Diversificação de carteira: veja por que investir nisso

O que você vai ver neste artigo

A diversificação de carteira é um dos pilares para garantir o crescimento das corretoras. Uma carteira diversificada não apenas protege a empresa contra riscos financeiros, mas também abre portas para novas oportunidades de mercado, ajudando os profissionais a se adaptarem às constantes mudanças no setor. 

Dessa forma, ela também é um dos pilares fundamentais para qualquer empresa ou especialista que busca conquistar autoridade e cada vez mais clientes.

Mauricio Pinelli, gerente das Unidades Londrina e Maringá Lojacorr, endossa essas afirmações. “O corretor que tem uma carteira diversificada certamente terá um crescimento de produção e maior rentabilidade financeira, bem como fidelização e confiança dos seus clientes”.

Neste artigo, você vai descobrir  o conceito de diversificação de carteira e sua importância, além de benefícios, consequências da falta de diversificação, desafios na implementação, impacto na satisfação do cliente e fortalecimento das relações com os segurados. Isso porque as corretoras de seguros e seus profissionais precisam cada vez mais se apoiar em estratégias bem planejadas para se manterem competitivas. 

Além disso, discutimos como escolher os melhores produtos para compor uma carteira diversificada, garantindo que você esteja preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado moderno.

Pronto para saber mais sobre o assunto, corretor? Então continue a leitura e veja como diversificar sua carteira de serviços!

O que é a diversificação de carteira no mercado de seguros?

A diversificação de carteira no contexto de seguros refere-se à prática de distribuir o risco e as oportunidades de negócio por uma variedade de produtos e segmentos de mercado. Isso inclui diferentes tipos de seguros, como seguro de vida, seguro fiança, seguro de automóveis, seguro de saúde, seguros empresariais, entre outros. 

Vale destacar que a ideia é não concentrar todas as apostas em um único produto ou setor, mas criar um portfólio variado que possa absorver melhor as variações e os choques do mercado.

Uma corretora que oferece apenas seguros de automóveis, por exemplo, está sujeita às flutuações do mercado automotivo. Se a economia desacelera e as vendas de carros caem, a receita de uma corretora também diminui. 

Por outro lado, uma corretora que oferece seguros compartilhados pode compensar as perdas em um setor com ganhos em outro, mantendo sua estabilidade financeira e garantindo que metas e objetivos sejam cumpridos.

 

Por que a diversificação de carteira é importante para os negócios?

A importância da diversificação de carteira para um corretor de seguros não pode ser subestimada; ela proporciona maior estabilidade financeira e longevidade no mercado. Em tempos de crise econômica ou mudanças de regulamentações, certos tipos de seguros podem sofrer mais do que outros. 

Ou seja, ter uma carteira diversificada permite que as corretoras de seguros e os profissionais da área se mantenham resilientes.

Além disso, a diversificação aumenta a capacidade da corretora de atender às necessidades dos consumidores, aumentando a satisfação do cliente e abrindo novas oportunidades de vendas. E não menos importante, ela também reduz riscos sazonais e de eventos adversos específicos  — e isso você conhece bem, não é, corretor?

Quais os benefícios da diversificação de carteira para um corretor de seguros?

Os benefícios da diversificação de carteira para um corretor de seguros são inúmeros e impactam diretamente no desempenho financeiro e na qualidade do serviço oferecido. Para você entender melhor, separamos 4 benefícios de oferecer variedade de proteção.

Redução do risco

Ao distribuir os riscos por diversos tipos de seguros e setores, uma corretora mitiga a probabilidade de perdas significativas de receita. Isso significa que, se um determinado segmento enfrenta dificuldades, outros podem continuar a gerar receitas, mantendo a saúde financeira da empresa.

Aumento da receita

Com diversificação de carteira, uma corretora pode atrair e reter mais clientes, oferecendo soluções abrangentes e que atendem a diversas necessidades. O que se traduz em um fluxo de receita mais estável e previsível.

Fidelização de clientes

Clientes tendem a permanecer leais a uma corretora que pode atender a todas as suas necessidades de seguro. Ao oferecer uma variedade de produtos, a corretora torna-se torna um parceiro confiável, reduzindo a probabilidade de perda de clientes para concorrentes. “O segurado quer ter uma proteção total e precisa ter esse aconselhamento e percepção durante a jornada com a corretora que oferece essas proteções. Isso gera vínculos, empatia e confiança”, diz Pinelli. 

Além disso, centralizar os serviços facilita, e muito, a vida dos clientes, que podem resolver seus problemas com um único profissional, um único aplicativo ou com um único portal, por exemplo.

Maior competitividade

Uma carteira diversificada permite que os corretores de seguros e as empresas se adaptem rapidamente às mudanças de mercado, oferecendo produtos inovadores e respondendo às novas demandas dos clientes. Isso aumenta tanto a competitividade quanto a relevância no mercado.

Quais as consequências de não ter uma carteira diversificada?

Mas a falta de diversificação pode ter sérias consequências para uma corretora de seguros e para a carreira de um corretor. Uma carteira concentrada em poucos produtos ou setores fica vulnerável a mudanças adversas, sejam elas econômicas, regulatórias ou tecnológicas.

Risco concentrado

Quando os negócios dependem de um único segmento, uma crise pode ter um impacto significativo na estabilidade de uma carreira ou de uma empresa. Uma corretora que se concentra apenas em seguros de automóveis pode sofrer com mudanças nas regulamentações de trânsito ou com uma crise econômica que reduza o volume de compra de automóveis.

Receita flutuante

A receita de uma corretora que não diversifica sua carteira tende a ser variável, dependendo de fatores externos que podem estar fora de seu controle. Esta instabilidade financeira pode dificultar o planejamento de longo prazo e a realização de investimentos estratégicos.

Perda de oportunidades

Não contar com diversificação de carteira impede a corretora de explorar novas oportunidades de mercado. Setores emergentes e novas tendências de consumo podem ser negligenciados, limitando o potencial de crescimento e de inovação.

Insatisfação do cliente

Clientes que buscam soluções integradas podem se sentir insatisfeitos se a corretora não for capaz de oferecer diversificação de carteira. Isso pode levar à perda de clientes para concorrentes que oferecem serviços mais abrangentes e, consequentemente, redução de receita.

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Quais os desafios nas estratégias de diversificação de carteira?

Você percebeu que implementar uma estratégia de diversificação de carteira pode ser muito positivo, mas também faz com que os profissionais encarem diversos desafios. Contudo, é possível superar esses obstáculos para colher os frutos. Veja abaixo o que preparamos em 4 pontos: 

Conhecimento e experiência

Expandir para novos tipos de seguros requer um conhecimento específico e expertise que a corretora pode, eventualmente, não ter. Treinamento e contratação de especialistas são necessários para a diversificação de carteira, o que pode ser um processo caro e demorado, mas definitivamente valerá a pena.

Recursos financeiros

Desenvolver e comercializar novos produtos de seguro demanda investimento financeiro. As corretoras precisam estar preparadas para alocar recursos para pesquisa, desenvolvimento e marketing de novos produtos.

Integração de sistemas

A diversificação de carteira exige que a infraestrutura de TI da corretora seja capaz de suportar a gestão de diferentes produtos e processos. Isso pode exigir atualizações e integrações complexas nos sistemas existentes.

Gerenciamento de relacionamento com o cliente

Manter um alto nível de serviço ao cliente enquanto se investe em diversificação de carteira expande para novos produtos pode ser desafiador. A corretora deve garantir que suas equipes de atendimento ao cliente sejam bem treinadas e que os sistemas de CRM sejam suficientes para gerenciar essa nova realidade.

Como a diversificação pode contribuir para a satisfação do cliente?

Saiba que a diversificação de carteira pode ter um impacto significativo na satisfação do cliente e no fortalecimento do relacionamento com os segurados. Por isso, veja 4 benefícios para que você se convença dessa importância. Acompanhe!

Soluções variadas

Ao oferecer uma variedade completa de produtos de seguros, a corretora pode atender a todas as necessidades do cliente em um único lugar. Isso não só simplifica a vida do cliente, mas também cria uma sensação de segurança e confiança na corretora e nos serviços do profissional corretor de seguros.

Maior flexibilidade

Clientes buscam a flexibilidade de escolher entre diferentes opções de seguro para melhor atenderem às suas necessidades. Uma corretora com diversificação de carteira pode personalizar ofertas, aumentando a satisfação e a fidelidade do consumidor.

Proatividade na gestão de riscos

Com uma carteira diversificada, a corretora pode adotar uma abordagem mais proativa na gestão de riscos dos clientes. Isso inclui consultoria sobre a melhor combinação de seguros dentro da realidade de cada pessoa ou empresa, fortalecendo, assim, a relação de confiança.

Programa de vantagens

Diversificar a carteira também permite à corretora criar programas de fidelidade e oferecer benefícios adicionais aos clientes que mantêm múltiplas apólices. Logo, incentiva a retenção de clientes e aumenta a satisfação geral.

Como escolher os melhores produtos?

A escolha dos produtos certos para compor uma carteira diversificada é fundamental. Aqui estão 6 estratégias para ajudar nessa seleção e garantir que você ou sua empresa tenham um futuro promissor. Veja mais a seguir:

Analise o mercado

Comece por uma análise detalhada de mercado para identificar os segmentos com maior demanda e potencial de crescimento. Considere fatores como aspectos demográficos, tendências econômicas e mudanças na legislação. 

Colha feedback dos clientes

Escute seus clientes. Utilize pesquisas, entrevistas e dados de CRM para entender as necessidades e as preferências dos seus clientes, tanto atuais quanto potenciais. Isso ajudará você a identificar lacunas no seu portfólio de produtos. Pinelli aponta a importância de “conversar” com clientes e ex-clientes para entender as necessidades dos atuais e por que desistentes não fazem mais seguros com você”.

Tenha parcerias estratégicas

Estabeleça parcerias com outras empresas de seguros que oferecem produtos complementares aos seus. É possível aumentar rapidamente a diversificação de carteira, sem a necessidade de desenvolver novos produtos internamente.

Atualize-se sobre o mercado

Mantenha-se atualizado com as inovações do setor e esteja disposto a adaptar sua oferta de produtos para incluir novas tecnologias e tendências, com outras opções que atendam as necessidades do mundo atual, como por exemplo, seguros de cibersegurança, seguros contra fraudes em venda de ingressos, entre outros.

Avalie os riscos

Avalie cuidadosamente os riscos associados a cada novo produto. Considere a volatilidade do mercado, a complexidade da gestão e o potencial de retorno sobre o investimento. Para isso, tenha uma equipe de marketing especializada em pesquisa de mercado ou conte com a ajuda de empresas especializadas no setor de seguros.

Capacite sua equipe

Invista em capacitação e treinamento contínuo para sua equipe na hora de escolher implementar diversificação de carteira. Profissionais atualizados e preparados são essenciais na hora de vender e gerenciar novos produtos de maneira eficaz.

Perceba que a diversificação de carteira é uma estratégia fundamental para qualquer corretora de seguros que deseja se manter competitiva e resistente no mercado atual. Ao distribuir riscos, aumentar a receita, fidelizar clientes e se adaptar às mudanças de mercado, a diversificação proporciona uma base sólida para o crescimento constante. 

No entanto, implementar essa estratégia requer planejamento, investimento em recursos e um ótimo entendimento sobre as necessidades dos clientes.

Além disso, não estar atento à importância de oferecer variedade de serviços pode levar sua carreira e sua empresa a riscos, como receita instável, perda de oportunidades de mercado e insatisfação dos clientes. 

Assim, superar os desafios comuns na implementação de estratégias de diversificação vai ajudar você, corretor, a colher os benefícios a longo prazo. Afinal, corretoras que conseguem diversificar suas carteiras estão melhor posicionadas para enfrentar crises, adaptar-se a mudanças e explorar novas oportunidades de mercado.

A Lojacorr oferece o uso da ferramenta Broker One, lembra Pinelli. “O Broker One tem vários relatórios que mostram os números de produção por companhia, ramos e períodos e possui material de marketing para serem divulgados em mídias digitais. O apoio das unidades certamente ajudará a entender essas buscas e trazer cases de sucesso dentro da rede”.

Não perca a oportunidade de fortalecer seu negócio e melhorar a satisfação do cliente através da diversificação de carteiraEntre em contato com a Lojacorr hoje mesmo para descobrir como podemos ajudar sua corretora a implementar uma estratégia de sucesso

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