Guia prático: gestão da carteira de clientes de corretoras de seguros

O que você vai ver neste artigo

A sua carteira de clientes de corretora de seguros é o coração do seu negócio. 

Ela representa anos de trabalho, confiança e, claro, a base da sua receita. De modo que, no mercado de seguros, uma gestão eficiente dessa carteira não é um diferencial, é uma necessidade estratégica para garantir crescimento sustentável e rentabilidade.

Assim, muitos corretores de seguros dedicam grande parte do seu tempo e energia na prospecção de novos clientes, mas é importante entender que o custo para adquirir um novo cliente é sempre significativamente maior do que o custo para reter um cliente que você já tem. 

E é aqui que a gestão da carteira de clientes de corretora de seguros se mostra poderosa. Afinal, uma carteira bem cuidada se transforma em uma fonte inesgotável de novas oportunidades (cross-sell e up-sell) e indicações valiosas, potencializando o resultado do seu funil de vendas inicial.

Neste guia prático, vamos entender como otimizar a carteira de clientes da sua corretora de seguros e, com isso, transformar a rotina do seu negócio.

Por que focar na gestão da carteira é tão importante quanto a aquisição de clientes?

Enquanto a aquisição de clientes é o “oxigênio” que traz novas oportunidades, a gestão da sua carteira de clientes de corretora de seguros é a “espinha dorsal” que garante a saúde e o crescimento a longo prazo. Focar na carteira que você já tem permite:

Aumenta a retenção e reduz custos

Clientes satisfeitos renovam com você.E vamos combinar que, inegavelmente, isso reduz o esforço (e o custo!) de ter que ir atrás de novos segurados para repor os que se foram. É a forma mais inteligente de garantir receita previsível.

Identifica oportunidades escondidas

Sua carteira de clientes de corretora de seguros atual está cheia de clientes que podem precisar de outros seguros ou coberturas maiores. Logo, uma boa gestão revela essas chances de cross-sell e up-sell.

Melhora a produtividade

Organizar suas informações e processos de gestão de carteira libera tempo para que você possa focar tanto na aquisição de clientes quanto no relacionamento com sua base atual.

Fortalece o relacionamento

Conhecer a fundo quem já confia em você proporciona um atendimento mais próximo e personalizado, transformando clientes em verdadeiros parceiros e promotores da sua corretora. Afinal, clientes leais e bem cuidados são também a melhor fonte de indicações, alimentando o topo do seu funil de vendas com leads qualificados.

Gera inteligência de negócio

Analisar a sua carteira de clientes de corretora de seguros traz dados reveladores sobre o mercado, produtos e o perfil dos seus clientes mais rentáveis.

Gerir a sua carteira de clientes de corretora de seguros de forma eficaz não substitui a aquisição de clientes, mas a complementa de maneira estratégica, garantindo assim que o esforço da aquisição se transforme em valor duradouro.

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é a representação visual e organizada do caminho que um potencial cliente percorre, desde o primeiro contato com você ou sua corretora até o fechamento de uma apólice. 

Ele recebe esse nome porque, assim como um funil físico, começa largo no topo (onde estão todos os contatos iniciais ou “leads”) e vai se estreitando conforme os potenciais clientes avançam pelas etapas do processo comercial, até chegar à parte mais estreita no fundo, onde estão os negócios fechados e os clientes efetivamente adquiridos.

Portanto, para o corretor de seguros, entender esse funil de vendas significa ter clareza sobre cada fase da aquisição de clientes: desde a prospecção, passando pela qualificação da necessidade, a apresentação da cotação, a negociação, até o fechamento da venda. 

Dominar o que é funil de vendas e como ele funciona na sua rotina é fundamental para otimizar seu processo de aquisição de clientes e alimentar a carteira de clientes da sua corretora de seguros de forma mais eficiente.

Etapas do funil de vendas na prática

Topo do funil (ToFu): prospecção e descoberta

Esta é a fase inicial, a “boca” larga do funil. Aqui estão todos os potenciais contatos que você ou sua corretora atraem. Eles podem estar apenas começando a perceber que têm uma necessidade ou foram alcançados por suas ações de marketing e prospecção.

Meio do funil (MoFu): qualificação, cotação e negociação Inicial

Nesta etapa, o potencial cliente já demonstrou algum interesse e você começa a aprofundar o relacionamento e a entender a fundo a demanda dele.

Fundo do funil (BoFu): decisão e fechamento

A parte mais estreita do funil, onde os prospectados estão prontos para tomar uma decisão. Eles já compararam, ponderaram e estão escolhendo o fornecedor e a apólice.

Embora o funil de vendas de aquisição termine no fechamento, a jornada do cliente com a sua corretora continua. De tal forma que o foco se move para o pós-venda e a fidelização

O cliente agora está na sua carteira e a meta, portanto, é mantê-lo satisfeito, oferecer um atendimento de excelência, e identificar novas oportunidades de seguros que ele possa precisar ao longo do tempo (cross-sell e up-sell). 

E como já mencionamos, mas nunca é demais enfatizar, uma carteira de clientes bem gerida gera novas vendas e indicações, que alimentam novamente o topo do seu funil de vendas, criando um ciclo virtuoso de crescimento.

Análise a carteira de clientes da sua corretora de seguros

Para saber se suas estratégias de gestão da carteira de clientes da sua corretora de seguros e de otimização do seu funil de vendas estão realmente funcionando e trazendo resultados, você precisa medir. 

Um bom CRM pode te ajudar a extrair e visualizar métricas essenciais para entender onde focar seus esforços e tomar decisões baseadas em dados concretos. Portanto observe:

Taxas de conversão do funil

Acompanhar quantos prospectados avançam de uma etapa para a próxima dentro do seu funil de vendas, até chegar à aquisição de clientes, essencial para otimizar o seu funil de vendas.

Volume e velocidade do funil

Quantas novas oportunidades entram no topo do funil de vendas e quanto tempo leva, em média, para um possível cliente passar por todas as etapas até o fechamento.

Taxa de retenção

Indica diretamente a saúde da sua carteira de clientes de corretora de seguros (quantos clientes você consegue manter e quantos você perde em um determinado período). São métricas importantes para a previsibilidade de receita.

A análise da sua carteira de clientes, com base nessas métricas, é facilmente acessível em relatórios e dashboards.

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Como um CRM para corretoras de seguros te ajuda nessa jornada?

Você sabe que o dia a dia sem organização é sinônimo de estresse, retrabalho e, o mais doloroso, perda de oportunidades de negócio. Entretanto, um CRM para corretoras de seguros surge como a ferramenta que centraliza e possibilita uma gestão realmente eficiente. Mas, na prática, como essa ferramenta coloca ordem na casa e ajuda você a vender mais?

A resposta está em como um CRM ataca as dores que tiram o sono do corretor, transformando problemas comuns em soluções práticas e fluidas para gerenciar sua carteira de clientes.

Um dos pontos que torna o CRM supernecessário é como ele simplifica sua rotina. Como? Saiba que ao centralizar informações e automatizar tarefas, ele te faz economizar um tempo precioso. Assim, você gasta menos tempo procurando informações ou refazendo tarefas que poderiam ser padronizadas.

Funcionalidades que agilizam a entrada de dados, como a importação em massa de contatos (útil para alimentar o topo do funil de vendas) e a possibilidade de registrar informações e iniciar processos pelo celular (funcionalidade mobile), otimizam ainda mais o dia a dia. 

E como resultado, tudo flui de forma digital e integrada, aumentando a eficiência e a produtividade na gestão da carteira de clientes de corretora de seguros, liberando você para focar no atendimento e nas vendas.

Benefícios do CRM pensado para o corretor de seguros

Até aqui você já sabe que um CRM resolve muitos dos desafios da rotina, otimizando seu funil de vendas e a gestão da sua carteira. Mas existe uma diferença fundamental quando essa ferramenta é pensada e desenvolvida especialmente para quem vive no mercado de seguros.

Qual é o grande diferencial de ter um CRM que “fala a sua língua”? Ao contrário de um CRM genérico, que são feitos para qualquer tipo de venda e exigem customizações complexas (e geralmente caras) para se encaixar na realidade do seguro, um CRM feito sob medida já nasce pronto para a sua realidade. 

Ele já foi criado pensando no corretor, muitas vezes com a participação ativa de profissionais da área, moldado pelas necessidades reais do dia a dia, desde a aquisição de clientes até a gestão da carteira. 

Dessa forma, você terá acesso a um sistema que já entende o seu fluxo de trabalho e do funil de vendas específico do mercado, com campos e recursos essenciais para quem vende seguros, sem a necessidade de adaptações custosas e demoradas.

É a certeza de que a tecnologia realmente funciona para a sua carteira de clientes de corretora de seguros e para o seu modo de trabalho.

 

 

Conheça o CRM exclusivo para corretores Lojacorr

Vimos que um CRM especializado, feito pensando na rotina do corretor, é o que realmente faz a diferença.

Mas e se o CRM certo, um feito sob medida para a sua rotina e que realmente acelera sua aquisição de clientes e gestão da carteira, fosse mais do que apenas uma ferramenta a ser comprada, fosse um benefício exclusivo de uma parceria pensada para o seu sucesso?

Aqui está o ponto de destaque dessa ferramenta, e que faz toda a diferença para o seu negócio: o CRM Lojacorr não é uma ferramenta vendida separadamente no mercado. Ele é um benefício exclusivo, pensado e entregue sem custo adicional para os corretores parceiros Lojacorr.

O CRM Lojacorr foi construído com o corretor e para o corretor, garantindo que ele “fale a sua língua”. 

Ele centraliza todas as informações da sua carteira de clientes e foi feito para ser intuitivo e fácil de usar, mesmo para quem não tem familiaridade com tecnologia. Seu superdiferencial, é ter acesso a esse CRM como parte da parceria Lojacorr. Afinal, isso facilita a gestão completa e eficiente da sua carteira e dos seus negócios dentro do ecossistema da rede.

Então, não perca mais tempo lidando com a desorganização e deixando oportunidades de crescimento da sua carteira de clientes de corretora de seguros escaparem! Dê um basta nos problemas e abrace a solução completa. Clique aqui e saiba mais! 

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