O que você e todas as corretoras de seguros no Brasil têm em comum? Conseguiu pensar em várias respostas? Nós temos uma. Assim como todas elas, você também pode começar o seu planejamento para chegar ao seu primeiro milhão de reais em vendas de seguros. Não acredita? Continue lendo que nós temos uma história de sucesso que vai te inspirar!
Antes de mais nada, sabemos como o fim de ano pode ser corrido. Entendemos que muitos negócios estão lutando para bater a meta estipulada para o ano. Mas temos boas notícias. Ainda dá tempo de conquistar bons resultados. Talvez não, se considerarmos o calendário anual. Mas, com certeza, você pode começar 2023 com o planejamento que você vai fazer agora.
Afinal, como todas as corretoras de seguros no Brasil, o futuro que você deseja só é possível a partir das ações que você tem agora. Já pensou em fazer parte das melhores corretoras de seguros do Brasil? Que tal começar agora a transformar sua corretora de seguros em um sucesso milionário?
Esqueça as metas de gaveta
Se você fez metas para este ano e não conseguiu cumpri-las, atenção! Muitas corretoras de seguros no Brasil passam pelo mesmo problema. Mas não cometa o mesmo erro para o próximo ano. Todo bom planejamento começa com uma respiração profunda para se preparar. E fazer o que chamamos de diagnóstico.
As dicas são de Gabriela Barcelos Vitorino, especialista em Growth da Rede Lojacorr. “Uma preparação eficiente para atingir objetivos começa com o diagnóstico. A ideia, portanto, é entender, exatamente, como foi o ano atual. Analisando o que deu certo e o que não deu. Conhecer o que pode ser melhorado”, sugere.
A partir disso, já é possível traçar metas reais para o ano que vai começar. Gabriela orienta a utilização da fórmula Smart para definição dessas metas. “Cada letra da palavra Smart é uma característica, em inglês, daquela meta em que você está trabalhando.”
Então, ao utilizar a fórmula Smart para uma meta de vendas ou qualquer outra meta, não se esqueça de que ela deve ser:
- Específica (specific);
- Mensurável (measurable);
- Alcançável (achievable);
- Realista (realistic);
- Temporal (time based).
Leia também: Métricas e metas: como defini-las para sua corretora de seguros.
Metas de vendas de corretora de seguros
Se você acha que vai levar muito tempo para definir metas Smart, que tal algumas dicas de como fazer isso com mais rapidez e assertividade? Assim como as principais corretoras de seguros no Brasil fazem.
Então, comece lembrando que você não pode se esquecer das metas depois de defini-las. Quer facilitar? Compartilhe-as com todos os profissionais que trabalham na sua corretora de seguros. Assim, toda a equipe deverá se orientar por elas. Elas se tornarão de conhecimento coletivo, com mais chances de serem lembradas e, consequentemente, alcançadas.
Elas devem ajudar a compreender o que são corretoras de seguros? Mais especificamente, o que é a corretora de seguro na qual eu trabalho? E onde ela quer chegar?
A segunda dica é centralizar as informações sobre as metas em um planejamento estratégico de fácil acesso a todos os profissionais da corretora de seguros. Todas as informações necessárias para atingir o resultado esperado estarão reunidas em um único lugar.
Isso vale para as métricas de acompanhamento dessas metas também. A terceira dica é monitorar, regularmente, o desenvolvimento delas.
A última dica é: faça como as principais corretoras de seguros no Brasil e avalie seu sucesso. Um dos grandes diferenciais das metas Smart é a clareza. Assim, você consegue analisar, exatamente, se elas foram alcançadas ou não.
Missão cumprida? Então, é hora de parar para comemorar. E, no caso de as metas não serem atingidas, sem problemas! Isso não significa fracasso total. É uma ótima oportunidade de avaliar e identificar o que deu errado para poder aprimorar na próxima vez. A ideia é, sempre, aprender com os que não deu certo. E lembrar dos aprendizados na hora de definir as próximas metas.
Como começar ainda este ano?
Você percebeu que tudo isso que Gabriela mencionou pode e deve ser aplicado agora? Antes mesmo do ano começar. E por dois motivos importantes:
- Você ainda pode mudar os resultados deste ano da sua corretora de seguros;
- E começar o novo ano ainda mais preparado para chegar à sua virada milionária.
A ideia é que, assim como as demais corretoras de seguros no Brasil, você use este momento de fim de ano para dar início a uma nova fase. Sem precisar esperar o ano virar para começar a se destacar no mercado.
Por isso, recomendamos que você comece agora mesmo com um plano de ação para atingir metas de vendas acompanhando as métricas e indicadores. De acordo com Gabriela, é isso que define o sucesso das corretoras de seguros no Brasil. Mas também é um dos itens que mais falta nos negócios.
“É importante mensurar como estão os principais indicadores das metas antes de chegar ao objetivo final, enquanto ainda dá tempo de mudar um pouco o cenário”, orienta.
Então, que tal refletir?
- Quais foram as metas deste ano?
- Como elas foram definidas?
- Você utilizou alguma técnica para defini-las?
- Achou que esse processo foi eficaz?
- Como você faz o acompanhamento dessas metas?
- Você tem clareza dos indicadores e métricas que deve analisar em cada meta?
- Qual a sua avaliação sobre as metas deste ano?
- Elas foram alcançadas?
- Se sim, a que você atribui essa conquista?
- Se não, você enxerga o que pode ser melhorado para o próximo ano?
Essas perguntas ajudam na análise das corretoras de seguros no Brasil. E permitem que você avalie outras questões mais específicas da sua própria corretora de seguros. Tudo é muito válido neste momento.
O reconhecimento do cenário atual e passado é fundamental na construção do futuro que você quer. Se você concluir que as coisas vão bem, ótimo! Se não, também é ótimo que você tenha a chance de começar a mudar.
Para colocar em prática, então:
- Defina metas de maneira inteligente. Com a fórmula Smart ou a que fizer mais sentido para o seu negócio;
- Defina os indicadores que impactam essas metas;
- Defina ações que podem melhorar esses indicadores;
- E crie um plano de ação!
Acreditamos no crescimento da maioria das corretoras de seguros no Brasil, porque já vimos acontecer aqui na Rede Lojacorr. Ainda neste mesmo texto, você vai conhecer profissionais que saíram do zero. E conquistaram mais de R$ 1 milhão em vendas.
Mas, antes, vamos nos aprofundar no que mais compreende as corretoras de seguros no Brasil?
O que caracteriza as corretoras de seguros no Brasil?
Para saber como organizar a casa, precisamos entender na essência, o que caracteriza as corretoras de seguros no Brasil. O que faz de um negócio uma corretora de seguros? É a maneira como a empresa se planeja? Ser uma corretora de seguros tem a ver com suas metas de vendas? Sim, tudo isso está, sim, relacionado com uma corretora de seguros. Mas não é só isso.
Matheus Andrade Campos, especialista educacional na Rede Lojacorr, explica que, quando falamos de uma corretora de seguros, falamos da PJ. Da pessoa jurídica do corretora de seguros.
De acordo com ele, todo corretor de seguros precisa ter a habilitação da Susep (Superintendência de Seguros Privados), para ser, realmente, um corretor de seguros. Mas ele pode ser tanto pessoa física quanto pessoa jurídica.
“Quando ele tem a PJ, então, ele tem a empresa corretora de seguros. Que é um intermediário legal para fazer a angariação, a promoção, a venda de seguros. É uma empresa autorizada para fazer essa intermediação da venda de seguros entre o segurado e a seguradora”, comenta Campos.
Tudo que falamos até aqui sobre corretoras de seguros no Brasil se consolida, justamente, a partir da figura da corretora de seguros. Isso quer dizer que “ter uma corretora de seguros é importante para a questão de profissionalização. Até a visão do cliente pode mudar quando o corretor tem a sua PJ, o seu CNPJ. Ele é um prestador de serviços, ele emite uma nota fiscal, se necessário. Ele pode contratar pessoas para conseguir aumentar a carteira, se necessário”, argumenta.
Campos ainda destaca que, em determinado momento, fica bastante complicado para o corretor de seguros dar conta de tudo sozinho. “Então, tendo a corretora de seguros, além de ter essa profissionalização mediante a vista do cliente, ele consegue aumentar sua carteira, aumentar o faturamento, realmente ser um empreendedor por meio da corretora de seguros”, orienta.
Assim, “o corretor de seguros pode, sim, ser uma pessoa física e angariar seguros e fazer essa intermediação. Mas a PJ traz toda uma profissionalização para a coisa”, sugere.
Como funcionam as corretoras de seguros no Brasil?
Por trabalhar nessa intermediação, as corretoras de seguros no Brasil podem contar com várias áreas. Tanto departamentos de funcionamento interno. Quanto na comercialização diversificada de produtos.
Campos enfatiza que, normalmente, em uma corretora de seguros que está no início, é o próprio corretor que faz tudo. “Desde a venda, ele corre atrás de prospectar clientes, promove a empresa nas redes sociais, corre atrás de aumentar a carteira. Ao mesmo tempo em que faz o trabalho operacional também. Faz cálculos, faz a transmissão, faz o acompanhamento de sinistros se houver, o atendimento de sinistros, se necessário, cuida de renovações, de parcela pendente e de todas as tratativas que possam acontecer.”
Com o crescimento da corretora de seguros, esse corretor de seguros pode começar a montar uma equipe e, talvez, começar a se organizar com elas. “Podem ser equipes de vendas, atendimento (a sinistro ou de vendas), uma parte operacional, que vai cuidar das parcelas. Que é mais ou menos o que a gente tem aqui na Rede Lojacorr. O nosso backoffice, é, mais ou menos, a forma como as corretoras de seguros se organizam nessa trilha. Então, temos o pessoal de vendas, de operações e de atendimento, por exemplo”, observa Campos.
Assim, também podem existir corretoras de seguros no Brasil com essa mesma estrutura.
Como organizar e crescer as corretoras de seguros no Brasil?
Ainda neste material, você vai ler uma super-história de sucesso de corretoras de seguros no Brasil. De um corretor que saiu do zero e chegou ao seu primeiro milhão de reais em vendas. A história é do William Valdo, corretor de seguros da Vigência Corretora de Seguros. Mas, como falamos, ainda não é a hora dessa história.
Porque, antes de tudo, conversamos com Valdo para entender como as corretoras de seguros no Brasil se organizam e crescem hoje. Na opinião dele, portanto, as pequenas corretoras de seguros costumam se organizar se filiando a grandes grupos para ganhar mercado. Como é o caso do próprio Valdo no início da sua corretora(spoiler!). “Já as grandes corretoras estão consolidadas e operam no sentido de manter a carteira e trabalhando na conquista de grandes negócios.”
Para crescer, então, ele aposta nas indicações. Ou na especialização da corretora em um ramo de seguros em que atua. “Ainda é pequeno o percentual de corretoras que atuam forte no digital, até porque o seguro demanda confiança”, analisa.
É por isso que, segundo Valdo, as maiores corretoras de seguros no Brasil estão atreladas a grupos, adquiriram experiência e conseguem incorporar cada vez mais corretores no crescimento. “É muito difícil, hoje, encontrar grandes corretoras no estilo antigo. Elas estão em extinção. E, quando são grandes, possuem mais de 20 anos de mercado.”
Outro ponto de destaque para Valdo, quando o assunto são as grandes corretoras de seguros no Brasil, é a produção de seguros no mercado securitário do país. “As corretoras que são consideradas a maiores atingem grande parte da produção de seguros no país. E oferecem, ainda, boas opções de seguros em todos os ramos.”.
Agora, antes de contarmos a história de sucesso de Valdo, ele tem dicas para organizar e crescer a sua corretora de seguros. “Mantenha uma forte atuação no ambiente digital. Com o objetivo de fixar a sua marca pessoal. Dessa forma, você se torna referência em proteção e seguros. Conquistando, sobretudo, cada vez mais indicações. O seu segurado sempre conhece mais três pessoas para te indicar. É só pedir. E não custa nada”, sugere.
Do zero ao milhão: uma história verídica
Acha que pensar em uma virada milionária para as corretoras de seguros no Brasil é sonhar alto? Pois saiba que nossa inspiração tem tudo a ver com um caso real de sucesso. E, hoje, vamos te contar essa história.
No tópico anterior, você já foi apresentado ao Valdo. Nossa história começa com ele. E podemos dizer que o mercado de seguros foi parte importante da sua carreira desde o início. Afinal, ele começou sua trajetória profissional como office boy em uma corretora de seguros. Este foi seu primeiro emprego. Com o tempo, identificou oportunidades no mercado financeiro. E passou a trabalhar em um banco.
Depois de alguns anos de carreira em banco, Valdo sentiu a necessidade de buscar uma jornada profissional que o realizasse, pessoal e financeiramente. Assim, ele uniu essa busca com o desejo constante de ajudar pessoas. E passou a focar em auxiliar brasileiros a se protegerem. Seja protegendo bens ou mesmo a vida.
Ele decidiu, então, abrir sua própria corretora de seguros. E abriu mão de sua antiga carreira. A pouca experiência na área e a falta de contato com corretores de seguros não foram suficientes para parar Valdo. Ele desenvolveu um plano de negócios com excelentes estratégias de captação de clientes. E contou com a ajuda da Rede Lojacorr.
Mas não pense que tudo foi tão simples. Atualmente, são mais de seis anos de história da corretora de seguros. Uma história com resultados extraordinários, sim. Porém, com diversos desafios também. Especialmente no início, no momento de definir estratégias de prospecção de clientes.
Valdo conta ainda que, muitas vezes, pessoas próximas dele chegaram a duvidar do seu potencial. E, em alguns momentos, isso foi o suficiente para que ele mesmo desacreditasse do seu objetivo durante o primeiro ano de sua corretora de seguros.
Foi a troca de experiências com outras corretoras de seguros no Brasil que impulsionou a persistência em seus sonhos. Além do suporte da equipe da Rede Lojacorr, que, segundo ele, também foi fundamental para essa virada de vida, para chegar onde sempre sonhou.
A conquista do primeiro milhão
Valdo atingiu a marca de R$ 1 milhão em vendas em 2021. Mas este final feliz feliz, na verdade, foi só o começo. Após uma análise, ele percebeu que esse resultado só foi possível a partir de muita constância.
Isso significa trabalho árduo e frequente, com qualidade de entrega. E, claro, suporte. Tanto de colegas de profissão, parceiros, amigos e familiares quanto da maior rede de corretores de seguros do Brasil.
Então, para continuar com os excelentes resultados, Valdo precisa disso. Simplesmente continuar. Manter a constância, a excelência e as parcerias que o ajudaram a chegar tão longe. Porque os desafios não terminam com o primeiro milhão. Eles se modificam, evoluem e passam a representar outros desejos. Valdo ainda tem muito espaço para crescer.
Algum ponto da história de Valdo se assemelha à sua? Você não está sozinho. Todos os dias, nós, da Rede Lojacorr, vemos histórias similares à de Valdo.
- São histórias que começaram em corretoras de seguros ou não. Que começaram em bancos. Ou mesmo em outras áreas do mercado.
- São histórias de profissionais buscando mais realização. Mudar de área de atuação. Ou, simplesmente, se atualizar e se qualificar mais.
- São histórias de profissionais que foram desacreditados. Que muitas vezes também deixaram de acreditar em si mesmos.
- São histórias de garra. De vontade de fazer acontecer. De não desistência.
E essa história também pode ser sua e de tantas outras corretoras de seguros no Brasil.
O que o sucesso das corretoras de seguros no Brasil tem a ver com a Rede Lojacorr?
Valdo destaca que, quando conheceu a Rede Lojacorr, ficou encantado com os vários benefícios oferecidos. Especialmente para o pequeno corretor. “Eu ainda não tinha uma carteira de clientes formada. Então, a Rede Lojacorr me proporcionou uma gama de facilidades que ajudam o corretor que está começando.
Mas o que ele encontrou ao fazer parte da Rede Lojacorr? São mais de 25 benefícios para corretoras de seguros no Brasil. Contudo, Valdo selecionou alguns dos que mais fizerem a diferença para o negócio dele:
- Acesso a mais de 40 seguradoras do mercado;
- Acesso a grande players do mercado;
- Treinamentos sobre os diversos tipos de seguros para corretora de seguros;
- Assessoria Backoffice;
- Assessoria contábil e tributária;
- Assessoria jurídica;
- Sistema multicálculo;
- Sistema completo de gestão para corretora de seguros;
- Networking com corretores de seguros;
- Orientações de como ser um corretor de seguros bem-sucedido;
- E muitos outros!
Assim como Valdo, outros corretores confirmam a atuação da Rede Lojacorr no crescimento da sua corretora de seguros. Como o caso do Warley Ribeiro, da A10 Corretora de Seguros.
“A Rede Lojacorr me proporcionou todas as condições para que eu pudesse crescer. E digo isso em termos de retaguarda administrativa e condições comerciais para que eu pudesse enfrentar grandes nomes do mercado, por exemplo.”.
“Foi uma surpresa muito satisfatória tudo que a Rede Lojacorr me trouxe. Eu, realmente, não esperava que meu resultado fosse tão grande. No meu primeiro ano de Rede Lojacorr, por exemplo, eu cresci 188%. De um ano para o outro. Foi um crescimento meteórico. Foi isso que me deu condições para disputar com outros corretores do mercado. E depois disso foi só decolar”, comemora Ribeiro.
Conseguimos te fornecer um panorama sobre as corretoras de seguros no Brasil? Esperamos que este material te inspire a continuar na jornada rumo à virada milionária do seu negócio. Precisa de ajuda? Saiba como conquistar a virada milionária da sua corretora de seguros também!