O cotidiano do corretor de seguros está longe de ser rotineiro. Logo, é muito fácil perder-se em planilhas, anotações espalhadas, e aquela sensação de que algo pode ter escapado na correria do dia. Mas não precisa ser assim. E é aí que entra o CRM para corretora de seguros.
De fato, manter todas as pontas soltas sob controle — desde o primeiro contato com um potencial cliente até o cuidado com a carteira existente — parece uma missão impossível sem ferramentas e apoio.
Para se ter ideia, muitos corretores perdem clientes pela falta de contato pós contratação do seguro. E, cá entre nós, ele está ali, fazendo mil coisas sozinho, fatalmente isso aconteceria.
Todavia, com uma ferramenta de CRM para corretora de seguros, esse cenário muda completamente. Já que o propósito de um CRM para corretores é organizar processos e tempo, para que nenhuma oportunidade de venda ou de cuidar bem do seu cliente se perca.
Mas o que é esse tal de CRM para corretora de seguros? Que tipo de funcionalidades ele entrega? Quais são os seus impactos no dia a dia?
Se você busca mais controle, quer simplificar sua vida e ter uma visão clara para fazer sua corretora de seguros crescer de verdade, continue lendo.
Neste artigo, vamos desmistificar o CRM para corretora de seguros e mostrar por que ele é o recurso necessário para uma visão 360º do seu negócio.
Quais são os maiores desafios do corretor hoje?
Antes de mais nada, vamos fazer uma reflexão: precisamos reconhecer e dar nome aos desafios diários que muitos corretores enfrentam.
Afinal, é preciso lidar com diversas frentes ao mesmo tempo: prospecção, atendimento, cotação, propostas e a gestão da carteira existente. Sem as ferramentas certas, esse malabarismo se torna fonte de estresse e, pior, de perdas.
De acordo com Alex Martins, gerente de Tecnologia da Informação da Lojacorr, os problemas mais comuns que tiram o sono do corretor começam com a perda de prazos.
“Na minha visão, o principal risco está na potencial perda de prazos importantes para o segurado. Isso pode ocorrer desde a cotação inicial, passando pela negociação das coberturas e do preço, até a transmissão efetiva da proposta, seja para um novo seguro ou para a renovação de um já existente.”
Ou seja, cada uma dessas etapas exige agilidade e atenção detalhada que, sem o apoio da tecnologia certa, é difícil de manter, aumentando (e muito!) a chance de perder uma oportunidade de negócio.
Além disso, a falta de um local centralizado para gerenciar tudo faz com que as informações fiquem espalhadas por todo lado: um pedaço no bloco de notas, outro em uma planilha desatualizada, detalhes importantes perdidos em conversas de WhatsApp ou e-mails antigos.
Perceba que dessa forma fica quase impossível saber o status exato de cada negociação, identificar quem precisa de um retorno urgente, ou ter um panorama da sua carteira de clientes e as próximas renovações.
Toda essa desorganização operacional que causa estresse e a sensação constante de estar “apagando incêndios”, tem como resultado a perda de negócios que estavam praticamente fechados e a diminuição das oportunidades de crescimento que, simplesmente, escorrem pelos dedos.
Difícil, né? Se você se viu nesses desafios saiba que isso tem solução. Martins nos explica tudo. Continue aqui!
O que é um CRM e por que ele se tornou tão necessário?
Alex Martins, nosso especialista, explica de forma muito clara o que essa ferramenta representa para quem atua no setor: “De forma prática, defino CRM como a ferramenta de gestão das vendas do corretor, essencial para otimizar o relacionamento com os clientes.”
Indo além da sigla — que significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente —, pense no CRM como o seu centro de comando digital.
É o ambiente que centraliza todas as informações importantes sobre seus potenciais clientes (leads) e clientes atuais, organizadas de maneira inteligente e acessível.
Mas por que um CRM deixou de ser um luxo e virou algo essencial para o corretor de seguros hoje? A resposta está no seu principal valor, que ataca diretamente as dores que comentamos: evitar a perda de negócios.
Ele ajuda a fechar aquelas brechas por onde as oportunidades escapavam. Além disso, uma boa ferramenta de CRM ajuda a identificar novas oportunidades de vendas dentro da sua própria carteira e, crucialmente, mantém um contato estratégico e contínuo com todos os seus segurados, estreitando o relacionamento.
Ora, clientes esperam agilidade e personalização, se o corretor não tiver uma visão clara de quem são seus clientes, do que precisam ou de qual o próximo passo no atendimento, vai ficar para trás.
Afinal, na prática, o que faz um CRM?
Se entendemos que o CRM é o seu “centro de comando” e que ele é essencial para não perder negócios, a pergunta natural é: o que exatamente essa ferramenta te faz no dia a dia para o corretor ter mais controle e vender mais?
Na prática, um CRM para corretoras de seguros reúne recursos para organizar seu trabalho de ponta a ponta, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Quais são elas? Martins selecionou algumas ações de um CRM de qualidade:
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- Centralização de informações
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- Organização do processo de vendas (o funil):
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- Gerenciamento de atividades e follow-ups
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- Rastreio e filtro dados
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- Registro de interações
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- Importação e organização de carteira
Essas capacidades transformam a maneira como você gerencia seus contatos e processos, substituindo a confusão por um fluxo de trabalho claro, visual e controlável.
Como um CRM para corretoras de seguros ajuda a superar a desorganização e a perda de negócios?
Você já viu que o dia a dia sem organização é sinônimo de estresse e perda de oportunidades, e que um CRM para corretoras de seguros é a ferramenta que centraliza e faz uma gestão eficiente. Mas, concretamente, como essa ferramenta coloca ordem na casa e ajuda você a vender mais no mercado de seguros?
A resposta está em como o CRM ataca as dores que tiram o sono do corretor, transformando os problemas em soluções práticas.
Adeus, prazos perdidos! Gerenciando follow-ups e compromissos
Uma das principais causas da perda de negócios ou da insatisfação do cliente é simplesmente esquecer de fazer um contato importante no tempo certo. Mas, de acordo com Martins, o CRM para corretoras de seguros resolve isso de forma inteligente.
Com sistemas de agendamentos e notificações automáticas, você define data e hora para cada próximo passo — ligar para um lead, enviar uma cotação, acompanhar uma proposta ou lembrar de uma renovação.
Martins destaca como isso funciona. “Essa funcionalidade garante uma gestão mais eficiente e proativa no relacionamento com o segurado, eliminando o risco de perda de prazos cruciais.”
Em outras palavras, corretor, o sistema te lembra para que você não perca mais nenhuma oportunidade por falta de follow-up.
Centralização total e o fim da desordem de informações
Nesse sentido, o CRM funciona como uma gestão unificada e em tempo real de todo o seu processo comercial e carteira de clientes. Assim, aquilo que antes se dispersava entre blocos de notas e conversas de WhatsApp, agora está organizado.
Logo, cada cliente ou prospect tem um “card” completo com todas as suas informações, histórico de interações, anotações importantes sobre suas necessidades e até documentos anexados.
Conforme Martins, essa centralização economiza um tempo enorme, e ainda ajuda que você tenha sempre a informação certa na hora certa para um atendimento ágil e profissional.
Visão clara do seu funil e da sua carteira
Com o CRM para corretoras de seguros é possível visualizar os negócios em diferentes formatos, como o prático Kanban ou uma lista organizada. Mais importante, ele permite montar um funil de vendas (pipeline) visual e personalizável, onde você vê claramente em qual etapa cada oportunidade se encontra, tais como prospecção, cotação, negociação etc.
Além disso, filtros inteligentes ajudam a segmentar e visualizar a carteira por tipo de seguro, status — novos vs. renovações—, responsável etc., oferecendo uma visão panorâmica completa do desempenho e da saúde dos seus negócios. Aqui, Martins enfatiza que essa visibilidade é poderosa para tomar decisões e identificar onde direcionar o foco.
Mais produtividade e menos retrabalho
Um dos pontos que torna o CRM para corretoras de seguros supernecessário é como ele simplifica drasticamente o dia a dia, te fazendo economizar um tempo precioso. Segundo Martins, assim, gasta-se menos tempo procurando informações ou refazendo tarefas.
Ele complementa dizendo que funcionalidades que agilizam a entrada de dados, como a importação em massa de contatos e a possibilidade de registrar informações e iniciar processos pelo celular (funcionalidade mobile), otimizam ainda mais a rotina.
“Tudo flui de forma digital e integrada, aumentando a eficiência e a produtividade”, ressalta Martins.
Atendimento de excelência e clientes mais fiéis
Com o CRM para corretoras de seguros, o atendimento ao cliente sobe de patamar, com mais qualidade, o que faz o cliente fidelizar (e até indicar!).
Ter acesso rápido ao histórico completo de interações e informações no card do cliente proporciona um atendimento sempre personalizado e com contexto. E vamos combinar que é impossível lembrar de tantas particularidades de cada cliente, concorda?
Além de facilitar o retorno de contato, também demonstra profissionalismo e cuidado, pontos essenciais para estreitar o relacionamento.
Portanto, a implementação de um CRM para corretoras de seguros tira você do modo reativo e de “apagar incêndios”, passando para uma gestão organizada, proativa e estratégica.
O que significa ter um CRM pensado exatamente para o corretor de seguros?
Você já sabe o que um CRM para corretoras de seguros faz e como ele resolve muitos dos desafios da rotina. Mas existe uma diferença fundamental quando essa ferramenta é pensada e desenvolvida especialmente para quem vive o mercado de seguros dia após dia.
Então, qual é o grande diferencial de ter um CRM que “fala a sua língua”?
Alex Martins explica que o grande diferencial começa na concepção da ferramenta. Ao contrário de CRMs genéricos, que precisam de customizações complexas (e geralmente caras) para se encaixar na realidade do seguro, um CRM feito sob medida já nasce pronto para atender suas necessidades.
“Nosso CRM foi criado sob medida para o corretor de seguros, com a ativa participação de diversos profissionais da área. Seus feedbacks e necessidades do dia a dia moldaram cada funcionalidade,” ele afirma.
Dessa forma você terá acesso a um sistema que já entende o seu fluxo de trabalho, com campos e recursos específicos do setor (como gestão de ramos, vigências, tipos de seguro), sem a necessidade de adaptações adicionais. É a certeza de que a tecnologia realmente funciona para o seu negócio, do jeito que ele é.
Usar é fácil? A simplicidade de um CRM feito para o dia a dia do corretor
Uma dúvida comum que pode surgir ao pensar em adotar uma nova tecnologia como um CRM para corretoras de seguros é: será que é muito complicado? Para um corretor que já tem uma rotina cheia e talvez não tenha muita experiência com sistemas complexos, a facilidade de uso é fundamental.
A boa notícia é que, quando um CRM é desenvolvido pensando realmente no usuário final — o corretor —, a usabilidade é uma prioridade máxima.
Martins reforça esse ponto no caso do CRM Lojacorr. “A construção colaborativa com o corretor de seguros nos ajudou a priorizar uma interface simples, objetiva e altamente visual. Com apenas alguns cliques e um mínimo de inserção de dados, o corretor acessa todas as informações de que precisa, otimizando seu tempo e foco.”
Isto é, em outras palavras, essa é uma ferramenta que foi desenhada para ser o mais intuitiva possível. A ideia é que seja prático e ágil, para que ele trabalhe para você, não o contrário.
Por fim, Martins enfatiza que há um compromisso contínuo em aprimorar a experiência do usuário.
“Nosso time conta com especialistas dedicados à usabilidade, que trabalham continuamente para aprimorar e cuidar da experiência do corretor. Nosso compromisso é oferecer uma ferramenta intuitiva e eficiente, que realmente facilite o seu dia a dia”, conclui.
Como a tecnologia evolui para ajudar você
Até aqui, você deve ter percebido como um CRM para corretoras de seguros já é transformador hoje para organizar e ajudar com o processo de vendas. Mas o que podemos esperar para o futuro? Como a tecnologia continuará sendo uma aliada cada vez mais poderosa para o corretor de seguros?
Sobre isso, Martins ressalta que, mesmo com a importância crescente, a adoção de CRMs no mercado de seguros ainda tem um grande potencial a ser explorado.
De que forma? O especialista explica que a fronteira da inovação aponta fortemente para o uso de Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias que vão muito além da simples organização. “A Lojacorr está na vanguarda da inovação, explorando o poder da Inteligência Artificial para revolucionar a jornada do corretor”, enfatiza.
O que se traduz, por exemplo, em ferramentas que auxiliam na criação de scripts de vendas personalizados, analisando o perfil de cada lead ou cliente, ou que oferecem análises detalhadas sobre o desempenho dos seus negócios.
A tecnologia poderá, surpreendentemente, ajudar a identificar proativamente as melhores oportunidades na sua carteira ou até mesmo prever a propensão de compra de um determinado segurado, indicando o momento certo para abordá-lo.
O futuro do corretor de seguros, sem dúvida, estará cada vez mais conectado à inteligência e ao uso estratégico da tecnologia. De tal forma que estar com um parceiro que já está investindo e pesquisando essas tendências é a certeza de que você não ficará para trás e estará pronto para incorporar as inovações que farão a diferença real na sua capacidade de vender e gerenciar.
O CRM para corretoras de seguros como benefício exclusivo da parceria Lojacorr
Ao longo deste artigo, exploramos muitos pontos sobre o CRM para corretora de seguros. Você viu como essa é uma ferramenta poderosa para superar as limitações de organização e para além de impulsionar suas vendas, estabelecer relacionamentos de confiança e valor.
Agora, vamos falar diretamente sobre o CRM Lojacorr e o que o torna um benefício exclusivo para quem é parceiro.
Primordialmente, um dos desejos mais fortes expressados pelos corretores de seguros que participaram da criação do CRM Lojacorr foi ter “tudo em um único lugar“.
Assim, Martins explica que a Lojacorr buscou concretizar essa visão, oferecendo “um sistema integrado que centraliza todas as ferramentas essenciais para o dia a dia do corretor, eliminando a necessidade de contratar e gerenciar múltiplas plataformas.”
Mas o CRM Lojacorr não é apenas mais um CRM para corretoras de seguros no mercado. Ele foi construído com o corretor, para o corretor, o que garante que ele “fale a sua língua” e traga as funcionalidades realmente necessárias.
Ele é a ferramenta que oferece a visão 360º do processo comercial, centralizando informações e organizando seu funil de vendas de forma clara.
Além disso, as perdas de prazo por desordem nas informações acabam, e a produtividade aumenta de verdade.
E, como vimos, ele foi feito para ser intuitivo e fácil de usar, mesmo para quem não tem familiaridade com tecnologia. Olha que coisa boa!
Contudo, a grande força, e o que o torna um superdiferencial, é ter acesso a esse CRM poderoso e customizado como parte da parceria Lojacorr.
Martins destaca o valor dessa integração nativa que facilita a gestão completa e eficiente da sua carteira e dos seus negócios dentro do ecossistema da rede. Dessa maneira, o foco é claro, segundo ele: “otimizar cada vez mais o tempo do corretor. Nosso foco é libertá-lo de tarefas burocráticas e repetitivas, para que possa dedicar sua energia integralmente às vendas e, consequentemente, alcançar a prosperidade em seus negócios.”
Ter o CRM Lojacorr é ter a garantia de uma tecnologia de ponta que entende o seu negócio, feita para resolver suas dores, já incluída na sua parceria. É mais um benefício concreto que demonstra o compromisso da Lojacorr com o crescimento e sucesso do corretor parceiro.
Pronto para mudar de nível?
Aqui está o ponto de destaque dessa ferramenta e faz toda a diferença para o seu negócio: o CRM Lojacorr não é uma ferramenta vendida separadamente no mercado. Ele é um benefício exclusivo, pensado e entregue sem custo adicional para os corretores parceiros Lojacorr.
Isso quer dizer que, ao se tornar um parceiro Lojacorr, além do acesso a uma ferramenta de CRM que resolve suas maiores dores operacionais, você tem o apoio de um ecossistema completo, com escala, inteligência de mercado, suporte especializado e outros benefícios e ferramentas que levam o seu negócio para a prosperidade, como destacou Martins. “O CRM é um dos pilares tecnológicos desse suporte robusto.”
Você quer dar o próximo passo definitivo rumo a uma corretora de seguros mais organizada, mais produtiva e com um potencial de vendas e crescimento muito maior?
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