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Seguro residencial: home office e o crescimento do mercado

O que você vai ver neste artigo

Você sabe o que seguro residencial, home office e crescimento do mercado segurador tem a ver? Eles estão ligados neste momento pós-pandemia nas organizações que optaram por seguir com o trabalho remoto. 

Essa cultura, adquirida, portanto, durante o período de isolamento social, trouxe uma nova realidade para dentro dos lares brasileiros. Dessa forma, algumas atividades como reparos e manutenções na casa passaram a ser mais frequentes. 

A preocupação com o lar, então, passou a ser uma prioridade para as pessoas. E, assim, a percepção de valor do seguro residencial aumentou as vendas deste ramo. 

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Tipos de seguro residencial

Números de crescimento

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) informou crescimento da contratação do seguro residencial de 12,8% em 2021, em comparação com o ano anterior. Assim, hoje, dos 70 milhões de lares do Brasil, cerca de 10 milhões contam com a proteção do seguro residencial. Isso equivale, portanto, a quase 15%. E desenha um mercado promissor de negócios. 

Para se ter uma ideia, a Lojacorr também registrou aumento da demanda por seguros relacionados a imóveis. De 2019 a 2020, por exemplo, o crescimento foi de, aproximadamente, 23%. Enquanto de 2020 a 2021, o crescimento foi de 15%.

Para Luiz Longobardi Junior, diretor de Distribuição e Mercado da Rede Lojacorr, seguro residencial, home office e crescimento do mercado são fruto das recentes mudanças sociais e econômicas.

“A população percebeu a importância do seguro residencial nessa nova realidade. Por isso, o setor também viu a necessidade de se adaptar, estabelecer novos benefícios, renovar as estratégias de comercialização e o atendimento a esse mercado. Neste contexto, então, entra o papel primordial do corretor como um consultor que busca entender como vender seguro residencial, home office, os produtos disponíveis em cada companhia seguradora, valores, coberturas e flexibilizações. Além de entender como conquistar o cliente. Seja pela facilidade de permitir fazer um mix de carteira ou por compreender a necessidade de cada um”, esclarece.

Motivos do crescimento

Segundo Raquel Cerqueira, superintendente de Ramos Elementares da Bradesco Seguros, um dos motivos desse crescimento também está no “aumento da percepção e consciência das pessoas sobre riscos e a importância da proteção nos últimos anos.”

Ela ainda afirma, assim, que o home office ou trabalho em formato híbrido veiopara ficar. “Com isso, o setor vem se adaptando às mudanças. Tanto na forma de comercialização quanto em produtos que atendam as novidades em possíveis riscos no trabalho a distância. Entre eles, portanto, os seguros para equipamentos profissionais mais sofisticados instalados nas residências”, aponta.

Já Paula Tassi, gerente de Produto da HDI Seguros, entende que a pandemia gerou, assim, uma mudança nos hábitos de consumo da população como um todo. 

“Especialmente em relação aos lares, houve um aumento na procura por imóveis maiores e a crescente necessidade de reformas e pequenos reparos para as pessoas se sentirem mais confortáveis dentro de casa”, conta. 

Segundo ela, as pessoas devem enxergar o seguro residencial, dessa forma, como um investimento e um importante aliado. “Afinal, ele agrega valor e garante a tranquilidade do segurado em situações de imprevistos que possam ocorrer em sua casa.”

Uma análise da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) estima que 2021 tenha movimentado cerca de R$ 11 bilhões em vendas no Brasil, com um Valor Geral de Vendas (VGV) na faixa de R$ 99 bilhões. Somente na cidade de São Paulo, então, houve um volume de negócios em torno de 30%.

O cenário é ainda mais otimista, entretanto, pois a previsão de crescimento é maior do que o projetado para a economia nacional, com o aumento da geração de negócios e criação de novas oportunidades.

Seguro residencial no home office

Pensando nesta nova realidade, então, as principais seguradoras incluíram outros benefícios para os clientes. Como foi o caso do produto “HDI em Casa”. Paula conta que, entre os benefícios oferecidos, além de todos os pacotes de assistência e coberturas completas de serviços, existe uma cobertura adicional para microempreendedor em residência. Portanto, voltada à proteção de bens e equipamentos do cliente dentro de casa. 

“A cobertura é abrangente, contemplando mais de 40 profissionais com ocupações independentes, como cabeleireiros, confeiteiros, eletricistas, tatuadores e outros, que podem contar, assim, com a proteção da HDI para a residência e para os respectivos equipamentos utilizados para o exercício da função dentro dela”, explica.

O produto Residencial Sob Medida do Bradesco Seguros também traz esse benefício. E, assim, passou por transformações para tornar-se ainda mais atual em relação ao mercado.

Raquel afirma, portanto, que “uma dessas transformações é a proteção para atividade comercial na residência: proteção para máquinas, móveis, utensílios, mercadorias e matérias-primas, diretamente relacionados com a atividade profissional do segurado, cujo ramo esteja devidamente enquadrado na legislação do Microempreendedor individual (MEI)”, conclui.

E você, ficou mais por dentro dessa ligação toda entre seguro residencial, home office e crescimento do mercado? Então, é hora de colocar a mão na massa. A Lojacorr tem benefícios que podem te ajudar. Converse com a gente!

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