Falar de seguro para jovens de 19 a 24 anos ficou mais fácil nos últimos dois anos. Isso porque a procura desse público por esse produto aumentou 112,98% de janeiro a junho de 2022, se comparado com o mesmo período do ano anterior.
Os impactos da pandemia, mudanças econômicas e alterações na rotina estudantil seriam os principais motivos do sentimento de vulnerabilidade. O que despertou a necessidade de alternativas de proteção individual. E, consequentemente, o assunto seguro para jovens entrou na pauta. Seja seguro de vida, veículos, residencial e odontológicos.
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Seguro de vida
Como mencionamos, um dos cenários responsáveis por esse crescimento foi a pandemia, que gerou um alerta para uma nova realidade. Uma pesquisa divulgada pela Associação de Ensino Social Profissionalizante (Espro) indica que o medo de morrer por Covid-19 atinge 8 em cada 10 jovens brasileiros. Ou seja, cerca de 79% dos entrevistados. Também informa que 95% dos jovens temem a morte de familiares pela doença.
Dessa forma, o seguro de vida foi visto como uma boa alternativa de seguro para jovens. Exemplo disso é Fernanda Kalini Roling de Souza, especialista em Brading, que relata que, durante a pandemia, aos 23 anos, contratou o seguro de vida. Pensando na sua saúde e no conforto para a sua família.
“Seja uma doença grave ou um falecimento, são momentos muito dolorosos, e se eu puder facilitar, um pouquinho que seja, sei que vai ser de grande ajuda financeira e emocionalmente”, conta.
Para contratar, Fernanda contou com o suporte de um corretor de seguros para direcionar a melhor escolha e de forma personalizada. “Com base nas propostas que a corretora apresentou, indicou a que melhor se encaixava nas minhas necessidades depois de uma análise minuciosa. Com toda certeza, a consultoria da minha corretora foi essencial na contratação do seguro e para que eu adquirisse produtos que atendessem às minhas necessidades.”.
Dados divulgados no Censo Escolar da Educação Básica 2021 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que metade dos jovens, ou seja, mais de 2,7 milhões de estudantes, deixaram a escola em 2021. Muitos deles com motivação econômica de contribuir com a renda familiar.
Neste cenário, então, muitos entraram no mercado de trabalho por necessidade financeira. E algumas empresas também oferecem o seguro de vida na contratação.
Seguro de automóveis e motos
Guilherme Mendes Cruz, proprietário da Preuseg Corretora de Seguros, parceira da Rede Lojacorr, nota o crescimento do assunto seguro para jovens. E reforça que a pandemia tem ligação direta com isso. “A pandemia exteriorizou e deixou uma parte frágil da sociedade em se preocupar até em deixar uma reserva para um ente querido”, afirma.
Contudo, Cruz também identifica que com os jovens iniciando a vida salarial, a compra de veículos próprios também provou aumento das vendas de seguro para jovens de moto e carros.
“Já há, naturalmente, um movimento de percepção do jovem de que ele precisa proteger seu próprio patrimônio. São perfis de jovens independentes, trabalhadores, que moram sozinhos e viajam bastante”, define.
Essa independência também impactou na cobertura previdenciária. Fernanda, por exemplo, buscou com a sua corretora uma opção de Previdência Privada. “Além dos seguros de vida e residencial, solicitei a previdência privada. Um especialista nessa área de investimentos na corretora trouxe uma opção super assertiva, com condições especiais e que trarão resultados a longo prazo.”
Seguro para jovens: estratégias de vendas
Com essa mudança, seguradoras e corretoras têm se adaptado para atrair mais jovens. De acordo com Bruna Rafaela Schewinski de Souza, gerente de Mercado da Rede Lojacorr, as seguradoras estão buscando trabalhar os benefícios dos produtos ofertados.
“As empresas têm investido em marketing diferenciado, em tecnologia e experiência do cliente e em enxergar a necessidade do jovem de forma individualizada. Mas sem deixar de entender a realidade social e atual em que ele está inserido. Cada vez mais as seguradoras vêm disponibilizando coberturas e assistências para apoiarem em diversas situações do dia a dia. Então, é primordial que o produto atenda o que esse jovem precisa, seja por meio de benefícios, valores acessíveis ou outros atrativos.”
Cruz comenta que, para falar de seguro para jovens, sua corretora utiliza a “estratégia de contato, divulgação e marketing. Porém, focado também no produto, na personalização, no serviço e no resultado.”.
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