A inteligência artificial está para o mercado de seguros, assim como a tecnologia está para a inovação. E, neste mercado, a inteligência artificial para seguros não é nenhuma tendência passageira. Ela vem transformando a forma como as companhias de seguros e as corretoras operam e interagem com seus clientes.
Ou seja, caro corretor, a inteligência artificial para seguros é uma tremenda oportunidade de aplicar mais precisão e qualidade no atendimento que você presta, transformar seus resultados (sim, é transformação mesmo!) e, claro, não ficar para trás.
Isso porque, dentre várias capacidades, a IA processa grandes volumes de dados, prevê riscos e personaliza ofertas, trazendo eficiência ao seu trabalho. É possível criar propostas mais precisas, simplificar processos e melhorar a tomada de decisões.
Neste artigo, vamos te explicar o que é a inteligência artificial para seguros, como ela evoluiu ao longo do tempo e por que você deve começar a aproveitar essa tecnologia para conquistar o seu lugar no mercado.
O que é a inteligência artificial para seguros? Por que ela é tão importante?
Primeiramente, é importante que você entenda direitinho o que é a inteligência artificial. A inteligência artificial, ou IA, é uma tecnologia que, acredite você ou não, já faz parte do nosso cotidiano. Basicamente, são sistemas e máquinas que imitam funções humanas, como aprender com dados, identificar padrões, resolver problemas e tomar decisões.
Mas quando falamos de inteligência artificial para seguros, estamos nos referindo a ferramentas que podem melhorar muito a maneira como você trabalha e atende seus clientes.
Então, por que a IA é tão importante para o mercado de seguros? Pense no volume gigantesco de informações que corretores e seguradoras lidam todos os dias: dados de clientes, histórico de sinistros, padrões de comportamento, entre outros. Você deve concordar comigo que transformar tudo isso em uma solução é um grande desafio, certo?
É aí que a inteligência artificial entra. Como ela é treinada para imitar as funções humanas, ela consegue processar e ler grandes volumes de dados em menos tempo e com mais precisão.
Lembra que falamos na eficiência que a tecnologia proporciona? De maneira prática, podemos dizer que, para o seu dia a dia, a IA simplifica tarefas repetitivas, otimiza processos e melhora o atendimento ao cliente com respostas mais rápidas e exatas.
Agora que você já tem uma ideia do que é, vamos entender um pouco de onde ela vem.
As origens e evolução da inteligência artificial para seguros
Embora nos pareça tudo muito novo, ainda ficcional talvez, saiba que a utilização de IA no mercado de seguros não é mais tão recente assim. Pelo menos, não para nós aqui na superfície.
Algumas décadas atrás, as seguradoras começaram a usar tecnologia baseada em IA, inicialmente para cálculos simples e no gerenciamento de dados. Olhando assim, parece muito básico, mas foi um superavanço para o período.
E por que falamos sobre estarmos na superfície? Porque existem incontáveis aplicações feitas com IA que sequer imaginávamos. Plataformas de e-mails ou o próprio Google, por exemplo, onde fazemos tantas pesquisas: a IA está presente há muitas décadas.
Voltando para os seguros, com o tempo, a tecnologia evoluiu. Algoritmos mais avançados foram integrados, possibilitando análises mais sofisticadas. Isso ajudou as seguradoras a entender melhor os riscos e a oferecer serviços mais personalizados.
Há mais de 20 anos, a inteligência artificial para seguros teve um progresso significativo com o treinamento de robôs inspirado no cérebro humano e se tornou essencial para a análise de riscos e comportamentos, detecção de fraudes e no aprimoramento de processos.
Hoje, a IA está tão integrada nas operações das seguradoras que é difícil imaginar o setor sem ela. O mercado de seguros usa dados em tempo real para tomar decisões, graças à capacidade da IA de processar e analisar grandes volumes de informações de maneira rápida e precisa.
A verdade é que quem já adotou a inteligência artificial para seguros está alguns passos à frente na era digital, mais preparado para enfrentar desafios e agarrar oportunidades.
Algumas das principais aplicações (e impactos) da inteligência artificial para seguros
A inteligência artificial para seguros já está fazendo uma grande diferença no setor, Para você ter uma ideia, áreas como subscrição de riscos, sinistros e indenizações, são algumas das principais. Vamos ver como:
- Subscrição de riscos mais precisa: com a IA, as seguradoras podem analisar dados em tempo real e considerar muito mais do que o histórico do cliente. O resultado são perfis de risco mais detalhados e apólices ajustadas às necessidades de cada um. Para você, corretor, facilita a oferta de produtos mais alinhados e melhora a satisfação dos clientes.
- Prevenção de sinistros: a inteligência artificial pode, por exemplo, monitorar o comportamento de motoristas ou detectar sinais de problemas em casas, alertando antes que algo grave aconteça.
- Indenizações rápidas e justas: na ocorrência de um sinistro, a IA acelera a análise dos dados e calcula o valor das indenizações com base em fatores como a extensão dos danos e o valor dos bens. O impacto disso é um processo mais ágil e eficiente, que melhora a experiência do cliente e ajuda a prevenir fraudes.
Benefícios da inteligência artificial para seguros
Corretor, é inegável a mudança de cenário que o uso de inteligência artificial propõe. Porém, se você ainda está incrédulo, venha cá, que vamos te mostrar como a IA pode facilitar e transformar a forma como você trabalha. Conheça alguns dos principais benefícios:
Otimização de processos
A maioria dos corretores passa boa parte do dia em tarefas repetitivas, como emitir apólices, gerenciar sinistros e acompanhar clientes. A boa notícia é que a inteligência artificial para seguros pode mudar isso.
Como? Automatizando essas tarefas com ferramentas como chatbots e sistemas de CRM baseados em IA. Esses sistemas tratam altos volumes de consultas e operações com agilidade e exatidão, ajudando você a usar seu tempo de forma mais eficiente. Resultado: processos mais rápidos, menos erros e clientes mais satisfeitos.
Redução de custos e recursos operacionais
Automatizar processos economiza tempo, mas também reduz custos. Com a IA, você corta tarefas manuais, gasta menos tempo e esforço com atividades repetitivas e dedica mais tempo para vender e atender melhor seus clientes. Assim, sua operação fica mais eficiente e econômica, sem perder a qualidade do serviço.
Atendimento personalizado ao cliente
Atender cada cliente de forma personalizada faz toda a diferença, e a IA pode ajudar você a fazer isso para muitos clientes ao mesmo tempo. Com a ajuda de algoritmos, a IA analisa grandes volumes de dados sobre o que seus clientes gostam e precisam, e cria ofertas e abordagens feitas sob medida.
Além disso, a IA melhora o atendimento com chatbots que respondem dúvidas rapidamente, assistentes virtuais que ajudam na escolha de seguros e sistemas de CRM que sugerem produtos com base no histórico do cliente. Tudo isso torna o atendimento mais rápido e ajustado às necessidades de cada segurado.
Análise de riscos e precificação
Dentre os maiores destaques da IA, estão os processos de análises de risco e precificação. Em vez de se basear apenas em dados básicos, a IA avalia tudo, desde dados históricos e comportamento dos clientes até padrões climáticos, com informações em tempo real.
Só esse já é um superbenefício, concorda? Você pode oferecer apólices com preços mais justos e ajustados exatamente ao que cada cliente precisa.
Detecção de fraudes e segurança de dados
Considerando a velocidade e o nível de exatidão com que a IA opera, a detecção de fraudes ficou muito mais fácil. Algoritmos específicos são utilizados para analisar transações, comportamentos, identificar padrões suspeitos, gerando alertas de prevenção.
Outra frente prioritária é a segurança dos dados dos clientes. É possível detectar possíveis pontos de vulnerabilidade e criar barreiras mais resistentes contra ataques cibernéticos e outros riscos. Você se resguarda de prejuízos, protege a sua reputação e de sua corretora, e evita uma tremenda dor de cabeça.
Falando em segurança de informações, agora vamos à um tema que você precisa estar atento.
Atenção à segurança e privacidade de dados
A inteligência artificial para seguros não traz apenas oportunidades. Ela também exige um compromisso sério com a segurança e a privacidade.
Com o uso de inteligência artificial para seguros, as seguradoras no Brasil precisam redobrar a atenção à segurança e privacidade dos dados dos clientes, especialmente com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor.
Como você sabe, a LGPD define regras sobre como as empresas devem coletar, armazenar e usar dados pessoais. Ou seja, é necessário obter consentimento dos clientes, proteger os dados contra acessos não autorizados e garantir que esses clientes possam acessar, corrigir ou excluir seus dados quando desejarem.
De modo que esses dados sejam usados de forma responsável e apenas pelo tempo necessário. Para isso, as seguradoras devem usar medidas de segurança, como criptografia e autenticação, e criar políticas claras de privacidade.
Caso contrário, a empresa pode enfrentar multas e danos à sua reputação. Então, corretor, muita atenção a como os dados de seus clientes são tratados. Seja uma seguradora ou uma corretora, todos precisam usar a tecnologia com consciência, sempre em conformidade com a legislação.
Ao longo deste artigo, corretor, você percebeu que a inteligência artificial não é só uma novidade, é uma ferramenta para transformar a sua forma de trabalhar no mercado de seguros.
Desde seus primórdios até onde está agora, a IA já mostrou seu potencial e o quanto ela ainda vai evoluir.
Então, agora que você já tem uma boa base do que é a inteligência artificial para seguros, que tal dar o próximo passo? A Lojacorr está oferecendo um curso 100% gratuito de inteligência artificial para corretores de seguros, mas as inscrições são por tempo limitadíssimo, somente até 30/08. Inscreva-se, aproveite agora e prepare-se para um futuro mais eficiente e inovador!