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Corretoras de Seguros Independentes: entenda os benefícios

O que você vai ver neste artigo

Se você é corretor, corretora de seguros ou está no mercado segurador e precisa atuar com corretores, entende o tamanho potencial desta profissão de Rede de Corretoras de Seguros Independentes.

Em outubro de 2021, o Índice Global de Potencial Segurador (GIP), desenvolvido pela Mapfre Economics, colocou o Brasil como o 8º país com maior potencial para crescimento do mercado de seguros pelo terceiro ano em sequência.

E, se analisarmos o crescimento real dos últimos anos (com uma pandemia nos assolando), é possível entender que existe uma hipótese sólida. 

Se em 2020, ano de pandemia, o mercado cresceu cerca de 1,3%, mostrando-se mais resiliente que a grande maioria dos mercados, em 2021 a projeção é que o consolidado chegue de 8% a 11% – um crescimento maior do que o próprio Produto Interno Bruto (PIB), segundo presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Não é a toa que estamos sendo bombardeados por notícias de insurtechs chegando ao mercado. As nativas digitais do mercado de seguros estão por toda a parte. E já ganhando boa parte dos investimentos destinados a startups.

Portanto, uma nova dinâmica no mercado de seguros começa a se desenhar.

Uma grande variedade de competidores, tecnologias de ponta, integrações das mais diversas, Open Finance Open Insurance passam a se tornar um alerta para o mercado.

Mas, o que pode ser feito para sobreviver e, principalmente, se destacar como uma corretora de seguros neste cenário?

Sendo um modelo único de negócios no mercado de seguros, nós, da Rede Lojacorr, obviamente, acreditamos no poder da rede de corretoras.

Porém, muito mais que isso, estamos trabalhando para fazer o modelo de rede ser um verdadeiro impulsionador de corretoras no Brasil a fora.

Segundo estatísticas da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão governamental, temos mais de 100 mil corretores atuando no Brasil, sendo 65.054 corretores pessoa física e 51.685 corretoras pessoa jurídica.

Contudo, nos perguntamos: quantos destes corretores têm uma tecnologia acessível para comercializar seguros? 

Quantos têm assessoria jurídica e contábil? 

Quantos estão realmente sólidos no desafio de empreender? 

E quantos possuem acesso aos produtos das seguradoras, sua principal fonte de receita e clientes?

Seja a resposta positiva ou negativa, estamos trabalhando para oferecer isso como uma rede de corretoras de seguros independentes.

Neste artigo, queremos tratar dos benefícios completos que uma rede de seguros pode oferecer. E, de quebra, fornecer algumas dicas de gestão, marketing e atendimento que aprendemos em nossos mais de 25 anos de experiência.

Esperamos que isto te ajude a alcançar o sucesso de sua corretora de seguro

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Quanto ganha um corretor de seguros

Perseguindo o sucesso com uma rede de corretora de seguros

Se você é dono de uma corretora de seguros, provavelmente está se perguntando: “Como faço para conseguir mais leads e mais segurados, que renovem suas apólices, paguem em dia e indiquem a minha corretora para familiares e amigos?”

Muitas pessoas pensam em vender seguros como uma profissão antiquada. E, enquanto ainda há um lugar para esse tipo de pensamento, se você quer crescer uma base de clientes lucrativa e leal, você vai precisar fazer muito mais do que apenas vender seguros. 

Contudo, na Rede Lojacorr, nós acreditamos no poder dos seguros e que podemos ajudar o brasileiro a se proteger mais e melhor.

Quanto mais brasileiros adquirirem seguros de maneira ética e acessível, maior a nossa certeza que estamos mais perto de nosso sonho.

E, para que mais brasileiros se protejam mais e melhor, nós acreditamos em uma figura protagonista no processo: os corretores e suas corretoras de seguros. Afinal, o corretor humaniza a relação com o segurado e tem o poder de educá-lo sobre a importância de se proteger.

Aliás, você sabia que o Brasil é último colocado em um ranking de proteção pessoal e familiar?

Um estudo realizado pela Zurich em parceria com a Universidade de Oxford mostrou isso, de acordo com a JRS.

Somente 8% dos entrevistados disse ter algum tipo de proteção financeira!

E se você acha que o problema está somente ligado a patrimônio, se engana. Segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, apenas 30% da frota que circula no Brasil possui algum tipo de Seguro.

Com tantos dados alarmantes, nós mantemos a posição: acreditamos que o sucesso das corretoras de seguros também é o sucesso de nosso propósito, ajudando cada vez mais brasileiros a se protegerem mais e melhor.

Com mais de 25 anos de mercado apoiando corretoras de seguros por todo o Brasil, nós acreditamos que o sucesso de uma corretora de seguros se dá em 3 grandes forças:

  • A Força de Atração;
  • A Força da Educação;
  • A Força do Serviço;
 

Neste artigo, vamos falar brevemente dessas forças.

Composição das forças em uma rede de corretora de seguros

Forças de uma corretora de seguros

A figura acima demonstra, visualmente, a composição das forças que citamos.

Imagine que você é uma corretora de seguros que está começando. Você precisa de clientes, certo?

Então, você pode começar tentando convencer pessoas não seguradas da importância dos seguros. Ou procurar por aquelas que já sabem disso. Ou seja: que já estão educadas sobre isso.

Dessa forma, você vai buscar as melhores ofertas dentro de seu ramo de atuação para chegar nesses segurados. Para atraí-los.

Assim, você passa a servir. Seja para encontrar a melhor cobertura para seu segurado, seja para deixá-lo tranquilo sobre o processo de pagamento de parcelas, renovação e sinistralidade.

E, enquanto você serve seu segurado, você precisa de uma camada de educação.

Pois precisa aprender mais sobre o mercado, para atrair mais segurados. E precisa educar pessoas que não estavam tão convencidas de contratar um seguro de sua importância.

Com mais gente entendendo a importância, aumenta sua capacidade de atrair. E quanto melhor você servir, maior será a confiança que depositarão em sua corretora, aumentando sua capacidade de educar, num ciclo virtuoso.

Ao seguir este caminho circular, você estará numa busca assertiva para o sucesso de sua corretora de seguros.

Vamos às forças?

 

Força de Atração

A Força de Atração compreende tudo aquilo que sua corretora de seguros precisa para atrair mais interessados em seus produtos e convertê-los em segurados satisfeitos e bem atendidos pela sua corretora de seguros.

Vamos abordar cinco tópicos essenciais para que você atraia mais segurados para sua corretora com mais sucesso.

O Poder da Atração: como encontrar pessoas que estejam interessadas em seus produtos de seguros

No passado, era muito comum que a atração de clientes por pequenos negócios e profissionais autônomos acontecesse de porta em porta ou por busca ativa.

Basicamente, o que as corretoras de seguros perseguiam para alcançar sucesso na atração de novos segurados era procurar por eles com muita mão na massa e trabalho duro. O telefone era seu melhor amigo.

Isso claramente mudou com a chegada da Internet e tudo o que implicou uma cultura digital. Agora, mesmo uma pequena corretora de seguros é capaz de alcançar centenas de pessoas diariamente com as redes sociais.

A questão é: nem todos conseguem usar isto como uma força de atração de novos clientes. E é por isso que aqui deixamos clara esta importância.

Estamos falando aqui dos famosos “leads”. Leads são contatos com potencial de se interessar por um produto ou serviço. No seu caso, pelos seguros que você comercializa.

Muitas corretoras sentem falta de mais gente interessada no que elas têm a oferecer. Então, como alavancar esse interesse?

Neste artigo, não vamos entrar em detalhes, mas você pode seguir alguns passos para usar sua presença digital com o objetivo de gerar mais leads:

  • Monte um bom perfil em uma dessas redes sociais (foque em Facebook ou Instagram de acordo com o seu público e use o whatsapp para continuar a conversa);
  • Deixe claro no perfil que você é um corretor ou corretora de seguros;
  • Publique conteúdo (texto, imagem ou vídeo, o que for mais fácil pra você) sobre aquilo que você conhece. Não venda ainda!
  • Eduque sua rede com este conteúdo. Por exemplo, as pessoas sabem porque um seguro de vida é tão importante? Elas sabem que é possível conseguir negociações melhores em seus seguros auto? Explique com sua experiência essas dúvidas que afligem brasileiros em relação a seguros! Desmistifique!
  • Espere que as mensagens diretas cheguem e atenda às dúvidas dessas pessoas como se fossem clientes.
 

Se você seguiu todos os passos e os produtos que você comercializa são de interesse da sua rede, as coisas vão começar a acontecer, nem que em um volume pequeno, mas relevante.

A Lei da Primeira Impressão: o que sua marca de corretora diz sobre sua empresa

Foco nos clientes

Se pararmos para analisar a figura de um vendedor ou mesmo corretoras de seguros de 20 anos atrás, era tudo sobre imagem. O corretor deveria se apresentar de forma impecável para seu cliente – e cada cliente tinha uma ideia diferente de impecável.

Hoje, com a explosão dos canais digitais, o impecável é menos sobre a imagem física e muito mais sobre a imagem do serviço. Esta corretora pode realmente me ajudar? Ela tem o melhor custo-benefício? Eu vou ter um bom atendimento? Outras pessoas estão falando bem dela?

Não sei como é com você, mas, hoje em dia, eu pesquiso cada detalhe da minha compra. Nem sempre escolho o que é mais barato, mas uma mistura do melhor preço, com as melhores avaliações e uma bela checada no Reclame Aqui, para entender se vou ter problemas no pós-venda.

Você sabia que 30% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um excelente serviço? Isto é, entre um produto mais barato com um atendimento ruim e um mais caro com atendimento bom, o consumidor escolhe pagar mais pelo último?

É isso que os dados do artigo da CGSINC revelam e vão além: 80% dos consumidores se sentem mais emocionalmente conectados com marcas quando o atendimento ao cliente resolve seus problemas.

Quando falamos de seguros, precisamos lembrar que é mais delicado por se tratar de proteção. O potencial segurado precisa se sentir seguro, confiante e, mais importante, que está fazendo o melhor negócio.

Como fazer isso em um mundo de fake news e uma oferta tremenda de novos produtos todos os dias?

Aqui estão 9 dicas de como fazer a melhor primeira impressão como corretor de seguros:


1. Invista no mínimo de presença digital: um site, nem que seja de uma página, e pelo menos uma rede social que tenha mais presença de potenciais clientes. Não precisa começar postando todo dia. Apenas esteja lá com informações sobre sua corretora de seguros.

2. Quando abordar um cliente, faça sua pesquisa antes de jogar produtos na conversa.

3. Faça com que o cliente se lembre de você como alguém que o ajudou: chame pelo nome e entenda porque ele está procurando por aquele seguro.

4. Deixe as informações sobre seus clientes anotadas em algum lugar, para saber como fazer novas conversas.

5. Faça perguntas abertas e ouça a resposta.

6. Ao invés de procurar o melhor negócio para você, ofereça o melhor negócio para o cliente. Isso vai passar a primeira impressão que você se preocupa.

7. Use um script de chamada para guiar sua conversa, mas adapte-a para se adequar ao seu estilo e personalidade.

8. Sempre acompanhe seu potencial cliente até que ele diga sim ou não, mas não seja inconveniente. Mostre-se disponível, não desesperado.

9. Certifique- se de que você conseguirá dar toda a atenção necessária para o potencial cliente antes de iniciar novos contatos.

A Arte do Acompanhamento: o famoso “Follow Up”

corretora de seguros e seus benefícios

Você sabia que, em média, é preciso pelo menos seis pontos de contato com um potencial cliente até ele atender uma ligação de prospecção?

Mais preocupante que isso, é que 44% de pessoas que trabalham com prospecção desistem após uma única tentativa de contato. No entanto, 60% dos consumidores dizem “não” quatro vezes antes de dizer sim.

Essas são estatísticas compiladas pelo pessoal da IRC Sales Solutions e o artigo completo está aqui.

Uma das etapas mais negligenciadas de um processo de vendas é o tal do “Follow Up”, do acompanhamento.

Pode ser que o potencial cliente não pareça tão interessado no primeiro momento e o corretor desista de, pelo menos, entender porque ele não gostaria de prosseguir com a negociação.

Isso é um erro por, pelo menos, dois motivos:

  • É muito difícil saber, em apenas um contato, se aquilo é realmente uma desistência;
  • Você está perdendo a oportunidade de entender o motivo pelo qual o potencial cliente está desistindo e, então, não sabe como aplicar melhorias no seu negócio.
 

Nós sabemos que novos negócios, novas apólices, novos contratos são o que movimentam uma corretora.

Porém, dados têm um valor inestimável que muita gente ignora. Se você sabe que um potencial cliente não quer e o motivo, você já sabe como endereçar o problema no seu negócio.

“Mas como eu faço para não parecer um insistente chato?”

Aqui vão algumas dicas para você fazer acompanhamento de potenciais clientes perseguindo o sucesso de sua corretora de seguros:

  1. Entenda profundamente, nos primeiros contatos, os problemas do potencial cliente. Assim, na retomada de contato, você não vai simplesmente “tentar fechar”;

  2. Procure agregar valor em cada contato. O que é valor? Pode ser valor direto, como preços melhores ou uma oferta melhor. Ou pode ser um valor educacional, como lembrar a importância de se proteger;
  3. Persiga o “não”, também, e o motivo do “não”. Não de uma maneira insistente, mas como uma forma de ajudar o potencial cliente a tomar uma decisão inteligente. Quanto mais nãos, mais você sabe como melhorar sua corretora.
  4. Registre a temperatura da negociação. Está próximo de fechar? O interesse está baixo? Isso te ajuda a modular o tom e a proposta das próximas conversas.
  5. Estabeleça um tempo máximo em que você insistirá em um negócio antes de dá-lo como perdido. Por exemplo, se em 30 dias você não receber nem sim, nem não, já não faz mais sentido continuar o acompanhamento. Procure por novos negócios!

O Poder da Conversão: Como converter potenciais clientes em segurados e segurados em renovadores

Cresça a sua corretora em mais de 25%

Conversão é o ato de levar as pessoas de uma etapa de um processo para a próxima. 

Quando alguém toma a decisão de comprar um seguro, ele ultrapassou o limite de ser um potencial cliente (ou prospect, lead, oportunidade – o que preferir chamar) para ser um cliente.

Mas pode ser que você tenha mais etapas em seu processo.

Pode ser que sua primeira etapa seja fazer com que os leads entrem em seu site (etapa 1) e então preencham um formulário de contato (etapa 2). 

Você então entra em contato para ouvir a necessidade do lead (etapa 3) e compreender se pode atendê-lo.

Se estiver tudo certo, você envia uma proposta (etapa 4), aguarda o aceite do cliente (etapa 5) para então começar a receber os pagamentos das parcelas (cliente pagante, etapa final).

A conversão nada mais é do que avançar os leads de uma etapa para outra.

E você, corretora ou corretor de seguros, é mais do que uma prestadora de serviços. Já sabe que para o sucesso da sua corretora, quanto mais você avança leads nesse processo, mais chances você tem de fechar negócios.

Mas também sabe que cada etapa é um gargalo a mais, uma fricção que pode fazer o cliente desistir.

É por isso que, em marketing e vendas, o modelo mental teórico do funil de vendas ajuda tanto.

Nossa maior dica para este processo é: meça as taxas de conversão do seu funil, de uma etapa para outra. Como?

Veja a seguinte tabela:

ETAPAVolume de EntradaTaxa de Conversão
Visitantes1.000 
Cadastros20020%
Contatos Realizados18090%
Propostas Enviadas4022%
Contratos Assinados3895%
Cliente Pagante3592%

Observe as taxas de conversão, ou seja: a porcentagem de entrantes no funil que avança de uma etapa para outra.

Pouquíssimas pessoas olham pra esta taxa com atenção. Mas é nela que o segredo da conversão existe.

Um olhar mais desatento vai dizer que para aumentar as  vendas do mês seguinte, é só aumentar o volume de pessoas visitando o site. Afinal, se 20% viram cadastros, é uma ótima oportunidade, não é mesmo?

Sim, é!

Mas a questão é que, para aumentar o volume de entrantes no seu funil (o que chamamos de topo de funil), você precisaria investir mais recursos (tempo ou dinheiro).

E se, com este mesmo funil, você pudesse gerar mais vendas?

Repare na taxa de conversão de contatos realizados para propostas enviadas. Está em vermelho justamente porque é um gargalo óbvio no funil.

Agora faça um exercício comigo: e se você aumentar a taxa de conversão desta etapa para 30%, apenas 7% a mais. O que a aconteceria?

Contatos Realizados18090%
Propostas Enviadas5430%
Contratos Assinados5195%
Cliente Pagante4792%

Estamos falando aqui de 12 vendas a mais, um incremento de 25% no total das vendas!

Com o exato mesmo volume no topo do funil.

Quando você olha desta forma, você começa a ter mais criatividade para resolver problemas e bater metas. “Como fazemos pra ter mais propostas enviadas?”.

Suas táticas vão se moldar ao gargalo estratégico do funil.

Compreender o poder das taxas de conversão é provavelmente uma das principais forças do marketing em geral, e com certeza vai ajudar sua empresa na força de marketing e vendas.

O Poder da Promoção: Como Criar e Gerenciar Programas de Incentivo às Vendas para seus Corretores de Seguros

Há uma fala muito comum entre vendedores e empreendedores de que “promoções e descontos não são tão importantes quanto o valor agregado”.

E nós concordamos!

No entanto, promoções, descontos, brindes e entrega de mais valor que o regular pode fazer a diferença num mês apertado ou quando você estiver próximo de bater a meta.

Isso acontece especialmente por conta de uma técnica chamada ancoragem.

Muitos corretores sabem utilizar isto muito bem na ponta final, fechando contrato com o cliente.

“Olha, esse é o máximo que consegui chegar pelo Sistema, mas vou fazer de tudo para baixar o seu preço”.

Esta é uma promoção baseada numa ancoragem muito bem feita, que é o preço tabelado.

Se a corretora sabe jogar bem com preços tabelados e seus corretores têm autonomia para compreender a margem de negociação, promoções na ponta de vendas são sucesso.

Mas é possível olhar para além disto. E se os corretores forem incentivados a vender mais, com aumentos em comissões e outras bonificações, com base em sua performance?

E se com isto, sua corretora amarrar promoções para clientes finais ao incentive dos corretores?

Aqui, entramos em 3 pilares fundamentais da promoção: o desempenho dos vendedores, as recompensas que vão receber e o valor agregado ao cliente.

 

Pilar 1: Base de desempenho em um programa de incentivo a vendas

A base de desempenho é a que vai medir se os corretores estão recebendo incentivos baseados em suas performances.

Existe um incentivo básico que é a renda variável, a comissão por venda realizada. Mas pode ser que seja pouco se você está olhando no longo prazo.

Portanto, medir a performance de vendas pode se dar em uma cascata de níveis:

  • Performance periódica de contratos fechados (se você está olhando para volume de novos clientes);
  • Performance periódica de prêmios gerados (se você está olhando para faturamento e comissão de seguradoras);
  • Performance específica de uma campanha.
 

Repare que a performance medida nestas três variáveis muda conforme a estratégia da sua corretora. Pode ser que seu faturamento esteja estável e você queira dobrar seu retorno em alguns anos. Portanto, o mais importante para você, naquele momento, é trazer mais clientes pagantes e que renovam suas apólices.

Pode ser que uma seguradora lançou uma campanha incrível e você precisa construir um bom relacionamento com ela. Medir sua performance pela campanha vira uma prioridade estratégica.

Seja qual indicador de performance você precise usar, medir a performance dos seus corretores é um pilar essencial para manter o incentive de vendas atrelado aos objetivos estratégicos da sua corretora. 

 

Pilar 2: Base de promoção em um Programa de Incentivo às Vendas

Como falamos no início, a promoção pode aparecer em variadas formas. Desde  um belo desconto até um brinde. Mas ela precisa estar ancorada em valores maiores ou menores que a oferta para funcionar.

Observe o exemplo clássico da ancoragem utilizada pela Starbucks, com valores atualizados em 2022:

Este exemplo é tão preciso que ancora tanto o menor preço quanto o maior.

O frappuccino em copo “Grande”, de 473ml, custa R$ 19,50. Mas se eu estiver realmente com muita vontade, vale muito a pena pagar R$ 2,00 a mais e levar o “Venti”.

No entanto, eu posso estar com pressa, ou ligeiramente estafado depois do almoço. Por R$ 2,00 a menos que o copo “Grande”, eu levo o copo “Tall” com cerca de 100ml a menos, o que soa justo e dentro da minha expectativa.

Como aplicar a ancoragem numa base promocional para vendas de seguros?

Uma seguradora pode lançar uma campanha com um alto desconto, em torno de 50%. O desconto por si só já é excelente. 

Mas, se você acionar aqueles leads que não fecharam com você por conta do preço no passado, você pode descobrir uma ótima maneira de ancorar a proposta.

Outra forma de ancorar é agregando valor adicional ao produto. 

Um plano de saúde ofertado com Seguro de Vida pode ser uma ótima forma de ancoragem, já que você entrega uma nova cobertura por valores que muitas vezes podem ser negociados na casa das dezenas de reais.

Seja qual for a ancoragem que sua corretora for escolher para trabalhar, a promoção é um pilar fundamental para ajudar corretores a baterem suas metas de performance no incentivo de vendas – e consequentemente, aumentar o sucesso da sua corretora de seguros no faturamento e na aquisição de novos clientes.

 

Pilar 3: Base de recompensas e bônus em um programa de incentivo a vendas

Como já explicamos, uma das formas variáveis mais comuns para corretores (e praticamente, que sustenta a profissão) é a comissão.

No entanto, ao buscar incentivar vendas e medir seus corretores por performances acima do regular, recompensa-los com mais uma camada financeira pode ser excelente para os negócios.

As formas mais comuns são:

  • Bônus periódicos, como os anuais ou décimo-quarto salário;
  • Bônus baseados em supermetas: sua corretora paga, por exemplo, o dobro da comissão se o corretor atingir o dobro da meta.
  • Brindes, prêmios e viagens: mesmo a compensação financeira sendo a favorita, sempre, brindes e presentes são sempre bem-vindos. Se bem pensados, incentivam os corretores tão bem quanto o fator financeiro.

Força da Educação

Corretor de seguros

Como programas recorrentes de treinamento para corretores de seguros pode fazer a diferença

Quando se trata de treinar seus corretores, é tudo sobre mantê-los atualizados sobre as últimas políticas, práticas e regulamentos no mercado de Seguros.

O treinamento também deve incluir como lidar com situações específicas. 

Esse tipo de educação constrói confiança no corretor e melhora o atendimento ao cliente. Ao treinar, você quer ensinar o corretor a ser um solucionador de problemas, alguém que pode pegar uma situação e ajudar seus clientes.

Profissionais de recursos humanos, gente e gestão e mentores de carreira chamam habilidades do tipo de “Soft Skills” – habilidades leves, em tradução livre ou habilidades comportamentais, termo frequentemente usado por brasileiros.

Aliás, você sabia que, das 15 habilidades descritas como habilidades do futuro pelo Fórum Econômico Mundial, segundo a Infomoney, somente 3 delas são habilidades técnicas (as chamadas “Hard Skills”)?

Veja a lista:

Habilidades em alta até 2025
1. Pensamento analítico e inovaçãoHabilidade Comportamental
2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizadoHabilidade Comportamental
3. Resolução de problemasHabilidade Comportamental
4. Pensamento críticoHabilidade Comportamental
5. CriatividadeHabilidade Comportamental
6. LiderançaHabilidade Comportamental
7. Uso, monitoramento e controle de tecnologiasHabilidade Técnica
8. ProgramaçãoHabilidade Técnica
9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidadeHabilidade Comportamental
10. Raciocínio lógicoHabilidade Comportamental
11. Inteligência emocionalHabilidade Comportamental
12. Experiência do usuárioHabilidade Comportamental
13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente)Habilidade Comportamental
14. Análise e avaliação de sistemasHabilidade Comportamental
15. Persuasão e negociaçãoHabilidade Técnica

Interessante, não?

Portanto, um programa de treinamento para corretores de seguros não pode ser somente sobre habilidades técnicas ou conhecimento do mercado; trata-se de desenvolver comportamentos que criam um desejo de que essas habilidades sejam aplicadas. 

Ao mesmo tempo, o treinamento não precisa ser um processo longo, árduo, separado em grandes blocos de agenda. 

Pelo contrário, você pode criar programas divertidos e adaptados para as necessidades de tempo de seus corretores.

Quer um exemplo? Se eles utilizam muito o carro, que tal uma sequência de podcasts ou recomendação de audiolivros que eles podem ouvir no veículo?

Ou, se passam muito tempo utilizando WhatsApp, uma lista de transmissão ou grupo para discussão de novidades do mercado?

As possibilidades são inúmeras e podem ser direcionadas ao estilo dos seus corretores.

Mas, a construção do conhecimento deve partir de uma estrutura da corretora.

Existem quatro tipos básicos de educação corporativa que um funcionário pode se beneficiar no processo.

1. Prático

A educação prática é aquela que o corretor de seguros vai buscar no dia a dia. Cada erro numa apólice que precisa voltar para o escritório e ser corrigida é uma oportunidade de aprendizado. 

Cada conversa com cliente é um aprendizado diferente. Aprender na prática, no dia a dia, dá ao corretor ferramentas de experiência para chegar mais preparado para os próximos desafios.

Se cada cliente que passar pela sua corretora for considerado um aprendizado, pode ter certeza que você não está desperdiçando seu tempo, nem mesmo quando o negócio não dá certo.

2. Compartilhamento

A melhor forma de reter conhecimento é ensinando.

Sendo assim, se quiser tirar o melhor de quando ler um livro, termine um capítulo, faça um resumo e apresente esse resumo para sua equipe.

Numa escala maior, convide sua equipe para que ela apresente seus aprendizados de forma estruturada.

3. Expositivo

As aulas expositivas tiveram um boom com a explosão de cursos online durante a pandemia – e ainda tem mais vindo aí. 

É um aprendizado rudimentar, como o das aulas expositivas do ensino fundamental ou médio. No entanto, é a melhor forma de concentrar grandes quantidades de conteúdo de forma didática.

Apresentações em Power Point são expositivas, por exemplo. São ótimas para apresentar conceitos.

Quando este método é combinado com o método de compartilhamento, é um sucesso.

Você pode pedir para, mensalmente, um corretor trazer um aprendizado novo para compartilhar, de forma expositiva, com o time.

O time vai aprender pelo método expositivo e o corretor pelo método de compartilhamento.

Todos ganham!

4. Teórico 

O aprendizado teórico está no nível mais elementar do aprendizado e, embora muita gente não tenha paciência, pode fazer a diferença em suas habilidades comportamentais e técnicas. 

Compreender o fundamento de como as coisas funcionam em detalhes te dá uma vantagem injusta em termos de habilidades.

Afinal, que corretor vai levar a melhor em uma venda? Aquele que mostra somente os preços ou aquele que conhece a fundo os mecanismos do seguro que está comercializando?

O aprendizado teórico tem uma vantagem sobre os demais, pois pode acontecer no tempo de quem está aprendendo, sempre.

Livros são a referência óbvia, mas, hoje em dia, canais do YouTube e até alguns bons perfis no Instagram podem expandir seu conhecimento de fundamentos em determinadas áreas.

Construindo seu programa de Treinamento para Corretoras de Seguros

Como aplicar na prática um programa de treinamentos simples para sua corretora e deixar seus funcionários e corretores alinhados com o que você tem de expectativas?

Aqui vai um passo a passo rápido:

1 – Defina os seus objetivos com um programa de treinamento
Objetivos para corretores

Parece óbvio, mas muita gente esquece de analisar qual a verdadeira necessidade de um programa de treinamentos para corretoras de seguros.

Você precisa que seus corretores tenham mais conhecimento sobre produtos que comercializam? Ou precisam ter habilidades comportamentais melhor desenvolvidas?

Respondido isso, qual o impacto desses treinamentos para negócios? Há a hipótese de que estes conhecimentos vão contribuir para a estratégia?

Portanto, não deixe de começar pelo objetivo e alinhar com todos em sua corretora.

2 – Oriente seus liderados a adquirir conhecimentos teóricos

A gente sabe que não é algo simples.

Quando pedimos aos nossos liderados que leiam ou se informem mais, pode ser que alguém não tenha o costume.

Um jeito de incentiva-los a isso é abrir momentos durante o horário de trabalho, ou mesmo providenciar conteúdos em áudio para que o consumam durante viagens de carro ou transporte público.

Se você, como liderança, der o exemplo e compartilhar o que você aprende por conhecimentos teóricos e como isso auxilia em suas vidas, é muito provável que os liderados se animem.

Mas o conhecimento teórico tem outra grande função. Ele é a base para o próximo passo.

3 – Crie uma rotina de apresentações expositivas
Traga os funcionários e corretores a fazerem apresentações sobre conhecimentos do mercado, de acordo com o objetivo do seu programa.
 

Se você conseguiu incentivar com sucesso o item 2, sobre conhecimentos teóricos, seus liderados e corretores podem trazer, inclusive, os aprendizados que fizeram a partir de livros, audiolivros, vídeos, documentários, podcasts e outros.

Tome cuidado para não desanimar os corretores com rotinas que os tirem possível tempo de lazer ou de fazer novas vendas. 

Tente encontrar horários e dias que se encaixem em suas agendas.

4 – Determine os treinamentos formais
 

Aqui é o ponto em que você determina os treinamentos formais de conhecimentos e habilidades necessárias para que sua equipe.

Embora os demais passos deixem as coisas mais leves e até divertidas para os corretores, não se esqueça do que é estritamente necessário em seu programa.

Treinamentos sobre produtos comercializados, sistemas que sua corretora utiliza, seguradoras que trabalha, especialidades e metodologias comerciais são exemplos importantes.

5 – Desenvolva uma forma de medir a evolução das competências adquiridas (sem atrelar a performance)

Como saber se quem está participando do programa de treinamento está evoluindo nas habilidades propostas?

Aqui entra um papel de liderança fundamental.

Junte-se com seus corretores e entenda, individualmente, onde eles precisam melhorar. Com base nisto, proponha treinamentos formais, conhecimento teórico ou apresentações expositivas e avalie, no seu dia a dia, se essas habilidades melhoraram.

Este é apenas um modelo, um guia, e não necessariamente vai se encaixar em suas necessidades.

No entanto, pode ser um ponto de partida para realizar um bom treinamento para corretora de seguros.

Força do Serviço

Invista em serviço diferenciado

A Força do Serviço é a que efetivamente pode diferenciar uma corretora com atendimento humanizado de produtos de seguros vendidos diretamente ao consumidor.

Envolve, basicamente, o mix de produto e serviço que o corretor pode entregar aos seus clientes:

  • Produtos de Seguros;
  • Oferta;
  • Atendimento ao cliente.
 

Esta força de serviço precisa ser demonstrada, devolvendo à marca da Corretora autoridade, confiança e prova de que cumpre com o prometido.

Neste bloco, vamos falar de 3 componentes importantes que compõem a força do serviço: prova social, confiança e atendimento ao cliente.

O poder da prova social: como fazer as perspectivas quererem ser como os outros que compram seu produto

 

O que é prova social? O conceito básico por trás da prova social é que as pessoas escolhem produtos ou serviços semelhantes a outros produtos ou serviços que conhecem ou estão familiarizados. 

Sabemos que podemos confiar em uma empresa que tem uma reputação de lugar confiável para fazer compras. 

Também sabemos que provavelmente evitaríamos um produto ou serviço diferente do que conhecemos. 

A ideia por trás da prova social é que se vemos que os outros estão fazendo algo que queremos fazer, isso nos torna mais propensos a seguir sua liderança e fazer o mesmo.

Produtos de seguros também se enquadram nesse sentido. 

Acontece que a maioria das pessoas nem pensa em procurar seguro de carro até que precisem. Isso significa que muitas pessoas estão com o seguro do carro depois de terem tido um acidente grave ou sofrido roubos e assaltos.

Como consumidores, estamos buscando o tempo todo formas de entender se determinado produto ou serviço é seguro.

Se antigamente a gente ia buscar nos familiares e amigos opiniões sobre qual a melhor marca ou melhor custo-benefício, o mundo digital potencializou esta possibilidade.

As redes sociais e plataformas como o Reclame Aqui, além das avaliações de produto dentro das próprias lojas online, facilitam a prova social. 

Eu consigo saber se o produto tem qualidade, se a entrega acontece da maneira correta e se a empresa é idônea com apenas alguns cliques.

Aliás, segundo um estudo sobre comportamento de compra do brasileiro da Think With Google, notas sobre serviço de atendimento ao cliente, opiniões de terceiros sobre o produto e a loja estão entre os principais fatores de influência em uma compra.

Ou seja: quanto mais pessoas comprovam a qualidade da compra, mais fácil será de um consumidor confiar nela.

Como as pessoas confiam muito mais em seus pares do que em propagandas da empresa o una imprensa, a prova social vira um element chave.

Como aplicar prova social no seu negócio de seguros?

Aqui estão seis dicas para impulsionar a prova social e buscar o sucesso da sua corretora de seguros:

  1. Procure em sua base de clientes, os mais satisfeitos. Aqueles que mais renovam, que mais se sentiram beneficiados por determinada negociação.
  2. Peça para gravar depoimentos em vídeo e áudio. Transforme esses depoimentos também em texto. Nunca esqueça de uma autorização judicialmente válida, como a autorização de uso de voz e imagem.
  3. Reforce, durante os depoimentos, o verdadeiro valor agregado daquele segurado e, mais importante, qual dor ou insegurança aquele segurado resolveu.
  4. Se você confia em seus serviços, disponibilize sua corretora online para avaliações, seja no Google, Facebook ou outra plataforma com esta funcionalidade.
  5. Aproveite o momento mais impactante e de maior valor para o cliente para pedir que ele faça uma avaliação positiva nestes canais. Por exemplo, no fechamento de um contrato que foi uma ótima negociação, ou durante uma renovação com bônus.
  6. Não deixe, nunca, de prestar um serviço excelente e alinhado com as expectativas dos seus clientes. Qualquer escorregada pode transformar avaliações positivas em negativas e prejudicar dramaticamente sua prova social.

O poder da oferta: como manter as perspectivas interessadas em seus serviços

Oferta, como o próprio nome já diz, é o que você tem a oferecer ao seu cliente.

Como corretora de seguros, as ofertas de sua empresa são um combinado entre o produto de Seguro e o serviço de corretagem prestado.

Desta forma, quanto maior for o seu portfolio, melhores ofertas de produto você terá para seus potenciais segurados e, consequentemente começará prestando um serviço melhor.

Mas como ter uma oferta incrível e totalmente diferenciada da concorrência?

Agregando forças.

Ao unir o pilar dos incentivos de vendas (promoções para segurados combinadas com a performance dos corretores) com um amplo portfolio de produtos e um atendimento extremamente eficaz, sua oferta vai ser superior.

Vamos analisar alguns dados para entender isso na prática:

  • Há uma psicologia poderosa sobre descontos e promoções, segundo estudo da RetailMeNot, publicado no site da Namogoo:
  • Aproximadamente 70% dos millenials vão procurar por algum desconto antes de fazer uma compra;
  • Dois terços das pessoas dizem que fariam uma compra se tivessem um cupom, independentemente se tivessem planejado comprar o item ou serviço inicialmente;
  • 80% admitem que tentariam uma marca diferente se esta oferecesse um desconto;
  • 48% das pessoas vão passar longe de marcas que não oferecem desconto.
  • Cada seguradora vai trabalhar com seus próprios critérios e fatores de risco, o que pode alterar dramaticamente o preço dos seguros dependendo da forma que for contratado.
  • O Consumidor brasileiro, como vimos nos dados anteriormente da pesquisa do Think With Google, vai valorizar uma marca que tenha um melhor atendimento ao cliente.
 
 

Ao checar esses dados, não é um exagero dizer que, com exatamente os mesmos produtos disponíveis no mercado para todos os corretores, é possível criar uma oferta única e irresistível com:

  • Opções claras e detalhadas das coberturas oferecidas, com custo-benefício explicitado e ancorado;
  • Agregação de valor através de descontos, promoções e presentes;
  • Prestando um serviço de atendimento ao cliente superior à media;
  • Sendo transparente sobre todas as partes do processo.
 

A Importância da Confiança: Como Construir a Confiança das Perspectivas em Você

Os clientes de seguros são mais propensos a compartilhar suas informações pessoais com você quando confiam em você. 

Agora, vamos ser sinceros: para contratar seguros, a confiança precisa ser muito alta.

Se não fosse, a figura do corretor não seria imprescindível para fazer negócios de seguros.

Conquistar a confiança de seus possíveis segurados têm a ver com fazer com que eles se sintam seguros e que você está os ajudando como um consultor, não vendedor.

É claro que você está interessado na comissão. Mas para alguém confiar em seu trabalho e justamente lhe pagar por ele, você precisa devolver algo em troca: a capacidade de se colocar no lugar do segurado e compreender qual a melhor opção para ele no momento.

Aqui estão seis dicas de como ter sucesso como corretora de seguros confiável:

  1. Contrate corretores e funcionários éticos. Se você não puder confiar em seus funcionários, porque o segurado confiaria?
  2. Seja transparente sobre seus preços e políticas.
  3. Tenha clareza sobre o porque dos preços, mesmo nos casos em que o motivo é o alto índice de sinistralidade ou risco do segurado.
  4. Evite as letras miúdas! Em contratos, comunicações ou propostas, deixe que tudo seja facilmente consultado e revisitado.
  5. Trate cada possível cliente da mesma forma, mesmo que não vá fechar negócios. Isso pode expandir a percepção de confiança da sua corretora.
  6. Pode ser que você descobre que o melhor negócio para o potencial cliente fazer não é com você. Utilize seu conhecimento no mercado para recomendar o melhor caminho.
 

O poder do atendimento ao cliente: como mostrar aos clientes e potenciais clientes que você se importa

Porque atender bem os clientes no Brasil é tão importante?

Nós podemos inferir várias coisas e ter respostas rápidas e vagas sobre isto.

Mas será que as corretoras de seguros no Brasil estão realmente atentas a este importante movimento?

Será que todos sabem o real impacto de um atendimento ruim de uma empresa?

Proponho aqui discutir alguns dados de um apanhado de dados realizado pela Zendesk, empresa global que oferece tecnologia para atendimento ao cliente:

  • 61 % dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.
  • 7 em cada 10 consumidores dizem que pagaram mais caro para fazer negócios com uma empresa que oferece um ótimo serviço de atendimento.
  • geração do milênio (nascidas entre meados da década de 1985 e o fim dos anos 90) está disposta a gastar 21% a mais para receber um ótimo atendimento ao cliente.
 

Já parou para pensar no quanto um corretor de seguros pode ter uma tremenda vantagem, de acordo com este dado?

Clientes querem ser bem atendidos, querem saber que seus problemas serão resolvidos e que podem confiar, como já discutimos.

Que figura mais adequada para isto, no mercado de seguros, que um corretor?

Desta forma, é imprescindível que sua corretora se preocupe em atender bem os seus clientes.

  • 72% esperam que os atendentes conheçam seu histórico com a empresa (como contatos, compras, suporte oferecido).
 

Quer saber um aspecto que vai deixar seu atendimento melhor?

A resposta está aí: conhecer histórico.

Aquela coisa de saber com quem se está falando. Afinal, qual a vantagem de solicitar os serviços de um corretor se ele não vai se preocupar em saber quem sou e quais são minhas dores e problemas?

Embora a tecnologia para isto em larga escala possa complicar, o investimento se paga. Conhecer mais seus clientes vai gerar mais satisfação.

 

Outro ponto importantíssimo para melhorar seu atendimento: velocidade na resolução de problemas.

Não estamos falando somente da velocidade de atender, mas sim de resolver.

E, muitas vezes, as corretoras e seus gestores vão cobrar diretamente dos funcionários esta resolução rápida, mas não funciona bem por aí.

A verdade é que, para proporcionar soluções de problemas de forma rápida, antes da competência dos funcionários, é preciso ter estrutura.

Quanto mais autonomia seus corretores têm para resolver problemas, mais rápido eles serão resolvidos.

Tudo bem, você entendeu o quanto um atendimento ao cliente bem elaborado pode facilitar a vida do cliente.

Quer saber o quanto pode melhorar a performance da sua corretora?

Vamos dar uma olhada em mais alguns dados:

  • É de 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente atual.
  • 96% dos consumidores acreditam que o atendimento ao cliente é importante na escolha de se tornarem fiéis a uma marca. 
  • 56% dos clientes deixariam de comprar com uma empresa devido a uma  experiência de atendimento.
  • A retenção de clientes é 14% maior entre as empresas que investem em big data e analytics
  • 73% das empresas com maturidade “acima da média” em Experiência do Cliente têm desempenho financeiro melhor que seus concorrentes (cerca de 44% maior que as empresas menos maduras).
  • 20% é o aumento na taxa de engajamento que as empresas que fazem um esforço conjunto para melhorar a experiência do cliente sentem.
  • 89% é a taxa de retenção das empresas com as estratégias mais fortes de engajamento de clientes omnichannel. Empresas com estratégias omnichannel fracas tem apenas 33% de retenção.
  • As empresas que se destacam na experiência do cliente aumentam as receitas 4-8% acima do mercado.
  • 80% dos clientes afirma que mudaria para um concorrente após mais de uma experiência ruim.
 

Eu poderia me ater apenas às estatísticas de aumentos de receita e seria suficiente para afirmar que um melhor atendimento pode diferenciar sua corretora.

Mas quero ir mais longe.

Repare quando falamos de aumento de fidelidade, retenção e marca. Quando sua corretora tem maior capacidade de reter cliente, ela tem capacidade de se sustentar por mais tempo. Por permanecer vida.

Em um ambiente de competição brutal, não seria mal lançar mão de uma vantagem competitiva tão óbvia para sobreviver e prosperar.

Acesso às seguradoras e seus produtos

A maior vantagem que a Rede Lojacorr oferece às suas corretoras é, sem sombra de dúvida, o acesso às mais de 40 seguradoras em seu portfolio.

Embora haja limitações em quais produtos entram ou não na parceria, a verdade é que, de forma geral, o Corretor está munido de uma camada de negociação muito mais poderosa do que se estivesse sozinho, por conta.

Um grande benefício para as corretoras iniciantes também está na sua capacidade de ter acesso às seguradoras, uma vez que a construção de relacionamento diretamente com elas leva tempo.

Desta forma, o grande primeiro benefício que apresentamos neste artigo é o acesso à estas seguradoras.

As corretoras ganham mais potência com mais camadas de negociação e as seguradoras expandem seu market share, tendo mais pontos de atuação disponíveis.

Para o cliente final, a capacidade de ser atendido com mais atenção e opções por diversas corretoras e seguradoras.

Lista de seguradoras parceiras da Lojacorr

AIG Seguros Brasil 

Alfa Seguros e Previdência S/A

Allianz Seguros

American Life

Amil Planos de Saúde 

Argo Seguros

AXA Seguros 

Berkley International do Brasil 

Bradesco Seguros S.A.

Bradesco Vida e Previdência 

Centauro Vida e Previdência 

Chubb Seguros

Essor Seguros 

Excelsior Seguros 

Extramed

Fairfax Brasil Cia de Seguros 

HDI Seguros 

Icatu Capitalização

Icatu Seguros 

Invest Seguradora 

Junto Seguradora

Liberty Seguros S.A. 

MetLife 

Mitsui Sumitomo

Mongeral 

Mapfre Seguros 

Pottencial Seguradora

Previsul – Previdência do Sul 

Prudential do Brasil 

Sancor Seguros

Seguros Sura 

Sompo Seguros 

Suhai Seguros

SulAmérica S.A. 

Swiss Re Corporate Solution 

Tokio Marine Seguradora

Too Seguros 

Travel Ace Assistance 

Unimed Seguros

Vital Card 

Zurich Seguros

 

Backoffice operacional para aumentar a eficiência da sua corretora de seguros

Aqui na Rede Lojacorr, nós temos experiência de acompanhar corretoras de seguros por muito tempo. E acredite: a gente sabe o trabalhão que dá fazer as várias atividades burocráticas que envolvem a corretagem. É pedir muito a qualquer pessoa! 

E se o corretor não consegue manter a parte burocrática rodando suavemente, o foco em adquirir novos clientes se dissipa, o que pode resultar em uma enorme quantidade de receita e lucro perdidos. 

Felizmente, há algumas coisas que você pode fazer para manter um back office sólido e sustentável, te ajudando a tirar um pouco do estresse de administrar o negócio — tudo sem gastar uma tonelada de dinheiro.

Quem é corretor da Rede Lojacorr sabe o que é ter um backoffice incrível rodando: gestão completa da carteira, acesso automatizado às seguradoras, acompanhamento de sinistralidade e pagamentos de parcelas dos segurados na palma da mão.

No entanto, pode ser que você ainda não esteja pronto, ou mesmo não vê como sua corretora se encaixaria numa parceira com a gente. E não tem problema!

É por isso que desenvolvemos esse guia: democrático e acessível para qualquer corretora de seguros, você pode começar o seu backoffice com a ajuda de algo simples como uma planilha.

Vamos lá?

Porque ter um backoffice para sua corretora de seguros

Qual é o sentido de ter um backoffice na sua corretora de seguros? É uma ferramenta permite que você seja um parceiro de negócios melhor e mais atento. 

Como corretor de seguros, a forma como você interage com seus clientes é fundamental para a forma como eles percebem você e sua corretora, o que acaba por movimentar novos negócios. Se você não for organizado e eficiente, seus clientes começarão a se sentir frustrados e ressentidos, o que acaba se transformando em menos clientes.

Quando você tem dedicação total aos seus clientes e foca exclusivamente em vender apólices e cuidar de cada segurado, sua corretora ganha uma vantagem competitiva alta no mercado. Afinal, a figura do corretor é de uma importância genuína para os segurados, que sentem-se mais confiantes ao contratar seguros com o apoio de um ser humano.

No entanto, não dá pra fugir das tarefas burocráticas, né?

Você vai precisar fazer a cotação em diversas seguradoras, vai precisar transmitir os pagamentos, informar os pagamentos para a seguradora, emitir notas fiscais, acompanhar sinistros e pagamentos dos seus segurados.

Pode parecer pouca coisa com uma base de clientes pequena. Mas e quando isso escala? Como gerenciar, dezenas, centenas ou milhares de segurados?

E é por isso que um backoffice bem estruturado na sua corretora de seguros pode te salvar horas de trabalho.

Vamos ver como você pode começar sem muitos investimentos!

Comece com uma planilha

Embora uma planilha não seja a melhor opção para todas as corretoras, para quem está começando a se organizar pode ser uma verdadeira mão na roda. 

Uma planilha é simples de criar e fácil de manter. Você pode torná-la único para começar e usá-la como um modelo para futuras informações de backoffice. A planilha possui algumas seções differentes, cada uma das quais ajuda a acompanhar peças específicas de informações para um cliente específico.

Algumas dicas que podemos te dar logo de cara:

 

“Mas, e se eu não puder pagar por excel?”

Não tem problema. Estes cursos introdutórios do Excel vão te ajudar a mexer, também, no Google Planilhas, que é gratuito para qualquer pessoa com uma conta Google.

Você pode começar com algo bem simples como o modelo abaixo:

E se você não tem familiarização com planilhas, não é um problema. Embora Excel e Google Planilhas sejam ferramentas com recursos avançados, o acompanhamento de clientes, apólices, pagamentos e notas fiscais não é nem um pouco difícil e há uma infinidade de materiais gratuitos na web que te ensinam a mexer no básico destes dois softwares.

Quando você começa a usar uma planilha, você precisa ter algumas coisas básicas em mente. Você deve saber quantos clientes você tem e suas informações. Quantas apólices cada cliente tem. E usar a planilha para fazer uma lista de cada apólice. Depois de ter uma lista de todas as apólice, você deve ter certeza de adicionar as informações sobre o que cada política cobre.

Uma planilha é uma das melhores maneiras de acompanhar informações importantes. Ele pode ajudá-lo a organizar todos os dados da sua empresa. Esses dados podem incluir qualquer tipo de informação. 

Alguns dos tipos mais comuns de informações que você pode querer armazenar em uma planilha são dados financeiros, dados de contato e dados do cliente. Por exemplo, você pode usar uma planilha para acompanhar quanto dinheiro seus personalizadores gastam em seus produtos e serviços. Também é bom ter informações sobre os contatos de seus clientes, incluindo seu nome, endereço de e-mail, número de telefone, número de fax, endereço e quaisquer outras informações que possam ajudá-lo a manter contato com eles.

Abaixo, o que nós recomendamos que você tenha em sua planilha, imprescindivelmente.

1. Inclua todas as informações pessoais de seus contatos.

Dessa forma, você pode verificar os detalhes de cada apólice do cliente e alterá-las de acordo. Isso inclui todos os dados pessoais relevantes, como nome, endereço e números de contato.


2. Liste os diferentes produtos de seguro que você oferece e seus respectivos preços.

Uma das maneiras mais comuns pelas companhias de seguros ganharem dinheiro é através de prêmios. Os prêmios de seguro são as taxas que os consumidores pagam às suas seguradoras para cobertura. Os prêmios podem variar muito dependendo do tipo de apólice, da quantidade de cobertura, da empresa e de outros fatores.

Desta forma, a tabela não é apenas para listar os produtos. Também pode ser usado para listar todos os serviços que o provedor de seguros oferece, juntamente com os prêmios do seguro. Isso ajudará sua corretora a entender claramente do que cada um desses produtos e serviços se tratam. Também ajuda a dar uma melhor compreensão ao cliente sobre os serviços que vão ser prestados.


3. Configure várias contas para cada cliente e adicione quantas contas você precisar para acompanhar as informações de cada cliente .

Quando falamos de uma conta, estamos falando de um registro de apólice. Cada apólice de cada cliente representa uma conta, um negócio diferente.

Em caso de reclamação, uma pessoa com a apólice teria que assinar uma declaração para dizer quanto o veículo foi danificado e quanto dinheiro o segurado estava reivindicando. 

Eles também teriam que enviar à seguradora uma cópia de sua apólice e os documentos de registro do veículo. A seguradora então pegaria esses documentos e pesquisaria o banco de dados de todas as apólices dos outros clientes para ver se eles tinham alguma reivindicação nesse período. 

É por isso que é importante configurar uma conta separada para cada cliente que você pode manter no arquivo. Se a apólice de um cliente não estiver mais ativa, ela precisa ser excluída do banco de dados.


4. Mantenha todos os documentos relacionados a cada conta em uma pasta online e vincule-os em sua planilha

Quanto mais informações você puder reunir sobre seus clientes, melhor. 

Assim, você mantém todos os documentos relacionados a cada conta em uma pasta on-line e pode vinculá-los em sua planilha para o seu backoffice para que você possa consultá-los quando precisar. Esses documentos são fundamentais porque eles te dão um ponto de partida para se relacionar com seus clientes da forma mais transparente o possível.


5. Acompanhe todas as suas faturas, pagamentos e receitas na mesma planilha

A principal razão pela qual os corretores de seguros são bem sucedidos é que eles acompanham suas receitas e despesas em uma planilha. Dessa forma, eles podem ficar de olho no fluxo de caixa que vem, e ter certeza de que eles estão recebendo o dinheiro que eles precisam para crescer seus negócios e seus resultados.

6. Você pode ter um sistema que faz isso por você

A maioria das corretoras de seguros mantém seus registros em planilhas e usa o Word ou Excel para criar faturas e extratos, ou simplesmente registrar os detalhes de uma transação manualmente. 

Esse método de contabilidade pode dificultar o acompanhamento de todas as transações e receitas geradas pelo seu negócio.

Então, sim: você pode começar com uma planilha. Mas, em algum momento, isto pode começar a ficar trabalhoso demais.

Se você é corretor da Rede Lojacorr, sabe como isso te poupa horas e mais horas de serviço e o quanto você pode se dedicar aos seus clientes.

E isso se dá numa junção de tecnologia + serviço humanizado, que muda completamente o jogo de gestão de carteira de seguros.

O tópico abaixo vai tratar exatamente de como você pode alavancar tecnologias poderosas para automatizar processos manuais e burocráticos.

Aproveite o poder da tecnologia no backoffice da sua corretora de seguros

Você sabe o que precisa, agora é hora de aproveitar a tecnologia para automatizar as tarefas que você pode tirar do caminho. Isso liberará seu tempo para ser mais produtivo com o que realmente interessa: seus clientes.

O backoffice de uma corretora de seguros normalmente inclui todas as tarefas administrativas que são necessárias para executar a empresa sem problemas. Essas tarefas administrativas podem ser qualquer coisa, desde processar sinistros, inserir os dados dos clientes em uma planilha ou sistema e até gerenciar os pagamentos. 

Ao se concentrar em melhorar essas tarefas importantes, você terá uma ideia melhor de como tornar o seu negócio mais eficiente. A maneira como você vai conseguir isso é automatizando e agilizando cada processo para economizar tempo e dinheiro.

É difícil para um humano gerenciar todas as informações em um negócio. Quando falamos de seguros, complica um pouquinho mais. Afinal, estamos falando de diversos detalhes, como coberturas, sinistros, prêmios, etc.

Com tantas coisas para gerenciar, uma das coisas que imediatamente geram preocupação é: podem acontecer erros humanos. E quanto mais gente envolvidas em inserir e alterar informações, a quantidade de erros humanos pode ser fatal.

É por isso que a tecnologia tem o poder de mudar radicalmente a maneira como você opera o backoffice. Temos um tópico neste artigo exclusivamente dedicado ao BrokerOne, nosso sistema  de gestão de seguros.

Por aqui, seguem algumas dicas práticas do que você pode fazer com um bom sistema de backoffice funcionando.

1. Processos automáticos de renovação de seguros

Se o cliente está satisfeito com o Seguro que contratou, se sabe que é a melhor opção e a com o melhor custo-benefício, é muito difícil que ele não renove.

O problema? Com tantas opções no mercado, ele claramente vai procurar por coisas melhores quando for a hora da renovação.

É por isso que sua corretora de seguros deve se antecipar e com um backoffice automatizado, isso pode te poupar horas de trabalho (e aumentar seus lucros a cada renovação).

Este processos automáticos incluem:

  • Lembretes automáticos de renovação via e-mail, WhatsApp ou outras plataformas de mensageria;
  • Cotações automáticas via multicálculo alguns meses antes da renovação do cliente vencer.
 

Com estas duas automações de backoffice no lugar, fica muito mais fácil orientar o cliente e cumprir o papel fundamental do corretor de seguros como um verdadeiro consultor de proteção.

Na Rede Lojacorr, nossos corretores contam com o poderoso BrokerOne para acompanhar cada passo do cliente em suas apólices.


2. Reduza os custos operacionais com uma tecnologia de backoffice em sua corretora de seguros

Há uma enorme diferença entre uma tecnologia de backoffice como o Office 365 e uma solução SaaS que faz toda a gestão de backoffice para você. Uma corretora de seguros que investe no primeiro poderia economizar algumas centenas de horas por ano, mas esta última economizaria milhares. 

Isso para não falar da economia financeira, que é mais complexa de calcular, a depender de cada operação de corretora de seguros.

Mas vamos fazer um exercício: se você gastava 1000 horas por ano em tarefas burocráticas e, com um sistema automatizado, passa a operar apenas 100 horas, as 900 horas restantes podem ser exclusivamente dedicadas aos clientes.

Essas economias vêm de uma série de fatores, como a capacidade de fazer operações de backoffice a taxas mais baixas, não há necessidade de suporte de TI, menos entrada de dados e melhor visibilidade em todo o negócio.

Com tecnologia certa para sua corretora de seguros, você pode:
  • Configurar um único ponto de contato para todos os clientes para ajudá-los a escolher planos de seguro.
  • Usar as políticas certas para reduzir sinistros e reduzir perdas.
  • Usar análises preditivas para prever e evitar fraudes de sinistros.
  • Analisar as relações com o cliente para saber quando renovar e quando cancelar. 
  • Integrar dados e processos a partir de múltiplas fontes
  • Manter um melhor controle das transações comerciais
  • Garantir o cumprimento das leis e regulamentos internos e externos


3. Melhore o atendimento ao cliente com nosso sistema para corretoras de seguros orientado ao backoffice

Se você tem tentado encontrar uma maneira de melhorar o atendimento ao cliente de seus clientes atuais, aqui está uma ótima oportunidade para você mudar isso. 

O seguro é uma das coisas mais complicadas de se entender. Clientes precisam da figura do corretor para sentirem-se seguros e precisam compreender o que afeta suas vidas diretamente, não todos os detalhes jurídicos e processuais.

É por isso que, uma vez que você esteja atuando como uma corretora de seguros em massa e tenha seu backoffice no lugar, o atendimento ao cliente vai surgir inevitavelmente.

Atender seus clientes de seguros é uma função não só importante, como vital. Sabe porquê? Por que seguros são complicados. O que acontece se você, segurado, se vê em um acidente de carro e demora horas para conseguir falar com seu corretor ou seguradora para acionar o sinistro?

Você não ia ficar feliz, não é mesmo?

Um valor que defendemos na Rede Lojacorr é o cliente. E ter todas as informações antecipadamente para auxiliar seu cliente em momentos difíceis é um grande diferencial.

Você pode começar com ferramentas simples de chat online no seu site, ou mesmo um número de whatsapp para atender seus clientes de maneira imediata.

Temos um artigo completo sobre tecnologias para corretoras de seguros, e dedicamos um tópico exclusivo ao atendimento ao cliente. Vale conferir!

Conforme sua corretora cresce, você vai ter mais clientes e ficará praticamente impossível atender seus clientes por um único número de WhatsApp.

Aqui na Rede Lojacorr, em conjunto com o backoffice, nós disponibilizamos nosso time para te apoiar em diversos momentos da jornada do seu cliente. Se ele precisa de apoio, você também! E nossa tecnologia em conjunto com serviço te apoiam quando você precisar.

Foco nos Clientes

Se você passou pelas planilhas, cresceu e automatizou seus processos com ferramentas e tecnologias adequadas, você sabe a maravilha que é poder determinar seu foco quase que exclusivamente aos clientes.

Isso vai acontecer por dois grandes processos: vendas e pós-vendas.

Durante as vendas, a utilização de um sistema de CRM de prospecção e multicálculo são de uma importância dramática para reduzir as horas de trabalho dedicadas a burocracia. Enquanto o CRM vai te permitir maior controle de suas prospecções, o multicálculo vai se dedicar a oferecer o melhor para os clientes.

Além disso, o acesso a um amplo mix de produtos de diversas seguradoras pode ajudar ainda mais na garantia do melhor negócio. E detalhe importante: enquanto a maioria dos corretores de seguros consegue atuar com uma média de 3 a 5 seguradoras, a Rede Lojacorr expande o acesso para mais de 50.

No lado do pós-vendas, o atendimento ao cliente e a gestão de apólices e segurados passa a ganhar muito mais destaque. Afinal, se você não precisar consultar cada apólice e cada segurado manualmente, fica muito mais fácil de se dedicar a resolver problemas.

O backoffice para corretoras de seguros da Rede Lojacorr

Estamos há mais de 25 anos no mercado apoiando corretoras de seguros com uma poderosa Rede que se retroalimenta de aprendizados. Mas, para as corretoras, o que é mais importante, nós oferecemos soluções reais para enfrentar problemas, especialmente no que diz respeito à gestão.

Nosso serviço de backoffice para corretoras de seguros automatiza todo o trabalho de repasse de comissões, conciliação com seguradoras e acompanhamento da vida do cliente e de suas apólices. 

No tópico de Tecnologia, você confere como nosso backoffice atua por você.

Tecnologia e sistema para corretoras de seguros

Sistemas para corretoras de seguros são frequentemente uma dor de corretoras de seguros. Qual o melhor? Qual tem o melhor custo-benefício? Vou conseguir fazer com que meus corretores e outros funcionários utilizem?

A Transformação Digital está invadindo todas as indústrias desde a chegada da Internet, mas apareceu de forma tardia no mercado dos seguros.

O uso de tecnologias para alavancar seguros começou timidamente com as seguradoras, avançou em um movimento dramático com as insurtechs e, agora, gera uma grande oportunidade para Corretoras de Seguros.

Afinal, no mínimo uma planilha de Excel você já utilizou para controlar seus negócios, certo?

No entanto, a oportunidade é muito maior que isso.

Segundo um relatório de estatísticas da AI Multiple, aqui estão os principais benefícios da transformação digital para empresas:

  1. Executivos dizem que os principais benefícios da transformação digital são a melhoria da eficiência operacional (40%), um time to market mais rápido (36%) e a melhor capacidade de atender às expectativas dos clientes (35%). (Fonte: PTC)
  2. 56% dos CEOs dizem que melhorias digitais levaram ao aumento da receita. (Fonte: Gartner)
  3. As empresas maduras digitalmente são 23% mais rentáveis do que seus pares menos maduros. (Fonte: MIT)
  4. Os líderes de experiência do cliente são quase três vezes mais propensos do que seus pares — e as primeiras empresas digitais têm 64% mais chances do que seus pares de terem excedido sua meta de negócios principal em 2018 por uma margem significativa. (Fonte: Adobe)
  5. Funcionários de empresas com menos de 100 funcionários têm quase três vezes mais chances de dizer que sua transformação digital foi um sucesso do que funcionários de empresas com mais de 50.000 funcionários. (Mckinsey)
  6. As empresas B2B de alta tecnologia relataram uma redução de custos de 10% a 20% e um crescimento de receita de 10% a 15% com a transformação de seus processos de experiência do cliente. (Mckinsey)
  7. 74% dos compradores de empresas dizem que pagarão mais por uma melhor experiência B2B. (Salesforce)
 

Neste tópico, vamos abordar algumas tecnologias importantes que podem auxiliar sua corretora de seguros. Falaremos de Sistemas de Atendimento ao Cliente, Geração de Leads, Multicálculo, CRM e Backoffice. Vamos lá?

Se quiser mais profundidade sobre o tema, preparamos um artigo mais completo: Sistemas para corretoras de seguros para melhorar a produtividade e impulsionar o atendimento ao cliente.

Sistemas para Corretoras de Seguros no Atendimento ao Cliente

Como você atende seus clientes hoje?

Provavelmente, você não conseguiu fugir do WhatsApp, certo?

Não é um problema. Afinal, o WhatsApp está presente em 99% dos celulares brasileiros de acordo com a pesquisa Panorama Mobile da Time/Opinion Box.

O problema começa quando você utiliza seu celular pessoal para fazer esses atendimentos. E aumenta na mesma proporção que sua base de clientes aumenta.

Afinal, como você vai saber o que acontece com cada cliente?

Como você vai medir cada ponta do atendimento? Como você vai ter um termômetro das coisas que você deve e não deve fazer em um atendimento?

Conforme sua corretora se especializa e ganha corpo, é ideal que você pense em sistemas de atendimento para seus segurados.

E como a gente sabe que o WhatsApp é uma realidade, seguem algumas dicas de como você pode profissionalizar seu atendimento conforme a demanda da sua corretora.

Para quem está começando – WhatsApp Business

O Whatsapp Business é uma ferramenta do Whatsapp disponível para qualquer conta dentro do aplicativo. Geralmente, é utilizado por negócios locais, o que é perfeito para corretores de seguros com uma carteira iniciando.

Segundo o site do Whatsapp, esta é a descrição da ferramenta:

“O WhatsApp Business é um app gratuito que foi desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas e está disponível para Android e iPhone. O WhatsApp Business facilita a interação com os clientes e oferece ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens. O app também tem os mesmos recursos e o mesmo visual do WhatsApp Messenger que você já conhece e confia. Você pode usá-lo para fazer tudo o que já está acostumado a fazer, desde trocar mensagens até enviar fotos e vídeos.”

As principais vantagens são:

  • A alteração do perfil para incluir informações de perfil commercial, como endereço, email e site da sua corretora de seguros;
  • Utilização de etiquetas para classificar mensagens (por exemplo, parcela vencida, renovação, etc);
  • E ferramentas de mensagem automática, conforme o contato de clientes.
 

É um Sistema para corretoras de seguros perfeito para attender clientes em situações de demanda de atendimentos baixa.

Para quem está explorando presença digital – chat e chatbot

Uma coisa que surgiu nos últimos anos e que pode funcionar em alguns tipos de negócio é a utilização de robôs de conversa.

Como funciona isso?

Você cria um fluxo de conversa que é encaminhado conforme respostas pré-determinadas. Por exemplo: 

“Olá, cliente! Sobre o que você gostaria de falar?”

  • Quero cotar seguros;
  • Quero falar sobre minha apólice;
  • Quero falar sobre renovações;
  • Quero falar sobre pagamentos.
 

Conforme a resposta que o cliente escolhe, sua corretora pode direcionar para funcionários diferentes, ou mesmo já levar o atendimento contextualizado para quem vai atender.

Atualmente, você não precisa de grandes conhecimentos em desenvolvimento ou tecnologia para fazer isto. Algumas ferramentas online podem te ajudar:

 

Algumas dessas ferramentas ainda podem criar automações em Instagram e Facebook, para quem gosta de usar essas redes sociais.

Se você utiliza redes sociais e seu site para falar com seus clientes, um Sistema para corretoras de seguros relevante é um Sistema de bot, que se integra com estes canais digitais.

Para corretoras com alta complexidade operacional

Conforme sua corretora cresce, os canais de atendimento se multiplicam – afinal, quem escolhe ser atendido é o próprio cliente.

Imagine quando você começar a receber centenas de mensagens por dia, em canais diferentes? WhatsApp, Facebook, Instagram, Telefone… como gerenciar tudo isso?

Neste caso, sua corretora pode se beneficiar de uma plataforma mais robusta de atendimento ao cliente – uma que integre diversos canais e entregue uma experiência única para seus clientes

O que isso significa?

Basicamente, seu cliente vai poder entrar em contato por qualquer canal que desejar, mas seu time de atendimento terá todas as informações em uma única tela, um único Sistema.

Algumas ferramentas brasileiras que podem te ajudar quando você chegar neste ponto:

 

Profissionalize seu atendimento com um Sistema para corretoras de seguros

Sistemas de atendimento ao cliente, do mais simples ao mais complexo, podem ser a verdadeira diferença entre um atendimento professional e um atendimento corrido e com péssima experiência para seus segurados.

Nem que você comece com um perfil business para o seu WhatsApp, recomendamos fortemente que você invista em melhorar esta camada de serviço da sua corretora com tecnologia.

Sistemas para corretoras de seguros na geração de leads

Hoje, as corretoras de seguros estão lutando para encontrar leads de qualidade para preencher seus pipelines, tanto que não é mais incomum para os vendedores fazer até 10 chamadas frias por dia.

No entanto, atualmente é possível criar verdadeiras máquinas de geração de novos leads todos os dias, com menos esforço e muito mais assertividade.

Para corretoras com mais estrutura, é comum que elas invistam em marketing digital e métodos de prospecção modernos. No entanto, nem todos podem fazer isso. Muitas vezes, a solução passa pelo próprio corretor fazer o trabalho braçal de prospectar novos clientes.

Como a tecnologia pode ajudar em cada um dos casos?

Geração de Leads para Pequenas Corretoras ou quem está começando

Se você quer fazer geração de leads por canais digitais e ter um fluxo de potenciais clientes chegando todos os dias, mas dentro de um espaço controlado, você pode começar de formas menos automatizadas, mas ainda assim, aproveitar a tecnologia.

Se você é familiarizado com o Instagram, o Facebook e o WhatsApp, é um ótimo caminho para começar.

Estar presente nestas redes com um bom conteúdo, que eduque sua rede na importância de estar segurada nos produtos que você comercializa, já ajuda numa coisa que é bem difícil hoje em dia: chamar atenção.

“Ah, pessoal, mas eu tenho poucos seguidores”.

O que é pouco?

Vamos lá. Se você tiver 200 seguidores, você já encheu um auditório de tamanho médio. É bastante gente, não é?

Desta forma, se 5% destes seguidores prestarem atenção no seu conteúdo e te chamarem por mensagem direta, são 10 potenciais clientes (ou leads) que você pode prospectar, sem ter que necessariamente ir atrás deles.

Neste artigo, não vamos entrar em detalhes sobre o processo de prospecção, mas anote aí o básico se você quiser começar a se arriscar:

  • Monte um bom perfil em uma dessas redes sociais (foque em Facebook ou Instagram de acordo com o seu público e use o whatsapp para continuar a conversa);
  • Deixe claro no perfil que você é uma corretora ou corretor de seguros;
  • Publique conteúdo (texto, imagem ou vídeo, o que for mais fácil pra você) sobre aquilo que você conhece. Não venda ainda!
  • Eduque sua rede com este conteúdo. Por exemplo, as pessoas sabem porque um seguro de vida é tão importante? Elas sabem que é possível conseguir negociações melhores em seus seguros auto? Explique com sua experiência essas dúvidas que afligem brasileiros em relação a seguros! Desmistifique!
  • Espere que as mensagens diretas cheguem e atenda às dúvidas dessas pessoas como se fossem clientes.
 

Se você seguiu todos os passos e os produtos que você comercializa são de interesse da sua rede, as coisas vão começar a acontecer, nem que em um volume pequeno.

Geração de Leads em Massa

Se o seu problema é uma capacidade alta para fechar negócios, mas poucos leads chegando todos os meses, é muito provável que você precise de um fluxo de entrada maior destes potenciais clientes. 

Em marketing, nós chamamos isso de “topo do funil”. Ou seja: pessoas que estão interessadas, mas não necessariamente tem uma decisão formada. Conforme esses maturam a decisão, eles avançam pelo funil e podem tornar-se clientes.

O que acontece em operações mais consolidadas é, geralmente, a falta de leads para que o time comercial consiga trabalhar.

Existem diversas técnicas e metodologias para isso. Por aqui, vamos falar rapidamente de algumas destas técnicas e que sistemas para corretoras de seguros podem funcionar no seu negócio.

Inbound Marketing

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing digital que visam atrair potenciais clientes e convertê-los em clientes. 

Em pequena escala, se parece com o tópico anterior que trouxemos. 

No entanto, quando estamos falando de muitos leads por mês, o Inbound é a tática mais apropriada.

Basicamente, o processo que acontece é este:

  • Criação de conteúdo em canais como redes sociais, anúncios pagos, blogs e YouTube;
  • Criação de gatilhos nestes espaços, como formulários, que capturam as informações dos leads interessados;
  • Um processo posterior de atendimento, em que os interessados são contactados para oferecer novas oportunidades de negócio.
 

O que muda numa estratégia de massa de Inbound Marketing é que em geral, você precisa de sistemas automatizados para que estes contatos caiam numa única base e, então, possam ser distribuídos automaticamente para sua força de vendas.

Nós recomendamos o RD Station, a Lead Lovers e o Active Campaign como ferramentas funcionais para Inbound Marketing.

E, caso você não sinta que esteja na hora de fazer isso por conta, pode contratar os serviços de uma agência, por exemplo. A Segbox tem serviços de marketing digital e inbound marketing focados no mercado de seguros!

Geração de Leads terceirizada

Outra possibilidade é usar um sistema para corretora de seguros orientado a geração de leads em seu mercado, 100% focado.

Este é o caso da Zipia.

A Zipia é uma plataforma integrada de serviços que se compromete a entregar contatos qualificados para corretores de seguros, dependendo dos ramos em que atua.

Desta forma, o trabalho de conquistar os contatos ficam com a Zipia e a responsabilidade pelo fechamento do negócio, com a corretora.

Sistemas para corretoras de seguros de multicálculo

“Cotação automática” é um termo usado no setor de seguros que descreve um processo pelo qual as cotações do seguro são geradas automaticamente a partir de informações inseridas pelos clientes. Isso pode acontecer quando alguém está criando uma nova política, updating uma atual, ou adicionando outro driver à política.

É aqui que você começa a entrar nas engrenagens da indústria de seguros. 

Ao desenvolver uma apólice, você deve garantir que o propósito dela seja comunicado de forma clara e precisa.

A forma como comunicamos as apólices de seguro mudou significativamente nos últimos anos.

Há duas razões principais para isso. Primeiro, a internet e as mídias sociais significam que agora é fácil comparar preços, bem como visualizar os termos completos de uma apólice, incluindo exclusões e condições. 

Em segundo lugar, há um grande número de produtos de seguro surgindo todos os dias.

Dessa forma, você acaba tendo que cotar manualmente cada seguradora para encontrar a melhor solução para o seu segurado.

Essa é uma das ferramentas mais incríveis que os corretores de seguros podem experimentar: o multicálculo.

O Multicálculo de Seguros pode solicitar cotações de determinados produtos de seguros (especialmente produtos de varejo) de várias seguradoras em poucos minutos, comparar coberturas e prêmios e oferecer a melhor solução para o cliente no momento.

Embora não esteja diretamente ligada ao back office do seu corretor de seguros, uma solução multicomputador pode economizar muito tempo para o mesmo propósito de um backoffice automatizado: foco no cliente.

Corretores da Rede também contam com um poderoso multicálculo já integrado com a plataforma de gestão.

Sistemas para Corretoras de Seguros de CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com Clientes. 

Em geral, é um sistema de gestão que atua desde a prospecção de clientes até o fechamento, mas pode também ser um sistema de gestão do pós-venda.

Na Rede Lojacorr, a Central de Negócios é o nosso CRM, com acesso direto pelo nosso sistema proprietário, o BrokerOne.

O BrokerOne em si cuida de toda a carteira do corretor, mais orientado a pós-venda.

Desta forma, a conciliação de pagamentos com as seguradoras, as parcelas de pagamento dos clientes, os avisos de sinistro e o repasse de comissões estão completamente automatizados, cabendo ao corretor apenas acompanhar a gestão.

Mas, quando estamos falando de prospecção de novos clientes, a Central de Negócios é o que temos de mais poderoso para ajudar o corretor a gerenciar seus clientes de forma organizada, com todas as funções de um CRM.

Caso você ainda não seja corretor Lojacorr, Ferramentas gratuitas como o RD Station CRM, o Hubspot CRM e o Agendor (limitadas por número de usuários ou processos) podem auxiliar drasticamente sua operação de prospecção, com acompanhamento diário das tarefas necessárias para avançar clientes pelo seu funil de vendas.

As principais funções de um CRM

Antes de falarmos de tecnologias que podem te apoiar na construção de um CRM, vamos ver alguns dos itens que tornam sistemas assim tão úteis.

1. Use seu software de CRM para coletar os dados de seus clientes e construir uma experiência mais personalizada para eles.

Uma das grandes vantagens de um CRM é o poder de coleta, armazenamento e rastreabilidade dos dados dos clientes.

Você vai concordar numa coisa comigo: é muito mais fácil engatar um relacionamento com o cliente se você conhece seu caso, seu histórico e os motivos que o levaram a procurar por determinado seguro, não é mesmo?

Em termos práticos, um CRM consegue te ajudar, de maneira simples, a incluir as informações de um segurado e acompanhá-las conforme as coisas acontecem.

2. Use seu software de CRM para segmentar seus clientes em diferentes grupos e criar campanhas personalizadas.

Uma vez que você tem as informações destes clientes, fica simples de fazer algo extremamente importante para corretores de seguros: segmentação.

Você pode segmentar grupos de clientes por: mês de vencimento da apólice, ramo do seguro, produto, índice de sinistralidade, etc.

A comunicação que você vai fazer para clientes que estão próximos de ter suas apólices renovadas e para aqueles que ainda nem assinaram o contrato é muito diferente.

Aproveite seu CRM para isso!

3. Rastreie e documente o processo com cada cliente

Utilizar um CRM te permite rastrear e identificar os passos de um cliente conforme avança num processo de venda, paga suas parcelas (ou deixa de pagar), aciona sinistros, etc.

Agora, imagine um sistema de gestão que além de tudo isso, te ajuda a acompanhar os dados fornecidos pelas seguradoras de maneira automática?

É isso o que o nosso BrokerOne faz e, se você não o conhece, vale a pena dar uma olhadinha!

4. Use seu CRM para gerenciar as cargas de trabalho da sua equipe, desde o agendamento até o rastreamento de tempo até a gestão de funcionários.

Usar CRM com uma pessoa pode ser bom. Mas se você tem uma equipe de corretores, fica melhor ainda.

O CRM pode te ajudar a entender a performance de cada corretor, filtrando por segmentos, ramos, valor dos prêmios, número de renovações bem-sucedidas, perdas, etc.

5. Use seu CRM para agilizar seu fluxo de trabalho e trabalhe de forma mais eficiente.

Uma das grandes vantagens de se usar sistemas de gerenciamento de clientes é um fluxo de trabalho organizado.

Na maioria dos CRMs, você tem um modelo de gestão de tarefas chamado Kanban. São colunas que representam estágios de um processo.

Conforme determinada ação do cliente dispara um gatilho (por exemplo, o cliente deu aceite numa proposta) e você pode avançar aquele cliente para o próximo estágio (ou seja, próxima coluna).

Não há nada necessariamente automatizado até aqui, mas a visualização neste formato de quadro dá uma compreensão poderosa para entender o seu processo.

6. Use seu CRM para acompanhar seus clientes.

Seguindo a lógica do Kanban descrita acima, o CRM não te ajuda a entender somente processos, mas as atividades de seu cliente ao longo do processo.

Ele está demorando para assinar o contrato? Dar aceite na proposta? Na média, seus clientes reclamam do preço, renegociam?

Tudo isso pode ser acompanhado sem grandes automações, utilizando um dos sistemas citados no início deste tópico.

7. Use seu CRM para automatizar seus processos e economizar tempo.

Ah! A Automação. Automatizar processos é um sonho para qualquer pessoa que trabalhe com vendas. Quando estamos falando de corretores de seguros, as variáveis são tantas que a automação se torna ainda mais valiosa.

Um CRM robusto e integrado com outras plataformas pode automatizar, inclusive, aquilo que você pensa não ser possível.

Por exemplo, o BrokerOne pode automatizar a leitura de PDFs de uma apólice e puxar seus dados.

8. Use seu CRM para economizar dinheiro.

Não deve ser novidade, mas você já deve ter percebido que, com todas essas vantagens, a economia de tempo é certa e, desta forma, também se economiza dinheiro.

Quando corretores de seguros trabalham com metodologias claras dentro de um sistema inteligente, o tempo economizado é relevante. E quanto mais tempo seus corretores têm para prospectar e atender clientes, mais as chances de novos negócios serem feitos.

Central de Negócios: o CRM da Lojacorr

Nós não poderíamos deixar de ter um Sistema para corretoras de seguros como um CRM. A Central de Negócios é nossa tecnologia gratuita para corretoras da Rede para acompanhar e classificar negócios.

A central de negócios é uma ferramenta disponível no Broker One que permite fazer a gestão do ciclo de vendas desde o contato inicial com o cliente até a efetivação do negócio.

Dentre suas funcionalidades, estão:

  • Cadastro de negócios em prospecção;
  • Inclusão de item e cotações;
  • Registro de informações relevantes à negociação e ao cliente;
  • Programação de tarefas sincronizadas automaticamente com a agenda do BrokerOne;
  • Categorização dos negócios por etapas com base no pipeline de vendas permitindo focar esforços em ações com maiores chances de resultado;
  • Sinalização se a oportunidade foi ganha ou perdida; 
  • Cadastro do protocolo on-line de forma simples e prática a partir do negócio gerado; 
  • Ordenação dos negócios em Quadro Kanban facilitando o gerenciamento das oportunidades e informações.
 

E se você quiser saber mais sobre esta possibilidade, não deixe de falar com um de nossos consultores. Em poucos minutos, vamos entender seus desafios e apresentar o que a Rede como um todo pode te oferecer!

Sistema para Corretora de Seguros de Gestão e Backoffice

O backoffice é uma ferramenta permite que você seja um parceiro de negócios melhor e mais atento. Um corretor melhor!

Como corretor de seguros, a forma como você interage com seus clientes é fundamental para a forma como eles percebem você e sua corretora, o que acaba por movimentar novos negócios. Se você não for organizado e eficiente, seus clientes começarão a se sentir frustrados e ressentidos, o que acaba se transformando em menos clientes.

Quando você tem dedicação total aos seus clientes e foca exclusivamente em vender apólices e cuidar de cada segurado, sua corretora ganha uma vantagem competitiva alta no mercado. Afinal, a figura do corretor é de uma importância genuína para os segurados, que sentem-se mais confiantes ao contratar seguros com o apoio de um ser humano.

No entanto, não dá pra fugir das tarefas burocráticas, né?

Você vai precisar fazer a cotação em diversas seguradoras, vai precisar transmitir os pagamentos, informar os pagamentos para a seguradora, emitir notas fiscais, acompanhar sinistros e pagamentos dos seus segurados.

Pode parecer pouca coisa com uma base de clientes pequena. Mas e quando isso escala? Como gerenciar, dezenas, centenas ou milhares de segurados?

E é por isso que um backoffice bem estruturado na sua corretora de seguros pode te salvar horas de trabalho.

Backoffice que te deixa trabalhar: BrokerOne

Na Rede Lojacorr, o BrokerOne apoia os corretores de seguros especialmente na etapa de pós-vendas, com toda a gestão de carteira unificada.

Desta forma, a conciliação de pagamentos com as seguradoras, as parcelas de pagamento dos clientes, os avisos de sinistro e o repasse de comissões estão completmaente automatizados, cabendo ao corretor apenas acompanhar a gestão.

O BrokerOne tem uma série de funcionalidades que simplificam dramaticamente a vida de um corretor de seguros.

Primeiro, vejamos o benefício que a Rede entrega de melhor: o acesso a mais de 40 seguradoras e seus vastos portfolios.

Isso é uma grande vantagem, mas, como fazer uma gestão simplificada disto?

Você que é corretor sabe como é o trabalho de fazer conciliações de pagamento em múltiplos portais de seguradora.

Você entra em cada sistema de cada seguradora para verificar o status de atividade de cada segurado. Claro que é possível fazer, mas e se fosse possível ganhar mais agilidade.

Dentre as várias funcionalidades do Broker, uma das mais poderosas é economizar o tempo com a gestão da sua carteira. 

Todas as apólices de seus segurados ficam concentradas em um único local e você pode ver seus status todos os meses, com informações oficiais diretamente dos portais das seguradoras.

Além disto, o BrokerOne facilita e muito a vida do corretor que está procurando pelos seus pagamentos. O sistema concilia as notas fiscais emitidas pela corretora de seguros com os pagamentos de comissão enviados pela seguradora, criando facilidades como receber em datas específicas, sem precisar fazer a conciliação com cada seguradora, de cada pagamento, por conta.

Quer conhecer mais da Rede Lojacorr? Você pode falar com a gente, sem compromisso nenhum. É só clicar neste link. Estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas

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