Se você chegou até aqui, é porque você quer entender mais sobre a abertura de conta para corretora de seguros, certo? Então, você está no lugar certo. Neste material, vamos falar um pouco mais sobre o que é conta, quais as diferenças entre as contas digital e tradicional, como essa escolha pode ajudar no processo de ganhos da sua corretora de seguros e muitos mais!
Para começar, então, Monique Konrad, analista de controladoria da Rede Lojacorr, explica que a conta bancária é uma conta financeira, mantida em um banco ou outra instituição financeira.
O titular de uma conta pode realizar algumas ações, como:
- Depositar;
- Retirar;
- E transferir fundos.
Além de outras transações financeiras, como:
- Pagamento de contas;
- Recebimento de salários;
- Empréstimos;
- E investimentos.
“As contas bancárias podem ser abertas por pessoas físicas (PF) ou jurídicas (PJ)”, comenta. Mas a conta do corretor de seguros pode ser PF ou PJ? Nós já respondemos esta questão, por isso, hoje, vamos aprofundar em conta PJ, certo?
O que é conta PJ?
Saber mais sobre abertura de conta para corretora de seguros e poder optar entre uma conta digital ou tradicional começa com a definição de conta PJ. Porque essa é a modalidade correta para enquadrar o seu negócio.
Dessa forma, a conta PJ é uma conta específica para as necessidades financeiras de uma empresa. E pode ser utilizada para receber e realizar pagamentos. Além de outras operações bancárias relacionadas às atividades profissionais.
Monique ainda define que, então, é possível compreender que uma conta digital PJ pode ser uma ótima alternativa às contas bancárias tradicionais. “Elas costumam ser mais ágeis e econômicas. E, em alguns casos, não cobram taxas mensais ou anuidades. E ainda podem oferecer taxas mais competitivas em outras operações bancárias”, destaca a especialista.
Vamos aprofundar mais neste assunto?
Abertura de conta digital PJ
Então, para você ter uma ideia, Monique destaca alguns pontos-chaves que diferenciam a abertura de conta para corretora de seguros no modelo digital e tradicional.
- A própria abertura da conta. As contas digitais podem ser abertas de forma totalmente online, sem necessidade de comparecer a uma agência física. Enquanto as contas bancárias tradicionais, geralmente, exigem a presença do cliente em uma agência.
- Tarifas. As contas digitais, segundo Monique, costumam ter tarifas mais baixas ou até mesmo gratuitas em comparação com as contas bancárias tradicionais. Estas, geralmente, possuem diversas tarifas, como taxa de manutenção, emissão de cartão, transferências entre outras.
- Segurança. As contas digitais possuem diversos mecanismos de segurança, como autenticação em duas etapas, monitoramento de transações suspeitas e criptografia de dados, para garantir a segurança das transações e informações dos clientes.
Mas não pense que as contas digitais são exclusividade de bancos digitais. A especialista explica que, “embora os bancos digitais sejam conhecidos por oferecerem contas digitais, outras instituições financeiras, como cooperativas de crédito e fintechs, também podem oferecer esse tipo de conta.”
Segundo Monique, o banco digital é uma instituição financeira, assim como um banco tradicional. Mas a diferença é que, no banco digital, todas as funções são utilizadas por meio de aplicativo ou site, sem uma agência física.
“A palavra que define o banco digital é praticidade. Então, você terá serviços similares ao banco tradicional, como conta corrente, transferências etc. Mas tudo menos burocratizado. A conta digital pode trazer facilidade e agilidade, não só na abertura de conta para corretora de seguros, mas em todas as demais tarefas.”
A melhor conta digital existe?
Se você está pensando sobre a abertura de conta para corretora de seguros, talvez esteja se perguntando se existe um banco que é melhor para abrir sua conta. Assim como muitas coisas no mundo dos seguros, as respostas para essas perguntas dependem muito das suas necessidades enquanto corretor de seguros e cliente dos bancos ou instituições financeiras.
Mas preparamos uma lista com alguns pontos que você pode avaliar na hora de definir o melhor custo-benefício para você e seu negócio. Veja as orientações de Monique:
- Questione sobre a abertura da conta. Ela é gratuita? Existem taxas de manutenção?
- Pergunte a respeito da emissão de boletos. Ela também é gratuita e ilimitada para cobrança de clientes?
- Informe-se sobre transferências. Por Pix, TED e DOC são ilimitadas? Elas têm algum tipo de tarifa?
- Saiba como funciona a gestão de cobranças. A maioria dos bancos tradicionais não tem, então é importante ver se ela é facilitada.
- E entenda sobre cartões de débito e crédito. A aprovação do cartão crédito fica sujeita à aprovação, como em qualquer outro banco tradicional, certo?
Além disso, temos mais uma boa notícia para você que se interessa pela abertura de conta para corretora de seguros. Nós temos um parceiro que pode ser, exatamente, o que você precisa. O Banco Cora está alinhado com todos os pontos elencados acima por Monique. Muito bom, não é mesmo? Vale a pena conferir!
A conta digital ajuda no processo de ganhos?
Como a novidade no mercado são as contas digitais (e não as tradicionais), buscamos entender como essa modalidade pode impactar no aumento do seu faturamento.
O primeiro argumento tem a ver com um erro muito comum em todas as empresas, não só corretoras de seguros, que tem a ver com a não separação das finanças pessoais e empresariais. Você pode ler mais sobre os cinco erros mais comuns na gestão financeira de uma corretora de seguros.
Então, ao fazer essa separação, pode ter certeza de que você já está um passo à frente e com ganhos enormes.
No momento da abertura de conta para corretora de seguros, se você optar pela conta digital, portanto, você pode ainda aproveitar os custos mais baixos, se comparados ao banco tradicional. Além de processos que tendem a ser menos burocráticos.
Assim, podemos dizer que a conta digital influencia indiretamente no seu faturamento. E é uma ótima maneira de começar a diminuir um pouco alguns custos da sua corretora de seguros.
Quer saber como abrir uma conta digital?
Já que estamos falando em abertura de conta para corretora de seguros, que tal transformar, de uma vez por todas, a sua relação financeira com a sua corretora de seguros? Segundo Monique, abrir uma conta digital é muito simples! Veja o passo a passo:
- Escolher a instituição financeira ou banco digital que mais tem a ver com as suas necessidades e as necessidades da sua corretora de seguros;
- Verificar os requisitos para a abertura da conta, os documentos necessários e todas as informações sobre taxas e demais cobranças, conforme mencionamos;
- Baixar o aplicativo no celular ou acessar o site da instituição financeira ou banco digital;
- Realizar o cadastro e envio os documentos necessários solicitados;
- Aguardar a aprovação;
- E ativar sua conta!
Se precisar de uma ajuda mais detalhada, confira como abrir uma conta digital com o Banco Cora!
O controle financeiro adequado é para você
Já que falamos sobre como a abertura de conta para corretora de seguros pode trazer ganhos indiretos para o seu negócio, precisamos falar de controle financeiro. André Duarte, sócio-fundador e diretor financeiro (CFO) da Rede Lojacorr, destaca que um controle financeiro adequado e bem feito registra o passado para que você entenda como foi aquele comportamento.
Você atua no presente, porque esse registro mostra o fluxo de caixa atual. E esse registro projeta o futuro.
“O registro financeiro fornece informações para que as decisões sejam tomadas de maneira tranquila na jornada futura dos próximos passos. Isso significa que você está no controle da situação”, define Duarte.
E isso é para qualquer tamanho de corretora de seguros
Caso você esteja se perguntando, o controle financeiro adequado inclui a abertura de conta para corretora de seguros. Além de outros pontos que você pode encontrar no nosso texto de dicas de finanças para corretor de seguros. Como entender o tamanho do seu negócio.
Independentemente da sua resposta, você precisa preparar essa corretora de seguros. Então, comece a entender a sua realidade. Duarte sugere alguns questionamentos, como:
- Sua corretora de seguros está em qual estágio: inicial, intermediário ou mais maduro?
- Estágio inicial, que é só você, sem sócios ou colaboradores?
- Ou já tem algum sócio?
- Ou já tem algum sócio e ainda algum colaborador?
- Você já tem uma área comercial?
A realidade de cada corretora de seguros muda a forma de exercer esse controle financeiro. Mas não exclui a importância de fazê-lo. Por isso, quanto mais cedo você estiver com a mente preparada para o controle financeiro desde os recursos básicos, mais você estará pensando como as grandes corretoras.
Se você ainda é uma corretora de seguros menor, seu interesse na abertura de conta para corretora de seguros já é um primeiro passo. “Continue buscando entender a forma como as maiores corretoras, mais estruturadas, trabalham no financeiro. Você pode, inclusive, fazer o que chamamos de benchmark, que é visitar algumas corretoras”, orienta.
Entender mais de abertura de conta para corretora de seguros te ajudou a olhar a sua vida financeira pessoal e profissional de outra maneira? Se precisar de mais um empurrãozinho, a Rede Lojacorr tem aulas completas e gratuitas sobre este assunto. Aproveite!