Toda a sua comunicação voltada à aquisição de clientes ocorre por meio de canais. Eles são espaços de conversa e comunicação com os clientes e clientes em potencial. Por isso, é essencial que você esteja no lugar certo. Que é onde eles estão também. É assim que a sua corretora de seguros começa a se transformar em uma Máquina de Vendas.
Antes da internet, alguns canais como rádio, televisão, banners e folhetos eram as formas mais comuns de um segurado encontrar a sua corretora de seguros. Com esse universo digital, muitos outros canais de aquisição de clientes nasceram. Redes sociais, sites, blogs, banners online, mídia programática são alguns exemplos de espaços para você se comunicar.
Contudo, nós entendemos que são muitas possibilidades de canais de aquisição. E a realidade de muitas corretoras de seguros é, muitas vezes, bastante limitada. Por isso, além de explicar cada canal de aquisição de clientes, também queremos te ensinar metodologias para definição e priorização desses canais. Sempre de acordo com a realidade da sua corretora de seguros.
Este texto foi inspirado na Masterclass de canais de aquisição, que você pode conferir no fim deste material. Quer ver um pouquinho antes de se inscrever para garantir o material completo? Então, confira:
Essa aula foi produzida pela Rede Lojacorr e é disponibilizada gratuitamente para você.
O conteúdo deste artigo e do material em vídeo é o mesmo. Mas recomendamos a leitura completa e, na sequência, a visualização do material audiovisual. Afinal, um complementa o outro.
Mas vamos ao que interessa? Aproveite nosso material de canais de aquisição de clientes!
Metodologia para priorizar na aquisição de clientes
A aula sobre canais de aquisição de clientes faz parte da primeira Masterclass Máquina de Vendas da Rede Lojacorr. Ela funciona como um complemento para a aula de cliente ideal. E também foi ministrada por Amanda Narcizo, growth lead da Rede Lojacorr e especialista em Marketing Digital.
Então, para iniciar a conversa sobre canais de aquisição, Amanda fala da importância de definir, priorizar e organizar os canais com os quais a sua corretora de seguros vai trabalhar. E apresenta uma metodologia para facilitar essa tarefa.
Mas, antes de falarmos da metodologia, veja quais são os 21 canais de aquisição de clientes:
- Marketing viral;
- Relações públicas;
- Relações públicas não convencional;
- Anúncios digitais;
- Anúncios tradicionais;
- Conteúdo otimizado para buscas orgânicas (SEO);
- Blog;
- E-mail marketing;
- Engenharia como marketing;
- Parcerias;
- Vendas;
- Marketing de afiliados;
- Plataformas existentes;
- Palestras;
- Eventos;
- Feiras de negócios;
- Marketing de influência;
- Indicação;
- Publicidade;
- Redes sociais e Whatsapp;
- Marketing de conteúdo.
A partir dessa lista, Amanda recomenda que você se reúna com a sua equipe ou separe um tempo para fazer essa tarefa, caso trabalhe sozinho, para tentar entender o que são cada um desses canais. E, consequentemente, entender quais mais têm a ver com o seu negócio e faz mais sentido começar a implementar.
Bullseye fremework na aquisição de clientes
Para te ajudar, então, nossa dica é utilizar o Bullseye Framework. Em tradução, bullseye significa alvo. E é exatamente isso que você vai montar. Dos 21 canais de aquisição de clientes, sugerimos que você escolha seis para começar.
A ideia do alvo é afunilar os canais em que você vai atuar. Mas não vale afunilar sem estratégia. Por isso, a dica da Amanda é analisar, em cada um desses 21 canais, três pontos importantes:
- O seu nível de confiança de que aquele canal vai funcionar;
- Qual o impacto que a implementação desse canal terá no seu negócio;
- E o quão fácil é fazer essa implementação.
“Você pode montar uma tabela e dar uma nota para cada canal, referente a cada uma dessas três orientações. Assim, os seis canais com notas mais altas estarão na etapa mais afunilada do seu Bullseye Framework”, explica.
Nós fizemos um exercício, pensando em corretoras de seguros. E chegamos a seis canais para começarmos a detalhar melhor para você:
- Redes sociais e Whatsapp;
- Anúncios digitais;
- E-mail marketing;
- Eventos;
- Parcerias;
- Indicações.
Ainda tá com dificuldade de visualizar? Então, veja na prática o Bullseye Framework que desenvolvemos para utilizar como exemplo.
Amanda reforça que a ideia é você montar a sua lista de canais de aquisição de clientes. Com a priorização mais adequada para a sua corretora de seguros. Aqui, temos apenas um exemplo, certo?
Aquisição de clientes: Redes sociais
Provavelmente, você já trabalha com alguma rede social ou com Whatsapp na sua corretora de seguros. As estratégias para esses canais de aquisição de clientes podem ser bastante desafiadoras de serem implementadas. Mas podem trazer resultados mais perceptíveis no curto prazo.
Os desafios ficam por conta da geração de conteúdo para manter essas redes sociais atualizadas. Afinal, o algoritmo funciona a partir do momento em que ele entende que você produz conteúdo. “Ele vai priorizar a entrega e distribuição do seu conteúdo se você produzir”, destaca Amanda.
Mas antes de sair publicando qualquer coisa, vale pensar em algumas questões:
- O seu conteúdo vai gerar valor para o seu cliente?
- Ele resolve alguma necessidade do seu cliente?
- Ele está bem produzido?
- Ele é fácil de ser compartilhado?
Não se engane. Você não precisa do conteúdo perfeito para começar. Precisa, apenas, de um conteúdo bom! Então, não precisa gastar muito tempo ou dinheiro para começar a produção de conteúdo nas redes sociais.
Com relação ao tempo, lembre-se de que a internet requer velocidade. E, com relação ao dinheiro, essa mesma internet pode te ajudar com templates gratuitos, por exemplo. Nós temos um material assim disponível. Clique aqui para utilizar de forma gratuita!
Apostamos que você aproveita bastante a praticidade e agilidade que o Whatsapp proporciona, né? Mas que tal utilizar essa ferramenta de maneira mais estratégica? E a favor da sua aquisição de clientes, claro.
Além de uma ferramenta de comunicação, o Whatsapp pode ser um importante canal de vendas. Você pode gerar um link para que todas as outras comunicações levem o cliente para o seu Whatsapp.
E nós não poderíamos deixar de te ajudar com isso também. Temos um curso completo e gratuito de Whatsapp Business para você aprender todas as funcionalidades da ferramenta e deixá-la funcional para atender todas as suas necessidades.
Anúncios digitais
Atualmente, temos diversas plataformas e diferentes formatos de anúncios digitais. Eles podem ocorrer via Google, Facebook, Linkedin e dentro dessas plataformas, como no Youtube, em formato de display do Google, no Instagram entre outros.
Nesta aula, a ideia é te apresentar um pouco da estratégia por trás dos anúncios digitais. Já que, em breve, teremos um conteúdo para te explicar, na prática, como montar seu anúncio.
Então, a primeira dica da Amanda para trabalhar com anúncios digitais na aquisição de carteira de clientes é analisar a concorrência. Quem você considera que está fazendo um trabalho legal com anúncios digitais? “É hora de olhar o que eles estão fazendo. O próprio Facebook disponibiliza a chamada Biblioteca de Anúncios. Lá, você consegue ver os anúncios das outras corretoras de seguros.”
Amanda explica o passo a passo. “Primeiro, clique em ‘categoria de anúncios’. Depois, em ‘todos os anúncios’ e escreva, por exemplo, ‘seguros de carro’. Depois, vá em ‘filtros’ e selecione o idioma português e ‘anúncios ativos’. Afinal, se ele já estiver desativado, pode significar que ele não performou bem. Pode pegar o recorte do mês. E começar a olhar o que mais te chamar a atenção”, recomenda.
Dessa forma, você vai começar a ter boas ideias do que fazer para a sua corretora. Levando em consideração a sua palavra-chave. No nosso exemplo, foi “seguro de carro”.
Para completar a explicação, Amanda elenca os itens que não podem faltar no seu anúncio:
- Título que chame a atenção do seu cliente;
- Breve descritivo do que você oferece e que tem a ver com o título;
- Imagem ou vídeo que ilustra o que você está falando;
Link claro e objetivo para um canal de comunicação direto com você.
E-mail marketing
A base do e-mail marketing começa com uma lista de clientes e potenciais clientes. Afinal, alguém precisa ser o destinatário da sua mensagem. Então, na sua estratégia de aquisição de clientes, é preciso pensar em como fazer a captação desses contatos.
“Provavelmente, você já se deparou com algum material na internet que, em troca, para você ter acesso, precisa inserir seu nome, e-mail ou outras informações. Essa é uma forma de construção de base para e-mail marketing. Não é recomendado que você compre listas prontas de contato. O ideal é que você construa sua base de acordo com o que os clientes querem”, enfatiza Amanda.
Esses sites costumam ter um formulário, em que você se cadastra e recebe o material. Esse formulário armazena os dados de contato para que você possa começar a enviar comunicações. Que é o que chamamos de e-mail marketing.
A partir daí, segundo Amanda, você pode construir um fluxo de e-mail marketing. Para ir contando, pouco a pouco, sobre a sua corretora de seguros, os produtos, sua história ou o que você quiser comunicar ao seu cliente.
“Também recomendamos criar um fluxo de e-mail marketing para quem já é cliente da sua corretora. Diferente do fluxo enviado para os novos potenciais clientes. Assim, esse cliente sente valor durante a jornada dele na sua corretora.”
Amanda exemplifica com o seguro residencial. “O seguro residencial costuma ter várias assistências. Depois que o cliente fechar esse seguro com a sua corretora, você pode, por exemplo, oferecer um serviço de assistência depois de seis meses, via e-mail marketing.”
Outro exemplo são as felicitações em datas importantes, como aniversários. Assim, o cliente começa a valorizar o produto e a sua corretora. Porque ele se sente valorizado.
Hoje em dia, esses e-mails podem ficar programados. Existem ferramentas que fazem esse envio automaticamente em determinado período. Oferecendo mais tranquilidade e otimização do seu tempo.
Só um alerta: fique de olho na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) quando for trabalhar com e-mail marketing. Confira nosso material sobre o assunto!
Eventos
Para quem está focado na aquisição de clientes, o marketing que agrega valor ao cliente é uma grande aposta da Amanda. A sua participação em eventos ou mesmo a criação de eventos próprios da sua corretora de seguros podem ser ações muito efetivas para o seu negócio.
Os eventos ajudam a estreitar relações entre parceiros, clientes e potenciais clientes. Além de deixar a marca exposta de forma mais segmentada. “É bastante desafiador, porque demanda tempo e recursos. Por isso, recomendo olhar para este canal se você já está mais maduro no mercado. As equipes menores podem se beneficiar de outros canais, no momento”, sugere.
Mas começar participando de eventos menores, mais regionalizados, pode ser uma boa estratégia para você aprender muito. E, posteriormente, participar de eventos maiores e até desenvolver seu próprio evento com foco em atração, retenção e aquisição de clientes.
Nos eventos, os parceiros ajudam muito tanto na realização quanto na divulgação. Além de dividir as despesas. A sua persona pode ser a mesma de outra empresa. E não necessariamente vocês são concorrentes. Amanda dá exemplo do seguro saúde. “Você pode desenvolver um evento sobre câncer de mama em parceria com alguma marca que fale com mulheres.”
Os eventos, portanto, permitem que vocês troquem clientes em comum. Iniciando esse contato de forma muito positiva, com uma experiência.
A princípio, os eventos, seja para você participar ou realizar o seu próprio, não precisam ser grandes nem presenciais. Fique de olho no que foi produzido nos últimos anos de pandemia no universo online e aproveite!
Afinal, eventos são ótimos para a sua construção de marca, de autoridade, além de gerar demandas para a sua corretora de seguros.
Aquisição de clientes: Parcerias
Você já pensou nas parcerias como estratégia de aquisição de novos clientes? Elas podem ser uma excelente estratégia. Como mencionamos acima, algumas marcas podem ter público semelhante ao seu. Sem serem, necessariamente, seus concorrentes.
Como exemplo, Amanda fala do seguro de automóvel. “Se você tem esse tipo de seguro na sua carteira, olhe ao redor, no seu bairro. Procure por lava-rápidos, oficinas mecânicas, empresas de som automotivo… Provavelmente, as personas serão muito parecidas. E vocês podem se ajudar, com um fortalecendo o outro.”
As parcerias podem ser descontos, benefícios e o que mais a sua criatividade permitir. “Essa estratégia pode ser muito poderosa, porque você usa uma base de clientes que não é sua, que são dos parceiros, para alavancar a sua base. E isso te dá infinitas oportunidades, como criar uma rede de parceiros e oferecer como um diferencial para quem fechar seguros com a sua corretora”, estimula.
Indicações
O último canal de aquisição de clientes são as indicações. E elas são muito interessantes se partirmos do princípio que é muito mais barato e efetivo atender bem o segurado e, com isso, ele começar a te indicar. Assim, você começa a atender clientes novos a partir de quem já era seu cliente.
De acordo com Amanda, isso ocorre porque as pessoas confiam muito mais no seu próprio círculo social do que nos anúncios. “Quem quer contratar um seguro e ainda não tem um corretor de seguros costuma pedir indicação. E sabemos que um cliente satisfeito vai indicar. As pessoas gostam de dar sua avaliação. Tanto positiva quanto negativa.”
Nas indicações, os clientes se tornam promotores da sua empresa. E criam esse novo canal de aquisição de clientes. Assim, quando alguém chegar a sua corretora por indicação, que tal ligar para o cliente que indicou e agradecer? Com certeza, ele vai lembrar desse gesto.
Contudo, dá para criar o que Amanda chama de alavancas. “Tem como não depender, apenas, da boa vontade dos clientes. Oferecendo um estímulo, uma recompensa, para que essa indicação aconteça.”
Essa recompensa precisa entregar algum valor interessante para o cliente que te indicou. E não pense, somente, no que você gostaria de receber. Vale fazer uma pesquisa de brindes, inclusive com os seus próprios clientes.
“Não precisa ser nada muito caro também. Um exemplo legal é um serviço de streaming de música, por exemplo, no caso da indicação para seguro automóvel”, completa.
E, para saber quanto gastar com essa recompensa, você pode usar o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Quando você sabe quanto aquele cliente te custou para ser atraído ou quanto ele gasta na sua corretora, fica mais fácil você definir o valor da recompensa por indicação.
O valor da recompensa é o CAC de um novo cliente. Por isso, nunca pode ser mais alto do que a média da sua empresa. Nem maior do que o valor que o cliente que indicou deixa na sua empresa durante a jornada dele. Se não, não vale a pena.
Definida a recompensa, é hora de pensar na mecânica. Quais as regras? É só indicar? Ou o cliente precisa fechar o negócio? Quando o cliente que indicou vai receber a recompensa? A mecânica precisa fazer sentido e ser justa. Além de ser clara.
Por último, você vai ativar esse programa de indicação. Como? Por meio de e-mail marketing, anúncios, redes sociais… e os demais canais de aquisição de clientes que já mencionamos. “Você precisa contar para os clientes que esse programa existe. Ele precisa saber, para que possa participar”, conclui Amanda.
E você, quais desses canais de aquisição de clientes utiliza na sua corretora de seguros? Elas ajudam a fazer da sua corretora de seguros uma Máquina de Vendas. Na semana que vem, tem mais conteúdo das nossas Masterclass aqui no blog. Quer crescer sua corretora de seguros? Então, aproveite e conte com a Rede Lojacorr!
Confira a versão audiovisual da Masteclass sobre canais de aquisição de clientes da Rede Lojacorr.
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