Com a expectativa de crescimento para os próximos anos, o setor de seguros vem sendo um mercado promissor não é de hoje. Por isso, se você ainda não tem uma boa carteira de clientes de seguros, é hora de começar a montar a sua.
Segundo as projeções da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), estima-se um crescimento de 11,7% do mercado de seguros para 2024. Uma ótima oportunidade para montar uma carteira de clientes de seguros eficaz e ampla, visando expandir seus negócios e reativar clientes inativos.
Mauricio Pinelli, gerente das Unidades Londrina e Maringá Lojacorr, aponta que a melhor maneira de compreender se sua carteira é sólida é por meio da fidelização dos clientes.
Vamos ver como identificar a qualidade e montar sua carteira de clientes de seguros de maneira sólida e assertiva?
A qualidade da sua carteira de clientes de seguros
Se você já está no mercado de seguro há algum tempo, com certeza já tem uma carteira com alguns clientes por ali, certo? Mas será que eles são clientes fidelizados ou que só fizeram negócio com você uma fez e nunca mais voltaram?
Como mencionamos, a fidelização é um forte indicador da qualidade da sua carteira de clientes de seguros. Vale analisar algumas questões, como:
- Seus clientes de seguros renovam apólices com você?
- Eles indicam seu serviço de corretor e consultor de seguros para amigos e familiares?
- Eles contratam outros seguros com você?
Essas perguntas vão te ajudar a analisar a qualidade da sua carteira de clientes de seguros. E você pode começar por aí mesmo. O cliente que já está na sua base de contatos, que já conversou com você em algum momento, especialmente aquele que já fechou negócio com você alguma vez é um ótimo cliente em potencial para fechar outros produtos, renovar o seguro que ele já tem e, se tudo der certo, indicar você para outras pessoas.
Então, nossas estratégias de como montar uma carteira de clientes de seguros assertiva podem ser aplicadas tanto para quem já é seu cliente quanto para novos clientes, certo?
Desenvolvendo bons relacionamentos com os clientes de seguros
Uma carteira de clientes de seguros sólida, então, começa com a dedicação em cultivar relacionamentos duradouros e satisfatórios com os clientes ou potenciais clientes, garantindo sua lealdade e confiança ao longo prazo.
Por isso, é muito importante que você se dedique a atender as necessidades dos clientes. Mesmo que, muitas vezes, isso requeira oferecer uma variedade de produtos para abranger uma ampla gama de desafios do mercado.
Quer uma dica? A Lojacorr tem, entre seus diversos benefícios, a possibilidade dos Negócios Compartilhados. Isso significa que você, corretor, pode oferecer um seguro específico e mais especializado para seus clientes, mesmo que não seja especialista no ramo. Como? Fazendo parcerias com corretores especialistas. Legal, né? Quer saber mais? É só entrar em contato com a gente que te explicamos tudo sobre como esse modelo de vendas amplia seu portfólio de produtos e alavanca suas vendas!
De qualquer forma, um bom relacionamento com clientes depende de um atendimento de qualidade, eficiente e personalizado, alinhado às demandas individuais de cada segurado.
Conforme reforça Pinelli, “é importantíssimo que o corretor atenda os clientes nas suas necessidades, oferecendo todos os produtos que tragam as proteções financeiras disponíveis no mercado.”
O foco na fidelização, atendimento personalizado e oferta de serviços diversificados contribui para que a tarefa de montar uma carteira de clientes de seguros seja mais fácil e ocorra de forma orgânica e sustentável.
Explore ferramentas de comunicação
Outra estratégia muito eficaz é explorar as possibilidades de comunicação disponíveis, com foco nas mídias digitais. No cenário atual, com todo mundo cada vez mais conectado à internet, é fundamental estar presente nesse ambiente em que seus potenciais clientes circulam diariamente.
As redes digitais oferecem um alcance amplo e diversas oportunidades para os corretores que desejam expandir e organizar uma carteira de clientes de seguros, uma vez que são uma ótima maneira de prospectar clientes. Ou seja, adquirir novos clientes que ainda não estão na sua carteira.
Leia também:
- Como prospectar clientes para corretora de seguros
- Como montar a melhor carteira de clientes para corretora de seguros?
Portanto, investir em estratégias de marketing digital, como anúncios nas redes sociais, produção de conteúdo relevante e engajamento com a audiência online, pode ser uma abordagem poderosa para atrair e conquistar novos clientes.
Segundo Pinelli, “a melhor estratégia para o corretor que está iniciando é a utilização das ferramentas de comunicação. A mídia digital, por exemplo, é uma frma de criar as demandas de produtos que, às vezes, os clientes nem conhecem.”
Não sabe como começar a divulgar sua corretora e os produtos que você vende nas redes sociais? Experimente acompanhar as redes da Lojacorr! Lá você encontrará dicas e estratégias essenciais para os profissionais do seguro e dicas de conteúdos, além de se manter atualizado sobre as novidades e oportunidades do mercado.
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Reativando clientes de seguros inativos
Agora que você já entendeu a importância do bom relacionamento com os clientes e de estratégias de comunicação para fortalecer sua carteira de clientes de seguros, coloque em prática essas operações diárias, especialmente se você precisa reativar clientes inativos. Não se preocupe! Há sempre uma solução.
O conhecimento aprofundado sobre a necessidade do seu público é fundamental nesse processo, certo? Essas informações irão te ajudar a despertar e conscientizar seus clientes sobre a necessidade de proteger aquilo que mais importa para cada um deles, de maneira personalizada e individual.
Pinelli dá a dica. “Entendo que o primeiro passo é reconhecer o motivo que o cliente ficou neste status de inativo, para saber o que pode despertar o interesse em fazê-lo confiar novamente no corretor. Não tem uma fórmula mágica, mas dá para começar por aí.”
Descobrir se houve mudanças nas necessidades ou circunstâncias do cliente inativo, desde sua última interação, e adaptar suas ofertas de acordo com a demanda atual é essencial para o fortalecimento do seu contato com o cliente. E vai te ajudar a reativar essas parcerias inativas e desenvolver uma carteira de clientes de seguros diversificada e abrangente.
Segmentação da carteira de clientes de seguros
Outra estratégia para reativação de clientes é a segmentação da carteira. Porque, além de permitir uma abordagem mais direcionada e eficaz, ela, consequentemente, ajuda na fidelização.
Ao separar os clientes em grupos com necessidades semelhantes é possível oferecer, de forma mais otimizada, produtos e serviços mais adequados a cada necessidade, aumentando as chances de sucesso nas vendas e a satisfação do cliente.
Pinelli comenta que “conhecer o cliente é fundamental para que você provoque nele a necessidade da proteção de seu patrimônio.”
E, claro, o esforço para promoção da sua marca e seus serviços por meio de campanhas direcionadas e a presença ativa nas redes sociais também pode te ajudar na ativação desses clientes. Quanto mais visível você estiver, maior será a probabilidade de os clientes inativos se lembrarem de você quando precisarem novamente de seus serviços.
Foco no pós-venda! O pós-venda também desempenha função fundamental na hora de conseguir realizar a reativação de um cliente. Manter o contato e fornecer o suporte necessário e contínuo demonstra cuidado e comprometimento, pontos essenciais para a garantia de satisfação.
O acompanhamento garante que aquele seguro atende às necessidades e expectativas criadas pelo segurado. E fornecer assistência técnica e informações sempre que necessárias aproximam o cliente de você.
Pinelli destaca. “Atendimento aos clientes requer empatia, conhecimento, relacionamento e network. Estas qualidades traduzem o comprometimento, cuidado e profissionalismo que você tem com o seu segurado.”
Então, se seu cliente ficou inativo, parte disso pode ser culpa sua. Assim, que tal não deixar que seus clientes cheguem a este ponto e estabelecer uma carteira de clientes de seguros sólida?
Acompanhe a situação da sua carteira com frequência e não olhe para seus clientes somente quando eles já estiverem inativos. Não deixe para lidar com a situação quando já for mais difícil recuperá-los.
Quais ferramentas são importantes para uma melhor gestão da sua carteira de clientes de seguros?
Fazer a gestão da sua carteira de clientes de seguros é manter uma organização eficiente que facilita o acompanhamento de suas necessidades, preferências e histórico de interações.
É assim que você consegue evitar clientes inativos e montar uma carteira de clientes de seguros de maneira mais organizada e funcional. Incluindo, o registro detalhado de cada cliente, informações de contato, histórico de comunicações e preferências de produtos.
Os prazos de renovação de seguro, datas de vencimentos e outras informações importantes também não serão problema se você tiver uma boa ferramenta de gestão. Pois ela irá garantir que nenhum dos clientes seja negligenciado e caia no esquecimento.
A plataforma que usamos aqui na Lojacorr permite que nossos corretores parceiros tenham acesso a informações importantes para o dia a dia do seu negócio em apenas um tela, justamente para facilitar e otimizar seu tempo.
Junto a isso, oferecemos também fóruns de apoio, que permite respostas sobre os mais diversos assuntos em tempo real e plataforma exclusiva com cursos para a garantia de crescimento pessoal e profissional do nosso parceiro, tudo para que você possa montar uma carteira de clientes de seguros prática e segura.
De acordo com Pinelli, “temos uma excelente ferramenta para a gestão de carteira que é o Broker One. Lá temos um CRM de vendas, gestão de segurados, relatórios de produção (por seguradoras, ramos etc), mapa de renovação e comissões.”
Pronto para conquistar sua carteira de clientes de seguros e crescer seus resultados? Lembre-se que nossos profissionais estão disponíveis para te ajudar com dúvidas sempre que necessário. Totalmente sem compromisso! Comece agora a montar sua carteira de clientes e cresça no mercado que está em ascensão em 2024, com ajuda da Lojacorr!