O que home office e seguro de equipamentos tem a ver? Quando pensamos neste produto, já pensamos em proteção de maquinários de maior valor, como os agrícolas. Mas os últimos anos mudaram nosso entendimento de vários conceitos. E este é um exemplo deles.
As máquinas utilizadas nas atividades de campo são de alto valor e de grande uso, por isso estão cotidianamente sujeitas a riscos e a complicações. Dessa forma, o setor agrícola é um ramo com alta aquisição do seguro de Riscos Diversos Equipamentos (RD Equipamentos). Neste caso, a principal utilidade deste seguro é a proteção de máquinas de produtos chamados de “linha verde”, como: colheitadeiras, colhedoras, pulverizadores e semeadeiras.
Contudo, para além do universo agropecuário, a proteção dos equipamentos em outros ramos já ocupa espaço na carteira das corretoras de seguros. São ramos como:
- Construção civil;
- Industrial;
- Médico;
- Hospitalar;
- Odontológico;
- Estético;
- Energias renováveis;
- E mobilidade.
De acordo com André Moreno, diretor regional SP Centro Norte da Rede Lojacorr, no geral, a regra é clara. “Se os equipamentos utilizados nas atividades da empresa ou pessoa estão sujeitos a qualquer tipo de risco, e sempre haverá algum, a contratação do Seguro RD Equipamentos é fundamental.”
Segundo dados da Rede Lojacorr, esse tipo de seguro cresceu 57% entre 2021 e 2022. Sendo que os equipamentos da linha verde fecharam com crescimento de 133% e os demais cresceram 34%. Tem ideia de como home office e seguro de equipamentos se relacionam com este cenário?
Isso porque, de acordo com Moreno, é um tipo de seguro capaz de garantir a segurança dos negócios. “Evita prejuízos inesperados ocorridos por danos como: incêndios e/ou explosões, danos elétricos, colisões, tombamentos, entre outras, inclusive roubos ou furtos e outros riscos que o equipamento em questão está sujeito”, afirma.
O que mudou nos últimos anos?
Acho que você consegue imaginar a resposta, certo? A WTW Brasil, empresa que faz análises de dados nas áreas de pessoas, riscos e capital, divulgou uma pesquisa que mostra que o percentual de pessoas trabalhando em casa praticamente dobrou.
De acordo com os dados, antes da pandemia, eles totalizavam 11%. Hoje, já são cerca de 20% de trabalhadores nessa modalidade. Crescimento parecido foi identificado no que chamamos de trabalho híbrido, em que se tem dias no escritório e dias em casa. O que antes somavam 10% dos trabalhadores, hoje, com o aumento de 7%, já são 17% de pessoas trabalhando nessa modalidade.
Com essas adaptações, especialistas apontam que o Brasil ainda está passando por um aumento de preços, principalmente no custo da matéria-prima para a fabricação de diversos maquinários e seus componentes. Fazendo que seu valor para o consumidor final torna-se mais elevado.
Conseguiu entender a relação entre home office e seguro de equipamentos? Tanto para empresas, que enviam equipamentos para os colaboradores, quanto para os profissionais autônomos, esse produto representa uma tranquilidade no orçamento.
“Por outro lado, há, então, maior preocupação pelo seguro, pois o valor gasto em tal equipamento já custou caro para o consumidor, imagine arcar com as consequências em casos inesperados?”, relata Moreno.
Leia também: Corretora de seguro de vida: como ser especialista e vender mais
Entendendo melhor a relação entre home office e seguro de equipamentos
O diretor reforça, então, que o trabalho em casa e de forma autônoma fez com que as pessoas, principalmente os Microempreendedores Individuais (MEI) e até mesmo as Microempresas (ME) começassem a se preocupar com a segurança de seus equipamentos de trabalho. Daí a relação entre home office e seguro de equipamentos.
“Diferente do que se vivia antes, em que somente a empresa contratante daquele colaborador em regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) se preocupava com os riscos inerentes aos equipamentos, agora esse trabalhador autônomo precisa fazer o seguro para os itens de seu uso diário também, como impressoras e computadores”, exemplifica Moreno.
“As empresas em que o trabalhador está em regime home office ou híbrido disponibilizam equipamentos, que podem sofrer danos no transporte entre o escritório e a casa. Ou mesmo dentro da própria residência. Até porque não existe equipamento isento de riscos”, conclui.
A partir dessa realidade de home office e seguro de equipamentos, o mercado de seguros e as próprias seguradoras começaram a se adaptar. De acordo com o Luiz Longobardi Junior, diretor de Mercado e Distribuição (CCO) da Rede Lojacorr, os seguros de RD Equipamentos passaram a se destacar.
“Eles foram ficando mais personalizados, mais focados na necessidade específica do uso daquele item, incluindo coberturas flexíveis e tendências de mercado. O mesmo ocorreu com as corretoras de seguros. Entenderam a nova dinâmica e foram oferecendo no mix de carteira um seguro assertivo, ideal com o perfil de cada cliente e que não fugisse da capacidade de investimento”, explica Longobardi.
Para 2023, especialistas acreditam que home office e seguro de equipamentos vão continuar crescendo, mesmo com uma certa retomada econômica. Quem faz parte da Rede Lojacorr, certamente, já incluiu o produto de forma diversificada na carteira de produtos. Quer saber mais? Entre em contato com a gente!
Marque uma conversa sem compromisso e tire todas as suas dúvidas!
Basta preencher o Formulário de Contato. Saiba como:
- Digite seu nome e sobrenome.
- Insira o seu e-mail.
- Insira um número do WhatsApp.
- Assinale se já possui habilitação SUSEP e CPNJ de Corretora.
- Clique em "Enviar"
🔐 Formulário Seguro pela LGPD | 👍 Não enviamos spam
Queremos te conhecer e te ajudar a realizar seu sonho!
Você pode entrar em contato através do formulário acima e ter prioridade em nosso atendimento. Você também pode entrar em contato através do Whatsapp ou Telefone: