casos de doenças graves ou hereditárias;
  • Pessoas solteiras que se preocupam com uma possível invalidez decorrente de acidentes;
  • Pessoas entre 16 e 70 anos, mesmo em boas condições de saúde. 

Como fazer o seguro de vida perfeito para o seu cliente

Nós já mencionamos que não existe o melhor seguro de vida. Existe o melhor seguro de vida para cada cliente. Por isso, nós queremos que você, corretor de seguros, saiba como fazer o seguro de vida perfeito para cada cliente. Então, veja algumas dicas:
 
  • Conheça bem seu cliente e entenda as necessidades dele;
  • Pesquise seguradoras com opções de coberturas que atendam as necessidades dele;
  • Solicite uma cotação de preços junto a cada uma ou faça uma simulação online;
  • Descubra se existem carências e analise se o valor segurado é o ideal;
  • Pergunte se existem exclusões (exemplo: negativa para o pagamento de benefícios em situações específicas, como suicídio);
  • Confirme se a corretora possui restrições junto à Susep ou excesso de reclamações em portais voltados à defesa do consumidor;
  • Leia o contrato atentamente, de preferência com o cliente;
  • Faça cálculos sobre o valor do prêmio a ser pago em caso de sinistro;
  • Oriente o cliente a conversar com a família para comunicá-la sobre a existência de um seguro.
  • Lembre-o de manter a documentação da apólice organizada para acionar a seguradora em caso de emergência. 
 

Neste material, você aprendeu muito mais do que somente o que é seguro de vida, não é mesmo? Você já sabia de tudo que mencionamos? Já aplicou algumas dessas dicas no seu dia a dia? A verdade é que você pode aprender muito mais sobre  seguro com a Rede Lojacorr! Aproveite! 

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