Mais segurança ao patrimônio e menos dor de cabeça para os empresários. Esses são dois importantes fatores que colocam o seguro empresarial como uma prioridade nos planejamentos financeiros.
A medida que o ano se aproxima do fim, empresas de diversos setores começam a planejar gastos e investimentos para o ano seguinte. E a preocupação com a proteção do patrimônio da empresa deve estar no radar de gestores e empresários. A fim de evitar surpresas e riscos inesperados, que podem ocasionar perdas significativas.
O seguro empresarial, portanto, é visto como um investimento primordial. Quem explica isso é André Duarte, sócio-fundador e diretor financeiro (CFO) da Lojacorr. “A contratação do seguro empresarial tem como objetivo garantir a integridade financeira das empresas de qualquer tamanho. Na ocasião de um evento que possa colocar em risco a continuidade do negócio.”
De acordo com o diretor, o seguro empresarial tem coberturas específicas e especiais. Por exemplo, em caso de incêndio ou queda de aeronave. Além da possibilidade de estender coberturas adicionais para:
- Danos elétricos;
- Responsabilidades civis;
- Danos morais;
- Furtos;
- Vidros;
- Vazamentos;
- Serviços diversos: chaveiro, reparos em geral;
- Entre outras.
Duarte ainda argumenta que o seguro empresarial permite que toda e qualquer empresa possa se desenvolver e prosperar com segurança e tranquilidade.
Leia mais: Como funciona a Lojacorr.
Priorização do seguro empresarial
Contudo, a contratação do seguro empresarial nem sempre é priorizada como deveria. Quem traz essa informação é Cacá Valle, corretor de seguros da Valle Corretora de Seguros de Recife (PE).
Ele explica que o seguro saúde, por exemplo, é o segundo maior custo com despesas de pessoal em uma empresa. Porém, junto com o seguro de automóvel, ele se destaca no mercado. “Estes seguros já estão enraizados nas pessoas físicas e jurídicas. Por isso, é dever do corretor de seguros enfatizar melhor a cultura do seguro empresarial. E levar aos clientes mais conhecimento sobre as alternativas e coberturas. Apresentando esse produto como um investimento e desmistificando de que se trata de um seguro caro.”
Valle comenta que algumas opções podem chegar a menos de 1% do valor da empresa. E garantem uma cobertura ideal para cada caso.
Venda personalizada de seguro empresarial
Para que as companhias comecem a enxergar os benefícios do seguro empresarial, Valle reforça que os corretores devem oferecer atendimento personalizado. Seguindo, em primeiro lugar, a visão macro daquela empresa. E, depois, entender as necessidades que ela demanda no momento.
“Não é incomum que as empresas não conheçam a demanda que possuem. Por isso, ao conhecermos a realidade delas, passamos a observar as características do imóvel, a forma de armazenagem e a operação. Indicando todos os riscos a que ela está sujeita e buscando a melhor opção para aquele negócio”, justifica.
Segundo o corretor, a falta de um seguro pode levar uma empresa a acionar crédito em banco, economias de caixa e mexer com custos que eram focados em outras demandas. “O seguro empresarial deve estar no hábito e cronograma de toda empresa.”
Atualmente, empresas de diversos setores buscam esse tipo de seguro. Na Valle Corretora, ele comenta que o mais comum é o seguro empresarial para escritórios de diversas atividades como advocacia, contabilidade e odontológicos. Além de atender empresas com mais riscos, como distribuidoras e armazéns. Que buscam proteção contra incêndio e coberturas adicionais.
Tendências do seguro empresarial
O cenário atual e as tendências indicam uma demanda crescente do seguro empresarial. A justificativa é reflexo da inflação e do aumento de custos em diversos setores. Valle exemplifica que o próprio valor da construção civil influencia diretamente nos valores de um seguro empresarial.
Contudo, as seguradoras e o mercado segurador garantem que o preço do seguro empresarial estará à altura do atendimento e das apólices focadas na necessidade de cada cliente. Quer crescer sua corretora de seguros? Conheça a Lojacorr!